- Autores: Ognev V.V., Tereshonkova T.A., Klimenko N.N., Chernova T.V. (LLC STC 'ROSTOVSKY')
- Ano de aprovação: 2017
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para suco
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Sai: longo, verde escuro
- Cor de fruta verde: verde com uma mancha no caule
O mel de Altai é encontrado em duas variedades, que diferem na cor dos frutos (rosa e amarelo) e em outras características. A primeira opção foi trazida por agrônomos da Ucrânia, a segunda surgiu através do esforço de criadores siberianos. A variedade com frutos de cor ensolarada entrou no cadastro estadual em 2017. A variedade é recomendada para criação em todas as regiões da Rússia.
Descrição da variedade
Quando cultivados ao ar livre, os arbustos atingem a altura de um metro e meio. Em estufas e estufas, o tomate determinado pode subir mais alto. Folhas de formato normalizado, compridas, verde-escuras, de tamanho médio. A massa verde não é densa. As inflorescências intermediárias aparecem nos ramos. Um pincel contém de 5 a 6 tomates.
Uma mancha verde pode ser encontrada perto do caule dos frutos verdes. Ele determina o nível de maturidade da safra. Recomenda-se que os tomates da variedade de mel Altai sejam consumidos frescos ou usados para fazer sucos.
As principais qualidades da fruta
Os tomates verdes são coloridos com uma cor verde padrão, com uma mancha expressiva no pedúnculo. Os vegetais maduros ficam amarelos com uma tonalidade laranja brilhante. Em peso, eles ganham de 350 a 500 gramas. A forma do coração é esmagada, ligeiramente nervurada. A polpa é moderadamente densa e suculenta.
Muitos jardineiros são atraídos pela cor incomum e quente de damasco dos tomates. Se forem satisfeitas condições de cultivo confortáveis, a cor será uniforme, tanto na casca quanto na polpa. A casca é brilhante, não racha. Dentro, você pode encontrar de 4 a 6 grandes câmaras de sementes.
Apesar de a variedade de salada ser consumida na maioria das vezes em sua forma natural, ela é ótima para processamento e colheita no inverno. Deliciosos purês de batata e molhos são obtidos a partir dos frutos do mel de Altai.
Características do sabor
A cultura vegetal recebeu este nome não só pelo seu aspecto invulgar, mas também pelo seu sabor especial. Depois de comer, permanece um sabor doce e agradável. Alguns notam a presença de notas frutadas que se revelam numa polpa tenra e suculenta. Apenas vegetais totalmente maduros podem se orgulhar de altas qualidades gastronômicas.
Amadurecimento e frutificação
Os especialistas observam o amadurecimento na metade do início da safra. O período de maturação é de 105 a 110 dias. Se a semente foi semeada em fevereiro, os primeiros frutos podem ser obtidos já em julho.
Nota: no território das regiões setentrionais, só os veranistas que cultivam a variedade em estufa poderão desfrutar de tomates doces e saborosos. Os verões curtos nessas regiões impedem que os frutos amadureçam totalmente, por isso perdem o cheiro incomum de frutas.
Produção
Em condições de estufa, o mel de Altai demonstra um alto rendimento - 6,8 kg por metro quadrado de terra. Em campo aberto, esse valor pode ser menor. Ao longo da safra, de 3 a 5 quilos de tomate são colhidos de um arbusto, se todas as condições da tecnologia agrícola forem observadas.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Para obter a colheita o mais rápido possível, muitos residentes de verão começam a cultivar mudas no inverno ou no início da primavera. As sementes são colocadas no solo por 0,5-1 centímetros. O recipiente com a semente é coberto com uma película espessa ou vidro. O recipiente é transferido para uma sala em que a temperatura não desça abaixo de 20 graus Celsius. As mudas germinam após uma semana. Quando os primeiros brotos saem dos recipientes, é necessário remover o abrigo e transferi-los para um local bem iluminado e fresco.
As plantas jovens precisam de pelo menos 12 horas de luz por dia. Durante a semana, as mudas vão ficando mais fortes. Depois disso, a temperatura ambiente é aumentada gradualmente para 25 graus. Este indicador é o mais confortável para tomates.
A colheita é realizada assim que uma ou duas folhas verdadeiras aparecem no broto. Em um novo recipiente, as mudas crescerão até serem transferidas para um local de cultivo permanente (terreno aberto ou estufas). Ao cultivar tomates, você precisa monitorar cuidadosamente o nível de umidade do solo, evitando que ele seque.
Demora 55 a 60 dias para as plantas jovens se desenvolverem para plantar as mudas em um lugar permanente. Nessa época, os arbustos crescem até 30 centímetros. O primeiro cacho de frutos e 8-9 folhas também se desenvolvem neles.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Recomenda-se plantar no máximo 3 plantas desta variedade em 1 metro quadrado da parcela. Esta regra se aplica ao plantio tanto em campo aberto quanto em estufas. As estruturas de suporte são instaladas imediatamente. Estacas de até um metro e meio de altura ou treliças são adequadas.
Crescendo e cuidando
Os residentes de verão recomendam formar variedades produtivas em duas hastes. Ao cultivar mudas, é importante que o solo esteja constantemente úmido. Em estufas, as plantas são irrigadas a cada poucos dias. Uma vez a cada 3 ou 5 dias, os tomates são regados na horta, levando em consideração as condições climáticas. Água decantada e morna é usada. Pelo menos 1 litro de água é derramado sob uma planta. A variedade precisa especialmente de umidade ao definir os botões, durante a floração e a frutificação.
Para a alimentação do tomate, são usados compostos orgânicos e minerais. A primeira fertilização é aplicada 2 semanas após o plantio das mudas. É muito utilizada uma solução de verbasco, que é diluído na proporção de 1: 5. Antes de aplicar os demais fertilizantes, é preciso esperar de 14 a 17 dias. Você pode escolher curativos complexos prontos, como "Kristalon" e "Fertika".
As plantas altas precisam de uma liga para não sofrerem com o peso da fruta e ocupam muito espaço. Para a liga, são usados materiais leves que não prejudicam a planta. Não apenas grandes brotos são amarrados, mas também cachos de frutas, que caem de tomates grandes e pesados.
O pleno desenvolvimento da variedade é impossível sem beliscar. Os processos nos seios decíduos são removidos periodicamente. O máximo de enteados não cresce mais do que 7 a 8 centímetros.
O indicador de rendimento depende significativamente da formação da fruticultura. No início do desenvolvimento da planta, eles escolhem o primeiro enteado forte ou o segundo enteado (na parte inferior do arbusto) e atiram com um caule separado. De acordo com jardineiros experientes, o rendimento mais rico e estável pode ser alcançado quando formado em dois caules.Assim que aparecerem 4-5 pincéis em cada um deles, aperte suavemente a parte superior. Tal procedimento é necessário para que a planta dê força à formação e ao amadurecimento dos vegetais.
Ao cultivar a variedade de mel Altai em campo aberto, recomenda-se beliscar imediatamente após o aparecimento de 3-4 cachos de frutas. Assim, os tomates terão tempo de amadurecer totalmente na estação quente.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade, criada por criadores da Sibéria, recebeu uma resistência inata a infecções fúngicas. Para se livrar de pulgões ou moscas-brancas, eles usam remédios populares e composições químicas prontas.
Para prevenir o aparecimento e propagação de doenças, as seguintes regras devem ser observadas:
- a estufa onde crescem os tomates deve ser ventilada periodicamente;
- as folhas murchas e danificadas na parte inferior dos arbustos são removidas;
- tomates em tempo oportuno enteado.
Além disso, a plantação deve ser inspecionada cuidadosamente quanto a sintomas de doenças.