- Autores: V. G. Kachainik, M. N. Gulkin, O. A. Karmanova, S. V. Matyunina (Agrofirma Aelita LLC)
- Ano de aprovação: 2019
- Categoria: grau
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Compromisso: consumo in natura, para suco, para ketchup e extrato de tomate
- Período de amadurecimento: meia temporada
- Tempo de amadurecimento, dias: 105-110
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: alta
- Altura do arbusto, cm: 170-200
Para muitos jardineiros, as novas variedades de plantas de uso tópico são uma verdadeira surpresa. Um deles é apenas o tomate Abruzzo. Essa cultura surgiu recentemente, mas já conseguiu se estabelecer muito bem.
História de criação
Abruzzo, ao contrário do seu nome, não tem nada a ver com a Itália. Esta é uma planta doméstica completamente comum, que recebeu aprovação para cultivo em 2019. Foi desenvolvido por quatro criadores da Agrofirma Aelita: Kachainik, Karmanova, Gulkin e Matyunina.
Descrição da variedade
Os arbustos de Abruzzo atingem grandes alturas. Pode variar de 1,7 a 2 M. As folhas verdes são moderadamente longas. A inflorescência é do tipo intermediário. O pedúnculo não está articulado.
As principais qualidades da fruta
Os frutos verdes de Abruzzo são de cor verde claro. Eles também são caracterizados por uma mancha escura. Durante o processo de maturação, os frutos ficam vermelhos e adquirem um brilho típico. A massa de um tomate varia de 0,22 a 0,3 kg. O fruto tem aspecto de pêra e é bastante forte, mas não excessivamente estriado, de casca fina.
Características do sabor
O Abruzzo tem o mesmo sabor da maioria dos tomates clássicos. A riqueza das sensações gustativas é notada. O sabor doce é mais pronunciado do que as notas ácidas, mas também são claramente visíveis. A polpa contém relativamente poucas sementes. A polpa em si é bastante carnuda.
Amadurecimento e frutificação
A variedade pertence à categoria de meia temporada. Após a germinação, você tem que esperar em média 105-110 dias. A colheita geralmente começa em julho e termina em setembro. Em condições meteorológicas instáveis, esta regra pode ser violada.
Produção
A fertilidade é declarada no nível de 11 kg por 1 sq. m. Este efeito é obtido ao usar uma cultura de filme. É importante ressaltar que todo o rendimento normativo atenderá aos requisitos de qualidade comercial. Esta informação é confirmada pelos dados do cadastro varietal estadual.
Momento de plantio de mudas e plantio no solo
Em condições normais, a semeadura em recipientes de mudas deve ser entre 1 e 15 de março. Mas os jardineiros devem monitorar de perto o clima atual e suas previsões, levando em consideração as características de áreas específicas. Os tempos típicos de transplante de terrenos baldios são de 15 de maio a 5 de junho. Com uma primavera fria prolongada, esse período pode ser aumentado. O cultivo em estufas ou estufas pode resolver parcialmente o problema.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Não difere das regras para o plantio de muitas outras variedades de tomate. Normalmente, você pode seguir o pedido padrão de 600x500 mm. Após a formação posterior, apenas 2 hastes sobraram. Por 1 sq. m deixar 3-4 plantas. Na hora de plantar não se esqueça de formar um tubérculo de terra e regar as mudas.
Crescendo e cuidando
Mesmo ao cultivar mudas de Abruzzo, correntes de ar e luz excessivamente forte devem ser evitadas. Quedas de temperatura para mudas jovens também são inaceitáveis. É necessário transplantar as mudas para recipientes maiores após o aparecimento de 2 folhas verdadeiras. Tendo formado os caules principais, então todos os novos enteados são removidos para que o desenvolvimento do arbusto dê certo.
Ainda na fase de plantio de mudas, é necessário separar as sementes. Aqueles que flutuam na água devem ser jogados fora. Esse material de plantio não trará nenhum benefício de qualquer maneira. Após o plantio, a primeira irrigação é feita no 7º ao 10º dia, não antes. Em uma estufa, a irrigação deve ser feita pela manhã e depois bem ventilada.
Quando a safra está madura, a irrigação é reduzida ao mínimo. Melhor ainda, pare-o completamente. Caso contrário, existe um grande risco de infecção da requeima. A pulverização periódica das folhas é recomendada para os períodos quentes. Uma vez que Abruzzo forma arbustos altos, ele precisa de um suporte confiável. A não utilização deles pode levar à destruição da planta sob estresse. Ao retirar os enteados, devem ser deixados todos os crescentes. Se houver a menor dúvida, é melhor deixar de lado as ramificações adicionais.
Em terreno aberto, ao contrário do cultivo em estufa, a rega do tomate Abruzzo deve ser feita à noite. É necessário alimentar a cultura com fertilizantes complexos para tomates. Capine o solo ao redor dos arbustos regularmente para que as ervas daninhas não tenham tempo de crescer. Imediatamente após a rega, o solo deve ser solto. Para cobertura morta, você pode usar composto e húmus.
As pragas desta variedade quase não parasitam. Ocasionalmente, é acometido por pulgões. Isso se manifesta na torção da folha, ressecamento e queda das flores. Para combater pulgões, é recomendado o uso de "Fitoverm" ou "Actellik". Soluções de sabão ou cinza ajudam muito com as ferramentas disponíveis.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Regiões em crescimento
Abruzzo está dividido em várias localidades da Federação Russa:
- Região do Médio e Baixo Volga;
- norte e noroeste da parte europeia;
- centro da parte europeia;
- Sibéria;
- Ural;
- Extremo Oriente;
- Região Central da Terra Negra;
- Cáucaso do Norte.