Cultivo de pepinos e tomates na mesma estufa

Contente
  1. Você pode plantar?
  2. Requisitos para condições
  3. Variedades adequadas
  4. Qual deve ser o solo?
  5. Padrões de pouso
  6. As nuances do cuidado

Muitos residentes de verão freqüentemente se perguntam a possibilidade de cultivar simultaneamente pepinos e tomates em pequenas estufas. Não há uma resposta definitiva aqui, uma vez que a prática pode mostrar resultados diferentes. Na maioria dos casos, os pepinos podem crescer bem em uma estufa de tomate. Eles compartilham necessidades semelhantes em termos de meio ambiente e condições de cultivo.

Você pode plantar?

Pepinos e tomates são plantas que crescem na mesma estufa. Os primeiros demoram 50-70 dias a atingir a maturidade e os segundos 55-105 dias, tudo depende da variedade escolhida. Ambas as culturas são termofílicas e requerem boa drenagem e pH do solo entre 5,8 e 6,5. Uma vez que ambas as culturas precisam de irrigação de alta qualidade e um abastecimento regular de água, sua vizinhança é possível em uma estufa no inverno.

Ambas as plantas têm uma estrutura de crescimento ramificada, portanto você pode combiná-los, plantando um ao lado do outro, enquanto a compatibilidade não será prejudicada... Por exemplo, pepinos irão rastejar no chão e tomates ficarão verticais. A capacidade de crescimento agressiva dos pepinos e das folhas largas ajudará a expulsar as ervas daninhas. Além disso, você pode colocar as vinhas nos mesmos suportes que são usados ​​para os tomates. Esse arranjo de plantas é chamado de plantio diversificado. Uma vez que ambas as culturas podem sofrer de mofo em alta umidade e superlotação, é deixado espaço suficiente para o ar circular entre os arbustos sem problemas.

Ao cultivar tomates e pepinos é necessário levar em consideração o grau de dano por fungos e outras doenças. Embora o mosaico do pepino possa afetar tomates e pepinos, a propagação da doença não se limita a essas duas culturas. Mais de 40 famílias são afetadas por esta doença. A requeima é um dos problemas mais sérios, pois pode arruinar completamente os dois tipos de vegetais. Em ambos os casos, as plantas podem ser tratadas com peróxido de hidrogênio ou um fungicida comercial.

Como a prática tem mostrado, o rendimento de ambas as safras é menor do que o esperado quando crescem juntas, e você precisa estar pronto para isso se quiser economizar espaço na estufa. O pólen de tomate, caindo nas flores femininas de pepino, afeta-as negativamente e não permite que se desenvolvam mais.

Requisitos para condições

Para cultivar uma boa safra de tomates e pepinos em uma estufa, você precisa monitorar a temperatura, a iluminação, o pH do solo e outros parâmetros. Os parâmetros de umidade relativa para essas culturas de estufa variam de 60 a 70%. Melhor gastar algum dinheiro e comprar um medidor de estufa para controlar o nível de umidade no interior. As temperaturas ideais diurnas variam de + 21 ° C a + 27,7 ° C, e as temperaturas noturnas variam de + 16,7 ° C a + 17,7 ° C. Em dias de sol, a temperatura preferida da estufa é para a extremidade superior desta faixa, enquanto em dias nublados é melhor mover para a extremidade inferior.

Se a temperatura interna ficar abaixo do parâmetro definido, pode ocorrer deficiência de nutrientes pelo fato de as plantas não conseguirem absorver alguns elementos. Nesta situação, é aconselhável ter uma fonte de aquecimento que pode ser ativada se necessário. Os especialistas recomendam a instalação de um termostato de estufa dentro, mas deve ficar sob uma cobertura para não ficar exposto à luz ultravioleta. Para um crescimento normal, a estufa deve ter pelo menos 8 horas de sol. É por isso que não são colocados à sombra de grandes árvores, atrás de edifícios.

Você pode separar as camas com papel alumínio. Portanto, para cada cultura dentro de uma estufa, o microclima necessário será criado. É importante apenas considerar que o tomate adora chope. Você também pode colocar uma cerca para o solo: uma folha de metal é perfeita para isso. Se o espaço permitir, os pepinos e os tomates podem simplesmente ser plantados afastados uns dos outros. Você não pode usar nenhuma restrição, basta plantar as mudas de pimentão, tomate e pepino corretamente... O lado sul da estufa é reservado para pimenta, uma vez que esta cultura é especialmente termofílica. Um tomate é colocado no centro ou perto da saída, e os pés de pepino são colocados no lado norte.

Variedades adequadas

Considere alguns tipos de variedades que são adequadas para o cultivo conjunto.

Tomates

O primeiro passo para o cultivo de tomates com sucesso é selecionar variedades recomendadas para estufas. Se os vegetais são produzidos para venda, o tamanho, a forma e a cor devem ser considerados. Variedades híbridas fornecem melhores rendimentos e bom tamanho. É melhor levar aqueles que têm excelente imunidade a doenças. Os tomates são divididos em duas categorias: determinante e indeterminado.

O primeiro cresce a uma altura predeterminada, enquanto o último pode ter diferentes alturas. Os tomates de estufa determinantes produzem um grande número de frutos e o tempo de colheita é de apenas alguns meses, enquanto os indeterminados produzem um pequeno número de frutos, mas continuam a frutificar por um período mais longo de tempo.

Aqui estão algumas das variedades de tomate recomendadas que crescem bem em estufa e são resistentes a doenças:

  • "Caruso";
  • "Laura";
  • Capello;
  • "Perfecto";
  • "Baroni";
  • Zoltano;
  • "Gabriela";
  • "Dombito";
  • Dombella;
  • Celebridade.

Pepinos

Para a estufa, é melhor usar variedades de pepinos, que também têm imunidade às doenças mais comuns. Entre eles:

  • "Mashenka";
  • "Guindaste";
  • "Goosebump";
  • "Tom Thumb".

Todas essas variedades toleram perfeitamente a seca, tão necessária para o tomate para a polinização. Não há necessidade de criar condições especiais para seu cultivo.

Qual deve ser o solo?

É imperativo verificar o pH do solo diariamente.... Se isso não for possível, então uma verificação deve ser realizada pelo menos antes da fertilização, a fim de entender quais oligoelementos são necessários e quais não são. Recomenda-se um medidor de pH de bolso. A faixa de pH ideal para tomates e pepinos em estufa é de 5,6 a 5,8.

Se o pH do solo estiver muito alto, uma pequena quantidade de ácido deve ser adicionada para baixá-lo. Você pode usar ácido nítrico, ácido sulfúrico ou ácido fosfórico. O ácido sulfúrico é mais barato e está prontamente disponível nas lojas, mas não fornece nutrientes para as plantas. Os especialistas recomendam fortemente o uso de ácido nítrico ou fosfórico, pois fornecem nutrientes para a planta, além de reduzir o pH. Se o pH estiver baixo, adicione soda cáustica, hidróxido de potássio, bicarbonato de sódio, bicarbonato de potássio.

Um meio nutritivo é adequado para o plantio de mudas, mas uma boa drenagem está sempre organizada. Alguns recomendam o uso de uma mistura de envasamento comercial pré-preparada porque garantirá um crescimento saudável para suas plantas e você não terá que se preocupar com ervas daninhas ou doenças.

Se você quiser preparar o solo sozinho, precisará misturar solo de jardim, areia, composto bem podre e cascas de arroz na proporção de 1: 1: 1: 1.

Padrões de pouso

Para obter uma boa colheita, é necessário plantar corretamente os tomates e os pepinos. Algumas pessoas preferem plantar mudas com uma divisória entre os arbustos, na qual você pode amarrar depois os tomates. Um bom esquema seria a opção 3x6.Usar a densidade de planta correta dentro da estufa é muito importante para o crescimento saudável e bom rendimento de cada planta individual. Lembre-se de que se você aumentar a densidade de plantio (dar a cada planta menos espaço do que deveria), o rendimento diminuirá. Isso ocorre porque, sem separação, as plantas com efeito de estufa começarão a fazer sombra umas às outras.

Aumentar a densidade das plantas na estufa também não é uma boa ideia porque colocar tomates e pepinos muito próximos aumentará a incidência de doenças em toda a estufa. É melhor bloquear arbusto em arbusto e organizar as mudas de modo que, à medida que crescem, não entrem em contato com outra cultura.

As nuances do cuidado

É muito importante regar os pepinos e os tomates na hora certa, mas não umedecer demais o solo. A quantidade de água necessária para as plantas com efeito de estufa varia de acordo com a estação e o tamanho dos arbustos. Uma pequena muda recém-transplantada para uma estufa precisará de apenas 50 ml de água por dia, enquanto uma planta madura precisa de até 2,7 litros de água. Para otimizar este processo, você pode instalar um sistema automático de irrigação por gotejamento. A cada rega, você também pode fornecer fertilizante dissolvido às plantas com efeito de estufa. Este processo é denominado fertirrigação.

A rega de pepinos e tomates deve ser feita de forma que a água seja fornecida à base da planta, e não por sistemas de irrigação suspensos. Assim, a folhagem permanece seca, a probabilidade de ocorrência de doenças fúngicas, como bolor foliar, oídio, é reduzida. Se o ambiente em que os vegetais são cultivados tiver boa drenagem, será necessário regá-lo 10 ou mais vezes ao dia com sistema de irrigação por gotejamento. Se a casca do pinheiro for enterrada no solo, 5 a 10 regas por dia serão suficientes.

O uso de treliças como método de suporte para tomates é benéfico para a produtividade... É necessário inserir uma estaca de metal e madeira ao lado da bucha e amarrar a haste. Você pode organizar as camas com pepinos da mesma forma: não deixe-os no chão, mas dê-lhes a oportunidade de crescerem. É recomendável cultivar plantas em ângulo, em vez de verticalmente. Este é o método praticado por quem cultiva hortaliças para venda.

Muitos jardineiros usam materiais orgânicos para o controle de ervas daninhas. Todos eles funcionam muito bem e também ajudam a manter a umidade elevada do lado de fora, mas não se deve usar cobertura morta orgânica dentro da estufa, pois é um habitat favorável para fungos e insetos.

É muito importante garantir a poda oportuna do tomate. Remova a folhagem inferior e os enteados acima de cada nó da folha no caule. Se crescer, a planta produzirá mais frutos, mas o tamanho dos tomates será pequeno e de baixa qualidade. É melhor deixar uma haste principal.

Qualquer profissional irá informá-lo sobre as condições especiais que devem ser observadas ao combinar tomate e pepino dentro da mesma estufa:

  • os pés de pepino não devem sombrear o tomate;
  • os tomates precisam de ventilação de alta qualidade, por isso é aconselhável plantá-los mais perto da saída;
  • você definitivamente deve comprar variedades que sejam altamente resistentes à requeima;
  • polinização adicional é necessária, para isso você pode simplesmente agitar as plantas.

Os tomates não requerem polinização se forem cultivados ao ar livre em campos porque o vento e os insetos fazem o trabalho.... No entanto, a polinização dentro da estufa é imprescindível e, se o tempo for pulado, o número de frutos nas plantas diminuirá. A temperatura ótima para a polinização do tomate é de + 21 ° C a + 26,7 ° C, e a umidade relativa do ar é de 70%. Já com umidade do ar acima de 80%, os grãos de pólen se unem e não se dispersam. Por outro lado, se esse valor for inferior a 60% por muito tempo, o estigma pode secar e o pólen não irá aderir a ele. A fertilização ocorre 48 horas após a polinização.

Os especialistas recomendam o uso de um polinizador elétrico, que geralmente é alimentado por baterias alcalinas descartáveis ​​ou recarregáveis. Você também pode instalar em uma estufa, se for grande, uma ou duas pistas de abelha.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário