- Autores: Dederko V.N., Postnikova T.N.
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme, para terreno fechado
- Transportabilidade: Sim
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
Entre as muitas variedades de tomate, as plantas que já se revelaram bem merecem a maior atenção. Entre eles, vale apenas a pena desmontar o tomate Alsou, que se distingue pela sua versatilidade tanto a nível agrário como culinário. Mas para obter um bom retorno disso, você precisa entender todas as complexidades.
História de criação
O tomate Alsou foi desenvolvido pelos criadores Postnikova e Dederko. Foi oficialmente aprovado para uso em 2008. Os desenvolvedores siberianos inicialmente estabeleceram a meta de alcançar alta resistência das plantas às condições climáticas. Esta tarefa foi resolvida com sucesso por eles. O híbrido já conquistou boa reputação desde sua introdução no mercado.
Descrição da variedade
Alsou é uma cultura subdimensionada determinante. Seus arbustos ao ar livre atingem no máximo 0,8 m. Em uma estufa, podem crescer de 1 a 1,5 m. A folhagem não é incomum: tem uma cor verde simples e de tamanho médio. Graças a inflorescências simples, a quantidade de flores vazias será mínima. A planta é adequada:
para terreno aberto;
para terreno fechado;
para cultivo em estufas de filme.
As principais qualidades da fruta
A colheita dos tomates desta variedade é bastante transportável e tem uma qualidade de conservação bastante elevada. Os espécimes imaturos são de cor verde e têm uma mancha verde escura ao redor do caule. Os tomates maduros ficarão vermelhos com um brilho brilhante. As bagas são grandes e podem pesar 500-800 g. Geometricamente, parecem um rim; se houver costelas, não estão claramente expressas.
Características do sabor
Os tomates Alsou distinguem-se pelo seu sabor clássico a tomate. Você não pode perceber qualquer azedume nele. É importante notar que dentro do híbrido existem subespécies de salada que são mais sacarina. Os frutos grandes, segundo as declarações de alguns provadores, apresentam ainda uma gama agridoce. A aguada não é típica para eles. Na descrição oficial, a ênfase é colocada no teor de carne e açúcar da polpa densa.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence ao grupo inicial. Os frutos amadurecem em 90 dias. Os ovários são formados a cada 2 folhas.
Produção
A coleta de frutas é bastante grande. Você pode crescer até 9 kg de tomates por 1 sq. m. Em condições favoráveis, este número aumenta para 12 kg, conforme escrito em algumas fontes. 1 arbusto pode crescer até 4 kg de bagas.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Recomenda-se o plantio de sementes para mudas em março. Para isso, é preferível usar potes de turfa separados. Potes feitos de outros materiais também podem funcionar, mas isso nada mais é do que um compromisso. O solo deve ser misturado com vermiculita e previamente desinfetado. Não é necessário transplantar plantas para o solo ou estufa de acordo com o calendário, mas quando definitivamente não haverá geada.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
É necessário colocar os arbustos de acordo com a regra de 500x400 mm. O número de plantas por 1 sq. m varia de 5 a 7 peças. Seu número é selecionado individualmente, orientado por considerações de horticultura. Alsou pode ser formado em 1-3 hastes. Esta circunstância também deverá ser levada em consideração.
Crescendo e cuidando
Sementes pequenas e deformadas devem ser descartadas. Isso é feito tradicionalmente por imersão em água. A desinfecção do material de plantio depende de uma solução fraca de permanganato de potássio. Se a concentração for excedida, mesmo as sementes saudáveis podem ser danificadas e estragadas. Antes do plantio das mudas, as sementes são embebidas, às vezes por até 12 horas.
De qualquer forma, é necessário adotar uma postura e fazer uma liga para essa cultura. É aconselhável cobrir os exemplares plantados em campo aberto até meados do verão. Para ligas, tapeçarias ou estacas separadas são usadas. A rega em casa de vegetação não deve ser feita mais do que 1 vez em 7 ou 10 dias. Em jardins abertos, é realizada 1 vez dentro de 3-7 dias. Em ambos os casos, o clima, a condição da terra e os próprios arbustos são levados em consideração.
É absolutamente impossível permitir que o solo seque. Os curativos orgânicos e inorgânicos são muito populares com a variedade Alsou. Recomenda-se usá-los nos momentos de desenvolvimento ativo da vegetação e durante a floração. Recomenda-se capinar e afrouxar sistematicamente as plantações. A proteção contra pragas e doenças é realizada da mesma forma que para muitas outras variedades de tomate.
A rega deve se tornar menos frequente assim que o desenvolvimento dos ovários começar. Umidade excessiva pode causar rachaduras na fruta. Para garantir um bom rendimento padrão, é necessário usar 1 arbusto para alimentação:
115 g de nitrato de amônio;
90 g de superfosfato duplo;
90 g de sulfato de potássio.
Se não houver nitrogênio suficiente, o desenvolvimento da folhagem e dos frutos pode ser inibido. E também muitas vezes tem que lidar com uma deficiência de potássio e cálcio. Alsou deve ser cuidadosamente protegido da derrota pela podridão superior. A prevenção desta patologia só é possível por meio de ventilação competente de estufas em dias quentes e rega sistemática. Em estufas, o perigo para esta variedade é o cladosporium.
Prevenção de danos - limitação de umidade (não mais do que 85%). Se, no entanto, a patologia não pôde ser evitada, deverá utilizar-se uma solução de Bordeaux líquido (na concentração de 1%). O tipo de solo para o tomate Alsou não é tão fundamental quanto para outras variedades. Até mesmo um primer universal pode ser usado. No entanto, ainda é aconselhável escolher o solo do jardim - as mudas criam raízes nele melhor e começam a crescer mais ativamente.
Importante: você não pode tomar terras nas quais os tomates ou batatas costumavam crescer. Mudas novas precisam ser endurecidas. O procedimento é simples - à noite, os contêineres são mantidos próximos a uma janela ligeiramente aberta. O filme ajudará a proteger as plantas de correntes de ar excessivas. O endurecimento dura de 10 a 14 dias, após os quais as mudas são mantidas em temperatura normal.
Ao regar, você deve monitorar cuidadosamente para que a água não caia nos topos. Este requisito é obrigatório para mudas e arbustos que amadureceram completamente. Os passos abaixo do primeiro pincel são removidos em qualquer caso. É muito importante remover a folhagem inferior para normalizar o fluxo de ar. Em estufas, a temperatura não deve subir para mais de 30 graus.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.