Tudo sobre o cultivo de mudas de tomate
O cultivo de mudas de tomate é um processo extremamente importante, porque depende muito se o jardineiro pode colher ou não. Todos os aspectos devem ser levados em consideração, desde a preparação do canteiro até o mergulho.
Datas de desembarque
Quando exatamente as mudas de tomate são plantadas, isso é determinado dependendo da variedade planejada para crescer. Via de regra, o fabricante marca esses termos na embalagem. Por exemplo, uma variedade de meia temporada, que é colhida em média após 110 dias, requer 10 dias para a própria semeadura, o surgimento das mudas e a adaptação da cultura a campo aberto. Isso significa que, desejando colher os frutos no dia 10 de julho, o plantio das sementes deverá ser realizado no dia 10 de março. As condições climáticas das regiões também devem ser levadas em consideração. Assim, nas regiões centrais, incluindo a região de Moscou, as mudas de variedades precoces precisarão ser colhidas na primeira quinzena de abril, as do meio - na segunda quinzena de março, e no final - no início de março.
Nos Urais e na Sibéria, as variedades precoces são semeadas a partir de 20 de março, as do meio - de 10 a 15 do mesmo mês, e as posteriores não são cultivadas. É típico das regiões do sul plantar sementes de variedades precoces no início de abril, as do meio de 10 a 15 de março e as tardias do final de fevereiro a 10 de março.
As datas de semeadura podem diferir em uma ou duas semanas para terrenos internos e externos.
Preparação de sementes
É comum semear previamente sementes de tomate. Permite eliminar esporos de fungos e bactérias que provocam doenças infecciosas, além de melhorar significativamente a germinação do material utilizado. Esta etapa é obrigatória tanto para os grãos comprados quanto para os colhidos de seus próprios tomates.
- A maneira mais comum é embeber as sementes em uma solução de manganês rosa brilhante. O procedimento dura no máximo alguns minutos, após os quais as sementes são lavadas com água e secas em um guardanapo ou papel-toalha. Alguns jardineiros, no entanto, preferem primeiro embrulhar as sementes em um pedaço de gaze e depois baixá-las em um líquido rosa escuro por 20-30 minutos. A solução ideal é obtida pela mistura de 2,5 g de pó e um copo de água.
- Para se livrar de esporos e bactérias, o material pode ser deixado por meia hora em clorexidina farmacêutica não diluída ou por 10-12 horas em peróxido de hidrogênio farmacêutico.
- O uso do verde brilhante requer uma diluição preliminar de uma colher de chá do produto em 100 mililitros de água pura. O procedimento neste caso dura de 20 a 30 minutos.
- O suco de babosa, tomado em uma quantidade de 50 mililitros, é primeiro misturado com 100 mililitros de água e, em seguida, usado para imersão diária.
- A mesma quantidade de semente deverá ser mantida em 100 mililitros de líquido em que um par de dentes de alho foi esmagado.
- Existe também a possibilidade de preparar uma infusão diária de cinzas de madeira de um par de caixas de fósforos de pó e 1 litro de água e, em seguida, realizar um procedimento de embebição de três horas.
Enquanto todos os agentes anteriores são responsáveis pela desinfecção, o HB-101 melhora a germinação do material e a resistência dos brotos que eclodem.
Este preparado é diluído de acordo com a recomendação do fabricante, e as sementes nele permanecem por apenas 10 minutos. O tratamento prévio geralmente inclui atividades como aquecimento e endurecimento.No primeiro caso, as sementes são mantidas por cerca de 3 horas a uma temperatura de 60 graus. Uma lâmpada especial, bateria ou forno permitirá que você processe os grãos desta forma.
É possível endurecer o material antes do plantio de várias maneiras.... Assim, o material já inchado pode ser deixado na prateleira da geladeira por 1-2 dias, onde a temperatura é mantida de 0 a -2. Alguns jardineiros fazem isso ainda mais facilmente e enterram as sementes na neve. Outra opção implica uma estadia de 12 horas a uma temperatura de +20, e depois disso - o mesmo período de tempo a uma temperatura de 0 graus. Essas alternâncias podem ser repetidas por 3-7 dias. Após o endurecimento, as sementes são ligeiramente secas e semeadas imediatamente.
Em alguns casos, na fase final do preparo da pré-semeadura, faz sentido germinar o material para que as mudas apareçam mais rapidamente. Para fazer isso, um guardanapo comum é ligeiramente umedecido com água e dobrado ao meio. As sementes devem ser encontradas entre essas metades. Um guardanapo úmido é colocado sobre um pires pequeno, que é então transferido para uma sacola e colocado em um local aquecido. O papel deve ser umedecido periodicamente, e então as sementes chocarão por 3-5 dias.
Seleção de solo
Para o cultivo de mudas de tomate, a maneira mais fácil é comprar um solo universal pronto... Se for decidido usar nossa própria terra da horta, ela precisará ser processada: cerca de algumas semanas antes de plantar as sementes, mergulhe-a com uma solução rosa brilhante de permanganato de potássio. Ambas as opções devem ser submetidas a congelamento e descongelamento repetido ou cozimento a vapor. Se a mistura de solo parecer muito pesada e densa, será necessário soltá-la com a adição de areia fina de rio, perlita ou vermiculita. Para aumentar o valor nutricional do solo, faz sentido misturá-lo com composto ou vermicomposto. Claro, mesmo antes de usar material de jardim, você precisa se certificar de que tem acidez neutra.
As mudas de tomate respondem bem a uma mistura de solo de jardim, húmus e areia, obtida na proporção de 1: 2: 1. Adicione 200 gramas de cinzas, 60 gramas de superfosfato e 20 gramas de sulfato de potássio a um balde dessa mistura .
Semeadura
O cultivo de tomates em casa pode ser feito usando um recipiente comum para mudas e copos de plástico individuais ou potes de turfa. A diferença entre essas duas opções é que os brotos de uma grande caixa devem ser mergulhados e, após os vasos individuais, podem ser enviados imediatamente para o campo aberto.
Em potes separados
De acordo com as regras, mesmo em copos plásticos individuais, devem ser feitos furos no fundo e formada uma camada de drenagem de argila expandida, seixos ou cascas de ovo. A tecnologia requer encher o recipiente com terra e irrigá-lo completamente com água morna. Além disso, pequenas covas com cerca de 1-2 centímetros de profundidade são formadas na superfície, e 2-3 sementes são localizadas em cada uma. As colheitas são cuidadosamente pulverizadas com um borrifador, cobertas com película aderente e removidas para um local bem aquecido.
É importante lembrar que até que as mudas fiquem mais fortes, a rega deve ser feita apenas por pulverização, caso contrário elas não vão conseguir crescer.
Para a caixa geral
Mesmo os recipientes de mudas comuns não devem ser muito grandes. - bastará colocar no seu interior representantes da mesma variedade. Seguindo o passo a passo, deve-se começar enchendo o recipiente com terra, socando-o e umedecendo-o de boa qualidade. Em seguida, várias fileiras são formadas na superfície em intervalos de 4 cm, podendo ser regadas imediatamente com uma solução morna de estimulador de crescimento. Nas ranhuras, os grãos são dispostos de forma a manter uma folga de dois centímetros. Não os aproxime muito, caso contrário as mudas irão engrossar, o que, por sua vez, provocará o desenvolvimento de doenças fúngicas.
Usando um lápis ou uma vara fina, cada semente é pressionada suavemente na superfície com uma depressão de cerca de 1 centímetro. Após a conclusão, a semente é borrifada com terra, mas não é mais necessária rega adicional. A caixa é apertada com um filme transparente ou a tampa incluída e, em seguida, rearranjada na bateria até que apareçam os primeiros brotos. Após cerca de 4-7 dias, o recipiente precisará ser transferido para um local bem iluminado, onde a temperatura seja mantida em 18 graus.
Deve ser mencionado que mudas de tomate também podem ser cultivadas em fraldas. A essência do método é que as sementes são semeadas em sacos plásticos preenchidos com um substrato e embrulhados como bebês. Quando os brotos aumentam de tamanho, a estrutura precisa ser desmontada e complementada com solo fresco.
Você também pode cultivar sementes em cassetes especiais para mudas, bem como tabletes de turfa ou coco.
Cuidado
As mudas devem ser tratadas adequadamente antes mesmo de germinarem. Todo esse tempo, a cultura deve ser cultivada em mini-estufa, ou seja, com a manutenção de altas temperaturas e níveis de umidade. A estrutura deve ser ventilada todos os dias. O ideal é que o procedimento seja realizado duas vezes ao dia, levantando a tampa ou filme por 20 minutos. É importante para os iniciantes lembrar que antes de devolver o material de cobertura, a condensação deve ser apagada do mesmo. Para que as mudas germinem com sucesso, as plantas emergentes devem ser irrigadas com um borrifador e recomenda-se que a temperatura seja mantida em mais 23-25 graus.
Após a emergência das mudas, o revestimento é removido em etapas: primeiro por algumas horas pela manhã e à noite, depois por 3 horas, seguido por 12 horas e finalmente por completo.
Iluminação
Para que as mudas se transformem em mudas fortes e saudáveis, elas precisam receber iluminação adequada. Caso contrário, as mudas irão desenvolver-se mal, esticar e, como resultado, ficarão muito fracas para se adaptarem a um terreno aberto. Seria melhor colocar as mudas no parapeito de uma janela voltada para o sul ou sudoeste.
Os brotos precisam de 12-15 horas de luz do dia, portanto, muito provavelmente, precisarão de iluminação com fitolampos pela manhã e à noite, bem como em dias sombrios.
Regime de temperatura
A temperatura ótima após o aparecimento dos primeiros brotos é de mais 14-16 graus... Sob tais condições, o tomate cresce por cerca de uma semana, e então a temperatura muda novamente para mais 20-22 durante o dia e mais 16-18 à noite.
Rega
Nos primeiros dias, os brotos que surgiram são borrifados com um borrifador e depois as mudas podem ser irrigadas com uma seringa ou regador pequeno. Tudo deverá ser feito com cuidado para que a umidade seja direcionada apenas sob a raiz, sem atingir o caule e as lâminas das folhas, e também sem provocar a exposição do sistema radicular. O líquido em si deve ter uma temperatura ambiente de cerca de 20 graus e ser sedimentado. O ideal é que as mudas sejam regadas pela manhã.
O momento exato do procedimento é determinado pela condição do solo: se a camada superior estiver seca, pode-se proceder à irrigação moderada.
Top curativo
Uma boa alimentação permite fortalecer as mudas, mas deve-se fertilizar as mudas com cautela, principalmente se o plantio foi feito em solo comprado e já enriquecido. Os tomates podem reagir especialmente mal a um excesso de nitrogênio: se a planta parecer pálida e rala, então este é exatamente o problema. Antes da alimentação, os tomates precisam ser regados com água limpa, caso contrário, os brotos da raiz serão queimados. Após o procedimento, as mudas são examinadas cuidadosamente: se as gotas caírem na parte aérea dos brotos, então são lavadas cuidadosamente com água morna e enxugadas com pano limpo.
A fertilização na fase de desenvolvimento da muda é realizada várias vezes. A primeira alimentação é realizada 10 dias após a colheita. Como alternativa, pode ser uma mistura de uma colher de sopa de "Nitroammofoski" e 10 litros de água. Ao mesmo tempo, cada planta deve receber cerca de meio copo. Além disso, imediatamente após a colheita, as mudas são propostas para serem tratadas com um estimulante de crescimento, por exemplo, "Epin" ou "Zircão". Essa pulverização vai melhorar a adaptação da planta em um novo local.
A próxima fertilização é feita 10 dias após o procedimento... Para usar para esse fim, o mesmo fertilizante mineral é permitido. O procedimento final é realizado em algum lugar 3-4 dias antes do transporte dos tomates para o campo aberto. Normalmente, é utilizada uma mistura de 1 colher de sopa de superfosfato, a mesma quantidade de cinza de madeira e 10 litros de água. Cada representante de mudas de tomate requer meio copo da mistura de nutrientes.
Humato de potássio diluído de acordo com as instruções, infusão de vermicomposto à base de 2 colheres de sopa de grânulos, bem como formulações complexas contendo uma pequena quantidade de nitrogênio também são utilizadas para alimentar as mudas. Seu uso é limitado a uma vez por semana. A ureia na quantidade de 5 gramas, suplementada com superfosfato e sulfato de potássio, é aplicada 10 dias após a colheita e, a seguir, mais 2 semanas.
O monofosfato de potássio pode ser usado com sucesso regando o solo em recipientes. Pelas normas, 5 gramas do medicamento são diluídos em 5 litros de água.
Dos remédios populares, as cascas de banana e a amônia são especialmente populares. Você pode adicionar amônia imediatamente, conforme a cultura começa a demonstrar falta de nitrogênio, ou depois de esperar pela segunda alimentação. Uma colher de chá de uma preparação farmacêutica é diluída em 10 litros de água e complementada com uma colher de chá de monofosfato de potássio. A rega é proposta primeiro para ser realizada na folha e, após 2-3 dias, repita na raiz. Quanto à casca de banana, é mais conveniente utilizá-la na forma de infusão. A casca esmagada de uma fruta é derramada com um litro de água e infundida por 3 a 5 dias. O líquido escurecido é filtrado e, antes da irrigação, também é diluído com água na proporção de 1: 1. Uma vez por semana, você pode adicionar algumas colheres de sopa de banana líquida a cada recipiente de 2-3 litros.
Deve-se mencionar que a maioria dos jardineiros hoje abandonou completamente a ideia de beliscar as raízes das mudas, porém, se desejado, o rebento principal da raiz é encurtado em um terço antes do mergulho.
Picking
Durante a colheita, todas as mudas fracas são necessariamente removidas, e você não pode retirá-los - em vez disso, você deve cuidadosamente arrancar a planta perto do solo... Se os tomates forem cultivados em xícaras individuais, o procedimento termina aqui. Se as sementes foram plantadas originalmente em um recipiente comum, elas deverão ser distribuídas em recipientes separados. O procedimento deve ser iniciado quando um par de folhas reais eclodir de cada muda. Cada muda é retirada cuidadosamente de um único recipiente com uma colher de sopa ou um pequeno graveto para obter um pequeno caroço de barro junto com a planta. Em novos vasos, os espécimes resultantes aprofundam-se quase até as placas cotiledonares.
Para recipientes individuais, o mesmo solo é adequado como para o recipiente geral, mas enriquecido com um complexo mineral. Nesse caso, para cada 5 litros de substrato, é necessária 1 colher de sopa. Antes de iniciar o procedimento, o solo precisará ser umedecido e aquecido a 20 graus. A muda deslocada é regada suavemente sob a raiz com água morna. Quando a umidade for absorvida, a área precisará ser borrifada com terra seca.
Doenças e pragas
Será útil saber a que doenças as mudas estão sujeitas e que outros problemas podem surgir, a fim de tomar as medidas oportunas para corrigir a situação.
- Na maioria das vezes, mudas de tomate morrem em casa de uma perna preta. A doença é caracterizada pelo adelgaçamento e apodrecimento da parte inferior do caule, ocorrendo devido ao espessamento ou ao não cumprimento das normas de cuidado.Nesse caso, não é possível salvar a planta - se um dos exemplares cair, resta retirá-lo e tratar o restante com Fitosporina ou líquido bordalês.
- Se o solo ficar branco no vaso, provavelmente estamos falando de mofo.... Neste caso, a camada superior do solo é removida e o solo restante é derramado com "Fitosporin" e coberto com uma mistura de areia do rio e cinzas.
- Se as mudas de tomate ficam amarelas e murcham, é necessário avaliar o nível de iluminação e alimentação das plantações.... Por exemplo, as folhas se curvam quando não têm potássio e ficam pálidas com uma pequena quantidade de nitrogênio.
- A clorose das plantas é provocada pela falta de ferro, e uma mudança na cor do caule para púrpura - a necessidade de fósforo.
- As placas ondulam mesmo com uma quantidade insuficiente de boro... A cultura cresce mal devido ao solo pobre, excesso de umidade ou flutuações de temperatura.
- As pragas de mudas de tomate incluem moscas-brancas, pulgões, ácaros-aranha e outros.... É melhor combatê-los com remédios populares: uma infusão de casca de cebola, tabaco ou sabão em pó, mas em casos graves você terá que recorrer a inseticidas.
E se estiver superado?
Se as mudas de tomate forem muito alongadas, na fase de colheita, a planta pode ser aprofundada até as folhas cotiledonares ou torcida com uma espiral na parte inferior do caule. No futuro, a cultura precisará de mais curativos leves e com menos nitrogênio. Baixar a temperatura para o cultivo de tomates é uma boa solução. Em alguns casos, a falta de luz solar torna-se o motivo do alongamento das plantas. Nesse caso, a instalação de fitolampos e a movimentação dos recipientes para os peitoris corretos da janela pode ajudar.
Será possível desacelerar o crescimento das mudas despejando solo fresco ou húmus esmagado sob as raízes. Em casos extremos, é proposto o uso de um medicamento contra o supercrescimento, por exemplo, "Reggie", adequado tanto para pulverização quanto para irrigação na raiz.
Como e quando plantar?
A idade das mudas para plantio em terreno aberto pode ser diferente, por isso é melhor focar na aparência da planta e nas condições climáticas.
- Como regra, você tem que esperar por uma altura de arbusto de 18-28 centímetros, um caule grosso, 7-8 folhas verdadeiras e botões do primeiro cacho de flores. Para variedades de maturação precoce, é considerada obrigatória a presença de 9 a 10 lâminas foliares e até frutos com diâmetro de até 2 centímetros.
- A movimentação das mudas para o terreno aberto é realizada quando a probabilidade de retorno da geada desaparece. Para terrenos abertos nas regiões do sul, tais condições ocorrem em abril, na região do Volga - em maio, e em outras regiões da Rússia - em junho.
- Os tomates são plantados em estufa em maio, com exceção das regiões sul, as mudas podem ser transferidas para lá já em março.
Vale ressaltar que esse processo deve ser acompanhado de um endurecimento gradativo das mudas.
O comentário foi enviado com sucesso.