- Autores: Kitano Sid
- Sinônimos de nomes: KS 18 F1
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: maturação tardia
- Marketability: Alto
- Transportabilidade: Sim
- Característica de Bush: compacto
- Cor de fruta madura: laranja profundo, âmbar
O tomate com o nome incomum de Aisan foi criado por especialistas japoneses. Os criadores conseguiram criar uma variedade com forte sistema imunológico e outras características positivas, como aparência atraente e sabor apurado.
Descrição da variedade
Uma cultura de vegetais híbridos tem um tipo de crescimento determinante. O objetivo é universal. Plantas compactas prosperam tanto em estufas quanto ao ar livre. Os arbustos atingem uma altura de no máximo um metro. A variedade é autoformada, por isso não é necessário cortar as folhas inferiores e os enteados. Também não é necessário instalar suportes para cultivo.
A exuberante massa verde protege a fruta dos raios solares. Em um cacho de frutas, de 4 a 5 tomates podem crescer ao mesmo tempo, e 6-7 cachos são formados em um arbusto.
As principais qualidades da fruta
A maturação dos tomates pode ser determinada por sua rica cor âmbar, com um tom laranja. Em peso, os frutos grandes ganham até 250 gramas. A forma é arredondada. A polpa densa tem a mesma cor da casca. Os tomates podem ser armazenados por muito tempo e podem ser transportados sem problemas. Graças à densa casca, os vegetais maduros mantêm suas altas qualidades comercializáveis, sem perder sua forma e atratividade.
Características do sabor
O sabor do tomate Aisan é refrescante e agradável. Combina doçura com uma acidez agradável e leve. A polpa é carnuda, amanteigada com um gosto residual picante.
Amadurecimento e frutificação
O híbrido pertence a variedades de maturação tardia. A frutificação é estável.
Produção
Se você cuidar bem da plantação, pode obter de 6 a 7 quilos de frutas de um arbusto.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As mudas podem ser cultivadas em casa sem problemas. A semente é semeada em recipiente previamente preparado, que é coberto com solo fértil. Como regra, os trabalhos são realizados no início da primavera ou no final, dependendo do clima da região de cultivo. Polvilhe as sementes com água morna de um borrifador.
Assim que apareçam 3-4 folhas verdadeiras nas mudas, o procedimento de colheita é executado. A partir da capacidade total, as mudas são plantadas em vasos ou xícaras separados. Os tamanhos ideais dos contêineres são de 8 centímetros de diâmetro e 15 de altura. As plantas são regadas uma hora antes da colheita. Portanto, o sistema radicular não será danificado durante o transplante.
Os arbustos jovens são plantados no local apenas quando o solo aquece o suficiente e o tempo quente começa. O melhor de tudo - final de maio. O local deve ser preparado antes do transplante. Remova as ervas daninhas, cave e nivele se necessário. Os arbustos são plantados em covas separadas. Cada buraco deve ser regado com um litro de água cerca de uma hora antes do desembarque. E também é aconselhável alimentar a terra colocando estrume podre e um punhado de cinzas de madeira nos buracos. Para que as plantas criem raízes rapidamente em um novo lugar, elas são regadas sob a raiz com água morna e estável. Um litro e meio de líquido é consumido por planta.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não.Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Uma lacuna de 150 centímetros é deixada entre as linhas, e entre os arbustos - de 40 a 50 centímetros.
Crescendo e cuidando
As culturas vegetais preferem rega moderada. É impossível encher a plantação, bem como permitir que o solo seque. Nas primeiras duas semanas após o transplante dos arbustos, eles são regados duas vezes ao dia, de manhã cedo e à noite. Use 1,5 e 1 litro de água, respectivamente. A qualidade e o volume da colheita são influenciados positivamente pela irrigação por gotejamento.
O tempero é necessário para que a variedade Aisan japonesa dê origem a vegetais saborosos e saudáveis. Os jardineiros recomendam o uso de matéria orgânica, principalmente esterco podre. A primeira porção do fertilizante é introduzida 10 dias após o plantio em terreno aberto - 150 gramas da substância por cova. Fertilize as plantas à noite após a irrigação. Além disso, o trabalho é realizado a cada 14 dias, com a mesma quantidade de fertilizante.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
O tomate Aisan não pode se orgulhar de uma forte imunidade que os protegerá de todas as doenças e insetos. As plantas costumam atacar a podridão apical, a mancha marrom e a alternária. As doenças podem ser identificadas pelas manchas nas folhas. E também as plantas começam a murchar, a folhagem cai.
Para que a colheita não seja prejudicada, é aconselhável tratar previamente os arbustos com compostos especiais. A infusão de alho demonstra alta eficiência. A solução é tratada com arbustos uma vez por mês. Para preparar a composição, 40 gramas de alho esmagado são dissolvidos em 10 litros de água. A solução deve ser defendida por dois dias.
E você também pode pulverizar as plantas com celidônia (500 gramas de grama por 10 litros de líquido) com uma pequena adição de manganês. Preparações prontas também são usadas. Recomenda-se prestar atenção aos meios "Tattu", "Consento" e "Antracol".
Para proteger os tomates da podridão de topo, os rebentos são tratados com uma solução fraca de cloreto de cálcio (0,2%). Como medida preventiva, o cálcio é adicionado ao solo.
O tomate também é suscetível ao ataque das seguintes pragas:
pulgão;
Urso;
ácaro-aranha;
mosca branca;
vermes e outros insetos.