- Autores: Ognev V.V., Korchagin V.V., Tereshonkova T.A.
- Ano de aprovação: 2015
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-105
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: até 170-200
Altai Dawn é uma variedade ideal para quem gosta de variedades precoces de tomates. A cultura de alta produtividade agrada os jardineiros com suas ricas colheitas e cuidado despretensioso, e as regiões de seu crescimento são tão vastas que os residentes de verão de todo o país têm a oportunidade de se familiarizar com a variedade.
História de criação
A variedade Altayskaya Zarya foi cultivada por criadores como V.V. Ognev, V.V. Korchagin, T.A.Tereshonkova. A cultura foi autorizada para ser usada em 2015.
Descrição da variedade
A variedade descrita pertence às variedades do tipo indeterminado. Os arbustos atingem uma altura de 170-200 cm e são altamente ramificados. As folhas são de tamanho médio e de cor verde. As inflorescências são intermediárias.
As principais qualidades da fruta
Os frutos que ainda não estão prontos para a colheita têm uma cor que se aproxima do verde claro. Os espécimes maduros adquirem uma tonalidade carmesim uniforme. Os vegetais são bem grandes, pesando 300-400 gramas, mas também há tomates que cresceram até 600 gramas. A forma de tais tomates se assemelha a um coração, nervuras estão presentes.
Características do sabor
A polpa macia e suculenta fica escondida sob a pele densa e brilhante. Distingue-se pela sua carnosidade e aroma pronunciado. O tomate tem um sabor clássico: doce, mas com leve acidez.
Amadurecimento e frutificação
O amanhecer de Altai pertence às primeiras variedades de tomates. A variedade amadurece em 90-105 dias. A cultura frutifica em julho ou agosto.
Produção
A planta é bastante produtiva. Se você seguir as regras de cultivo e cuidados, então 5,8 kg de tomates maduros podem ser colhidos de um metro quadrado de solo.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Para as mudas, as sementes são semeadas no final de fevereiro ou no início de março. É muito importante pré-desinfetar o solo tratando-o com uma solução de permanganato de potássio. As sementes são cobertas com terra por 1 centímetro. Além disso, as regras padrão de cuidado são cumpridas. Se tudo for feito corretamente, em maio as mudas podem ser transferidas para um local de residência permanente. A variedade pode ser cultivada tanto ao ar livre como em estufas.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
As mudas são plantadas em solo quente (temperatura do solo - pelo menos +14 graus). Deve estar quente lá fora. O solo foi preparado desde o outono, adicionando-se todos os fertilizantes necessários. Ao plantar, você deve manter uma distância entre as plantas de 60 centímetros. O mesmo é mantido entre as linhas. As plantas devem ser amarradas, pois os tomates são grandes e podem quebrar o arbusto.
Crescendo e cuidando
Os tomates Altai Zarya são cultivados em áreas ensolaradas e quentes, protegidas do vento. Na primeira vez após o plantio, a cultura precisará de um abrigo, graças ao qual poderá se adaptar mais facilmente às novas condições.
A rega não deve ser frequente, mas abundante. Quando o fruto começar a se formar, o jardineiro terá que gastar cerca de 20 litros de água por metro quadrado. Se os tomates forem cultivados em uma estufa, ela deve ser ventilada após a rega, caso contrário, a umidade aumentará. Os tomates que crescem ao ar livre são regados 1 a 2 vezes por semana, dependendo da quantidade de chuva. Um arbusto precisa de cerca de 5 litros de líquido. Os tomates são regados apenas pela raiz, é impossível que a água entre na fruta ou nas folhas. É melhor levar chuva ou líquido sedimentado. Um sistema de irrigação por gotejamento também é altamente recomendado.
Após a rega, o solo deve ser ligeiramente afrouxado. Também é importante controlar a quantidade de ervas daninhas. Para reter a umidade perto do arbusto, você pode colocar cobertura morta feita de materiais naturais.
Eles começam a alimentar as plantas três semanas após o plantio. No estágio de crescimento ativo, o nitrogênio é necessário, mas você não deve ser zeloso com sua quantidade. Se houver muito nitrogênio, a planta dará toda a sua força para o crescimento das copas. Além disso, a cultura precisará de fertilizante mineral para tomates. O curativo de cobertura é aplicado a cada 10 dias, alternando preparações complexas orgânicas e minerais.
Não se esqueça da formação do tronco: via de regra, na madrugada do Altai recomenda-se cortar os brotos laterais, deixando-se apenas um tronco.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Regiões em crescimento
Altai Zarya pode ser cultivada nas seguintes regiões:
Norte;
Northwestern;
Central;
Volgo-Vyatsky;
TsCHO;
Caucasiano do Norte;
Médio Volga e Nizhnevolzhsky;
Ural;
Sibéria Ocidental e Siberiana Oriental;
Do Extremo Oriente.
Visão geral da revisão
A maioria dos residentes de verão fica muito feliz com a variedade Altai Zarya. Por ser muito despretensioso, dá frutos grandes, de cor interessante e sabor agradável. Alguns jardineiros conseguiram cultivar uma fruta de 1 quilo. A rega e a manutenção são fáceis, mesmo para iniciantes.
A desvantagem é que a planta precisa ser formada. Também é raro e nem sempre fácil de encontrar. Peso grande às vezes pode significar menos, porque o uso de tal tomate na culinária terá limitações significativas.