- Autores: Centro de Pesquisa Federal FGBNU Instituto de Recursos Genéticos de Plantas da Rússia em homenagem a N.I. Vavilov
- Ano de aprovação: 1987
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: consumo in natura, para decapagem e enlatamento, para conservas de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 98-113
- Condições de cultivo: para terreno aberto
- Transportabilidade: Alto
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
Os tomates preferidos de todos têm muitas variedades e híbridos com características, vantagens e desvantagens próprias. A variedade Agata é uma das variedades determinantes conhecidas e comprovadas com frutos grandes para uso universal. Os tomates são consumidos frescos, fazem ótimas saladas, deliciosas e lindas preparações em conserva inteira. Por ser a Agatha uma variedade, suas sementes mantêm todas as características varietais, podem ser colhidas de forma independente, têm excelente germinação.
História de criação
A variedade foi cultivada no Centro Federal de Pesquisa do Instituto Nacional de Recursos Genéticos Vegetais NI Vavilov. O tomate Agatha foi registrado e aprovado para cultivo em 1987.
Descrição da variedade
Um poderoso arbusto subdimensionado de 33-45 cm de folhagem média forma de cinco a seis inflorescências, cada uma das quais desenvolve 3-4 frutos. Após a formação da última inflorescência, a planta para de crescer e redireciona todas as suas forças para o desenvolvimento dos frutos. O arbusto forma a primeira inflorescência sobre 6-7 folhas, todas as subsequentes seguem por uma folha. Os caules são cobertos por folhas verdes brilhantes de tamanho médio com uma superfície ligeiramente perfurada e inflorescências simples.
As principais qualidades da fruta
Os frutos pequenos e achatados pesando 77-99 gramas são revestidos por uma casca lisa e densa, o que explica a excelente transportabilidade. Os frutos verdes em estado de maturação técnica adquirem uma cor vermelha. A polpa vermelha é dividida em 5-11 ninhos de sementes e contém 5-5,5% de matéria seca.
Características do sabor
Os tomates têm sabor agradável pronunciado e aroma característico, de acordo com a escala de degustação têm 3,8-5 pontos.
Amadurecimento e frutificação
A variedade Agata pertence ao amadurecimento precoce - o período de amadurecimento é de 98-113 dias, a colheita é colhida em julho-agosto.
Produção
A variedade se distingue por um alto rendimento da colheita - 583-676 centners por hectare.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
A semeadura das mudas ocorre na segunda década de março - a primeira década de abril. As datas aproximadas de plantio no solo são de 15 de maio a 10 de abril, mas tudo depende da região: só se pode plantar após o fim das geadas de retorno. Para obter mudas fortes, solo fértil e permeável ao ar e o endurecimento preliminar das plantas são necessários.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
As plantas jovens e maduras são plantadas em áreas ajardinadas de acordo com o esquema de 40x50 centímetros.
Crescendo e cuidando
Como o tomate só pode ser cultivado sem sementes nas regiões do sul, em todas as outras com clima mais temperado, todas as variedades são cultivadas apenas em mudas, mesmo que sejam destinadas a estufas. Isso também se aplica a variedades e híbridos de maturação precoce e ultraprecoce. A ágata é cultivada da mesma maneira que as outras. Mudas prontas são plantadas em solo bem preparado.
Os poços não precisam ser preparados com antecedência, você pode fazer isso no dia do plantio ou em um dia, que é muito mais conveniente. Para o cultivo de tomates, escolha um local bem iluminado, de preferência protegido de correntes de ar frio. O solo deve ser fértil com um nível de acidez neutra na região de 6-6,5. Bons predecessores: legumes, pepinos.
As mudas são plantadas após o endurecimento obrigatório - estão acostumadas com os raios solares, temperatura externa, deixando-as para pernoitar na varanda ou em varanda fechada, mas sem aquecimento. Apesar do endurecimento realizado, as plantas transplantadas ainda precisam de maior atenção nas primeiras duas semanas - devem ser protegidas da luz solar direta, cobertas com papel alumínio durante a noite. O solo retirado das covas é enriquecido com superfosfato, matéria orgânica (composto, húmus, excrementos de pássaros), cinzas de madeira. As raízes da planta são cuidadosamente esticadas junto ao suporte de estacas cravado, polvilhadas com terra, amassando-a e derramando-a bem.
Todos os cuidados subsequentes consistem em capinar, soltar, regar e alimentar em tempo oportuno. O tomate precisa ser alimentado três vezes por temporada. Podem ser fertilizantes minerais complexos ou formulações preparadas de forma independente, em casa. Por exemplo, infusão de verbasco ou excrementos de frango, extrato de cinzas de madeira e casca de ovo. Se for tomada a decisão de usar esterco de galinha, deve-se lembrar sobre sua agressividade excessiva e a dosagem correta:
para a preparação do licor mãe, é utilizada uma dosagem de 1: 10;
para solução secundária e curativo, a dosagem é de 0,5: 10 - meio litro da infusão diluída é despejada sob cada raiz, após despejar o solo com água limpa.
A variedade não necessita ser pinçada, porém, é melhor retirar as folhas inferiores durante o período de despejo dos tomates, o que ajudará a evitar o aparecimento de requeima.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Infelizmente, a Agatha não possui forte imunidade, portanto, a variedade é suscetível à maioria das doenças características da cultura do tomate.A requeima é especialmente perigosa e, além disso, os tomates são atacados por lesmas, moscas-brancas e ácaros-aranha. É necessário realizar tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas. Como remédio caseiro, você pode usar tintura de alho e cebola: 100 gramas de cebola e alho em um balde de água.
Regiões em crescimento
A variedade é zoneada para regiões quentes e frias, é cultivada nas regiões do Cáucaso do Norte e Médio Volga, bem como nas regiões da Sibéria Oriental e Ocidental.