- Autores: Postnikova O. V.
- Ano de aprovação: 2019
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para preservação de frutas inteiras
- Período de amadurecimento: meio cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 90-95
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Altura do arbusto, cm: 180-220
- Sai: médio, verde
O tomate cereja afro é um híbrido, mas, apesar disso, tem bom gosto. Sua popularidade entre os moradores do verão é explicada não apenas pelo sabor da fruta, mas também pela versatilidade de uso, propriedades úteis e maturação precoce. E também o fato de esta variedade ser bem armazenada apesar de sua tendência a rachar.
História de criação
Foi criado pela primeira vez em 2017, depois foi registrado, mas permitiu o cultivo em 2019. Condicionalmente, podemos dizer que seu pai, aquele que o recebeu, é O. V. Postnikova.
Descrição da variedade
O arbusto do tomate cereja Afro é alto e atinge 180-200 cm. É indeterminado, não para de crescer. Planta muito desenvolvida, com folhas a atingir comprimento médio, de cor verde. Os frutos são formados em 8-12 pedaços por 1 cacho. As inflorescências são intermediárias, as primeiras são formadas acima de 7-8 folhas e as subsequentes após 3 folhas.
As principais qualidades da fruta
Os frutos, ao atingirem a maturação, adquirem a cor cereja escura. Eles são redondos, ligeiramente nervurados e de tamanho pequeno. O peso atinge cerca de 45-50 g. O tomate cereja afro é uma variedade de coquetel. A polpa do fruto é densa e suculenta, revestida por uma casca grossa, que, infelizmente, tende a rachar.
Características do sabor
Os tomates têm um sabor adocicado muito pronunciado com notas frutadas subtis. É utilizado para alimentos frescos e também para enlatados de frutas inteiras.
Amadurecimento e frutificação
Refere-se a variedades precoces médias. Demora até 2 meses do plantio das mudas até a colheita, o período de maturação completo é de 90-95 dias. A frutificação neste tipo de tomate é longa, a colheita está pronta para ser colhida durante os meses de julho a agosto.
Produção
O tomate desta variedade é altamente frutífero. Seu rendimento é de 10,2 kg por m2.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
As sementes são preparadas para a germinação com antecedência, o plantio das mudas deve ser feito em março cerca de 40-50 dias antes do plantio das mudas já cultivadas no solo.
Diretamente as próprias mudas são plantadas no solo em maio, quando a planta já está um pouco mais forte e com folhas bastante grandes.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Para o plantio de mudas no solo, certos requisitos devem ser seguidos a fim de se obter uma boa colheita em tempo hábil. Algumas funcionalidades:
a distância entre as plantas deve ser de pelo menos 35 cm;
a distância entre as filas de tomates também é de pelo menos 35 cm;
densidade de plantio não superior a 3-5 plantas por m2
Crescendo e cuidando
Ao cultivar um tomate cereja Afro, é necessário realizar uma liga de plantas para que não dobrem ou caiam, pois são bastante altas. E também é necessário realizar a formação para evitar o espessamento.
Se as condições climáticas forem suficientemente quentes na área de cultivo, esta variedade de tomate amadurece bem em campo aberto. E se o clima for frio, então você precisa plantar em uma estufa.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
É altamente resistente a doenças.
Regiões em crescimento
Tem um bom crescimento e frutifica em zonas com diferentes condições climáticas - tanto nas regiões centrais do nosso país como nas regiões oeste e leste. Esta espécie é especialmente criada para cultivo em áreas com diferentes situações meteorológicas.
O tomate cereja afro contém muitas vitaminas e minerais úteis. Recomenda-se comê-lo de preferência fresco para maiores benefícios. Mas mesmo em alimentos enlatados, não perde a maior parte de suas propriedades benéficas.
Pode ser utilizado na prevenção de determinadas doenças, nomeadamente: aterosclerose, oncologia e doenças do sistema cardiovascular. Tudo isso se deve a substâncias na composição como magnésio, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e iodo. E também pela presença das vitaminas K, E, A e do grupo B.