- Autores: LLC 'AGROFIRMA POISK', autores: Ognev V.V., Maksimov S.V., Klimenko N.N., Kostenko A.N.
- Ano de aprovação: 2008
- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: ultra cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 75-80
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Transportabilidade: Alto
- Altura do arbusto, cm: 40-50
O sabor do tomate fresco atrai consumidores, e os jardineiros russos adoram cultivar essa safra. A híbrida Afrodite foi muito apreciada por eles. A planta recebeu este nome devido aos frutos atraentes, ao sabor agradável, à despretensão e ao período de maturação precoce, mesmo nos climas dos Urais e da Sibéria.
História de criação
A seleção de tomates por especialistas na pessoa de V.V. Ognev, S.V. Maksimov, N.N.Klimenko e A.N.Kostenko foi criada nos Urais. A variedade foi aprovada para uso em 2008.
Descrição da variedade
O tomate é cultivado em terreno aberto e em estufas de filme. Os arbustos com folhas verdes e frutos vermelhos atingem uma altura de 40-50 cm, sendo considerada de tamanho médio.
Afrodite é uma variedade determinante, ou seja, o arbusto tem restrições de crescimento. Freqüentemente, sob o filme e com os devidos cuidados, a cultura cresce um pouco mais do que a altura padrão especificada. As plantas criam raízes sem problemas na estufa e em áreas abertas.
As principais qualidades da fruta
Os tomates verdes têm uma casca verde clara. Na fase de maturação completa, a cor torna-se intensamente vermelha, sem uma tonalidade esverdeada. A massa do tomate é de 110-115 g Os frutos são redondos. Sob a pele lisa e fina, mas firme, há uma polpa muito densa com três câmaras. A qualidade de conservação dos frutos de Afrodite é excelente, assim como a resistência ao craqueamento.
Características do sabor
Os tomates desta variedade contêm muitas vitaminas úteis e minerais valiosos. Ao mesmo tempo, são praticamente desprovidos de ácidos, portanto, são bastante indicados para quem tem que seguir uma dieta alimentar.
Os tomates carnudos Afrodite têm um gosto doce e atraente. São usados com prazer na culinária, para conservação e outras opções.
Amadurecimento e frutificação
Amadurecimento ultra precoce. Os tomates ficarão prontos em 75-80 dias. Pela época da colheita, você pode indicar o período de tempo aproximado - de 15 de julho a 20 de agosto.
Produção
O rendimento declarado do tomate nomeado por Afrodite é de 90-100 t / ha, 8,0 kg / m2. Em cada uma das inflorescências, até seis tomates arredondados de tamanho quase idêntico são formados.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Para as mudas, as sementes dessa variedade de tomate são plantadas na segunda quinzena de março ou mesmo no final. Os primeiros tiros são esperados em cerca de sete dias. Este é um sinal para colocar o recipiente com os brotos em um local com melhor iluminação.
Assim que 3-4 folhas eclodirem, é recomendável mergulhar as mudas deste híbrido. Os potes de turfa são ideais para isso. Então chegará a hora de transplantá-los para o solo, agindo de acordo com o seguinte algoritmo:
- ao transplantar para vasos, você precisa pinçar a raiz central de cada planta: isso levará ao aparecimento de brotos adicionais das raízes;
- periodicamente, as mudas desse tipo de tomate precisam ser regadas;
- antes que as geadas noturnas diminuam, é aconselhável plantar os tomates sob uma película e, com a chegada do aquecimento, transplantá-los para um maior crescimento em campo aberto.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Antes de plantar sementes no solo, é necessário realizar algumas manipulações. Por 1 sq. m de solo será suficiente 7-8 arbustos. Esquema de plantio - 70 x 30-40 cm.
Crescendo e cuidando
A prática tem mostrado que uma mistura consistindo de solo, composto e húmus misturados em partes iguais é perfeitamente adequada para o plantio de sementes da variedade Afrodite em mudas. Você pode alimentar essa mistura com um aditivo na forma de sulfato de potássio com superfosfato e uma porção de cinzas.
Se você secar o solo, removendo prematuramente o material de cobertura, a cultura logo morrerá. Um resultado negativo deve ser esperado com a rega excessiva. Existe um alto risco de deterioração do sistema radicular do tomate. Os brotos que ainda não se formaram devem ser regados sob as próprias raízes. É aconselhável dedicar um tempo a isso primeiro, usando uma seringa. Os rebentos endurecidos deste híbrido preferem regas frequentes, mas em pequenos volumes. No período em que aparecer o primeiro crescimento verde, você pode começar a colher as mudas.
Quando as primeiras fotos aparecem, é importante criar uma boa iluminação. Se necessário, você pode até recorrer a fontes de luz artificiais. O recipiente com as mudas pode ser colocado no parapeito da janela, mas deve-se garantir que não esfrie ali. Quando os brotos atingem 20 cm de altura, seus troncos e raízes ficam mais fortes, a folhagem se desenvolve e os botões se amarram, as mudas estão prontas para o plantio em campo aberto. Se o clima ainda não estiver favorável para isso, os arbustos são transplantados para uma estufa, onde Afrodite poderá se fortalecer mais rápido.
O híbrido aceita bem solos neutros. Antes de iniciar as medidas agrotécnicas, o solo deve ser totalmente solto. Em geral, os requisitos agrotécnicos para o cultivo desta variedade híbrida não são particularmente difíceis e devem ser seguidos à risca:
- uma vez a cada 7 dias, os tomates devem ser fixados;
- até 3 hastes são deixadas no arbusto;
- a alimentação é realizada de forma regular e no volume prescrito;
- no calor, a cultura é regada a cada dois dias;
- em dias nublados, basta regar os arbustos uma vez por semana;
- as ervas daninhas devem ser removidas regularmente para não prejudicar o crescimento e o desenvolvimento harmonioso da cultura.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos.Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
A variedade é resistente à requeima, vírus do mosaico do tabaco (TMV) e murcha de fusarium. Mas mesmo com excelente imunidade, o híbrido freqüentemente infecta a podridão radicular.
Além disso, o besouro do tomate adora o besouro da batata do Colorado, que aparece em grandes quantidades nas plantas, por isso é importante inspecionar regularmente os arbustos e processá-los com líquido bordalês ou sulfato de cobre.
Regiões em crescimento
Esta variedade é recomendada para crescer nas regiões Norte, Noroeste, Centro, bem como no território da Região Central da Terra Negra, Cáucaso do Norte, Médio Volga, Nizhnevolzhsky, Ural, Oeste Siberiano, Leste Siberiano, Volgo-Vyatka e Regiões do Extremo Oriente.
Visão geral da revisão
Os frutos encantam os agrônomos com uma apresentação decente e, o que é extremamente importante, o tomate não se perde no transporte. A cultura é resistente ao calor do verão, os ovários podem suportar até mesmo o calor. Ao mesmo tempo, o tomate reage aos caprichos da natureza. Os tomates são deliciosos para comer frescos, bem como em conserva e salgados.
Alguns agrônomos entusiastas cultivam com sucesso um híbrido de Afrodite na varanda e na loggia, mas os frutos são um pouco menores do que os indicados nas características.