Características da germinação de sementes de tomate para mudas

Contente
  1. Por que você precisa germinar?
  2. Quanto tempo leva para as sementes germinarem?
  3. As principais etapas de preparação
  4. Como germinar corretamente?
  5. Dicas úteis

O cultivo de tomates é uma arte. Os céticos, é claro, argumentarão, mas aqueles que passaram da escolha das sementes à colheita de uma rica colheita saberão quem é a verdade. Iniciantes costumam cometer erros, mesmo em pequenas coisas. Por exemplo, pouca atenção é dada à germinação das sementes. Mas essa é uma etapa importante no cuidado, ou melhor, no preparo do tomate para o plantio.

Por que você precisa germinar?

A germinação é o processo em que a semente passa de um estado de dormência para um estado de fase de crescimento ativo.... Se você criar as condições de temperatura necessárias, se você ajudar o cultivo com o nível necessário de umidade, ar, processos metabólicos são ativados no embrião, e ele vai despertar. É sabido que um grão primeiro absorve água, depois cresce, ou melhor, incha. Proteínas, carboidratos e gorduras nele se dividem em aminoácidos, ácidos graxos e açúcares. E, finalmente, a primeira raiz eclodirá. Ele é considerado um broto.

Quando o comprimento da raiz for igual ao comprimento da muda, oficialmente pode ser considerada brotada. Este é um elemento biológico pronto que está na hora de ser plantado na terra. Já haverá brotos e as raízes dos futuros tomates continuarão a se desenvolver.

As nuances da germinação - o que você precisa saber antes de começar a trabalhar.

  • Se as sementes forem incrustadas e revestidas, não precisam de preparação pré-plantio. O fabricante já trabalhou com isso. Se o agricultor quiser complementar as ações do produtor, pode perder: mesmo a menor violação da casca, seja ela qual for, reduzirá as propriedades protetoras da semente, e a porcentagem de germinação também diminuirá.
  • Eles germinam as sementes para acelerar o processo - uma pessoa quer que eclodam mais cedo. Isso faz sentido, porque dessa forma os tomates futuros consomem menos força e energia, e a germinação das sementes aumenta.
  • Você não pode germinar mudas se não forem da loja, próprios, controlados e recolhidos em quantidades suficientes.
  • Além disso, a germinação ajuda a reduzir a porcentagem de sementes que morrem prematuramente, o último fator pode estar associado à decomposição (excesso de umidade), infecção no solo ou nas próprias sementes, distúrbios de temperatura, plantio profundo, patógenos no solo.

O procedimento em si não é muito complicado. Aqui é importante lembrar sobre a combinação de fatores necessários para o cultivo de mudas viáveis. Estamos falando da densidade do plantio, da qualidade da terra, do seu preparo, desinfecção, etc.

Quanto tempo leva para as sementes germinarem?

Devo dizer que a lacuna aqui pode ser significativa. Uma semente vai brotar rapidamente, em 3 dias, e outra precisa de algumas semanas para germinar. Esse processo depende das condições criadas, da qualidade do atendimento, das próprias sementes. Mas os principais fatores são a temperatura e a umidade do ar. Se sementes secas forem plantadas no solo, elas não germinarão antes do 10º dia. E se as mudas que antes brotaram em um ambiente úmido vão para o solo, então 3-4 dias serão suficientes para germinar.

Existe uma opinião, e é certo que quanto mais frescas as sementes, mais rápido elas brotarão.

Por isso, ao comprar semente na loja, é preciso olhar as datas na embalagem. Quanto mais tempo estão à venda, menor é a porcentagem de germinação.

A relação entre taxa de crescimento e temperatura:

  • sementes brotam em 3-4 dias, se a temperatura do ar for de 25 a 30 graus;
  • por 5-6 dias você pode esperar o aparecimento de brotos de sementes a uma temperatura de 20-25 graus;
  • 2 semanas irá para a germinação de sementes que germinam em baixas temperaturas, 12-14 graus.

É importante se concentrar em pesquisas e práticas sérias. A germinação, de acordo com várias fontes, dá 30 a 40% mais rendimento de germinação de sementes (em comparação com o plantio sem germinação preliminar). E se, por exemplo, existem sementes raras, cada exemplar de estradas no conjunto, é definitivamente necessário germinar. Se uma pessoa se percebeu tarde, e todos os dias contam, a germinação também será a rede de segurança ideal. É também uma forma de ajudar a obter mudas sem solo - para iniciantes isso pode parecer fantástico, mas o fato permanece.

As principais etapas de preparação

Cada criador tem suas próprias sutilezas de preparação, alguns até as mantêm em segredo. Um erro típico para iniciantes é muito barulho, muitas ações desnecessárias. A preparação em si não é pequena, mas cuidadosa.

Que tipo de operações estão incluídas na preparação das sementes.

  • Seleção... Sementes fortes, pesadas e grandes são adequadas para a germinação. A priori, eles contêm mais nutrientes, que serão utilizados para o desenvolvimento da muda. A seleção é auxiliada pela imersão das sementes em solução salina. É necessário dissolver 80 g de sal comum em 200 ml de água. O líquido é mexido até que o sal se dissolva. As sementes são colocadas na solução resultante. Após 10 minutos, você pode ver o resultado: sementes cheias, grossas e ativas irão para o fundo, e as ocas e sem vida irão flutuar (ou melhor, permanecerão na superfície da solução). Então, esses são os que caíram e você precisa ir embora. Lave-os, seque-os.
  • Aquecendo... Por 2-3 dias, as sementes devem ser mantidas perto da bateria. O tratamento térmico é excluído apenas se as sementes forem híbridos de tomate. No entanto, você pode aquecer a semente ao sol por até 5 horas, mexendo levemente de vez em quando. Se não houver luz solar suficiente, é necessária uma lâmpada ultravioleta, com aquecimento abaixo do qual dure 70 segundos, não mais. Isso ajudará a matar os germes de doenças da semente.
  • Endurecimento... Aqui tudo é ainda mais simples: as sementes são colocadas em um pires, enviadas para a geladeira por um dia, em sua prateleira de baixo. Depois disso, novamente por um dia, as sementes são enviadas para um local aquecido. E essa alternância se repete três vezes. Isso tornará a semente mais forte e resistente. Será resistente a baixas temperaturas e o crescimento das mudas será acelerado.
  • Desinfecção... A maneira mais conveniente e simples, ao mesmo tempo muito eficaz, é usar o permanganato de potássio. Dissolva 1 g de permanganato de potássio em 100 ml de água morna. As mudas são colocadas em uma bolsa de gaze e desta forma são mergulhadas na solução. Eles têm que ficar lá por meia hora. Uma alternativa ao permanganato de potássio é o peróxido de hidrogênio: toma-se uma composição com concentração de 2% e as sementes são embebidas nele por 10 minutos.

A preparação está completa. Aí começa o mais interessante: a escolha do método de germinação, o controle do processo e dos resultados.

Como germinar corretamente?

Aqui estão 4 maneiras populares de germinar sementes. Três deles operam com base no princípio “sem terra”.

Em papel higiênico

Uma forma de germinação muito eficaz e absolutamente barata. Você precisa colocar papel higiênico no recipiente, pelo menos quatro camadas. Essas camadas devem ser borrifadas com água. As sementes selecionadas preparadas para a germinação são colocadas no papel. Haverá outra camada de papel higiênico por cima, que também precisa ser umedecido. Tampe o recipiente, coloque-o em um local aquecido. O teor de umidade do papel deve ser mantido constantemente até a eclosão das sementes.

No tecido

O método, como dizem, está comprovado há décadas. O fundo do prato é forrado com pano de algodão um pouco regado com água. Sementes preparadas com antecedência são espalhadas no tecido. Outro pedaço de tecido natural é colocado por cima. A última camada é um saco plástico ou uma tampa. O contêiner é enviado para um local aquecido.

Este método também requer a hidratação do tecido regularmente.

Em substratos úmidos

Se você não quiser desistir da germinação na mistura de envasamento, você não precisa. Isso também funciona e ajuda a acelerar o crescimento das sementes. O solo é despejado em recipientes, nivelado com uma ripa de madeira (ou uma régua comum), após o qual as sementes podem ser semeadas. Cubra o recipiente com vidro ou papel alumínio até que as sementes germinem. Assim que as mudas crescem, são transferidas para um local bem iluminado.

Em almofadas de algodão

Vale a pena observar um método tão popular como a germinação em almofadas de algodão. 4 almofadas de algodão são colocadas no fundo do recipiente, que deve ser bem umedecido. As sementes são colocadas em cima dos discos e também cobertas com mais duas rodelas de algodão. O recipiente é enviado para um saco plástico e, em seguida, para um local aquecido.

A umidade dos discos também deverá ser monitorada constantemente.

Dicas úteis

A germinação é um procedimento exigido, repleto de técnicas do autor e várias recomendações. Alguns deles repetem o conselho antigo ("antiquado"), alguns - pode ser um verdadeiro exclusivo.

O que os produtores de tomate experientes recomendam?

  • Freqüentemente usado para acelerar o crescimento da semente estimulação... Funciona, mas requer um manuseio muito cuidadoso. Alguns medicamentos não são tão seguros e podem causar envelhecimento prematuro dos tomates. "Epin", "Novosil", "Energen" são os produtos mais populares desta série. E dos remédios populares, deve-se observar o suco de babosa, que é prejudicial às bactérias.
  • O material antes da semeadura também pode ser saturar com fertilizantes por imersão em um capô de cinzas.
  • As sementes não podem brotar por vários motivos. E muitas vezes a questão é o uso de sementes vazias, falta de calibração. Mesmo que as sementes sejam compradas em uma grande loja com boas recomendações, a calibração é necessária.
  • Um erro no preparo das sementes também será uma violação do procedimento de desinfecção. O momento em que uma pessoa não olha para as proporções de criação de uma solução e usa permanganato de potássio concentrado. As sementes simplesmente serão queimadas por ele.
  • Outra coisa pode estar em mudas secas.... Ou eles foram armazenados incorretamente ou por muito tempo - isso acontece. Especialmente se o produto estiver velho na loja. Isso é o que pode ser perigoso para as sementes compradas em estoque.
  • A época de semeadura depende das condições climáticas da região. Se estivermos falando sobre a faixa do meio, os primeiros tomates são plantados na segunda quinzena de fevereiro. Se a variedade for com efeito de estufa - no início de março. Após 50, no máximo 60 dias, o material estará pronto para o plantio em solo de rua.
  • Nas condições modernas, é melhor e mais conveniente gravar tudo. Você pode fazer anotações em seu smartphone (há muitos aplicativos para produtores) para que nenhuma etapa de germinação seja perdida ou executada incorretamente. Entusiastas de jardinagem experientes não precisam desse controle, mas os iniciantes ficarão mais calmos com ele.

A temporada de jardinagem começa em casa. O plantio em terreno é precedido de toda uma lista e ciclo de procedimentos, dos quais depende também a futura colheita. E a germinação das sementes é definitivamente um desses momentos importantes e icônicos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário