Preparando sementes de tomate para semear mudas
Para obter uma safra saudável e de alta qualidade de tomates, você deve começar com o preparo das sementes. Este é o processo mais importante que pode garantir 100% de germinação das mudas. Todo residente de verão precisa conhecer suas características.
Necessidade de processamento
Preparar sementes de tomate para semear mudas permite ver com antecedência e rejeitar material que não é capaz de brotar. Este procedimento tem os seguintes aspectos positivos:
- a taxa de germinação será alta, os brotos germinarão juntos;
- o risco de contrair qualquer doença é significativamente reduzido;
- mesmo as sementes mais fracas germinam, que em outras condições simplesmente não germinariam;
- os tomates amadurecem cerca de 7 dias antes do previsto;
- se você perdeu o momento do plantio, o tratamento de sementes pode corrigir a situação, estimulando o material de plantio.
É importante lembrar que nem todas as sementes precisam ser processadas. Este é um pré-requisito se o material for retirado do próprio jardim ou de vizinhos, comprado no mercado.
Mas as sementes na forma de grânulos ou comprimidos, compradas de um fabricante confiável, não podem ser processadas. Se a casca estiver quebrada, esse material pode ser simplesmente jogado fora.
Seleção de material de plantio
Antes do tratamento de pré-semeadura, recomenda-se focar na escolha correta das sementes em geral.
Compre material apenas de um fabricante de boa reputação. Vá a grandes lojas e centros de horticultura, tente não comprar sementes no mercado de comerciantes que você não conhece.
Cada pacote deve conter as seguintes informações:
- validade;
- nome da variedade;
- data de fabricação;
- recomendações de pouso;
- o tempo que levará para amadurecer;
- tempo aproximado de coleta;
- informações sobre a empresa.
Compre material adequado ao seu local de residência. Você não deve escolher espécies destinadas ao cultivo em outras áreas.
Observe que se a embalagem tiver mais de 4 anos, a porcentagem de germinação das sementes será baixa, mesmo se você processá-las.
Depois de comprar o material, ele pode ser facilmente testado para germinação em casa. Para isso, primeiro é realizada uma verificação visual. Se as sementes individuais estiverem fora do contexto, como sendo muito pequenas ou muito grandes em comparação com outras, elas devem ser descartadas. Você também deve descartar sementes de cor estranha, com manchas e vestígios de danos.
A germinação pode ser determinada usando um método bastante simples que não requer nenhum custo financeiro. Misture uma colher de chá de sal em um copo de água aquecida, mas não quente. Os grãos são colocados ali, mexidos e deixados por alguns minutos. As sementes afundadas são adequadas para semear, mas as flutuantes não.
Importante: se o material foi armazenado sem observar as condições adequadas para isso, as sementes podem ficar muito secas. A partir disso, mesmo as amostras de alta qualidade irão flutuar para a superfície.
Métodos de preparação
Hoje existem várias opções para o preparo do canteiro. As técnicas visam resultados diferentes e servem a propósitos diferentes. Vamos conhecê-los com mais detalhes.
Aquecendo
Esse procedimento deve ser realizado com cuidado, pois tem prós e contras. A principal vantagem é que o aquecimento desperta as sementes. Também mata micróbios causadores de doenças, se houver. No entanto, o procedimento pode reduzir a germinação das sementes.É por isso que esses experimentos são realizados com pouca frequência. Mas ainda vale a pena considerar as características da técnica.
O método mais fácil é aquecer a semente na bateria. As sementes são colocadas em sacos de lona e amarradas. Em seguida, eles ficam pendurados na bateria ou muito próximos dela. A temperatura do ar deve estar entre 20 e 25 graus, e o procedimento em si é realizado um mês antes do desembarque. O saco é retirado algumas vezes por semana e agitado suavemente. Você também precisa se lembrar da umidade.
Se o ar estiver muito seco, é melhor usar um umidificador, caso contrário as sementes vão secar, então haverá um problema em verificar se há germinação.
Outra forma de aquecimento é fácil com a ajuda da luz solar. As sementes são colocadas em uma bandeja e, em seguida, o recipiente é colocado em um local quente e ensolarado. O material é misturado várias vezes por semana. O procedimento é realizado por exatamente 7 dias.
A última técnica pode ser considerada um método expresso. Se não houve tempo suficiente para os anteriores, isso pode ser feito em literalmente 5 minutos. Uma garrafa térmica é tomada, cheia de água a uma temperatura de 50-53 graus. As sementes são colocadas lá por 5 minutos. Após o tratamento térmico, devem ser enxaguados em água corrente e secos.
Desinfecção
Essa técnica é projetada para destruir vários micróbios patogênicos. Ele permite matar fungos, e também é a prevenção de doenças virais, que em sua maioria não podem ser tratadas. Existem várias maneiras de descontaminar as sementes com eficácia. As seguintes opções receberam as melhores críticas.
- Fitosporin. Você precisa levar cerca de 150 mililitros de água e mexer meia colher de chá do produto ali. A infusão deve durar algumas horas. Depois disso, as sementes são colocadas na composição por 120 minutos.
- Clorexidina. O conhecido anti-séptico também pode ser usado para desinfetar sementes de tomate. A clorexidina é utilizada da seguinte forma: tome uma solução de 0,05%, despeje em um copo ou qualquer outro recipiente. Os grãos são colocados em um saco e, em seguida, colocados na composição por 30 minutos.
- Solução de permanganato de potássio. Em 250 mililitros de líquido, é necessário dissolver 1 grama do produto. A solução ficará saturada, mas não escura. A água deve ser ligeiramente aquecida. Como no método anterior, as sementes são colocadas em um saco e depois mergulhadas na solução. O procedimento leva cerca de meia hora.
- Peróxido de hidrogênio. Você também pode preparar sementes com a ajuda desses fundos orçamentários. Você deve comprar uma solução de peróxido de 3%, despeje em um copo. A semente no saco é imersa no recipiente por 20 minutos.
- Infusão de alho. Três dentes médios precisam ser esmagados até formar um mingau e, em seguida, enchidos com água na quantidade de 100 mililitros. Essa mistura deve ser infundida por 24 horas. Depois disso, você pode colocar um saco de sementes lá por meia hora.
- Suco de Aloe. O suco deve ser espremido das folhas frescas de aloe e misturado com água em partes iguais. Meia hora será suficiente para as sementes se desinfetar.
Embeber em estimulantes de crescimento
Esta técnica melhora a germinação das sementes e também dá às plantas um sistema imunológico mais forte. Por outro lado, nem sempre é usado. O estímulo vai despertar até mesmo aquelas sementes que não teriam brotado sem ele. E eles vão dar arbustos fracos e frágeis que só vão ocupar espaço. A maioria dos residentes de verão prefere embeber o material em produtos como "Epin-Extra" e "Zircon". Eles são os mais eficazes. Dilua esses medicamentos de acordo com as instruções da embalagem.
No entanto, os oponentes dos compostos químicos também podem adotar vários métodos populares.
- Mel. É necessário ferver um copo de água e esperar que o líquido aqueça. Em seguida, coloque uma colher de chá de mel ali e mexa. O tempo de residência das sementes na solução será de 5 horas.
- Cinza de madeira. Misture meia colher de sopa do produto principal em um copo de água. Deixe por 48 horas, mexa de vez em quando. Quando estiver pronto, use-o. A duração do procedimento é de 3 a 5 horas.
- Aloe. Você precisará de uma planta com pelo menos três anos.Várias folhas são retiradas dele, é melhor escolher os espécimes mais carnudos. As folhas são embrulhadas em um pano e colocadas na geladeira por uma semana para ativar os nutrientes. Em seguida, é triturado e filtrado com uma gaze. Em partes iguais, diluído em água e usado para estimular o crescimento das sementes. Isso levará de 18 a 24 horas.
Borbulhante
As sementes de tomate contêm vários óleos essenciais que podem dificultar a germinação. Para se livrar deles, os residentes de verão criaram um procedimento como o borbulhamento. Seu objetivo é oxigenar as sementes. Tudo é feito na água.
Sparging é usado no caso de um plantio planejado de variedades que apresentam problemas de germinação.
O procedimento em si não vai causar complexidade, mas aqui você precisa de um compressor para o aquário. Qualquer recipiente é levado, por exemplo, uma garrafa de plástico sem gargalo, é o mais conveniente. As sementes são colocadas em um saco e colocadas em um recipiente com água aquecida. Um compressor é colocado no fundo do recipiente, ele é iniciado. Tudo é deixado por cerca de 18-20 horas, após as quais as sementes são secas.
Endurecimento
Este procedimento é altamente recomendado se o residente de verão morar nas regiões norte. Se os tomates forem endurecidos, eles se adaptarão facilmente a climas difíceis. Apenas as sementes secas devem ser endurecidas; as sementes germinadas não podem ser colhidas.
O material destinado ao plantio é mais fácil de endurecer na geladeira. Você deve pegar um pequeno pedaço de pano, umedecer levemente. Embrulhe os grãos, coloque-os na geladeira, onde a temperatura varia de 2 a 4 graus. Para que o endurecimento seja bem-sucedido, as sementes devem ser retiradas durante o dia e mantidas no quarto. Após 5 dias, o material estará pronto para crescer.
Existe outro método de endurecimento, é adequado se houver neve na rua. As sementes devem ser embrulhadas em estopa e colocadas em um monte de neve por algumas horas. Eles são então levados e mantidos em casa pelo resto do dia. No dia seguinte, o procedimento é repetido e assim por diante várias vezes.
Germinação
Geralmente, leva cerca de 10 dias para as mudas germinarem. Se desejar, você pode mudar as datas um pouco germinando os grãos com antecedência. Pegue um pequeno prato e coloque um tecido de algodão sobre ele. As sementes são colocadas sobre este material e borrifadas com água. Em seguida, o tecido é enrolado de forma que as sementes sejam cobertas. A placa é colocada em um saco, garantindo que o ar flua para dentro. A bolsa deve ser colocada em um local onde a temperatura seja de pelo menos 24 graus. Periodicamente, o prato é retirado, verificando as sementes e umedecendo o material. Em alguns dias, os brotos aparecerão.
É necessário plantar imediatamente, pois os brotos longos tendem a estourar.
Recomendações
Acima, vimos muitas maneiras de preparar adequadamente as sementes de tomate para mudas. No entanto, existem mais algumas regras que devem ser levadas em consideração.
- Muitos jardineiros tendem a realizar procedimentos como a decapagem. Se não houver habilidade, é melhor não fazer. O curativo visa destruir os patógenos, exigirá o uso de pesticidas, fungicidas e inseticidas agressivos, e o menor desvio da dosagem ameaça que toda a cultura ficará saturada de produtos químicos. É necessário usar o condicionamento ácido em caso de emergência, pois existem muitas outras técnicas mais seguras.
- Ao escolher um método de preparação, você não deve abordar todas as opções de uma vez. Por exemplo, o borbulhamento é necessário apenas quando as sementes são difíceis de germinar. Na maioria dos casos, ele não é usado. Para preparar os grãos, 1-2 técnicas serão suficientes. Alguns procedimentos não podem ser combinados. Por exemplo, combinar endurecimento e germinação é uma solução absolutamente inútil que simplesmente arruinará todas as sementes.
- Se a estimulação do crescimento for selecionada, ela pode ser combinada com o curativo superior. O fertilizante permitirá que os grãos sejam saturados com substâncias úteis, aumentando a resistência a doenças.
- Muitos já ouviram falar de uma técnica como a panorâmica. Consiste no fato de as sementes serem recobertas por uma casca especial. Esses grãos não precisam de processamento, porém, o procedimento em casa é praticamente inviável. Quanto às opções de armazenamento, deve-se entender que o material revestido não será adequado para o plantio dentro de 6 a 9 meses a partir da data de fabricação.
- Alguns jardineiros podem confiar no dimensionamento. É quando cada grão é pesado, sujeito a certas influências e superado. Será muito difícil fazer isso em casa, ou você terá que comprar um aparelho. A maioria das calibrações é realizada em tomates cultivados comercialmente.
- Vale lembrar que após a desinfecção das sementes, qualquer que seja o método escolhido, o material deverá posteriormente ser bem enxaguado e seco. Mas depois do estímulo, o oposto é verdadeiro: os grãos não precisam ser lavados, são semeados imediatamente, até que a substância evapore.
- Você pode despertar sementes velhas da seguinte maneira. Eles são colocados em uma bolsa de gaze, que deverá ser colocada em um copo de vidro com água aquecida. A água precisará ser trocada a cada quatro horas. Isso é feito três vezes e, em seguida, as sementes são bem secas e semeadas imediatamente.
- Para que as sementes não precisem fornecer vários procedimentos ao mesmo tempo, elas precisam ser armazenadas corretamente. Apenas amostras completamente secas são colocadas para armazenamento. Eles são dobrados em sacos quase hermeticamente, fornecendo apenas um fluxo de ar muito fraco. O depósito não deve ser úmido, úmido ou com mofo. A temperatura é de cerca de 12-16 graus. A sala deve ser escolhida escura, não é necessária luz para as sementes.
Para obter informações sobre como preparar adequadamente as sementes e o solo de tomate para a semeadura, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.