- Autores: Botyaeva, G.V., Dederko V.N.
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Sim
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
O tomate Altayechka pertence às primeiras variedades determinantes. Desde 2007, é cultivado ativamente nas cabanas de verão dos jardineiros de todas as partes do país. Cheio de vitaminas e nutrientes, a variedade é consumida principalmente direto do jardim.
Descrição da variedade
A autoria da criação de Altaechka pertence a GV Botyaeva e VN Dederko.Graças ao seu trabalho, foi possível obter arbustos compactos subdimensionados 70-90 centímetros de altura. Os arbustos padrão são cobertos por folhas verde-escuras de tamanho moderado.
As principais qualidades da fruta
Formados, mas ainda não prontos para a colheita, os frutos têm a cor verde padrão dos tomates verdes. Com o tempo, ele muda para um vermelho espetacular. As frutas em forma de ovo com nervuras pesam, em geral, cerca de 124 gramas, mas isso está longe do valor final. A polpa densa é escondida por uma película fina. Cada fruta possui de 4 a 6 câmaras internas.
Características do sabor
Os tomates Altayachka têm um sabor simples, mas rico. Ele pode ser corretamente chamado de tomate clássico.
Amadurecimento e frutificação
A colheita dos tomates da variedade descrita começa 100-110 dias após o plantio. Isso permite que Altaichka seja classificada entre as variedades iniciais. As colheitas iniciais já estão disponíveis na primeira metade do verão.
Produção
Altayechka é avaliada como uma variedade de tomate de alto rendimento. Em geral, são colhidos cerca de 8 kg de tomates em um metro quadrado, mas esse número pode ser aumentado.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Os residentes de verão recomendam o cultivo desta variedade pelo método de sementes. As sementes são semeadas 55-60 dias antes do plantio planejado em campo aberto. Na maioria das vezes, em termos de tempo, é final de fevereiro ou início de março, dependendo da região. Para o cultivo bem-sucedido, você precisará de solo fértil, onde as sementes estão localizadas a uma distância de 6 cm uma da outra. Eles são ligeiramente pressionados para baixo e então cobertos com terra. Imediatamente após o plantio, o solo é regado com água morna e coberto com um abrigo.
Na sala onde as mudas crescem, deve estar quente - cerca de 25 graus. Nos primeiros dias os rebentos são regados, sempre ao anoitecer. Método de pulverização é recomendado. Assim que a folhagem começar a se formar, uma picareta será necessária. Com a idade de duas semanas, recomenda-se alimentar as mudas desta variedade com fertilizantes especiais destinados ao tomate. A cobertura é repetida após mais 2 semanas. É necessário endurecimento. Em maio, a maioria dos residentes de verão pode transferir as mudas para um local de residência permanente.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para que cada planta tenha nutrientes suficientes do solo, é recomendável plantar não mais do que 3-4 cópias por 1 metro quadrado. A distância entre os rebentos individuais será de 50 cm. Deve ser deixada uma passagem de 40 cm de largura entre as filas.
Crescendo e cuidando
Altaichka se distingue pelo cuidado despretensioso. A planta não precisa ser formada e amarrada devido à compactação dos arbustos.
Mas a rega terá de ser realizada regularmente. A água da chuva funciona melhor. A rega é recomendada no início da manhã ou ao entardecer, evitando a entrada de líquidos na folhagem. Um arbusto normalmente leva cerca de 5 litros, o que é suficiente para regar uma vez por semana. Quando os tomates começarem a ficar vermelhos, você precisa parar de regá-los, caso contrário, eles podem rachar. Se as plantas crescem em estufas, deixe a porta aberta por um tempo depois de regar para permitir que o ar fresco flua.
Residentes de verão experientes são aconselhados a usar cobertura morta de serragem podre para esta variedade. Ele retém água no solo e permite que as plantas recebam mais sol. Como resultado, a safra cresce cerca de 7 dias antes e sempre há mais.
Altaichka também precisa de alimentação adicional. Eles serão padrão, como para outros tipos de tomate, mas ainda há um truque aqui. Trata-se de uma infusão de cinzas, com a qual os frutos ficarão mais suculentos e mais doces. Pegue 2 xícaras desse ingrediente e despeje 10 litros de água morna. A infusão deve durar cerca de 5 horas. Então, eles podem derramar as plantas a cada 2 semanas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade como um todo raramente adoece. Se as condições adequadas forem fornecidas e as estufas forem ventiladas regularmente, as doenças serão contornadas. Tratamentos preventivos são necessários. Eles são tratados com remédios populares e fungicidas.
A principal vantagem do Altayachka é que ele amadurece antes que a requeima se desenvolva nele. E essa doença já arruinou muitas safras.
Visão geral da revisão
As críticas sobre Altaechka são, em sua maioria, positivas. Os jardineiros afirmam que os frutos são muito saborosos e muitos os comeram antes mesmo de terem tempo de enlatá-los. Apesar de o peso declarado do tomate ser de 124 gramas, alguns moradores de verão conseguiram cultivar gigantes reais de 500 gramas cada.
No entanto, nem todos conseguiram alcançar esses resultados surpreendentes. Então, alguns jardineiros disseram que havia poucos frutos no mato e a colheita era fraca.