Por que as mudas de tomate são roxas e o que fazer?

Contente
  1. Como se alimentar com falta de fósforo?
  2. O que fazer em caso de deficiência de enxofre?
  3. Outras razões
  4. Os principais erros ao crescer

Os tomates saudáveis ​​sempre têm lindas folhas verdes. Se houver uma mudança perceptível na cor, isso indica certas violações relacionadas ao processo de desenvolvimento da planta. Na maioria das vezes, os jardineiros se deparam com o fato de as mudas de tomate ficarem roxas. No artigo de hoje, descobriremos por que esse problema ocorre e como pode ser resolvido.

Como se alimentar com falta de fósforo?

Muitas vezes, as mudas de tomate assumem uma tonalidade roxa prejudicial à saúde. devido à falta aguda de fósforo... Todo residente de verão que cultiva vegetais em sua horta deve saber que a falta desse elemento costuma levar a sérias consequências negativas. Por causa disso, as folhas de tomate no verso ficam roxas em vez de verdes. Sob a condição de fome de fósforo, as placas das folhas também podem ficar cor de vinho ou vermelho-púrpura. Como regra, em tais situações, o tronco não muda sua cor verde saudável.

Na maioria dos casos, devido à falta de fósforo nas mudas de tomate, a cor natural das folhas velhas mais baixas muda primeiro.

Depois de um tempo, a cor muda para as folhas novas que estão mais altas. Se a fome de fósforo for negligenciada e muito forte, a parte superior das mudas de tomate ficará verde-escura e as folhas localizadas abaixo envelhecerão e enrolarão cedo.

Na maioria das vezes, o problema de deficiência de fósforo surge por uma série de razões principais:

  • solo pobre em que as mudas são cultivadas;
  • solo e temperatura do ar muito baixos;
  • o fósforo pode ser bloqueado por algum outro elemento.

Se ficou claro que as mudas de tomate adquiriram uma tonalidade roxa precisamente por causa da fome de fósforo, então é necessário fazer fertilização adequada das plantas. Para fertilizar mudas é recomendado o uso dos seguintes componentes de fósforo (eles contêm fósforo de digestão rápida):

  • monofosfato de potássio;
  • superfosfato (superfosfato duplo é especialmente altamente eficaz);
  • fertilizante de tipo complexo, por exemplo, "Agrícola".

Se o fósforo estiver no solo, mas as plantas simplesmente não tiverem acesso adequado a ele, você pode usar agente especial eficaz denominado "Phosphatovit".

Ele contém bactérias especiais que transformam compostos de fósforo inacessíveis em uma forma mais acessível, que será adequada para mudas de tomate.

Existem outras drogas populares:

  • sulfato de potássio;
  • sulfato de magnésio (um agente bem conhecido entre os jardineiros, que é usado para pulverização).

Vale lembrar que essas drogas, como o monofosfato de potássio, têm o efeito desejado apenas em temperaturas acima de 15 graus Celsius. Se não for possível garantir o cumprimento desse requisito, você pode recorrer a um medicamento israelense altamente eficaz e completamente novo. "Picóide"... Esse remédio funcionará mesmo se houver valores de temperatura mais baixos.

Deve-se ter em mente que, depois de repor a deficiência de fósforo, as folhas que já ficaram roxas, muito provavelmente, não conseguirão voltar a uma tonalidade verde saudável.

Não vale a pena se preocupar com isso, pois em geral o estado das plantas será bom, e as folhas novas terão a cor verde necessária. É necessário usar qualquer cobertura para mudas de tomate apenas de acordo com as instruções... Todas as embalagens de fertilizantes acabados indicam como e quando devem ser usados ​​corretamente. Não é recomendado ir além do escopo do manual referindo-se a vários experimentos.

O que fazer em caso de deficiência de enxofre?

Freqüentemente, problemas sérios com mudas de tomate surgem da deficiência de enxofre. Este elemento, em contraste com o fósforo discutido acima, chega aos pousos até mesmo do espaço aéreo. Se não houver enxofre suficiente, as mudas também podem mudar sua cor normal para roxo.

A tonalidade azul ou roxa característica nas partes vegetativas das plantas devido à falta de enxofre geralmente não aparece nas mudas, mas em plantações já maduras que crescem em campo aberto ou em uma estufa. Na maioria das vezes, os caules das plantas plantadas vão ganhando uma cor semelhante, e com eles as nervuras e pecíolos.

Ao mesmo tempo, as placas das folhas localizadas abaixo tornam-se amarelas e as superiores ainda permanecem verdes, mas diminuem visivelmente de tamanho e, em seguida, enrolam-se completamente.

Longe de sempre, os jardineiros podem determinar imediatamente e com precisão qual elemento está faltando em plantações jovens: enxofre ou fósforo, especialmente porque na maioria dos casos um extrato eficaz de superfosfato é usado para combater a cor roxa nas placas das folhas. No papel de componente do lastro, esse fármaco também contém enxofre em quantidades exatamente suficientes para suprir sua falta. Reabastecendo a falta de fósforo, os jardineiros alimentam simultaneamente a planta com enxofre, que logo volta ao normal.

Outras razões

Nem sempre o motivo da mudança na cor das folhas das mudas de tomate é a falta de fósforo ou enxofre. Muitas vezes esse problema ocorre devido ao impacto no plantio de baixas temperaturas desconfortáveis. Se for esse o caso, o jardineiro deve entrar em contato o mais rápido possível às ações que visam estabilizar os indicadores de temperatura em que estão inseridas as mudas de tomate.

  • Vale a pena levar o recipiente com as plantas para um local mais quente e confortável com mais rapidez, principalmente se as mudas ainda estiverem em casa.
  • Se as mudas de tomate congelam abertamente em solo frio, não se deve perder tempo. Nessas circunstâncias, é necessário colocar algum tipo de isolante sob o recipiente com as mudas. Para esses fins, a espuma ou a espuma de poliestireno são ideais.
  • Freqüentemente, as mudas de tomate mudam de cor devido ao fato de serem afetadas por correntes de ar frio. Nesse caso, você precisa encontrar a fonte, fechá-la e isolá-la de maneira confiável.

Outra razão comum para mudar a cor das mudas de tomate - este é um solo inadequado... Solanaceae são plantações exigentes e caprichosas. Eles só precisam realmente de um solo equilibrado. Se falamos de mudas de tomate, é muito importante que selecione um solo com teor suficiente de magnésio, potássio, zinco e nitrogênio. Se pelo menos um dos elementos listados não for suficiente, será possível notar que a planta cresce muito mal, muda de cor sã.

O azul nas hastes das mudas indica que há excesso de manganês no solo, que foi utilizado no processo de sua desinfecção. Em casos raros, tais eventos estão associados às características de um determinado cultivar ou espécie de planta híbrida.

Mudas podem ficar roxas devido ao alto percentual de conteúdo alcalino no solo. Para tomates, apenas solo neutro ou ligeiramente ácido é necessário. Se houver muitos álcalis e ácidos nele, os fertilizantes de fósforo na forma líquida podem se tornar sólidos, devido ao qual o efeito desejado de sua exposição não será alcançado.

Se as mudas de tomate adquiriram uma cor roxa, você deve primeiro prestar atenção na quantidade de luz que os pousos recebem... Os tomates só se desenvolverão normalmente se receberem luz suficiente - pelo menos 10 horas por dia. Se houver poucas horas de luz do dia, as folhas podem adquirir uma tonalidade roxa não natural.

A duração do dia não deve exceder 12 horas... Se houver muita luz, isso também pode levar a consequências negativas. Os tomates certamente precisam de descanso, porque é no escuro que muitos elementos úteis e importantes podem ser facilmente absorvidos.

Os principais erros ao crescer

Para evitar que as mudas de tomate adoeçam e não mudem sua cor saudável correta, é muito importante não cometer erros graves ao cultivá-las. Vamos descobrir, ignorando quais regras muitas vezes levam ao aparecimento dos problemas em consideração.

  • É muito importante selecionar corretamente o solo ideal para o cultivo de mudas de tomate. É necessário prestar atenção a quais elementos estão presentes nele. Se o solo não contiver turfa, areia, húmus e outras substâncias, as mudas crescerão esparsamente e podem doer seriamente.
  • As plantas definitivamente precisam de uma boa alimentação. Mudas de tomate devem, de acordo com as instruções, ser fertilizadas com compostos contendo nitrogênio, fósforo, potássio e assim por diante. Muitas vezes, é a falta de alimentação adequada que leva a uma mudança na cor das plantas.
  • As plantas precisam fornecer níveis de umidade adequados. Para regar as mudas de tomate, não use pouca ou muita água. O alagamento ou o ressecamento do solo podem prejudicar seriamente as plantações.
  • Para evitar que as plantações jovens comecem a se deteriorar e mudar sua cor saudável, é importante que elas forneçam acesso suficiente à luz e ao calor.... Você não pode negligenciar essas regras, caso contrário, terá que lidar com o aparecimento de sombras roxas nas plantas.
  • Falta de medidas preventivas destinadas ao combate a doenças comuns, também podem levar a mudanças de cor nas mudas de tomate.
  • Mudas de tomate devem ser regadas corretamente. Na maioria das vezes, as pessoas usam um borrifador para isso, mas é melhor passar para a irrigação por gotejamento. Graças a ele, a água não fica estagnada em áreas desnecessárias e não cai nas lâminas das folhas.
  • Outro erro comum que os jardineiros cometem é procedimento inoportuno para remover enteados.
  • Muitas vezes, as mudas de tomate são cultivadas no peitoril de uma janela fria.... Isso não deve ser feito, especialmente se a casa tiver caixilharia de madeira velha que permita correntes de ar. Em tal ambiente, as mudas definitivamente ficarão azuis ou roxas.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário