- Categoria: híbrido
- Tipo de crescimento: determinante
- Compromisso: universal
- Período de amadurecimento: cedo
- Tempo de amadurecimento, dias: 110-115
- Condições de cultivo: para terreno aberto, para estufas de filme
- Tamanho do arbusto: subdimensionado
- Altura do arbusto, cm: 40
- Cor de fruta madura: amarelo âmbar
- Forma de fruta: arredondado
Muitos residentes de verão, jardineiros e jardineiros não conseguem imaginar seu próprio jardim sem tomates. Na verdade, este é o rei dos vegetais nos sites russos. Para o seu bem, eles compram e instalam estufas de policarbonato caras, gastam dinheiro em todos os tipos de caixas de cultivo, fitolampos, canteiros e estufas. Jardineiros experientes têm suas próprias coleções de sementes, testadas pelo tempo, e as reabastecem constantemente com novos produtos, incluindo híbridos. Um desses favoritos é o determinante híbrido universal Damasco, destinado a estufas e terrenos abertos. Os tomates são consumidos frescos, usados para enlatados de frutas inteiras, molhos para cozinhar e lecho. Tomates doces, quase açucarados, gostam muito de crianças.
História de criação
O tomate é fruto do trabalho dos criadores de Riga e está incluído no Registro Estadual de Conquistas Reprodutoras.
Descrição da variedade
Os arbustos de crescimento baixo (40 cm) são cobertos de verde brilhante, com uma leve tonalidade acinzentada, folhagem de tamanho médio. Infelizmente, um crescimento tão pequeno não protege os rebentos fracos de se alojarem com o peso dos frutos em maturação. É mais correto arranjar apoios, apesar da baixa altura.
As principais qualidades da fruta
Frutos pequenos, uniformes, arredondados, de 60 gramas, são de cor verde, embora imaturos, na fase de maturação técnica adquirem uma bela cor amarelo-limão. As frutas são muito decorativas frescas e em conserva.
Características do sabor
A polpa suculenta e doce do damasco tem uma estrutura densa, os frutos contêm uma quantidade maior de niacina e licopeno. O primeiro fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, o segundo é um antioxidante natural. Frutas amarelas podem ser consumidas por pessoas alérgicas a vegetais e frutas vermelhas. A pele densa permite armazenamento e transporte a longo prazo.
Amadurecimento e frutificação
A variedade distingue-se por longos períodos de frutificação e maturação precoce dos frutos (110-115 dias). A colheita começa em junho e continua em julho, às vezes capturando agosto.
Produção
O damasco tem bons indicadores de rendimento: até 3-5 kg são colhidos em um arbusto, até 18 kg em um metro quadrado.
O momento de plantar mudas e plantar no solo
Para a semeadura de mudas, o momento ideal é escolhido: 15-20 março. Você pode plantar plantas jovens em uma estufa já no dia 5 de abril, e as mudas são transplantadas para o campo aberto em meados ou no final de maio.
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro será capaz de colher. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o plantio no solo.
Esquema de pouso
Durante a transferência das plantas das caixas para um local permanente, observa-se a distância mais adequada entre as raízes - 40x40 cm.
Crescendo e cuidando
O formato ideal para o cultivo de um alperce híbrido é um método de muda e condições de estufa. Em campo aberto, o tomate é cultivado em regiões quentes e com grande quantidade de SAT (soma das temperaturas ativas), em outras regiões precisa de proteção. O processo é totalmente consistente com os métodos clássicos e é cultivado em mudas.
Antes da semeadura, as sementes são tratadas com medicamentos estimulantes.
A semeadura é realizada em pastilhas de turfa, copos ou caixas de mudas.
No início, os brotos fracos crescem em uma estufa - sob um vidro ou filme.
Para mudas maduras, é necessário endurecer antes de plantar em um local permanente.
O cultivo de tomates adultos ocorre em solo ensolarado, fértil e respirável com um nível de pH neutro. Os furos preparados são enriquecidos com matéria orgânica, fertilizantes minerais, cinzas de madeira. Os suportes para futuros arbustos são instalados imediatamente nos poços. As plantas plantadas são bem derramadas com água morna, após o que resta observar os métodos agrotécnicos tradicionais.
Rega.
Remoção de ervas daninhas.
Afrouxamento.
Top dress.
Roubando.
Formação em 1-2 hastes.
Desbaste da folhagem densa para permitir o acesso de ar livre aos frutos, bem como para evitar a requeima.
Freqüentemente, o afrouxamento é substituído por cobertura morta. A ventilação é necessária em estufas. A cobertura é realizada pelo menos três vezes por temporada. Durante o período de floração, fertilizantes de nitrogênio são usados, na fase de brotamento, a planta precisa de substâncias potássio-fósforo. Para tomates, formulações como infusão de verbasco e urtiga são adequadas.
Uma planta precisa de diferentes micronutrientes em cada estágio de crescimento. Todos os fertilizantes podem ser divididos em dois grupos: minerais e orgânicos. Os remédios populares são freqüentemente usados: iodo, fermento, excrementos de pássaros, cascas de ovo.
É importante observar a taxa e o período de alimentação. Isso também se aplica a remédios populares e fertilizantes orgânicos.
Resistência a doenças e pragas
Uma das vantagens do Damasco é a resistência a todos os principais tipos de doenças da erva-moura, mas a forte imunidade não é uma panacéia. Moscas-brancas, pulgões e lesmas são perigosos em estufas; os ácaros-aranha vivem em espaços abertos. Mesmo com boa saúde, a alta umidade na estufa pode provocar requeima. Para evitar tais problemas, é necessário tratar as plantas periodicamente com inseticidas e fungicidas.
Resistente a condições climáticas adversas
O tomate não tem resistência particular, mas tolera bem os extremos de temperatura.
Regiões em crescimento
O tomate é adaptado para cultivo em estufas na zona intermediária, podendo ser cultivado em campo aberto nas regiões sul. Para regiões mais ao norte, o cultivo, mesmo em estufas, só é possível com aquecimento adicional.