- Autores: FGBNU 'FEDERAL SCIENTIFIC CENTER OF VEGETABLES'
- Ano de aprovação: 1950
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: 35-45
- Característica de Bush: vertical
Para o plantio no local, você pode escolher tomates de pequeno porte, que são fáceis de cuidar e requerem a instalação de treliças. O tomate Alpatieva 905A é uma dessas variedades com folhagem abundante e arbustos eretos.
Descrição da variedade
Essa variedade pertence ao determinante, a altura do arbusto é de 35 a 45 centímetros. A folhagem de Alpatiev 905A é forte, a primeira inflorescência é colocada entre a 6ª e a 8ª folhas. O talo tem uma articulação. A folhagem é reconhecível por sua tonalidade verde escura e forte enrugamento. Seu tamanho é médio.
As principais qualidades da fruta
Os frutos do Alpatiev 905A são adequados para consumo in natura, também são usados no preparo de ketchup, uma boa pasta de tomate. Eles também são usados enlatados.
Quando os tomates estão totalmente maduros, eles são vermelhos, pesando de 60 a 80 gramas. Os tomates Alpatiev 905A têm uma forma achatada e redonda com uma ligeira nervura. Os tomates desta variedade apresentam excelente resistência à fissuração.
Características do sabor
A polpa suculenta fica escondida sob a pele lisa. Por densidade, a polpa pode ser estimada como média. O sabor é bom, equilibrado.
Amadurecimento e frutificação
O tomate Alpatieva 905A pertence a variedades precoces médias. Seus frutos amadurecem em 105-110 dias, a colheita começa no final de junho.
Produção
O rendimento da variedade descrita é estimado como segue: 6-8 kg / m2, 146-445 kg / ha. Portanto, essa variedade é classificada como uma variedade de alto rendimento.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Em meados de março, eles começam a semear as mudas. Em meados de maio, os brotos são plantados sob uma película, e no início de junho já podem ser transferidos para campo aberto.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Deve-se deixar uma distância de 40 cm entre os tomates e 50 entre as linhas.
Crescendo e cuidando
Variedade Alpatieva 905A pode ser cultivada com sucesso não só em estufas, mas também em terreno aberto, o principal é plantar mudas após a última geada. Devido ao pequeno tamanho dos arbustos, não é necessário amarrar. Além disso, Alpatiev 905A não é enteado ou formado.
Escolha um local de plantio ao sol.É aconselhável determinar o nível de pH do solo. Se não for adequado para o plantio de tomate, pode ser alterado colocando as substâncias necessárias no solo no outono.
Além disso, o tomate Alpatiev 905A responde bem aos fertilizantes. Agricultores experientes usam composto pronto, esterco temperado, turfa esfagno, aparas de grama seca ou material vegetal finamente triturado. Os fertilizantes complexos são considerados uma boa opção, os quais são aplicados ao solo algumas semanas antes do plantio do tomate. Vale a pena usar top dress com a fórmula 8-32-16 ou 6-24-24, evitando fertilizantes de amônia.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Os tomates Alpatiev 905A são suscetíveis a doenças fúngicas, bacterianas e virais. Lutar contra as doenças pode ser difícil. A prevenção de doenças é o melhor curso de ação para um produtor experiente. A primeira coisa que um agricultor deve fazer é manter a área limpa. Não deve haver resíduos de plantas, ervas daninhas.
Na primavera, depois de plantadas no solo, as mudas devem ser tratadas com sulfato de cobre, óleo de nim e infusão de alho. Se o primeiro remédio ajudar a lidar com algumas doenças fúngicas, os outros dois impedirão que os insetos ataquem o tomate. Fungicidas à base de enxofre e cobre ajudam bem no combate a doenças.
Regiões em crescimento
No território do nosso país, existem muitas regiões onde Alpatieva 905A é cultivada em estufas e em parcelas.
Esses incluem:
- Northwestern;
- Central;
- Volgo-Vyatsky;
- Ural;
- Regiões da Sibéria Oriental.