- Autores: Z. I. Schott, M. A. Gilev (LLC Aagrofirma "Demetra-Siberia")
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 150-180
O tomate rosa Altai é uma planta que confirma de forma brilhante as vantagens da seleção siberiana. Um grande número de jardineiros precisa conhecê-lo melhor. E, como de costume, deve-se começar pela origem desta safra e pelas características varietais gerais.
História de criação
O tomate rosa Altai foi desenvolvido na fazenda experimental da Agrofirma Demetra-Siberia LLC. A gestão principal do projeto de criação foi assumida por Schott e Gilev. A planta foi apresentada ao público e aprovada para uso aberto em 2007. A cultura está totalmente adaptada às condições domésticas.
Descrição da variedade
Rosa Altai é uma variedade indeterminada típica. Seus arbustos atingem grandes alturas (em casos diferentes, de 1,5 a 1,8 m). Eles são caracterizados por um poderoso desenvolvimento de caules. A folhagem verde é pequena. A amplitude não é típica.
As principais qualidades da fruta
Os tomates rosa de Altai são verdes quando verdes. Forma uma mancha verde escura perto do pedúnculo. Os frutos maduros adquirem uma cor rosa-framboesa. O peso de 1 fruto varia fortemente, de 300 a 500 g, sendo típicos o formato achatado e o fraco desenvolvimento das nervuras.
Outros parâmetros importantes:
casca densa;
desenvolvimento em uma inflorescência simples;
pedúnculo articulado.
Características do sabor
Os frutos do rosa Altai são adocicados. Sua carne é rosa (o que deu o nome à cultura). E também observe a suculência e suculência de cada instância.
Amadurecimento e frutificação
O tomate desta variedade pertence ao grupo da meia temporada. Depois de bicar os brotos verdes, você terá que esperar a colheita de 110 a 115 dias. Apenas uma grave deterioração das condições meteorológicas pode alterar esta data. Os frutos se formarão por muito tempo. Normalmente, a coleta ocorre a partir de meados do verão até o início do frio precoce.
Produção
O rosa Altai dá uma quantidade sólida de frutos silvestres. Em termos de 1 sq. m este número é de 10 kg. Com uma agricultura competente, uma planta pode fornecer 4 kg de frutos. Em caso de geada, é possível salvar a situação apenas com um bom abrigo.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura em caixas de plantio deve ser no final de fevereiro ou nos primeiros dias de março. Normalmente, as mudas estarão prontas para serem movidas para locais de cultivo permanentes na última década de abril. Às vezes, essa prontidão é alcançada nos feriados de maio ou mesmo um pouco mais tarde. As mudas podem ser mergulhadas na fase de 2 folhas verdadeiras. Ao plantar mudas em um local permanente, você precisa colocar 3 plantas por 1 "quadrado", mas se elas forem formadas de acordo com o método de 1 haste, então você pode adicionar outra cópia.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A opção de uma linha é a mais frequentemente escolhida. Segundo ele, a distância entre as plantas individuais será de 0,5 m. O espaçamento entre linhas será de 0,7 m. Não há mais sutilezas com o esquema de plantio.
Crescendo e cuidando
As mudas devem ser preparadas com muito cuidado e escrupulosamente. Antes do plantio, as sementes são desinfetadas com solução de permanganato de potássio e as amostras vazias são descartadas. O tratamento com compostos que aumentam a germinação e a taxa de desenvolvimento é bem-vindo. O solo de mudas deve ser retirado de um jardim regular. É muito bom se for misturado com uma pequena quantidade de cinza ou areia.
O melhor local de plantio em campo aberto é onde as culturas crucíferas costumavam crescer. Mas pimentas e berinjelas não são os predecessores mais dignos. A terra deve ser totalmente solta, mas é ainda melhor se ela foi inicialmente solta. Antes do plantio, as covas de plantio são saturadas com fertilizantes. Varetas são utilizadas como suportes, em casos isolados - treliças.
A rega rosa Altai só pode ser feita com água morna após a decantação preliminar. A secagem da camada superficial do solo funciona como uma diretriz para a irrigação. A cobertura para a estação de crescimento é realizada 3 ou 4 vezes. Seu número é determinado pela condição da planta, mas muitos nutrientes não devem ser adicionados. Em caso de alongamento excessivo do arbusto, é melhor cortar a ponta.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O rosa Altai resiste bem a insetos e às principais infecções por tomate. No entanto, os agricultores ainda só se beneficiarão com a prevenção de lesões de qualidade. Junto com os medicamentos de marca, o permanganato de potássio e o sulfato de cobre ajudam a evitá-lo. O afrouxamento sistemático da terra ajuda a proteger as plantações da podridão das raízes. Drogas altamente tóxicas podem ser usadas apenas antes da formação dos frutos, depois usam meios caseiros improvisados.
Regiões em crescimento
A variedade é quase universal. É permitido cultivá-lo:
no Extremo Oriente;
em toda a região do Volga;
na Região Central da Terra Negra;
nas regiões e repúblicas do Cáucaso do Norte;
em várias áreas dos Urais e da Sibéria.