Prazo de validade de sementes de tomate

Contente
  1. Por quantos anos as sementes de tomate mantêm sua capacidade de germinação?
  2. Nuances de armazenamento
  3. O material vencido pode ser plantado?

É difícil imaginar uma pessoa que não goste de tomates. É por esta razão que muitos residentes de verão cultivam esses vegetais saborosos e saudáveis ​​em seu local. O caminho para a colheita é bastante longo. É impossível obtê-lo sem material de semente de qualidade.

Sobre o prazo de validade do tomate, por quanto tempo as sementes mantêm suas características, as nuances de armazenamento e outros fatores serão discutidos hoje.

Por quantos anos as sementes de tomate mantêm sua capacidade de germinação?

Os tomates são considerados um produto útil e valioso.... Dadas essas qualidades, a maioria dos jardineiros planta essa safra anualmente em seus terrenos. Para a semeadura, utilizam-se sementes que são armazenadas em condições adequadas. Ao comprar sementes, você precisa descobrir se elas são adequadas para o plantio. De acordo com as exigências do Ministério da Agricultura e Alimentação de 1999, a embalagem das sementes deve indicar o prazo de validade. Muitos fatores afetam a segurança das sementes, o próprio recipiente em que estão localizadas também desempenha um papel importante.

Eles podem ser armazenados em envelopes de papel por um ano. Quando as sementes são colocadas em sacos de alumínio ou em sacos duplos que não permitem a passagem de umidade, esse período é aumentado para dois anos. A germinação das sementes de acordo com GOST não deve ser inferior a 95%. Ao comprar produtos da loja lacrados em sacos plásticos, é aconselhável despejá-los em envelopes de papel respirável. Em média, as sementes desta cultura não perderão a germinação por cerca de 5 anos ou mais. Quando armazenados por mais de 7 anos, sua qualidade é significativamente reduzida. Para verificar a sua qualidade, não é necessário orientar-se pela data indicada na embalagem. Nesse caso, recomenda-se fazer um teste e verificar a viabilidade das sementes.

Para verificar a germinação, você precisa de:

  • pegue um recipiente plano;
  • use material fino dobrado várias vezes;
  • umedeça-o e despeje as sementes entre as camadas;
  • coloque um saco plástico no recipiente;
  • deixe o recipiente em um local aquecido, enquanto você precisa monitorar o regime de temperatura (a temperatura ideal é de +25 graus).

Inspecione o recipiente para verificar se o papel está seco. Umedeça se necessário. Após 4 ou 5 dias, os brotos devem aparecer. É importante certificar-se de que o número seja superior a 30%. Se houver poucos brotos (menos de 30%), esta semente não é mais adequada para uso. Feito um teste semelhante, é melhor assinar os sacos, indicando a percentagem de brotos. Ao plantar sementes no solo, você precisa considerar o quão bem elas germinaram. Com uma pequena porcentagem, é necessário aumentar a quantidade de material para a semeadura.

Nuances de armazenamento

Muitos residentes de verão preferem usar sementes colhidas por eles mesmos. Isso os poupará de gastos excessivos, além disso, os arbustos cultivados com o material coletado estarão mais adaptados ao local de crescimento e à zona climática. Na hora da coleta, deve-se ter em mente que não é recomendado coletar sementes de variedades híbridas, uma vez que não está claro o que pode crescer delas. Os tomates são classificados como culturas autopolinizáveis, por isso é melhor usar sementes de espécies varietais. Na coleta de material de qualidade, vale a pena parar em frutos grandes, maduros, firmes e carnudos. Para a colheita, os tomates que amadurecem primeiro são mais adequados.

Frutos ligeiramente imaturos com uma cor característica da variedade são retirados do mato. Tomates muito maduros não são usados ​​para colheita de material.Nas estufas, os vegetais são retirados da 2ª escova, nos canteiros - da 1ª escova. A coleta do material de plantio é realizada em arbustos sadios. Recomenda-se deixar frutos marrons para amadurecer. Em seguida, os frutos maduros devem ser cortados e as sementes espremidas para fora deles em um recipiente preparado com água por vários dias. Depois disso, eles são lavados e secos.

O armazenamento do material deve ser realizado de acordo com as normas. Em salas secas e sem ventilação, as sementes começarão a secar, em um local úmido elas irão germinar. Todos esses fatores são indesejáveis ​​e às vezes destrutivos.

O teor de sementes antes do plantio dependerá do cumprimento das condições de armazenamento, que afetam diretamente a germinação e o desenvolvimento.

  • O estoque de sementes deve ser armazenado em potes de vidro fechados. É importante protegê-los da exposição ao sol e à luz. Você também precisa remover o material de fontes de calor na forma de baterias, fogões, lareiras.
  • Mais adequado para armazenamento lugar seco e escuro.
  • Em casa, as sementes coletadas para o plantio são guardadas em envelopes de papel.... Recomenda-se assiná-los imediatamente, indicando a data da coleta e o nome da variedade.
  • As sementes serão mais bem preservadas em conformidade com o regime de temperatura de 6 a 12 graus Celsius, com umidade relativa de 55%.

Acredita-se que as sementes de tomate possam ser deixadas para armazenamento na geladeira, em seu fundo. Uma varanda fresca e seca também pode ser um bom lugar para fazer isso. Escolhida uma das opções indicadas, deve-se lembrar que o fundo semente exige um manuseio cuidadoso e, com mudanças bruscas de temperatura ou alta umidade, pode simplesmente deteriorar-se.

No inverno, deve-se examinar o material, se necessário, retirar as sementes podres e usar as restantes para o plantio.

O material vencido pode ser plantado?

Às vezes, muitos residentes de verão encontram sementes já velhas com uma vida útil longa expirada, sem saber se devem usá-las. Segundo os especialistas, a segurança do fundo semente é mais influenciada pelo seu correto armazenamento. Se você mantiver a temperatura ideal para os tomates, mantenha as sementes em um recipiente adequado, revise o fundo de sementes, então você pode obter cerca de 60% de germinação em 5-6 anos. Mesmo sementes de tomate com mais de 10 anos eram recomendadas para semear.... É verdade que essas mudas podem germinar um pouco mais tarde, mas isso não afeta o estado dos frutos e a qualidade da colheita.

Quando o prazo expirar, recomenda-se fazer um plantio em massa, isso determinará a qualidade. Caso esse valor não seja inferior a 50%, você pode usar o material. Sementes de produtores confiáveis ​​podem germinar 80% ou mais. Segundo experientes agrônomos, não vale a pena jogar fora os produtos vencidos. Você pode tentar aumentar sua taxa ao semear ou usar estimulantes de crescimento. Para estes fins, cinzas ou sumo de aloé e ácido succínico são adequados. A imersão ajudará a aumentar a germinação dos tomates. Você pode usar peróxido de hidrogênio para isso. Para prepará-lo, leve:

  • peróxido (3%) - 10 ml;
  • água - 90 ml.

A imersão é realizada imediatamente antes do plantio das sementes, mergulhando-as em uma solução de peróxido de hidrogênio a 3% por 2-3 dias até que o broto apareça... É necessário que o líquido cubra levemente os grãos. Depois disso, são plantadas, inclusive com mudas. Nesse caso, o peróxido acelera a germinação e estimula o crescimento. Quanto mais antigo for o material de plantio, mais tempo levará para ficar de molho.

Para "reviver" as sementes, também será possível imersão preliminarmente em estimulantes para o crescimento. Estes podem ser medicamentos "Zircon", "Ecopin", "Epin". Para fazer isso, eles são imersos em água comum por várias horas e, em seguida, derramados com uma solução preparada a partir das preparações descritas. Para um estimulante, é preciso tomar 100 ml de água e adicionar 1 ml do produto selecionado. As sementes são colocadas no produto por 6-8 horas.As sementes são plantadas no solo seco se a temperatura do ar não aqueceu acima de 10 graus.

O aquecimento até 15 graus permite plantar sementes embebidas no solo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário