- Autores: Shott Z.I., Gilev M.A.
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: até 200
- Sai: grande verde escuro
Nada supera o sabor de um suculento tomate maduro direto do jardim. Essas frutas deliciosas são muito fáceis de cultivar. Os tomates vermelhos de Altai podem crescer em uma variedade de condições, com exceção do frio extremo.
História de criação
Os autores desta variedade de tomates são considerados Z. I. Shott, M. A. Gilev. O tomate foi autorizado para ser usado em 2007.
Descrição da variedade
Pelo tipo de crescimento, a variedade vermelha Altai é classificada como indeterminada. Os arbustos atingem uma altura de 200 cm e a folhagem é formada por uma grande sombra verde escura. A inflorescência é simples e o pedúnculo é articulado.
As principais qualidades da fruta
Os tomates da variedade descrita são consumidos in natura, e deles também se obtêm excelentes sucos. Os frutos que ainda não estão maduros serão verdes com uma mancha mais escura perto do caule. Quando maduros, eles são vermelhos brilhantes. Pesa de 250 gramas a meio quilo. Os tomates crescem em forma achatada e estriada. Mais de 6 tomates podem se formar em um cluster. A polpa é macia, carnuda e firme.
Características do sabor
O fruto do tomate vermelho Altai tem um sabor doce e agradável.
Amadurecimento e frutificação
Em termos de maturação, esta variedade pertence à época média. Os tomates amadurecem em 110-115 dias.
Produção
O nível de rendimento é de 10 kg / sq. m.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
A semeadura das mudas é feita em meados de março, enquanto as plantas cultivadas podem ser transferidas para o campo aberto em meados de maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O esquema segundo o qual você precisa plantar é de 50x40 cm, o que leva em conta 3-4 plantas por 1 metro quadrado.
Crescendo e cuidando
O vermelho Altai cresce bem tanto em campo aberto como em estufa. Deve ser amarrado, pois os frutos ficam grandes e podem simplesmente quebrar o tronco. A formação de arbustos e a retirada oportuna dos enteados serão obrigatórias. Para obter um alto rendimento, pique ou corte os brotos vegetativos que aparecem na junção das folhas e caules. Eles se parecem com pequenos arbustos que se projetam em um ângulo de 45 °.
O tinto Altai é regado de manhã cedo para que as plantas tenham humidade suficiente para sobreviver ao dia quente. Após o plantio, os primeiros dias umedecem generosamente o solo. Então, a quantidade de rega pode ser reduzida.Para ajudar seus tomates a lidar com a seca, você pode colocar algumas pedras achatadas ao lado de cada planta. As pedras evitam que a água evapore do solo.
Como cobertura, você pode usar um pouco de farinha de osso, que é colocada na cova de plantio durante o plantio. Alimente as plantas de lado usando algas líquidas ou emulsão de peixe. Isso é feito a cada 2 semanas a partir do momento em que os arbustos vermelhos de Altai atingem vários centímetros de diâmetro. A cobertura continua a cada 3-4 semanas até a geada.
Evite fertilizantes de liberação rápida e formulações com alto teor de nitrogênio. Grandes quantidades de nitrogênio resultarão em uma folhagem exuberante, mas poucas flores e nenhum fruto. Se o agricultor adicionou fertilizantes orgânicos ao solo durante o plantio, geralmente não é necessário usar fertilizantes adicionais. Caso contrário, após o plantio das mudas, é necessário espalhar uma fina camada de composto de jardim ou adubo composto a uma distância de 30 cm dos caules. Depois disso, os arbustos devem ser regados e com cobertura morta.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Os tomates são suscetíveis a pragas de insetos. Para evitar problemas, é necessário verificar diariamente a área sob as folhas, frutos e o solo circundante. Um bom fluxo de água ajuda a livrar-se de muitas pragas, incluindo pulgões. Os insetos maiores desaparecem após o uso de água com sabão.
Sabão inseticida ajuda no controle de pragas também. Ele luta bem contra pulgões e até ácaros. Os especialistas também aconselham o uso de óleos de jardim ou sprays diluídos em água. Pulverizar com óleo de nim bloqueia os pulmões do inseto.
Se o produtor não consegue lidar com o problema com métodos suaves, é melhor usar inseticidas como o Sevin. Nesse caso, você precisa saber que esse remédio também mata insetos benéficos, incluindo as abelhas.
Os melhores remédios para doenças são os fungicidas à base de enxofre. Você pode usar sulfato de cobre. A pulverização é feita uma semana após o plantio das mudas. O procedimento é repetido a cada 2 semanas. Quando surgem os primeiros sinais de problemas, esses remédios devem ser usados imediatamente, até que a doença tenha tempo de se multiplicar e evoluir para brotos saudáveis.
Resistente a condições climáticas adversas
Esta variedade é considerada resistente à geada, então pequenas geadas não são particularmente assustadoras para ele. Mudas jovens em estufas devem crescer a uma temperatura de +25 graus.
Regiões em crescimento
O tinto Altai é cultivado ativamente em muitas regiões do nosso país. Este não é apenas o Norte do Cáucaso, mas também o Distrito Central, Volgo-Vyatka, Ural. Uma boa colheita é obtida na Região Central da Terra Negra, no Noroeste do país e no Extremo Oriente.