- Autores: LLC Agrofirma 'Demetra-Siberia'
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e conserva, para suco, para ketchup e polpa de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para terreno fechado
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 150-170
Os tomates obra-prima do Altai podem ser cultivados em quase qualquer tipo de solo bem drenado. Um bom suprimento de matéria orgânica pode aumentar a produtividade e reduzir os problemas de produção.
Descrição da variedade
Esta variedade é indeterminada, é plantada tanto em solo aberto como fechado, e sob película. Os arbustos atingem 150-170 cm, portanto a variedade descrita é classificada como alta. Ele precisa de uma liga e modelagem. A folhagem cresce, sua sombra é clara, verde.
As frutas da obra-prima do Altai podem ser servidas frescas à mesa, são muito utilizadas para enlatados, além da produção de ketchup, extrato de tomate e sucos.
As principais qualidades da fruta
Em estado imaturo, os frutos da obra-prima de Altai são verdes, a cor do caule é mais intensa. Quando maduros, eles ficam vermelhos. Derramado até uma massa de 500 gramas. Possui uma forte nervura, forma plana e redonda.
Os tomates da variedade descrita são resistentes a rachaduras quando maduros demais.
Características do sabor
Os tomates obra-prima do Altai são agradáveis ao paladar, a polpa é suculenta, de densidade média, bastante carnuda.
Amadurecimento e frutificação
Esta variedade pertence à época média. Os frutos amadurecem em 110-115 dias. A colheita começa em julho e vai até setembro.
Produção
O rendimento dessa variedade é de 10 kg / m2, mas está abaixo do filme. Em geral, a obra-prima de Altai pertence a variedades de alto rendimento.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Do início a meados de março, você pode plantar sementes para futuras mudas. De meados de maio ao início de junho, é posteriormente plantado no solo.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Ao plantar uma obra-prima Altai, você deve usar um esquema de 60 x 50 cm.
Crescendo e cuidando
Algumas regras básicas devem ser seguidas ao semear as sementes da obra-prima Altai. As sementes de tomate requerem uma temperatura do solo de pelo menos + 10 ° C para germinarem. A melhor faixa de temperatura é entre + 18 ° C e + 22 ° C, se for mais alta não haverá mudas.
Encha os recipientes com composto, coloque uma ou duas sementes até uma profundidade de no máximo 5 cm e, em seguida, polvilhe levemente outro centímetro com solo fértil. Os recipientes são cuidadosamente regados, cobertos com papel alumínio e colocados em uma janela ensolarada. Quando as plantas aparecem, o filme é removido. As mudas são plantadas quando as folhas permanentes são formadas.
É aconselhável plantar a obra-prima Altai em um jardim em uma área ensolarada e colocar uma estaca ou gaiola-liga para fornecer melhor circulação de ar. É imperativo manter as mudas livres de ervas daninhas, pois a presença de grama pode aumentar os níveis de umidade ao redor das plantas e aumentar a probabilidade de crescimento de fungos.
Quanto à rega, a obra-prima de Altai é muito exigente. Solo seco, como alagamento, é prejudicial. A irrigação por gotejamento cronometrado é a solução ideal.
É imprescindível fertilizar o tomate, a falta de muitos nutrientes leva ao aparecimento de doenças. O nitrogênio é usado no início do crescimento vegetativo para que a planta possa enraizar e desenvolver brotos rapidamente. Quando as inflorescências começam a aparecer nos ramos, adiciona-se potássio e magnésio. Graças a isso, você pode obter uma colheita de alta qualidade.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Da podridão, é aconselhável usar medidas preventivas. Evite solos compactados e mal drenados (cultive a obra-prima Altai em canteiros elevados). Rotação, desbridamento, preenchimento e cobertura morta ajudam a reduzir a morbidade. Sprays fungicidas com clorotalonil, mancozebe ou fungicidas de cobre são ótimos auxiliares no tratamento de problemas.
Em caso de invasão de insetos, como pulgões, percevejos, lagartas, é aconselhável usar uma solução de sabonete inseticida, óleo de nim ou infusão de alho.
A antracnose é o problema mais comum nesta variedade de tomate. Para reduzir a probabilidade de infecção, não regue os tomates sobre a folhagem, pois os respingos podem espalhar esporos de fungos.
Como essa doença também afeta outras plantas da família Solanaceae, o local da obra-prima de Altai não deve ser replantado com plantas de beladona por pelo menos um ano. Algumas das ervas daninhas que infestam o seu jardim também pertencem à mesma família, o que é outro motivo para remover as ervas daninhas na hora certa.
Os esporos de fungos podem permanecer no solo e infectar as plantas no próximo ano. A cobertura morta do jardim ajuda a criar uma barreira entre a superfície do solo e a fruta, o que reduz as infecções.
Regiões em crescimento
As regiões centrais, setentrionais de Volgo-Vyatka são adequadas para o cultivo da variedade descrita. E você também pode conseguir uma boa colheita na Sibéria e no Extremo Oriente, no sul do país e em outras regiões.