Por quantos dias as sementes de tomate germinam?

Contente
  1. Fatores de influência
  2. Tempo de germinação de tomates de diferentes variedades
  3. Como acelerar a germinação?
  4. Por que as sementes não germinam?

Semear as sementes parece à primeira vista um processo simples. No entanto, na verdade, os residentes de verão sabem que ela é repleta de um grande número de nuances. Cada tipo de planta, incluindo tomate, tem suas próprias preferências de solo, temperatura, umidade e outros fatores. Hoje, há muitas maneiras de os primeiros brotos aparecerem o mais rápido possível e não precisarem definhar por antecipação.

Fatores de influência

Para entender a rapidez com que os tomates brotam, um grande número de fatores deve ser avaliado. É importante notar que a maioria deles pode ser controlada diretamente por humanos. Claro, é muito importante monitorar a qualidade do solo e dos próprios grãos de tomate. Caso contrário, todos os esforços serão inúteis.

Após a semeadura, os tomates geralmente germinam em uma semana. Este período pode ser menor ou maior, dependendo dos seguintes fatores:

  • tratamento de sementes antes do plantio das mudas;
  • variedades de tomate (precoce, médio ou tardio);
  • regime de temperatura;
  • modo de luz;
  • umidade;
  • qualidade da semente.

Alguns dos fatores acima devem ser considerados com mais detalhes para obter bons tiros e, o mais importante, a tempo.

Disponibilidade de processamento

Os grãos de tomate auto-colhidos, ou qualquer semente comprada por um preço baixo, provavelmente não germinarão antes de 10-14 dias. Isso se deve ao fato das sementes serem recobertas por uma casca externa, que se caracteriza pela alta densidade e rigidez. Para que os brotos apareçam, é necessário que tal revestimento seja perfurado. Também é importante considerar que a composição dos grãos de tomate contém óleos essenciais que inibem o aparecimento de brotos. Este mecanismo de contenção é fornecido pela própria natureza.

Sem nenhum tratamento, as sementes podem germinar mais cedo, mas isso é sorte. Para garantir a germinação precoce, vale a pena tratar as sementes. Pode ser de vários tipos.

  • O preparo dos grãos é feito diretamente pelo próprio fabricante. Este processamento é denominado processamento de fábrica.
  • O processamento das sementes é realizado diretamente pelo residente de verão e é chamado de casa. Na maioria das vezes, são grãos embebidos em uma substância especial.

Vale ressaltar que o material que vem sendo processado na fábrica não precisa ser embebido em casa.... Se as sementes foram devidamente preparadas, os primeiros brotos começarão a aparecer no 5º dia após a semeadura. Além disso, os grãos mais fortes podem germinar ainda mais cedo.

Antes do processamento, deve-se prestar atenção ao “frescor” das sementes. De fato, mesmo com a mesma qualidade, o material que ficou menos depositado pode apresentar brotações anteriores mesmo sem tratamento. E lembre-se também que é preciso processar os grãos logo antes do plantio. Após a embebição, as sementes devem ser plantadas secas, para isso devem ser mantidas por 30 minutos sobre um pano. É aconselhável planejar tudo com antecedência para que o processo desde o processamento até o desembarque seja contínuo, sem paradas desnecessárias do material.

Temperatura

Todo mundo sabe que as plantas gostam de calor, e os tomates não são exceção. Os primeiros brotos aparecem em temperaturas bastante altas. Quanto mais baixa a leitura do termômetro, mais lentamente as sementes germinarão. E também os grãos não gostam das oscilações de temperatura, o que fica evidente pela lentidão com que as mudas aparecem. É muito difícil regular a temperatura ideal em apartamentos comuns com aquecimento central.Portanto, é aconselhável manter as colheitas sob a bateria.

A temperatura ideal para semear tomates é de +25 graus. Com ela, os grãos germinam muito rapidamente. Além disso, o melhor resultado pode ser observado se o efeito estufa for criado. Para isso, basta cobrir o recipiente com as sementes plantadas com um saco plástico ou filme plástico.

Um ponto importante neste caso é manter o nível de umidade necessário dentro da estufa.

Luz

Os tomates são geralmente classificados como plantas que brotam no escuro. Acredita-se que a luz não afeta a germinação das sementes, sendo até recomendado colocar recipientes com as sementes semeadas em locais escuros. No entanto, a prática mostra que as sementes ainda gostam mais de luz do que de sombra. Isso pode ser usado se você quiser obter mudas o mais cedo possível.

Qualidade

O fator mais decisivo para a velocidade de germinação das sementes é a qualidade. Os grãos de tomate, que inicialmente são de má qualidade ou vencidos, não podem ser forçados a crescer rapidamente. Pesquisas mostram que sementes saudáveis ​​e geneticamente fortes se dão bem, mesmo quando as condições são desfavoráveis.

É claro que, ao usar sementes adquiridas, é difícil garantir sua qualidade. Sempre existe a possibilidade de comprar um manequim ou os chamados grãos dormentes. No entanto, existem algumas regras sob as quais a chance de comprar sementes de qualidade aumenta.

  • Vale a pena adquirir sementes de produtores confiáveis ​​que monitoram a qualidade de seus produtos.
  • Você não pode guardar a semente na geladeira, pois ela só hiberna com isso.
  • Não pegue sementes que expiraram. Normalmente, os grãos de tomate são armazenados por 5 anos. Claro, existem algumas variedades que podem reter suas propriedades por até 15 anos ou mais. Essas informações geralmente estão indicadas na embalagem. Se não houver notas em um pacote de sementes, isso implica em um prazo de validade padrão.
  • Não há necessidade de comprar material de reserva. É melhor comprar tantos pacotes de sementes quantos forem plantados imediatamente. A capacidade de germinação das sementes armazenadas se deteriora anualmente.
  • É melhor comprar todos os anos, pois novas variedades de tomate estão sendo lançadas constantemente e também surgem híbridos com boas características.

A qualidade dos grãos afeta não só a germinação, mas também as mudas e como elas se sentem após a colheita, o transplante. E também afeta o rendimento.

Tempo de germinação de tomates de diferentes variedades

Se você deseja obter mudas de tomate cedo, também deve considerar sua variedade. Todos os tomates são divididos nos seguintes grupos:

  • precoces, que amadurecem rapidamente, antes da colheita, em média, passam apenas 100 dias da semeadura;
  • médio, no qual o tempo de semeadura ao amadurecimento é de aproximadamente 120 dias;
  • os tomates tardios dão os primeiros frutos a partir do momento do plantio somente após 140 dias.

Essas variedades também diferem na rapidez com que os principais processos biológicos ocorrem dentro das plantas.... Por exemplo, tomates tardios apresentam desenvolvimento mais lento. Isso também afeta a taxa de emergência dos primeiros brotos. Obviamente, a preparação completa das sementes antes da semeadura pode acelerar um pouco a germinação de variedades posteriores. No entanto, mesmo que as mesmas condições sejam criadas para variedades diferentes, as primeiras brotarão vários dias antes. Por este motivo, é recomendável semear diferentes grupos de tomates em recipientes separados. Isso garantirá a emergência simultânea das mudas e possibilitará a realização dos procedimentos necessários com todas as plantas ao mesmo tempo. Assim, o processo de cuidado com as mudas é simplificado.

Para obter mudas saudáveis ​​e uma colheita abundante, é necessário selecionar as variedades certas, levando em consideração as peculiaridades do clima. Por exemplo, em áreas onde é instável, é melhor dar preferência aos tomates resistentes ao frio, que são despretensiosos em termos de cuidado, embora brotem por muito tempo.Antes da sementeira, se o tomate for adquirido numa loja, deve ler as instruções da embalagem. Normalmente indica a variedade, as datas de semeadura, o plantio de mudas em campo aberto e o amadurecimento dos tomates.

Como acelerar a germinação?

Apesar das características das variedades e de vários fatores externos, os residentes de verão conseguem influenciar a rapidez com que as sementes de tomate brotam. Muitos procedimentos têm efeito sobre isso, afetando os grãos por meio de preparações especiais ou de um processo físico.

  • A calibração se refere à imersão das sementes em uma solução salina. Para a preparação, uma colher de chá de sal é tomada em um copo de água. Em seguida, os grãos de tomate são imersos nesse líquido por 10-12 minutos. No processo, sementes pequenas e vazias flutuam para a superfície. Eles devem ser removidos. Os restantes bons são lavados com água e depois secos.
  • Para acelerar o surgimento dos primeiros brotos, o material pode ser aquecido... Isso é especialmente verdadeiro se as sementes foram armazenadas em salas frias. Um mês ou um mês e meio antes da semeadura pretendida, os grãos são colocados em sacos de tecido e pendurados ao lado dos aquecedores.
  • Curiosamente, a desinfecção das sementes também promove a germinação rápida. Esse processo remove infecções e fungos da superfície dos grãos. Para isso, o material é dobrado em um saco de pano e imerso em uma solução de permanganato de potássio (um por cento). As sementes devem ficar nele por 20 minutos. Em seguida, eles devem ser enxaguados com água limpa e secos.
  • Além do permanganato de potássio, várias preparações também podem ser usadas para desinfecção, por exemplo, "Fitosporina".
  • A imersão é o método mais comumente usado para acelerar a germinação. Para isso, as sementes de tomate são imersas em água morna ou em um fármaco estimulador do crescimento ("Zircão", "Epin" e outros) por 5 horas. Após este método, você não deve enxaguar os grãos, apenas secá-los.
  • A germinação permite reduzir significativamente o período de emergência dos primeiros rebentos. Esse processo consiste em estender o material sobre um pano úmido e, em seguida, colocá-lo em local aquecido. Neste caso, ao secar, acrescente água. No segundo ou terceiro dia, observa-se a bicada dos grãos, após o que podem ser semeados no solo.
  • O procedimento de endurecimento tem um efeito positivo na germinação das sementes e na tolerância às mudanças de temperatura após o plantio em campo aberto. Para fazer isso, grãos suficientes que eclodiram são colocados na geladeira por uma noite. Neste caso, a temperatura deve ser de 0 a +2 graus. Durante o dia, a semente deve ser guardada em uma sala onde a temperatura varia de +15 a +20 graus. Para obter um bom resultado, o procedimento deve ser repetido 2 a 3 vezes.
  • Para borbulhar, você precisa de um compressor usado em aquários... Com sua ajuda, os grãos de tomate são tratados com oxigênio. Isso é feito em uma jarra com água morna, no fundo da qual é despejado o material, e aí colocada a ponta da mangueira do compressor. O processamento levará 12 horas, após as quais as sementes precisarão ser secas.
  • O revestimento também é usado para acelerar a germinação. Este processo consiste em revestir as sementes com uma composição nutritiva especial que desinfeta e estimula o crescimento das plantas. Na maioria das vezes, essa mistura é preparada a partir de turfa, componentes minerais, húmus, fungicidas e adesivos. É o último que permite que o grosso se prenda ao grão. Sementes peletizadas acabadas podem ser adquiridas nas lojas.
  • Plantar em uma área rasa permitirá que você obtenha os primeiros brotos de tomate um pouco mais rápido... Basta colocar as sementes a uma profundidade de 1 a 1,5 cm. Se os grãos forem muito pequenos, é necessário borrifá-los um pouco com uma mistura de terra e areia peneirada.

O solo correto também afeta a germinação das sementes. Portanto, os tomates preferem solos leves e nutritivos. E também os tabletes de turfa são adequados para eles. Não use solo homogêneo para grãos.

Por que as sementes não germinam?

Se as sementes de tomate não germinaram a tempo, pode haver uma série de razões para isso. Freqüentemente, isso se deve à semente de má qualidade, bem como ao armazenamento inadequado. Para este último, é importante que a temperatura não seja muito baixa ou muito alta. E também é preciso prestar atenção ao solo, pois pode ser muito pesado para grãos pequenos. A germinação também é fortemente influenciada pela falta de preparo do material antes da semeadura, baixas temperaturas e umidade insuficiente.

Em caso de má germinação, a primeira coisa a fazer é verificar a temperatura em que as sementes estão contidas, bem como o teor de umidade do solo.uma. Se tudo estiver em ordem, vale a pena esperar mais alguns dias. Talvez as sementes ainda não tenham conseguido romper a espessa camada de solo.

No caso de o período de germinação ter passado e os rebentos não aparecerem, é melhor semear novamente os tomates.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário