Tudo sobre solo para mudas de tomate

Contente
  1. Requisitos primários
  2. Fabricantes populares
  3. Escolhendo o solo da loja
  4. Como cozinhar você mesmo?
  5. Preparando o terreno em casa

No processo de germinação de mudas em casa, a escolha do solo desempenha um papel importante. A composição preferida deve, se possível, não apenas ser enriquecida adicionalmente com alguns elementos, mas também desinfetada e testada quanto à acidez.

Requisitos primários

O solo para mudas de tomate deve promover o rápido desenvolvimento das mudas. Isso significa que não será suficiente apenas plantar em solo rico em nutrientes, embora essa condição também seja importante. Além disso, um solo ideal para mudas de tomate deve ter boa permeabilidade ao ar e fornecer o nível de umidade desejado no jardim.

Necessário, de modo que o nível de pH seja de cerca de 6,5 unidades, ou seja, estava quase neutro e a capacidade de calor da mistura de solo era normal. É claro que larvas de insetos, sementes de ervas daninhas ou esporos de fungos ou bactérias não devem ser encontrados no solo para a construção de mudas. A vantagem será a presença de microrganismos ativos na mistura, que aceleram a absorção dos elementos orgânicos do solo pela planta.

A terra para plantar sementes de tomate em casa não deve ser retirada da horta. Existem várias razões para isso: em primeiro lugar, essa mistura é considerada muito grossa para mudas frágeis e, em segundo lugar, a quantidade de nutrientes nela não é tão grande. Também deve ser mencionado que mudas de tomate nos estágios iniciais de desenvolvimento são caracterizadas por maior sensibilidade, e só pode se desenvolver em uma mistura de solo bem solta, literalmente arejada, sem protuberâncias.

Você também não pode usar solo velho - isto é, aquele que endureceu ou já se tornou sólido. Na composição da mistura selecionada, não deve ser permitida a presença de substâncias tóxicas, por exemplo, sais de metais pesados ​​ou produtos da indústria de refino de petróleo.

Fabricantes populares

Apesar de a maioria dos jardineiros preferir fazer suas próprias misturas para mudas de tomate, é bem possível comprar uma composição adequada em uma loja especializada.

  • A classificação dos solos inclui um produto universal da Terra Vita baseado em turfa alta, vermicomposto e areia. A composição do produto também contém perlita, estimulantes de crescimento e todos os nutrientes adequados para a cultura. A acidez da mistura é considerada ótima para tomates.
  • Uma variação de "Tomato and Pepper" do fabricante chamada "Miracle Bed" combina turfa alta e baixa. A massa solta e homogênea é ideal para o cultivo de mudas sensíveis dessas culturas.
  • O solo nutritivo da marca Malyshok recebe boas críticas. A variedade destina-se à construção de cravos-da-noite e, portanto, contém todos os componentes necessários para o tomate. A composição contém farinha de dolomita, bem como um complexo mineral.
  • Solo especializado para mudas de tomate Agrícola enriquecido com potássio, nitrogênio e fósforo.
  • Mistura de solo interessante de "Gumimax" - uma mistura à base de turfa de várzea e areia de rio desinfetada com adição de ácidos húmicos.
  • Uma mistura de solo conhecida como "Microparnik", além dos componentes usuais, tem em sua composição "Pi-Gi-Mix" - um hidro-complexo especial, encerrado em uma forma granular.
  • Adequado para tomates e "Biudgrunt" - uma mistura de nutrientes que combina dois tipos de turfa, areia, lascas de dolomita e composto de estrume Biud.Farinha de ossos, vermiculita e flogopita também podem ser encontrados entre os componentes.

Escolhendo o solo da loja

Para jardineiros iniciantes, é melhor escolher misturas de solo prontas. O substrato acabado contém todos os oligoelementos necessários, tem uma composição equilibrada e não inclui quaisquer componentes indesejáveis. No entanto, Na aquisição desses produtos, é sempre importante estudar com atenção a acidez do mix proposto.

Também deve ser lembrado que ao escolher entre misturas à base de turfa ácida e sem ela, dê preferência à última corretamente.

Como cozinhar você mesmo?

Para formular corretamente uma mistura de solo para o cultivo de mudas, você terá que começar preparando os componentes selecionados como base. Por exemplo, pode ser areia de rio, turfa não ácida de alto pântano, húmus e cinzas de madeira. O composto peneirado maduro é considerado uma alternativa equivalente ao húmus. A cinza de madeira também é necessariamente peneirada... Também é permitido o uso de grama ou solo frondoso como base, mas não o que está localizado sob castanhas, carvalhos e salgueiros, o que significa que contém substâncias adstringentes.

Eles são colocados em um recipiente largo em proporções iguais terra, areia e turfa. Depois de mexer até ficar homogêneo, será necessário saturar o futuro solo com um nutritivo "coquetel". Este último é recomendado para ser misturado em um balde de água decantada, 25 gramas de superfosfato, 10 gramas de uréia e 30 gramas de sulfato de potássio. A cozedura também pode ser efectuada sem adição de componentes líquidos - neste caso, cada balde de solo é enriquecido com um par de caixas de fósforos de superfosfato e 0,5 litro de cinza de madeira.

Vários outros componentes podem ser adicionados à composição do substrato resultante, os quais têm um efeito benéfico no desenvolvimento de mudas de tomate. Por exemplo, perlite - bolas de origem vulcânica, podem ser introduzidas em vez de areia. Sua vantagem significativa será a absorção uniforme de umidade do solo e a mesma "transferência" gradual de umidade para os tomates. Os grânulos esbranquiçados também têm um bom efeito na troca de ar e, portanto, as mudas receberão mais oxigênio. A perlite deve ser derramada na mesma quantidade que a areia.

A presença de vermiculita... Este componente torna a mistura do solo mais solta e também equilibra o conteúdo de nutrientes e líquido. Isso se deve à estrutura da própria vermiculita - finas escamas de mica que absorvem os componentes acima e os conduzem uniformemente até as raízes dos tomates. A vermiculita também é preenchida em vez de areia, de modo que sua participação é de 30%.

Sapropel - uma substância negra e quebradiça, extraída do fundo de corpos de água doce. Não só é rico em todos os nutrientes benéficos da erva-moura, como também é enriquecido com estimulantes de crescimento que ocorrem naturalmente. A quantidade de sapropel no solo deve ser igual à quantidade de areia, à qual é uma alternativa. Vermicompostagem é muito útil para mudas. O produto orgânico, isento de esporos, bactérias e larvas, tem uma composição rica. Ao auto-compilar uma mistura de solo, vermicomposto é adicionado ao gramado ou turfa em uma proporção de 4 para 1.

Ao preparar a mistura, é importante lembrar quais produtos adicionados a ela, ao contrário, podem prejudicar plantações futuras. São produtos orgânicos que estão em fase de decomposição. Esse processo ocorre com a liberação de grande quantidade de calor e, portanto, contribuirá para a combustão das sementes de tomate. Substâncias argilosas não devem ser injetadas no solo. Eles mudam significativamente o estado da terra, tornando-a protuberante, e como resultado as mudas simplesmente não podem germinar.

Claro, você não deve tomar terras coletadas no território de empresas industriais ou perto de estradas - está cheio de impurezas prejudiciais.Você também terá que evitar solo coletado nos canteiros onde anteriormente viviam representantes do gênero Solanaceae ou ervilhas.

Preparando o terreno em casa

O substrato auto-montado para o cultivo de tomates em um apartamento deve ser desinfetado e avaliado pelo nível de acidez.

Verificação de acidez

Um desvio em uma ou outra direção do nível de acidez afeta negativamente o estado das mudas, que adoecem ou não crescem. Para determinar se o indicador é ótimo para tomates, ou seja, neutro, é obtido usando vários meios improvisados. A maneira mais fácil é comprar um papel de tornassol em uma farmácia e preparar um líquido destilado. Uma pequena porção de terra é imersa em água, misturada e deixada por 15 minutos. Em seguida, o conteúdo do recipiente é misturado novamente e, após mais 5 minutos, você pode prosseguir com a pesquisa.

Se o papel de tornassol, em contato com a água, ficar vermelho, amarelo ou laranja, isso indica a acidificação do solo. O aparecimento de uma cor verde esmaecida é um indicador da neutralidade da massa de teste. Finalmente, o pedaço de papel verde brilhante corresponde a solo alcalino. Ainda mais fácil, o solo é verificado com vinagre. Bastará derramar uma pequena quantidade da mistura com o líquido e avaliar se ocorre alguma reação. O aparecimento de bolhas de dióxido de carbono é um sinal de que o solo tem acidez normal. Em outros casos, pode-se concluir que o nível de pH está elevado.

Ajuda a avaliar a condição da mistura do solo mesmo suco de uva. Se colocar um punhado de terra em um líquido leva à descoloração deste, bem como à formação prolongada de bolhas, então está tudo em ordem. A presença de folhas de groselha preta recém-colhidas também pode responder à pergunta. Os pratos são enchidos com água fervente e infundidos, após o que uma pequena quantidade de terra é despejada dentro. A transformação de um líquido incolor em vermelho indica que o solo é altamente ácido, e em rosa - que pode ser atribuído a levemente ácido. Uma tonalidade azul é típica para substâncias alcalinas e verde para substâncias neutras.

O método mais difícil envolve o uso de giz... Em primeiro lugar, 5 colheres de sopa de água em temperatura ambiente são colocadas na garrafa, e duas colheres de sopa de terra e uma colher de chá do componente revelador triturado são colocadas na garrafa. Além disso, o pescoço é fechado com a ponta do dedo, do qual o ar já foi liberado. O aumento da acidez do solo fará com que endireite ou levante ligeiramente a ponta do dedo. A falta de reação é possível em caso de neutralidade do solo.

Desinfecção

Existem várias maneiras de preparar o solo para o posterior plantio de mudas. O processamento mais simples é realizado na geladeira: a terra é colocada ali por vários dias, depois é extraída e aquecida de forma natural. Você pode repetir o procedimento várias vezes para que as flutuações de temperatura destruam todos os microorganismos prejudiciais. No inverno, é permitido simplesmente carregar o recipiente com a terra para a varanda.

Para cultivar a terra também se obtém pelo método térmico. Se o jardineiro preferir calcinar, então ele deixa a mistura por meia hora em um forno aquecido a 80 graus. Os conhecedores de vaporização vão organizar um banho-maria, colocar terra sobre ela em um saco de pano e realizar o procedimento, que dura cerca de 10 minutos.

Em princípio, a mistura de solo pode ser desinfetada com a ajuda de alguns preparados: permanganato de potássio rosa, fungicidas ou inseticidas. Em todos os casos, é melhor secar a massa processada espalhando-a em camada fina sobre papel ou jornal.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário