- Autores: Shott Z.I., Gilev M.A.
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: mais de 150
Os autores da variedade Altaysky são os criadores Shott Z.I. e Gilev M.A.Em 2007, ela foi incluída no Registro Estadual e aprovada para uso em todas as regiões.
Descrição da variedade
Os pés de tomate são indeterminados, altos, podem atingir uma altura superior a 150 cm. Se a planta for cultivada em casa de vegetação, a altura dos arbustos chega a 2 metros. A folhagem do arbusto é grande, verde claro. A inflorescência é simples, recolhida em pincel. O pedúnculo é articulado.
As principais qualidades da fruta
Os tomates desta variedade são grandes, achatados e ligeiramente estriados. Os frutos verdes são verdes, com uma mancha verde escura no pedúnculo. Quando totalmente maduro, a cor da fruta torna-se laranja brilhante. A massa de um tomate é de 250-300 g. O peso máximo da fruta pode chegar a 500 g. Os tomates, além do consumo in natura, podem ser usados para fazer suco ou purê.
Características do sabor
A fruta tem um sabor muito rico e harmonioso. A polpa da fruta é bastante firme, mas suculenta e carnuda.
Amadurecimento e frutificação
O período de amadurecimento do tomate de laranja Altai é no meio da temporada, a frutificação começa em 110-115 dias.
Produção
Altai tem um alto rendimento, que depende de cuidados e métodos de cultivo. Na estufa, o rendimento é maior do que em campo aberto. Até 4,5 kg de tomates podem ser colhidos de um arbusto e de 1 metro quadrado. até 10 kg. O primeiro amadurecimento dos frutos começa em meados de julho, este último pode durar até a primeira geada.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura deve ser iniciada de 20 de março a 10 de abril. Antes do plantio no solo, as mudas devem ter pelo menos 65 dias de idade. As sementes de tomate devem ser semeadas em um recipiente fundo para mudas. Você pode preparar o solo para o plantio. Consiste em partes iguais de húmus, terra relvada e turfa baixa. Os fertilizantes devem ser aplicados ao solo na forma de superfosfato e uréia.
As sementes são semeadas uma de cada vez, a distância entre as quais é de 5 mm. A germinação da planta ocorre no 6º dia. As datas de plantio dependem da região e das condições climáticas. A melhor época de plantio é no início de junho.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os tomates são plantados em terreno aberto, dependendo das condições climáticas. O plantio de mudas deve ser feito de 15 de maio a 5 de junho. A temperatura do ar durante o desembarque deve ser de pelo menos +18 graus. A formação de covas deve ser feita de acordo com o esquema 50x40 cm, devendo ser plantadas 3-4 mudas por 1 metro quadrado. As mudas são transplantadas para o solo pelo método de transbordo. No momento do plantio, o solo é fertilizado com húmus e uréia.
Se as mudas de tomate forem fortemente esticadas, elas devem ser plantadas no solo em ângulo. Plantas alongadas devem ser imediatamente amarradas a um suporte, para isso devem ser utilizadas estacas.
Crescendo e cuidando
O enraizamento das mudas ocorre duas semanas após o plantio do tomate. Com o início deste período, é necessário iniciar a rega. Em campo aberto, na ausência de chuva, os tomates são regados uma vez por semana. Se a planta for cultivada em casa de vegetação, a rega é feita uma vez a cada 3 dias, devido à rápida secagem do solo.
A melhor estação de cultivo para um tomate é uma ou duas hastes. Isso dará à planta frutos maiores. Se for necessário aumentar a quantidade da colheita, então o tomate é formado em três talos. A planta deve ser fixada semanalmente. Quando os frutos aparecem na parte inferior do arbusto, as folhas inferiores devem ser removidas.
Os arbustos de tomate são altos, por isso precisam de uma liga. É produzida 10 dias após o plantio das mudas, para isso são adequados suportes ou grades.
Você precisa alimentar a planta pelo menos 2 vezes por temporada. Durante o período de ovário em botão, você precisa fertilizar os arbustos com infusão de verbasco. Durante o período de frutificação abundante, é necessário alimentar a planta com um fertilizante mineral à base de potássio.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Com procedimentos preventivos oportunos, a planta desenvolve resistência a infecções e pragas. Os arbustos de tomate são muito bem adaptados ao fusarium, à requeima e à verticilose. Para evitar o apodrecimento das raízes e dos frutos, é recomendável monitorar o solo: afrouxe e aplique cobertura morta regularmente.
Durante a floração, os pés de tomate podem ser danificados por insetos: pulgões, besouro da batata do Colorado, ácaros. Para a prevenção de pragas, os arbustos devem ser tratados com solução de amônia.
Regiões em crescimento
Regiões de cultivo recomendadas desta variedade: Norte, Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, TsChO, Cáucaso do Norte, Médio Volga, Nizhnevolzhsky, Ural, Oeste Siberiano, Leste Siberiano, Extremo Oriente.
Visão geral da revisão
As avaliações sobre a variedade de laranja Altai são, em sua maioria, positivas. As críticas falam de excelente sabor, alto rendimento, cuidado despretensioso durante todo o período de crescimento do tomate. A planta enraíza-se muito bem e tem um rendimento consistente.