Plantando tomates para mudas

Contente
  1. Seleção de sementes
  2. As condições necessárias
  3. Quando plantar?
  4. Como preparar o solo?
  5. Como faço para preparar as sementes?
  6. Os caminhos

Todo residente de verão sabe: para obter uma rica colheita de tomates, é necessário cultivar mudas fortes e saudáveis. Por isso é muito importante seguir todas as normas da tecnologia agrícola, preparar o solo e realizar o beneficiamento da pré-semeadura da semente. Contaremos a você todos os segredos e truques do cultivo de mudas de tomate em nossa análise.

Seleção de sementes

As sementes para o cultivo de mudas devem ser adquiridas em um centro de jardinagem confiável.... As lojas oferecem a mais ampla seleção de variedades de tomate, entre as quais você pode escolher a que deseja. Nesse caso, você precisa se concentrar não tanto em uma bela imagem, mas nas características botânicas da cultura.

É importante que a variedade seja zoneada e projetada para as condições específicas de cultivo adequadas à sua região.

Ao cultivar tomates em estufas, pode-se optar por variedades caprichosas, pois estarão protegidas de mudanças bruscas de temperatura, geadas recorrentes e precipitações. Eles são menos propensos a encontrar fungos e pragas de insetos. Para uso interno, variedades indeterminadas com crescimento ilimitado são uma boa solução.

Se você tem apenas uma cama aberta, então você deve fazer uma escolha em favor de variedades que são resistentes ao calor do verão, ao frio noturno, bem como a doenças (principalmente a requeima). Os tomates determinantes são adequados para o plantio ao ar livre. Não requerem o uso de suportes, além disso, são bastante despretensiosos.

As condições necessárias

Ao cultivar tomates, lembre-se disso é uma cultura que ama a luz... Portanto, ao plantar mudas para mudas nos meses de inverno, os arbustos jovens certamente precisarão de destaque. Até o início de abril, é necessário o uso de lâmpadas artificiais que simulam a luz do dia.

O total de horas de luz do dia para tomates durante a fase de crescimento deve corresponder a 12-15 horas... Ao mesmo tempo, os raios fortes do sol devem ser evitados, portanto, as mudas não devem ser colocadas nas janelas do sul e do leste. Se não houver outros locais, é necessário criar uma sombra clara, por exemplo, usando tule.

Outro fator importante no pleno crescimento e desenvolvimento das plantas jovens é a observância exata do regime de temperatura ideal. Nos estágios iniciais de desenvolvimento, as mudas precisam de uma temperatura de 15 a 16 graus durante o dia e de 12 a 13 graus à noite. Uma semana depois, a temperatura sobe para 24 graus durante o dia e até 17 graus à noite.

Quando plantar?

O momento do plantio do tomate depende de muitos fatores. Em primeiro lugar, trata-se de características varietais e características da zona natural e climática da região de cultivo. Muitos residentes de verão aderem às recomendações do calendário lunar.

Por região

Cada região tem suas próprias características climáticas, embora a natureza às vezes traga surpresas inesperadas. Portanto, ao plantar sementes para mudas, é necessário verificar com a previsão de longo prazo de meteorologistas ou analisar dados dos últimos 3-5 anos.

Em média, as recomendações são as seguintes.

  • Nos arredores de Moscou e em outras regiões da parte central do nosso país, o plantio de mudas pode ser realizado ao longo de março, tendo em vista que esta última será plantada a céu aberto próximo ao final de maio.
  • No Território de Altai, Sibéria e na Região dos Urais variedades de maturação precoce são plantadas na segunda quinzena de fevereiro, e as de maturação intermediária - no início de março.Variedades de maturação tardia não são recomendadas para essas regiões, uma vez que tais plantas simplesmente não têm tempo de amadurecer antes do início da geada.
  • No Kuban e em outras regiões do sul, o plantio de mudas no solo é permitido já em abril, então você pode plantar sementes para mudas em meados de janeiro.

Se, na hora do transplante das mudas para o campo aberto, houve uma queda brusca de temperatura, então é melhor deixar os tomates jovens em casa até as condições favoráveis. Para conter o crescimento das mudas, nesta situação é necessário baixar a temperatura de aquecimento das instalações para 19 graus e reduzir significativamente a rega.

Por período de maturação

Ao determinar a época de plantio das sementes, é necessário levar em consideração as características varietais, em particular, o período de amadurecimento. Para isso, na embalagem das mudas, você deve encontrar os dados de quantos dias os tomates vão precisar para atingir a maturação total, e somar a esse número 10-15 dias necessários para a germinação e adaptação das sementes após a primeira colheita.

Todos os tomates são divididos em vários grupos de acordo com o período de maturação.

  • Ultra maduro - amadurece em 40-50 dias. Assim, o plantio no solo é realizado com a idade de 20-30 dias.
  • Cedo - leva 90-100 dias para completar seu ciclo de crescimento; eles são transplantados para campo aberto com a idade de 50-60 dias.
  • Meio cedo - do momento da germinação à colheita levam de 100 a 105 dias. Isso significa que o plantio no solo é realizado quando se atinge 55-65 dias.
  • Meia temporada - amadurecem com a idade de 105-120 dias, são transplantados para o solo 65-70 dias após a semeadura.
  • Maturação tardia - a colheita desses tomates não pode ser feita antes de 120-130 dias. Esses arbustos são plantados em terreno aberto quando as mudas têm 70-80 dias.

O cálculo da época de plantio é realizado levando em consideração o fato de que para o plantio de plantas em campo aberto, o substrato deve aquecer até 12-13 graus. A temperatura média diária deve ser de pelo menos 14-16 graus - na parte central da Rússia esse período corresponde ao final de maio - início de junho. Se os tomates forem plantados em estufas, isso será feito 2 a 3 semanas antes.

Assim, levando em consideração a previsão do tempo, é necessário determinar em que momento, a partir do final da primavera - o início do verão será o mais favorável para o plantio. Com base nisso, é calculado o tempo de semeadura de sementes para mudas.

Como preparar o solo?

Para que as mudas se desenvolvam saudáveis ​​e fortes, é muito importante o preparo adequado do substrato. O solo ideal para o plantio deve absorver a umidade e estar sempre solto. As sementes germinam melhor em solos com parâmetros de pH neutros.

Em qualquer loja para jardineiros e jardineiros, você pode comprar terra para vasos pronta. Mas se quiser, é melhor fazer você mesmo. Para isso, você precisará de:

  • jardim ou terreno florestal - 2 partes;
  • composto / húmus - 1 parte;
  • turfa - 1 parte;
  • areia do rio - 1 parte.

Tente adicionar 500 g de pó de cinza ao solo preparado. Isso tornará a mistura mais nutritiva e saturada com microelementos úteis para o crescimento e desenvolvimento de uma planta jovem.

Todos os principais componentes do solo devem estar livres de materiais estranhos e detritos. É importante que tenha uma estrutura homogênea.... Poucos dias antes do plantio, é necessário desinfetar o substrato para destruir fungos e outras microflora patogênicas. Para isso, a mistura do solo é derramada com uma solução pálida de permanganato de potássio ou água fervente.

Se houver tempo, para a desinfecção, você pode aquecer adicionalmente a terra no forno ou vaporizá-la em banho-maria por 30–40 minutos.

Como faço para preparar as sementes?

A experiência mostra que a compra de sementes, mesmo nas lojas, nem sempre garante a alta qualidade do material de plantio. É provável que alguns grãos estejam vazios. Por isso, antes de plantar mudas, eles realizam classificação preliminar.

Para fazer isso, pegue meia tigela de água e adicione uma colher de sopa de sal.A solução resultante é bem misturada e todas as sementes adquiridas são despejadas nela. Aquelas que sobem estão vazias, não faz sentido plantar, você precisa trabalhar com aquelas mudas que ficam no fundo. Esse procedimento geralmente não leva mais do que um quarto de hora - esse tempo é o suficiente para que todas as sementes ruins flutuem.

O próximo passo na preparação da semente é o seu tratamento térmico e energético. Ele permite que você ative grãos que foram armazenados por muitos meses em depósitos não aquecidos. Para isso, 3 semanas antes da semeadura, é necessário colocar boas mudas perto de uma fonte de calor, por exemplo, um radiador, mas em nenhum caso sobre ele.

A terceira etapa envolve a desinfecção, ou seja, a corrosão. O fato é que o tomate é suscetível a infecções virais, bacterianas e fúngicas. Ao mesmo tempo, os portadores de patógenos freqüentemente permanecem na casca dos grãos, e também existem garras de insetos-praga invisíveis ao olho humano. Para neutralizá-los, as mudas devem ser tratadas com desinfetantes especiais. O maior efeito é obtido mantendo uma solução de "Clorexidina" por 30 minutos ou tratamento com "Fitosporina" por 2-3 horas. O primeiro medicamento é usado na forma pura, o segundo é dissolvido em água na proporção de 1 gota por 100 ml de água.

Isso é seguido pela fase de imersão... Essa medida permite amolecer a camada externa dos grãos. Você pode mergulhar as mudas em água morna, mas adicionar Epin, Zircon ou outros estimulantes de crescimento terá o maior efeito. Alguns jardineiros adicionam água oxigenada ou suco de babosa.

Uma alternativa à imersão pode ser borbulhar... Este método é adequado para variedades de tomate de difícil germinação. A essência da técnica é que todas as mudas sejam colocadas em água, que fica continuamente saturada de bolhas de ar.

Este tratamento permite amolecer significativamente a casca dos grãos. Além disso, o ar remove os óleos essenciais que inibem o desenvolvimento do tomate.

Tenha em mente: sementes submetidas a borbulhamento germinam mais cedo, algumas variedades até por 7 a 10 dias. Para este procedimento, você precisará de um compressor que será responsável por saturar a água com oxigênio, até mesmo um aquário serve. Tudo que você precisa fazer é colocar água em temperatura ambiente em uma tigela, colocar o material de plantio lá e abaixar o tubo do compressor. O borbulhar dos tomates é realizado durante 16-18 horas.

Na última etapa do preparo das mudas, elas são endurecidas.... Isso torna a cultura mais adaptável às mudanças climáticas e, finalmente, mata bactérias e vírus. O método consiste em expor periodicamente as sementes ao frio e depois ao calor.

Após a imersão, transfira o material de plantio para um pano limpo e úmido e depois em um recipiente. Coloque as sementes na prateleira inferior da geladeira por 10-15 horas. Depois disso, as mudas precisam ser retiradas e mantidas em local aquecido por um dia, à noite, devolva-as à geladeira. O procedimento é repetido por 5 dias.

Os caminhos

Jardineiros experientes conhecem muitas opções diferentes de onde plantar sementes de tomate. Eles podem ser germinados em caixas, copos de turfa, pellets de turfa, recipientes de plástico ou cassetes especiais. Qualquer que seja o método escolhido, é importante antes de tudo garantir uma drenagem eficaz. Se estamos falando de caixas de plástico, então você tem que fazer furos no fundo e, em seguida, colocar argila expandida, brita ou brita por cima. Isso permitirá que o excesso de umidade seja removido e, assim, evitará processos de putrefação.

Para a caixa geral

Na maioria das vezes, as sementes de tomate são plantadas em um recipiente de plástico ou caixa de madeira. Partir, neste caso, não é particularmente difícil. Quando todas as mudas estão em um recipiente, é mais fácil regar e mover os arbustos jovens.Porém, durante esse plantio, mais cedo ou mais tarde haverá a necessidade de uma colheita, pois com o tempo as plantas ficarão restritas.

Na hora de escolher entre plástico e madeira, é preferível dar preferência às caixas feitas de material polimérico. O recipiente de plástico pode ser lavado rápida e facilmente com uma escova de sabão e desinfetado.

A altura dos recipientes deve ser de 8 a 12 cm A caixa é colocada em um palete. A propósito, todo o excesso de umidade após umedecimento do último pode ser coletado com uma pequena seringa.

Plantar em caixotes envolve etapas simples.

  • Uma camada de argila expandida é colocada na parte inferior da caixa, polvilhe com terra e aperte levemente.
  • Na superfície do substrato, sulcos finos com profundidade de 1,5 cm são formados e neles plante mudas com um intervalo de 2–3 cm. A distância entre as linhas deve ser de 4–5 cm.
  • Esteja ciente de que quanto menos freqüentemente as plantas forem localizadas, mais tempo elas não precisarão de uma colheita após o plantio.
  • Polvilhe as mudas com uma fina camada de terra, irrigue com um borrifador e aperte o recipiente com filme para criar uma estufa.

Em pílulas

Você pode encontrar pastilhas de turfa em qualquer loja de jardineiros e jardineiros; para cultivar sementes, você precisará de espaços em branco com um diâmetro de 4 a 5 cm, bem como um recipiente no qual serão colocadas. Primeiro, você precisa colocar os comprimidos em um recipiente e despejar água morna dentro de cada um - eles fazem isso gradualmente. À medida que os comprimidos são umedecidos, eles começam a inchar, aumentar de tamanho e logo se transformar em uma espécie de vidro.

Depois disso, uma ou duas sementes são plantadas no centro e polvilhadas com a mistura de solo. Depois disso, resta apenas criar uma estufa e aguardar o surgimento das mudas. Na fase 4 dessas folhas, é feito um mergulho das pastilhas de turfa no solo.

Em potes de turfa

Os potes de turfa são muito populares. A vantagem de germinar sementes neles é que você pode posteriormente transplantar mudas para o solo diretamente em copos. Em geral, essa tecnologia não é diferente do cultivo em caixas. Você só precisa fazer buracos de drenagem, preencher um pouco de argila expandida, adicionar um substrato preparado, fazer um buraco e plantar 1-2 grãos nele.

No filme

Plantar sementes "em um caracol" é uma maneira não trivial e relativamente nova de obter mudas de tomate em um apartamento. Para isso, é adequado um suporte laminado, que é vendido na forma de uma fita longa. Com este método de semeadura, muito pouca terra é necessária. As instruções passo a passo incluem várias etapas.

  • Primeiro, a fita é espalhada sobre a mesa e 1 colher da mistura de solo preparada é espalhada ao longo da borda superior com pequenos intervalos.
  • Plante sementes no solo.
  • Em seguida, você precisa enrolar cuidadosamente a fita em um rolo e prender com um elástico clerical.
  • Se desejar, você pode fazer vários "caramujos" e colocá-los para germinação em um recipiente comum. Este método é necessário quando é necessário economizar espaço físico e é adequado para iniciantes.

Uma tecnologia semelhante é usada para o cultivo de fraldas. Neste caso, ao invés da fita, são usados ​​pequenos pedaços de uma folha descartável, ela é dobrada em um envelope e também colocada em um único recipiente.

Em papel higiênico

Ao usar papel higiênico, você nem precisa de um primer. Nesse caso, os rolos podem ser feitos de papel higiênico e filme plástico comum. Para o trabalho, você precisa preparar vários sacos de lixo, que são cortados em tiras.

Então tudo é simples:

  • o papel higiênico é colocado em um filme plástico em 2-3 camadas;
  • umedeça uma das bordas com água e despeje as mudas a uma distância de 1 cm;
  • em seguida, torça o rolo, prenda com um elástico e coloque em um copo com as mudas para cima;
  • assim que os primeiros brotos aparecerem, você pode transplantá-los para o solo.

Outras opções

Nos últimos anos, os métodos sem solo de plantar tomates em casa se espalharam. Para isso, usa-se vermiculita. É relevante nos casos em que o jardineiro recusa deliberadamente qualquer mistura de solo.Para realizar o trabalho, você precisa colocar vermiculita no recipiente, lavado com água fria e semear por cima. Depois disso, você precisa encher tudo com água e, aos poucos, adicionar uma solução para hidroponia de bouquet.

Se tudo for feito corretamente, os primeiros tiros aparecerão em 5-7 dias. Uma semana depois, é necessário aumentar a temperatura ambiente para 23-25 ​​graus. No estágio das folhas cotilédones, começa a nutrição das raízes, por isso será útil fazer o primeiro curativo de cobertura. A partir daí, começa a iluminação artificial.

As sementes germinadas devem ser regadas diariamente por gotejamento.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário