- Autores: Kentucky, EUA
- Sinônimos de nomes: Vining africano, viking africano, viking africano
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Condições de cultivo: para terreno fechado
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 150-200
- Cor de fruta madura: framboesa rica
Existem variedades de tomates que crescem maravilhosamente dentro de casa. Dentre elas, destaca-se a variedade de liana africana com ricos frutos carmesim.
História de criação
As variedades foram cultivadas no estado de Kentucky. Esta planta também é chamada de viking africano.
Descrição da variedade
Se falamos sobre o tipo de crescimento, então essa variedade é classificada como indeterminada. Os arbustos são altos, geralmente de 1,5 a 2 metros de altura.
A folhagem é comum, fina. Você não pode prescindir de amarrar a planta à treliça. É imprescindível pinçar os arbustos em um determinado estágio de crescimento vegetativo. Você pode atingir o rendimento máximo se formar a liana africana em dois ramos.
As principais qualidades da fruta
Os tomates dessa variedade crescem de 400 a 500 gramas. Eles são lindos em formato, em forma de coração. Eles são usados não apenas frescos à mesa, mas também para a produção de suco. Uma mão contém 2 a 4 frutos.
Características do sabor
Sob a pele desta casta de tomate, encontra-se uma polpa densa de sabor harmonioso, equilibrado e doce. Por tais qualidades, a liana africana é apreciada.
Amadurecimento e frutificação
Variedade de entressafra, frutificando até a geada.
Produção
A liana africana dá uma grande colheita.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Como a variedade é plantada dentro de casa, o momento de plantar as sementes depende de quando o produtor deseja colher os frutos. Após 65-70 dias, as mudas podem ser plantadas na estufa.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
O plantio deve ser feito de forma que haja espaço suficiente entre as plantas para o desenvolvimento. É importante levar em consideração o fato dos arbustos serem altos, portanto, é necessário garantir uma boa ventilação entre eles.
Crescendo e cuidando
O solo para tomate liana africana deve ser rico em matéria orgânica. A adição de composto pode ser suficiente para uma boa colheita. A longo prazo, é melhor usar fertilizantes orgânicos, como esterco de animal ou folhas compostadas, porque o uso excessivo de fertilizantes químicos inorgânicos pode prejudicar o solo.
Se não for possível usar matéria orgânica, então é melhor aplicar fertilizante de nitrogênio-fósforo-potássio (5-10-5), também chamado de fertilizante para plantas.Pré-fertilize o solo antes de plantar videiras africanas e, a seguir, inicie um programa de alimentação regular uma ou duas vezes por mês após o aparecimento dos primeiros frutos.
No entanto, tenha cuidado ao usar fertilizantes de tomate, muito nitrogênio pode resultar em uma bela folhagem verde, mas poucos frutos.
O melhor solo para a liana africana é franco-arenoso, rico em matéria orgânica e com boa drenagem.
A rega desempenha um papel importante no processo de cultivo de qualquer variedade de tomate. Com falta ou excesso de umidade, surgem dois problemas comuns - rachaduras na casca e apodrecimento no final da flor. Nesse caso, regue a base da planta, não as folhas, use a irrigação por gotejamento com cronômetro. O solo não deve secar completamente, mas você deve tentar manter a umidade constante.
A poda oportuna também é indispensável. Reduz a probabilidade de ocorrência de muitas doenças. Em primeiro lugar, são retiradas as folhas inferiores, que estão o mais próximas possível do solo, porque são as primeiras a começar a doer. Todos os enteados aparecidos também precisam ser removidos. Quanto menos denso o arbusto, mais rápido as folhas secam, respectivamente, não havendo ambiente favorável para microorganismos patogênicos.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
É necessário começar a lutar contra as pragas e doenças antes que apareçam. Inseticidas e fungicidas para ajudar o cultivador.
Óleo de nim, solução de sabão, infusão de alho ajudam bem contra pulgões, percevejos e outros insetos.
Existem doenças que não podem ser curadas com inseticidas. Somente medidas preventivas ajudam neste caso. Em primeiro lugar, trata-se de uma remoção oportuna de ervas daninhas, da remoção da folhagem, do controle do nível de umidade e da quantidade de luz recebida pela planta.
Regiões em crescimento
Quando plantado em uma estufa, você pode obter uma colheita decente em qualquer região do país.