- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 100-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para terreno fechado
- Marketability: Alto
- Tamanho do arbusto: alta
- Característica de Bush: compacto, tipo generativo
- A quantidade de matéria seca,%: Alto
Os tomates distinguem-se pelo seu cuidado despretensioso. Essas variedades intermediárias incluem o tomate Alphonse. No artigo, consideraremos as principais características da variedade, o sabor dos frutos, a produtividade, os tempos de maturação e os aspectos agrotécnicos.
História de criação
O tomate Alphonse pertence a culturas híbridas e é considerada uma variedade muito jovem. Foi introduzido pela primeira vez no mercado em 2020, por isso ainda não ganhou grande popularidade. Os criadores classificam a cultura como tomate cereja, enquanto a variedade tem um propósito universal.
A cultura pode ser encontrada sob o nome de tomate Alphonse F1, que representa um híbrido de primeira geração.
Os criadores afirmam que a cultura pode ser cultivada tanto em campo aberto como em estufas.
Descrição da variedade
Os arbustos de tomate Alphonse são determinantes, ou seja, a planta atinge uma determinada marca, após a qual para de crescer. Os caules são compactos, pequenos, com até 1 m de comprimento. 3 caules são formados em uma muda.
As folhas são de cor verde escuro médio, lembrando um pouco as pontas das batatas. Não há muitos deles no mato, então a remoção ativa das folhas não é necessária.
Os primeiros pedúnculos são formados após 6 folhas do nível do solo. A formação de flores ocorre a cada 2 folhas.
O crescimento ativo dos enteados não ocorre, portanto não há necessidade de beliscá-los.
As vantagens incluem:
transportabilidade;
aparência;
propósito universal;
pode ser cultivado em qualquer região;
despretensão no solo e cuidado.
As desvantagens são:
amarrar a um suporte;
alto rendimento ocorre apenas em estufas;
reprodução por sementes.
As principais qualidades da fruta
Os frutos são em forma de ameixa, ligeiramente oblongos, não muito grandes. O peso de um tomate é de 30-40 g.Os tomates verdes são de uma tonalidade verde-amarela, quando totalmente maduros são vermelhos profundos.
A pele é de densidade média, lisa, sem estrias perceptíveis. Quando tratada termicamente, ela estourará, por isso muitos jardineiros não recomendam esta variedade para enlatamento.
A polpa é suculenta e carnuda, o interior é rosa brilhante. O número de câmaras é de 2 a 4, frutos grandes podem ter mais câmaras. Possui alto teor de matéria seca.
De 8 a 15 frutos amadurecem em um cacho.
Características do sabor
Notam-se bom gosto e sabor doce. Os tomates são ideais para consumo in natura, para fazer sumos, molhos, puré de batata e congelar.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence a colheitas precoces médias. O período de amadurecimento dos frutos é de 100-110 dias, nas regiões do sul a data pode ser alterada e ser de 90-100 dias. A colheita começa no início de julho e vai até 20 de agosto.
Produção
O rendimento do tomate Alphonse é alto, mas os indicadores de terreno aberto e fechado são diferentes. Em estufas, os indicadores chegam a 20 kg por 1 m2, e em áreas abertas - apenas 15 kg por 1 m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A data de semeadura desta variedade é individual para cada região. Para o clima do sul, este é o final de fevereiro - o início de março, para as latitudes do norte, os últimos dias de março.
Antes da semeadura, são preparadas caixas ou recipientes especiais.Neste momento, as sementes compradas devem ser embebidas em algodão cru. A imersão dura até a eclosão das sementes.
Em seguida, nas caixas preparadas, são formados covas, cuja profundidade não é superior a 2 cm, a distância entre os furos é de 2 cm, entre as fileiras - 3 cm. Cada semente deve ser cuidadosamente colocada no buraco para não para danificar a raiz. Além disso, tudo é nivelado com o solo e coberto com película aderente.
As caixas são retiradas em local aquecido com temperatura de +23 graus. O filme nas caixas é removido periodicamente. Nesse momento, as mudas são borrifadas com água por meio de um borrifador, que deve eclodir em uma semana.
O mergulho ocorre no momento em que o caule fica forte e dá as primeiras 2-3 folhas. Depois de transplantar as mudas para vasos individuais, você pode colocá-las nos parapeitos das janelas. Vale lembrar que se ficar muito tempo exposto ao sol direto, as folhas das mudas podem queimar.
Vale a pena alimentar as mudas com fertilizantes líquidos.
No início de maio, quando a temperatura do ar chega a +13, as mudas podem ser gradualmente levadas para fora para aclimatação. O plantio de arbustos deve ocorrer à noite a uma temperatura diária de pelo menos +16 graus.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
A área selecionada para futuros arbustos é desenterrada com antecedência, é melhor fazer isso no outono. Neste ponto, você pode adicionar minerais - orgânicos e químicos. Durante o inverno, a terra descansará, ficará saturada de substâncias úteis.
Antes do plantio, o solo é derramado abundantemente e deve ser dado um pouco de tempo para secar. Em seguida, os furos e pinos para amarrar são colhidos. Os poços são escavados a uma profundidade de não mais de 30-40 cm devido à compactação do sistema radicular.
Muitos jardineiros observam que não devem ser plantados mais de 8 arbustos por 1 m2. Isso irá garantir o crescimento normal, facilidade de manutenção e colheita subsequente.
Após o plantio, as mudas são derramadas com água morna e estável, um regador para 2-3 arbustos.
Crescendo e cuidando
Para que as mudas tenham uma boa colheita, alguns pontos agrotécnicos devem ser observados.
Em climas quentes, as mudas devem ser regadas 3 vezes por semana. A rega ocorre à noite com água morna. Como o sol já está menos ativo, os arbustos não queimarão.
É melhor alimentar os tomates com fertilizantes orgânicos. A cobertura deve ser feita a cada 2 semanas.
As ervas daninhas devem ser removidas em tempo hábil. Se possível, a cobertura morta é colocada ao redor dos arbustos.
À medida que cresce, é necessário amarrar a muda a um suporte, pois durante a formação do fruto, o caule começará a apoiar-se ativamente no solo sob o peso de seu peso.
Os enteados extras devem ser removidos. No total, 3 hastes devem ser deixadas em um arbusto.
Na estufa, é importante manter uma temperatura de no máximo +30 graus, correntes de ar fortes e mudanças bruscas de temperatura não são permitidas (importante para terreno aberto).
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate Alphonse pode ser suscetível à infestação de mosca-branca. Na maioria das vezes, estão nas folhas, pois se alimentam de seu suco. Para evitar o aparecimento de pragas como a mosca-branca ou os ácaros, vale a pena proceder à pulverização preventiva atempada dos arbustos. Podem ser agentes químicos (quaisquer fungicidas) e remédios populares (Fitoverm).
O processamento por qualquer meio é realizado à noite. O tempo deve ser seco e calmo. Se o tratamento foi com produtos químicos, a safra deve ser colhida após 2 semanas, após o derramamento de todos os arbustos.