Como e quando mergulhar mudas de tomate?
O tomate é, senão o vegetal mais delicioso, então um dos mais populares. É bom tanto fresco como enlatado, e como parte de uma variedade de pratos. Mas para cultivar uma fruta assim, você precisa começar no inverno.
Já no estágio de muda, erros irritantes podem acontecer, e os sonhos de uma estufa na qual o "espírito do tomate" celestial permanecerá não se tornarão realidade. Infelizmente, você pode perder (parcial ou totalmente) a colheita, mesmo na fase de colheita. Portanto, vale a pena considerá-lo com mais detalhes: sutilezas, tempo, preparação, instruções e cuidados.
O que é isso?
Uma colheita (ou mergulho) é um transplante de mudas jovens. Primeiro, as sementes dos futuros tomates são plantadas em recipientes com solo, elas crescem silenciosamente até que seu tamanho se torne um problema. Em determinado ponto, as mudas começam a criar um crescimento denso, o que pode interferir no desenvolvimento de plantas individuais. É necessária uma seleção para que cada unidade receba nutrição e cuidados adequados e se desenvolva sem obstáculos.
Simplificando, a colheita é o transplante de mudas cultivadas em vasos, copos e recipientes individuais. Você também pode usar caixas grandes para mudas de tomate, nas quais as mudas não crescerão juntas. Existem diferentes opiniões sobre a necessidade de mergulhar os tomates. Alguns especialistas acreditam que a colheita torna possível desenvolver um sistema radicular mais poderoso em um tomate e, portanto, as mudas serão mais fortes. Outros discutem com eles, garantindo que no mergulho as plantas se machucam, para eles é um estresse sério, portanto é melhor abandonar o procedimento traumático.
Ao mesmo tempo, aqueles que se opõem à colheita se oferecem para colocar mudas de sementes imediatamente em xícaras individuais, ou seja, o próprio princípio de cultivo do tomate muda ligeiramente. Várias sementes são plantadas em uma xícara: quando brotam, o jardineiro escolhe a melhor (a mais forte) e remove as demais. E é assim que os tomates crescem em recipientes individuais sem passar por um transplante potencialmente doloroso. Aqueles que não conseguem decidir de forma alguma que posição tomar podem ir para um experimento: plante parte das mudas com uma picareta, parte sem.
Uma única experiência desse tipo ajudará a tomar um lado ou outro, sem olhar para trás para conselhos externos. O raciocínio será convincente e a abordagem bastante científica.
Cronometragem
Se você mergulhar em tomates, então com que idade está a questão. Os especialistas aconselham não iniciar o processo antes que o primeiro par verdadeiro de placas de folha não tenha se formado nas mudas. Isso geralmente acontece uma semana após a germinação. Mas também não é uma bandeira de partida: não há necessidade de pressa. Ainda assim, as mudas aparecem de forma irregular, as plantas ainda estão fracas e o transplante para elas é realmente perigoso. Mas há uma sutileza aqui: se você se atrasar com a colheita, os tomates se machucam ainda mais. Uma vez que o sistema radicular da planta significativamente expandido dá origem a um entrelaçamento estreito das raízes das mudas, e durante uma colheita, o trauma das plantas "lutando" é inevitável.
Portanto, a maioria dos jardineiros adere a este esquema: o transplante em xícaras individuais (ou simplesmente em uma caixa volumétrica) é realizado 10-14 dias após a germinação. Uma colheita posterior só é possível se as sementes forem plantadas em uma caixa muito alta e uma distância decente for mantida entre as plantas.
Existem outros pontos relativos ao momento da escolha.
- Navegar pelo calendário lunar não é a ideia mais estúpida, e isso deve ser feito na fase da lua crescente. Mas se as mudas, por exemplo, cresceram demais e seu crescimento deve ser contido, os dias da lua minguante se tornarão dias auspiciosos.
- Em que mês realizar a colheita, depende apenas do mês de plantio das sementes. Pode ser fevereiro, março ou abril - depende da região de plantio, variedade, planos posteriores e outros fatores.
Se um calendário lunar for usado, não se deve esquecer sua relevância. Infelizmente, sem saber, acontece que os jovens jardineiros simplesmente leem datas de recortes de jornais, revistas, artigos da Internet, sem verificar o ano em que o material foi escrito.
Preparação
O próprio processo de preparação envolve a seleção de recipientes e solo adequados nos quais as mudas se adaptem com sucesso.
Capacidade
É melhor se eles ainda forem potes ou xícaras separados. O principal é não usar embalagens de sucos, iogurtes: a camada de filme laminado não conseguirá manter o microclima desejado no solo. O volume de um recipiente é de 100-150 ml, geralmente é o suficiente para mudas. Se você não quiser um plantio individual, pode usar uma caixa grande, grande o suficiente para que os tomates não fiquem apertados nela.
Você não pode levar recipientes individuais grandes, pois este tamanho é prejudicial para a cultura em crescimento. Há uma maior probabilidade de acidificação do solo, bem como o risco de ataque de fungos. Isso não apenas quebra as mudas: tanto o fungo quanto a mudança no solo podem destruí-lo completamente.
Aqui estão os recipientes em que você pode plantar tomates.
- Recipientes de PVC - você pode comprar um conjunto, palete e potes. Os potes podem ser grampeados ou separados. Furos para drenagem de água são pré-fabricados neles. Também são vendidos conjuntos com tampa, que podem ser considerados mini-estufas completas.
- Potes de turfa - são feitos de turfa, também incluem papelão ou papel. Aqueles com mais turfa são ideais para mudas. Neles, ela vai direto para o jardim, o torrão de terra não cai, as raízes não se machucam. Mas, sob o disfarce de uma panela de turfa, eles podem vender um recipiente, que consiste quase inteiramente em papelão prensado, que se decompõe pouco no solo. Você precisa escolher com cuidado, ler comentários.
- Comprimidos de turfa - outra opção interessante, que é feita de turfa de grão fino. Ele é embalado em um tecido de malha muito fina. Antes da semeadura, os comprimidos devem ser despejados com água para que inchem e aumentem de tamanho. Em seguida, as sementes são colocadas em cada comprimido. No momento em que um tomate precisa ser transplantado para um vaso grande, ele criará raízes em um comprimido de turfa e irá com ele para este recipiente. Um mergulho absolutamente seguro.
- Copos de papel, rolos de papel higiênico. Possivelmente, mas não confiável. Os copos de polietileno ainda vão cumprir sua missão, mas os copos de papel levam à rápida secagem do solo. Esses recipientes não são adequados para uma longa permanência de mudas.
Caracóis de papel, saquinhos de chá, garrafas de plástico - o que não é usado por jardineiros empreendedores para a colheita. Como se costuma dizer, se apenas funcionasse.
Priming
Existem dois requisitos para isso - deve ser nutritivo e desinfetado. Você pode pegar a mesma mistura de solo que foi usada para o plantio de sementes. Principalmente se o jardineiro estiver satisfeito com as mudas cultivadas. A composição deve ser regada com uma solução fraca de manganês, levando-se em consideração que deve ser exclusivamente à temperatura ambiente. Se parecer que o solo não é nutritivo o suficiente, um pouco de cinza e superfosfato são adicionados a ele. Quando um par de folhas verdadeiras se forma, as plantas precisam ser eliminadas bem antes do mergulho: o solo se soltará, as mudas serão mais fáceis de extrair e o trauma será menor.
Instruções passo a passo
Se o preparo dos recipientes e do solo for feito corretamente, pode-se começar a colher.
Considere o método clássico de transplantar mudas em recipientes separados em casa.
- A planta é minada com uma espátula estreita para mudas; um garfo comum serve para isso. A escavação é feita com o cabo do garfo, a extração é feita com os dentes.
- Um buraco fundo é feito no solo com um lápis ou um pedaço de pau, de um centímetro e meio.
- Em seguida, você precisa pinçar a raiz de um terço a um quarto do comprimento, aprofundando o caule até as folhas cotiledonares.
- O solo deve ser ligeiramente amassado e regado e um estimulador de crescimento de raízes deve ser adicionado à água. Use água decantada, certifique-se de que está em temperatura ambiente.
- A próxima rega será dentro de uma semana ou um pouco mais cedo.
- As mudas devem ser mantidas em local à sombra por cerca de 3-4 dias.
Mas esse método de seleção não é o único. Por exemplo, um método interessante é a transferência de transbordo. A planta é enviada para um novo recipiente diretamente com uma bola de barro. O buraco no recipiente é feito de forma que um pedaço de barro caiba nele. As raízes longas que saem do coma precisam ser pinçadas, mas não mais do que um terço. A planta transplantada também é regada com estimulante de crescimento, mantida à sombra por vários dias.
Uma maneira interessante de mergulhar é pousar de fralda.
- A fralda está se espalhando. O solo é derramado em seu canto superior, cerca de uma colher e meia de sopa. A muda é colocada de forma que a proporção de seu caule acima das folhas cotiledonares fique acima da borda da fralda. Somente raízes longas podem ser encurtadas.
- Outra colher grande de terra é vertida sobre as raízes, a borda inferior da fralda é dobrada ligeiramente abaixo do solo, a fralda é enrolada e amarrada com um elástico. Não é necessário fazer o curativo muito apertado.
- Os rolos são enviados para um palete com altura aproximadamente igual aos rolos.
- Com 3-4 folhas verdadeiras formadas, o rolo deve ser desdobrado, adicionado um pouco de terra e enrolado novamente.
- Tudo isso é regado com água em temperatura ambiente, alimentado uma vez por semana (os fertilizantes devem ser dissolvidos na água para irrigação).
O método de mergulho de duas raízes também vale a pena mencionar. 2 plantas são plantadas em um copo (ou outro recipiente), sempre em intervalos. A uma distância de pelo menos 5 cm. Após o enraizamento, do lado comum de cada lâmina é necessário cortar a pele, cerca de 3 centímetros.
As plantas são atraídas umas pelas outras, fixadas com uma tira de tecido, e uma semana antes do plantio no solo, uma planta mais fraca espera beliscar (a uma distância de 3 cm do enxerto).
Cuidados de acompanhamento
Não basta plantar as plantas, é preciso garantir que o estresse do mergulho não se torne destrutivo para elas. Ou seja, fornecer condições confortáveis para um maior crescimento independente.
Regras para cuidar dos tomates após a colheita:
- as primeiras 2 semanas é o momento em que as mudas precisam de iluminação difusa;
- manutenção do regime de temperatura - durante o dia você precisa manter a temperatura em 18-20, e à noite - 15-18 graus;
- as plantas podem ser regadas apenas com água sedimentada e apenas com água à temperatura ambiente;
- o solo não deve ser molhado, apenas molhado;
- 2 semanas após a colheita, você pode alimentar a planta com uma solução de ureia ou superfosfato, e repetir este procedimento a cada 2 semanas;
- afrouxamento obrigatório - fornece suporte de oxigênio à terra;
- os tomates devem ser protegidos de qualquer contato com plantas de interior - se durante o estágio de crescimento eles forem infectados com doenças ou permitirem que as pragas cheguem até eles, todo o desenvolvimento futuro estará ameaçado;
- uma muda alongada é sinal de engrossamento do plantio, as plantas simplesmente não têm nutrientes suficientes, também pode significar falta de luz;
- as folhas costumam enrolar e murchar nos tomates em uma estufa, mas isso também pode acontecer com as mudas - o problema está na alta temperatura do ar ou em sua circulação insuficiente;
- folhas variegadas de mudas podem ser um sinal de queimadura, mas, nesse caso, devem desaparecer logo, mas se não desaparecerem, é mais provável que seja uma doença septória;
- para evitar que as pontas dos tomates murchem, não é necessário umedecer demais o solo (as raízes simplesmente sufocam com a abundância de água);
- topos atrofiados podem indicar plantações espessas e uma doença tão maligna e perigosa como a podridão cinzenta.
Depois de uma colheita bem-sucedida, segue-se o estágio de cultivo de mudas em recipientes espaçosos (relativamente). Mas os tomates são enviados para o local quando alcançam cerca de 30 centímetros de altura, o pedúnculo na circunferência terá 1 cm e 8-9 folhas com um pincel de flor são formadas nele. O sucesso no cultivo do tomate em estufa depende muito de um processo competente, oportuno e realizado levando em consideração todos os requisitos para o processo de colheita.
O comentário foi enviado com sucesso.