- Autores: Gubko V.N., Zalivakina V.F., Chernovolova O.A., Orlova E.A., Dmitrienko A.E., Gubko V.N., SibNIIRS
- Apareceu ao cruzar: pelo método de hibridização sexual de amostras da coleção de VIR nº 6710 - Canadá e nº K-928 - Hungria com posterior seleção
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para conservas de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 101
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Rendimento de fruta comercializável,%: 78
O tomate Aquarelle dá frutos de finalidade universal, suficientemente grandes e agradáveis ao paladar. A planta não requer cuidados especiais.
História de criação
Criou a variedade em SibNIIRS. Vários funcionários estiveram envolvidos na obra. Ao criar a variedade Aquarelle, o método de hibridização sexual foi usado. Para criá-lo, Canadá e Hungria coletaram amostras. Posteriormente, foi feita uma seleção. O uso dessa variedade foi permitido apenas em 2008.
Descrição da variedade
A variedade descrita é determinante. É adequado apenas para plantio ao ar livre.
Os arbustos podem atingir 45 cm de altura, são compactos e apresentam um caule forte e estável.
A folhagem é verde escura. As inflorescências são formadas simples, as primeiras aparecem somente após 4 folhas. A articulação pode ser vista no pedúnculo.
As principais qualidades da fruta
As frutas da variedade Aquarelle podem ser conservadas na íntegra, utilizadas para a produção de sucos e consumidas in natura. De cada arbusto, o percentual de frutas comerciáveis é de 78%.
No estado maduro, os frutos são vermelhos, no estado imaturo apresentam estrias verdes e vermelhas. Os tomates crescem pequenos, pesando apenas 55 gramas. A forma dos tomates é elíptica. 8-9 tomates podem crescer em um pincel; no total, 7 a 8 pincéis são formados no caule.
Após a colheita, os frutos podem ficar no armazém por até 1,5 meses, mas desde que a temperatura seja de + 12 ° C. Quando maduros, os frutos desta variedade não racham, o que é uma vantagem indiscutível.
Características do sabor
No interior, sob a pele, existe uma polpa densa e adocicada.
Amadurecimento e frutificação
Aquarelle é uma variedade de meia estação, cujos frutos, após a semeadura, podem ser colhidos em 101 dias.
Produção
A planta é de alto rendimento, Aquarelle cede até 196 centners / ha.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Você precisa começar a plantar sementes para mudas já em março-abril. As plantas são plantadas no solo em junho. O pouso durante o período em que terminam as geadas da primavera é considerado um pré-requisito. É desejável que, a esta altura, pelo menos 6 folhas e um pincel de flores tenham se formado no arbusto.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O plantio de aquarelas deve ser feito de acordo com o esquema 30x50 cm.
Crescendo e cuidando
Pelo fato das buchas serem pequenas e compactas, não há necessidade de apertar e amarrar, mas isso não significa que outros cuidados devam ser excluídos.
Os tomates aquarelle requerem rega regular, mantendo o solo úmido, mas não molhado. A rega deve ser abundante, mas não na folhagem, mas no solo perto do caule. Nas regiões do sul, onde prevalecem as altas temperaturas no verão, o solo precisa ser coberto com cobertura morta. Esta abordagem permite que você retenha a umidade no solo. Use palha ou composto velho como cobertura morta.
Não devemos nos esquecer da alimentação, pois sem elas as plantas não se sentirão saudáveis e os frutos não atingirão o tamanho necessário.
As aquarelas são regadas com emulsão de peixe diluída ou farinha de alga marinha a cada 3-4 semanas. Adicione o composto envelhecido e espalhe-o pelas plantas no meio da estação.
A podridão das flores pode ser o resultado de irrigação irregular ou falta de cálcio no solo. Cascas de ovo esmagadas adicionadas ao solo a cada duas semanas podem fornecer os níveis de cálcio necessários. O chá de composto fornece muito nitrogênio.
As mudas de Aquarelle devem receber um fertilizante balanceado uma vez por mês, enquanto o material de plantio ainda está na estufa. Vale a pena usar uma emulsão de peixe 3-3-3 diluída ou uma fórmula semelhante de nitrogênio-fósforo-potássio.
Quando os tomates Aquarelle estão prontos para ir para o terreno aberto, eles cavam um buraco tão profundo quanto uma muda. Uma camada de composto podre ou esterco bem podre é colocada no fundo, um punhado de farinha de ossos e 1 colher de sopa de sal especial, que contém magnésio e enxofre, são adicionados. Esses componentes são de grande benefício para o sistema radicular da planta.
Uma camada de solo é colocada em cima dos fertilizantes para que as delicadas raízes de Aquarelle não toquem no revestimento de cobertura.
Duas semanas após o plantio, os pés de tomate são regados com chá de composto ou emulsão de peixe diluída.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Variety Aquarelle é resistente ao apodrecimento das frutas e relativamente resistente ao mosaico do tabaco e septórios.
Após o plantio de Aguarelas em campo aberto, vale a pena fazer o primeiro tratamento com sulfato de cobre em duas semanas. Depois de alguns dias, é aplicado o óleo de nim, que protege perfeitamente contra a maioria das pragas. Uma infusão de alho é considerada um bom remédio.
Se aparecerem sinais de doenças fúngicas, você deve usar imediatamente fungicidas à base de cobre ou enxofre.
Resistente a condições climáticas adversas
Aquarela resiste bem ao frio, mas é pouco resistente à seca e altas temperaturas.
Regiões em crescimento
É possível cultivar uma cultura na zona média de nosso país e no sul.