- Autores: Kashnova Elena Vasilievna, Andreeva Nadezhda Nikolaevna, Stolbova Tatyana Mikhailovna, Kotelnikova Marina Aleksandrovna
- Ano de aprovação: 2007
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo fresco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Sai: médio, verde
- Cor de fruta verde: luz verde
- Cor de fruta madura: cor de rosa
Entre a moderna variedade varietal de tomates, existem desenvolvimentos de melhoramento que não surpreendem com nenhuma característica excelente - tamanho gigantesco, cor original ou sabor incrível, mas agradam com estabilidade e versatilidade. Isso se aplica totalmente ao tomate Alei - uma variedade despretensiosa e saborosa da Sibéria.
História de criação
A variedade de tomate Alei foi cultivada por funcionários da Estação Experimental de Vegetais da Sibéria Ocidental: EV Kashnova, TM Stolbova, NN Andreeva e MA Kotelnikova. A estação está localizada em Barnaul e é uma filial do Centro Federal de Pesquisa de Hortaliças. reivindicada pelo originador. A conhecida agrofirma siberiana "Altai Seeds" detém a patente da variedade. Desde 2007, a variedade foi incluída no Registro do Estado e aprovada para reprodução em parcelas subsidiárias pessoais em toda a Federação Russa.
Descrição da variedade
Alei é uma estação intermediária, resistente ao cultivo em várias zonas climáticas, uma variedade produtiva para terreno aberto (e estufas). O arbusto é de um tipo determinante, com altura de 65 a 120 cm.Os frutos redondos ou alongados, de tamanho médio, de cor vermelho-framboesa, de alto sabor, têm finalidade universal, mas principalmente de salada.
As principais qualidades da fruta
Os tomates Alei têm um tamanho e peso médios de cerca de 100-135 g. Os espécimes muito raros atingem 250-300 g. Eles têm duas configurações: podem ser ligeiramente alongados, em forma de ameixa ou redondos. As nervuras em ambas as formas estão praticamente ausentes.
A casca é lisa, fina, verde-claro nos frutos verdes, gradualmente torna-se rosa e adquire uma coloração rosa brilhante, avermelhando na fase de plena maturação. A polpa é carnuda, mas tenra, açucarada e sumarenta, com aroma pronunciado a tomate. Câmaras de sementes - 6 ou mais peças. Os frutos são de densidade média, bem transportados e armazenados.
Características do sabor
Muitas variedades rosadas têm um maior teor de açúcar. O sabor do tomate Alei é altamente avaliado: é equilibrado, doce e azedo. Nas características do Registro Estadual, a variedade é declarada como salada, mas pode ser utilizada para fazer molhos, caviar de vegetais, lecho, entre outros pratos e preparações. Tomates pequenos não racham e são ótimos para a preservação de frutas inteiras.
Amadurecimento e frutificação
Esta é uma variedade de meia estação que amadurece no final de julho - início de agosto em uma estufa, um pouco mais tarde em campo aberto. Da germinação ao aparecimento de massa de frutos maduros, leva cerca de 3,5-4 meses. A frutificação é amigável, os tomates são nivelados, praticamente do mesmo tamanho, tornam-se menores apenas no final da safra. Você pode colher a colheita amadurecendo nos arbustos antes das primeiras geadas de outono.
Produção
Em um arbusto de 1 m de altura, cerca de 6-8 cachos de frutas são formados com 5-6 frutos cada. O rendimento da variedade é médio e acima da média, de 4 kg por 1 sq. m. Esta variedade apareceu no mercado não há muito tempo, e existem muito poucas avaliações de jardineiros até agora, mas há informações de que os indicadores podem chegar a 10-15 kg por 1 sq. m. A coleção é de alta qualidade comercial.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes da variedade Alei são plantadas em março, quando aparecem as primeiras folhas maduras, as mudas mergulham. Após cerca de 2 meses, as mudas são transferidas para um local permanente: em campo aberto ou em estufa.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Os arbustos de Alei são bastante compactos, mas densamente cobertos de folhagem. Para um crescimento confortável e prevenção de doenças, as plantas precisam de espaço, no momento do plantio recomenda-se arrumá-las de acordo com o padrão de 50 x 40 cm.
Crescendo e cuidando
Os tomates de alta qualidade da LLC Agrofirma "Sementes de Altai" aumentaram os indicadores de resistência do inverno e despretensão aos extremos de temperatura. Essas características tornam possível cultivar Alei com sucesso da fronteira ocidental à oriental da Rússia.
Cuidar de um arbusto determinante desta variedade é simples: em uma área aberta, a planta geralmente é fixada e conduzida em 1-2 hastes, em uma estufa ela pode ser formada em 3 hastes. O arbusto está densamente coberto de frutos, recomenda-se amarrar escovas pesadas.
As plantas não devem ser regadas com muita frequência, pois o alagamento pode causar doenças fúngicas. A rega é feita na raiz, a zona da raiz deve ser afrouxada periodicamente, pode ser tratada com cobertura morta.
A cobertura é realizada regularmente: o nitrogênio é aplicado durante o plantio, os fertilizantes de magnésio melhoram a estação de crescimento e o potássio ajuda durante o período de amadurecimento da fruta.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Alei é caracterizada pelos criadores como uma planta absolutamente não caprichosa e com boa imunidade. Os arbustos podem ser afetados pela requeima, especialmente com chuvas prolongadas e frequentes. Você pode se proteger dessa doença com pulverização preventiva ou usar um método comprovado e seguro para frutas: remova toda a folhagem da planta.
A introdução de cinzas no solo, o tratamento com produtos biológicos e inseticidas ajudarão no combate às pragas.