Características de embeber sementes de tomate antes da semeadura
A imersão em uma solução estimulante ou desinfetante é uma etapa importante na preparação das sementes de tomate para a semeadura. O procedimento deve ser realizado imediatamente antes de transferir o material para o solo.
A necessidade de imersão
Bloquear as sementes de tomate antes da semeadura é um procedimento que aumenta muito a probabilidade de sua germinação posterior. Ignorar essa importante etapa leva não apenas a uma interrupção no desenvolvimento das mudas, mas até mesmo à diminuição de sua imunidade, infecção por doenças fúngicas e aparecimento de insetos. Esta regra é relevante para todas as variedades de tomate cultivadas tanto em estufa quanto em campo aberto ou até mesmo em um apartamento. De acordo com especialistas, a imersão preliminar pode aumentar o rendimento em quase 30%. Após o tratamento, a incidência de doenças nas plantações é reduzida pela metade.
De referir que a embebição promove o inchaço das sementes, pelo que estas se desenvolvem mais rapidamente e ao mesmo tempo brotam.
O bloqueio é considerado obrigatório caso se trate de sementes vencidas ou cuja origem não seja identificada. Os motivos do procedimento são o desconhecimento do ano da coleta, bem como o prazo de validade do plantio da cultura para mudas. É melhor embeber a semente se a variedade envolvida for de valor ou mesmo raridade, e também se a germinação de uma determinada variedade estiver em dúvida. No entanto, em alguns casos, esse pré-processamento, pelo contrário, não deve ser realizado. Por exemplo, isso é relevante no caso do seu próprio material de plantio, cuja germinação com certeza será bem-sucedida, bem como ao plantar um grande número de exemplares.
Quanto tempo você deve mergulhar?
A duração do procedimento é determinada em função da solução utilizada. Por exemplo, no caso da água quente, demorará várias horas, em média cerca de 14. Quanto mais jovens forem os grãos, menos terão de ficar na água. Por outro lado, o material obsoleto leva um dia ou mais.
Se as sementes frescas, após passarem um dia na água, não incharem realmente, é recomendável jogá-las fora, pois o surgimento de mudas é considerado improvável.
Isso é especialmente verdadeiro para híbridos marcados com F1 na embalagem. A imersão em água pura geralmente é seguida pela imersão em fungicidas ou promotores de crescimento, o que leva muito menos tempo.
Em que e como mergulhar?
Embeber as sementes de tomate antes de semear para as mudas pode ser feito com diferentes líquidos, incluindo água de degelo comum. Alguns desinfetam a semente, enquanto outros, por serem ativadores, permitem que os brotos subam mais rápido. Manter as sementes em água limpa com uma temperatura ligeiramente acima da ambiente, mas não muito quente, é sempre considerado básico. Também é possível usar seu tipo descongelado ou chuva.
O líquido deve estar apenas alguns centímetros acima do nível da semente.
Em outras palavras, seu volume acaba sendo um quarto menor do que o das ervilhas duras. Antes de mergulhar os grãos, eles precisam ser removidos com uma atadura de gaze multicamadas amarrada em um saco. Durante o procedimento, principalmente se durar de 12 a 18 horas, a água precisará ser trocada de 3 a 5 vezes.Também é recomendado remover o saco de vez em quando por alguns segundos para que o material processado fique saturado de oxigênio.
Soluções
Uma das maneiras mais simples é manter os grãos em uma solução de permanganato de potássio. Nesse caso, você deve tomar uma variedade de um por cento do medicamento recém-preparada. Freqüentemente, peróxido de hidrogênio a três por cento também é usado para o tratamento de pré-semeadura. Este pesticida de origem natural desempenha simultaneamente várias funções: estimula a atividade vital das sementes, amacia a casca, proporciona arejamento e previne o desenvolvimento de doenças fúngicas e o aparecimento de bolores. Para tomates, é melhor usar uma solução de três por cento.
Antes de plantar tomate, faz sentido que as sementes fiquem um tempo imersas em clorexidina. Uma solução farmacêutica que evita o desenvolvimento de fungos pode ser uma alternativa válida ao peróxido de hidrogênio ou ao permanganato de potássio.
Alguns medicamentos comprados destinam-se exclusivamente a ativar a germinação de sementes. Neste caso, estamos a falar de soluções como "Epin", "Kornevin" e "Immunocytofit". Várias misturas caseiras à base de ingredientes naturais têm propriedades semelhantes. Acessível, mas ao mesmo tempo eficaz, é o suco de aloe - um estimulante natural que pode acelerar os processos metabólicos que ocorrem dentro das sementes, bem como prevenir o desenvolvimento de doenças fúngicas. Usar um produto seguro e nutritivo pode reviver grãos estragados ou de baixa qualidade.
A composição do mel de abelha afeta os grãos de tal forma que eles começam a se desenvolver mais rapidamente. Além disso, a substância natural fortalece a imunidade da cultura da erva-moura. Para uso como bioestimulante, o mel natural precisa primeiro ser diluído em água. Em princípio, o suco de batata também dá bons resultados. A casca da cebola seca não só terá um efeito positivo na germinação dos tomates, mas também aumentará sua resistência a pulgões, ácaros e outros insetos.
Para maior eficiência, a infusão de vegetais é misturada a uma solução de cinza de madeira.
"Fitosporin M" torna possível prevenir a infecção da cultura com perna preta e requeima. "Epin" À base de plantas agiliza o processo de germinação, além de fortalecer a imunidade do tomate, aumentando a resistência a fatores adversos. Um poderoso ativador possui características semelhantes. "Zircão", que é baseado em ácido chicórico. Para que as mudas se desenvolvam ao mesmo tempo, é melhor usar ácido succínico. A cinza de madeira não é utilizada na sua forma natural, mas sim na forma de solução.
É preparado com algumas colheres de sopa da substância e um litro de água fervida, e a infusão do nutritivo "coquetel" é realizada por cerca de dois dias.
O leite natural é em todos os sentidos um produto seguro, rico em nutrientes e que promove o crescimento das mudas. Para a fechadura, costuma-se usar apenas sua variedade fresca, de preferência uma sauna a vapor. O arsenal dos jardineiros também contém uma solução de verde brilhante, uma infusão de alho, refrigerante, álcool, sulfato de cobre a 2% e até iodo.
Tecnologia
Ao usar permanganato de potássio, é correto primeiro mergulhar as sementes em água morna. Quando estão suficientemente inchados, as amostras podem ser removidas em gaze e mergulhadas diretamente no líquido rosa brilhante obtido pela dissolução de um miligrama de cristais em um litro de água fervida aquecida. Após o processamento, que dura de 15 a 20 minutos, o material é despejado em um prato, lavado em água limpa e seco.
Em água oxigenada, aquecida a +40, as sementes, estando em um saco de tecido, devem permanecer por cerca de 10 minutos, após os quais deverão ser colocadas em um guardanapo de papel e deixadas para secar até escoar livremente. A solução de clorexidina requer meia hora de imersão das sementes. O líquido pode simplesmente ser despejado em um prato e, em seguida, colocado as amostras lá.
Ou você pode usar para impregnar um pedaço de gaze em que os grãos serão embrulhados depois.
Para obter o suco de babosa, você precisa pegar uma planta com pelo menos três anos e cortar algumas das folhas inferiores dela. Os fragmentos são embrulhados em papel ou pano seco e colocados na geladeira por uma ou duas semanas. Após o período acima, as folhas carnudas são esmagadas e espremidas para formar um líquido. Para embeber as sementes, pode-se usar suco puro ou sua mistura com água fervida na proporção de 1: 1. O processamento leva um dia, e então o material é imediatamente semeado no solo.
O processamento do mel ocorre de uma maneira muito diferente. Primeiro, uma colher da substância pegajosa se dissolve em um copo d'água. A mistura homogênea é despejada em uma placa plana, e o inóculo é colocado nela de forma que fiquem apenas ligeiramente cobertos com líquido.
A imersão é realizada de 3 a 6 horas, sendo então a semente imediatamente transferida para o solo sem enxágue.
Para expor as sementes à ação do suco de batata, você deve primeiro selecionar 2 a 4 raízes que já começaram a germinar. As frutas são congeladas e depois retiradas da geladeira e deixadas para descongelar. Quando as batatas estiverem descongeladas, é hora de espremer o suco delas. Os grãos são enviados ao líquido resultante por 6 a 8 horas, mas somente após serem imersos em água comum.
Para preparar a solução de cebola, despeja-se casca seca com meio litro de água tomado na proporção de 1 para 1 com infusão de cinzas. Para maior eficácia, os ingredientes devem ser enriquecidos com 5 gramas de refrigerante, um grama de permanganato de potássio e 0,3 g de ácido bórico. Os grãos pré-embebidos permanecem neste bioestimulador por cerca de 6 horas. Eles podem ser enviados ao solo somente após uma leve secagem.
Ao escolher a "Fitosporina", é necessário diluir 1,5 gramas da substância em um litro de água algumas horas antes do procedimento principal.
Em seguida, as sementes são imersas na solução por algumas horas e, em seguida, são secas até fluir livremente. É comum embeber o material em "Epin" no dia do plantio planejado de futuras mudas. Um nutritivo "coquetel" é preparado com algumas gotas da droga e 100 mililitros de água pura. A imersão dura de 2 a 4 horas, dependendo do estado do material.
A interação com "Zircon" ocorre de forma semelhante, exceto que a solução de trabalho é preparada a partir de 0,025 ml do produto e 100 ml de água. O ácido succínico na quantidade de 1,5 g é dissolvido em um litro e meio de água. É necessário imergir as sementes de tomate por 12-24 horas. As amostras ficam em uma solução de cinza de madeira por um dia. O leite é aquecido a 40 graus antes do processamento e, em seguida, colocado em um local aquecido. As sementes deverão permanecer nele de 10 a 12 horas. A solução de refrigerante é preparada dissolvendo 30 gramas de pó em um litro de água. A imersão dura cerca de 3 horas, após as quais as amostras lavadas são colocadas sobre um pano embebido em fertilizantes.
Dicas úteis
Independentemente de quais produtos afetem as sementes de tomate, a semente deve primeiro ser calibrada, ou seja, selecionar apenas amostras inteiras, fortes e pesadas sem nenhum dano. O tratamento deverá ser realizado estritamente de acordo com as instruções, caso contrário, exceder o tempo de exposição levará a uma sobredosagem de substâncias ativas. Recomenda-se complementar a imersão como parte da preparação da pré-semeadura por endurecimento e borbulhamento, ou seja, saturação de oxigênio.
O comentário foi enviado com sucesso.