- Autores: Dederko Vladimir Nikolaevich, Postnikova Olga Valentinovna
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 170-200
- Sai: grande, verde escuro
Uma variedade de velas escarlates de tomate recebeu o nome da coruja devido ao formato não padronizado da fruta. Essa variedade é encontrada em diferentes regiões do país, deliciando os veranistas com vegetais saudáveis e suculentos. Em condições de cultivo confortáveis, você pode contar com uma colheita rica e estável.
Descrição da variedade
Esta variedade apresenta um tipo de crescimento indeterminado. Uma safra versátil de hortaliças é cultivada tanto em campo aberto quanto em estufas convencionais. Graças a esta característica, os jardineiros apreciam os legumes frescos quase em qualquer época do ano. Arbustos altos atingem uma altura de 170 a 200 centímetros. Os arbustos são recobertos por uma densa massa verde, composta por folhas grandes e verdes escuras.
Se as plantas forem bem cuidadas, os arbustos ficarão limpos e atraentes. Uma das características da variedade é a estrutura dos enteados. Eles crescem paralelos ao tronco, quase não se desviando para os lados. Em um pincel, 3-4 a 6-7 tomates amadurecem ao mesmo tempo. Para que os vegetais sejam distribuídos uniformemente pelo arbusto, é necessário organizar a liga correta. Os jardineiros notam quase 100% do resultado do ovário da colheita.
Nota: As velas escarlates são do tipo indeterminado, o que significa que seu crescimento é praticamente ilimitado. Na prática, é limitado pelo telhado da estufa ou pela quantidade de nutrientes no solo.
As principais qualidades da fruta
Como qualquer outra fruta, os tomates verdes são verdes. Os tomates maduros ficam escarlates, vermelhos ou rosa. Em peso, eles ganham cerca de 100-120 gramas. A forma não é padrão, lembra um cilindro com um nariz afilado. A pele não é grossa e não incomoda ao comer tomates frescos. A superfície dos tomates é lisa e brilhante. A polpa açucarada é densa e suculenta ao mesmo tempo.
Os tamanhos são médios. Os tomates são ótimos para congelar, secar, decapar ou conservar. E também são armazenados por muito tempo, mantendo uma aparência atraente e qualidades gastronômicas. O propósito universal da colheita desempenhou um papel importante na popularidade das velas escarlates.
Características do sabor
O sabor do tomate é ótimo. Quando cortados, eles não fluem e mantêm sua forma perfeitamente.
Amadurecimento e frutificação
O período de maturação desta variedade é meio precoce. Do momento da germinação até a colheita de uma safra madura, deve-se levar de 105 a 115 dias. Os arbustos frutificam por muito tempo, durante toda a temporada. O período exato de amadurecimento depende das condições climáticas.
Produção
Velas escarlates podem se orgulhar de altos rendimentos, independentemente das condições em que a safra de vegetais é cultivada. Em estufas, os volumes são maiores do que cultivamos em campo aberto. De um metro quadrado, são colhidos 12 a 15 quilos de vegetais.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Se você pretende cultivar mudas por conta própria, a semeadura deve ser de 60 a 65 dias antes do horário programado para o plantio dos arbustos em um local de cultivo novo e permanente. Jardineiros da Rússia central trabalham em meados ou na segunda quinzena de março, quando os tomates jovens crescem em campo aberto.
Ao cultivar a variedade nas regiões do sul ou para estufas, as mudas podem ser germinadas mais cedo. O principal é fornecer às plantas a quantidade necessária de luz com a ajuda de iluminação adicional.Dentro das fronteiras da Sibéria, as datas de semeadura são alteradas para o final de março, para que as mudas sejam fortes o suficiente antes de serem transplantadas para o campo aberto e não cresçam mais.
Ao crescer uma pequena quantidade de mudas (de 5 a 10 arbustos), elas podem ser germinadas imediatamente em diferentes recipientes para não mergulhar os arbustos, mas simplesmente transferi-los para outro recipiente, maior.
Os jardineiros que colhem muitos arbustos ao mesmo tempo germinam primeiro a semente em um recipiente comum e, assim que um par de folhas aparece em cada broto, as mudas são plantadas separadamente para um desenvolvimento confortável.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Em um lugar quadrado do local, você pode colocar simultaneamente de 3 a 4 plantas, alguns residentes de verão aderem a um esquema em que observam uma distância de 50-60 centímetros. Se você deixar o plantio mais denso, os galhos ficarão confusos, o que afetará negativamente o desenvolvimento da planta e a frutificação. Além disso, é necessário pensar em estruturas de suporte confiáveis. Os arbustos são amarrados a eles à medida que crescem.
Crescendo e cuidando
Ao cultivar variedades de velas escarlates, é imperativo realizar a pinça e a modelagem periodicamente. A melhor opção de moldagem são duas hastes. Se o arbusto for muito grande, é possível moldá-lo em três hastes. Ao cultivar vegetais em regiões com clima frio, é aconselhável cultivar tomates em um caule e remover regularmente todos os enteados desnecessários para que os frutos sejam os mais grandes e suculentos possíveis.
E também certifique-se de organizar a fertilização e a irrigação regulares. Esses procedimentos são realizados aproximadamente uma vez por semana. Na estação quente, você terá que irrigar o local todos os dias. O solo é coberto com cobertura morta, palha ou outra matéria orgânica é usada. A cobertura morta não apenas ajuda a manter os níveis de umidade adequados, mas também evita o crescimento de ervas daninhas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
De acordo com experientes residentes de verão, os tomates velas escarlates têm boa resistência à maioria dos tipos de doenças e infecções. Essa variedade não tem medo da requeima, e os frutos maduros mantêm sua integridade nos galhos mesmo após a coleta, sem rachar. E também não tem medo da podridão de topo, da qual sofrem muitas variedades de tomates. Apesar dessa característica, o tomate necessita de cuidados sistemáticos e prevenção de doenças, principalmente quando cultivado em estufas.
Para que os arbustos agradem com uma rica colheita, as seguintes regras devem ser observadas:
remoção de ervas daninhas e enteados;
organização de troca de ar suficiente na estufa;
cobertura morta;
não deixe a umidade estagnar;
formação de arbusto.