Tudo o que você precisa saber sobre o plantio de tomates
Tudo o que você precisa saber sobre o plantio de tomates deve ser descoberto antes mesmo que uma variedade adequada seja selecionada ou que o desenvolvimento do local comece. Afinal, sem saber como plantar mudas de tomate em campo aberto e a que distância é correto plantar, dificilmente se consegue um resultado decente. Também vale a pena descobrir o que colocar no buraco antes do desembarque, e também com outras sutilezas e nuances.
Cronometragem
Plantar tomate é um conceito ambíguo, dividido em duas partes. Por um lado, é o momento em que as sementes são semeadas em recipientes especiais ou outros recipientes. Por outro lado, é o período em que é hora de transferir as mudas maduras para uma estufa ou para uma área aberta. Sim, podemos dizer que isso é individual para cada variedade, e deve-se guiar por sua descrição. Mas existem alguns pontos gerais básicos que você deve conhecer.
As primeiras mudas são muito frágeis e tenras. Na Sibéria e em outras áreas da zona de cultivo de risco, pode não ter o efeito esperado pelos jardineiros. Acredita-se que no sul da Rússia, o plantio de sementes pode ser feito de meados de fevereiro a meados de março.
No norte da parte europeia da Federação Russa, esse momento ocorre aproximadamente de 1 a 15 de abril. O termo "provisoriamente" não é acidental, porque muitos outros recursos terão que ser levados em consideração.
Os tomates são divididos nas seguintes variedades:
- amadurecimento precoce;
- meia temporada;
- maturação tardia.
Ao avaliar o período vegetativo que deve decorrer entre a semeadura e a colocação das mudas nos locais finais atribuídos a elas, deve-se lembrar do acréscimo de 5 a 10 dias. É esse período que é necessário para que os primeiros brotos se formem. Se, ao avaliar a idade das mudas, esse fator não for levado em consideração, é fácil enfrentar incidentes desagradáveis. Geralmente, você pode plantar mudas em uma estufa mais cedo do que em um terreno livre descoberto. Alguns agricultores também estudam dias lunares auspiciosos. Cabe a você decidir se confia em tais recomendações.
Preparação
Nem todos os jardineiros têm certeza se devem colocar algo no buraco para melhorar as propriedades da terra. Se ela já trabalhou exaustivamente na última temporada e deu uma boa parte de sua fertilidade, isso deve ser feito com absoluta precisão. Do contrário, não se pode contar com uma boa colheita. De acordo com muitos residentes de verão, é aconselhável adicionar fertilizantes minerais aos assentos. Os pensos em que há muito fósforo apresentam-se especialmente bem.
Se será superfosfato ou uma mistura especialmente projetada para o cultivo de tomate não é muito importante. Não se esqueça da alimentação orgânica. Cerca de uma semana antes do plantio, o solo é regado com uma solução de esterco de galinha. Servirá como uma boa alternativa às formulações minerais.
Mas é completamente inútil colocar comprimidos para a requeima e outros produtos fitofarmacêuticos em covas de plantação.
Em vez disso, é melhor usar cascas de ovo. Antes de colocá-lo no solo, é seco e triturado. 0,06 kg de conchas são usados por furo. Esse aditivo saturará a terra com substâncias úteis e se tornará uma excelente proteção contra um urso. Também é útil usar urtiga, que é muito eficaz para suprir a falta de nitrogênio.
A preparação também inclui a escolha do lugar certo. Os tomates crescem melhor com marga mole e solta. É muito bom se o solo estiver saturado com matéria orgânica desde a safra passada (sem contar com outros fertilizantes).Solo pesado, muito úmido e ácido tem um efeito prejudicial sobre as plantas. Sim, a alteração do terreno é bem possível, mas em alguns casos será mais fácil e prático arranjar inicialmente as camas num local mais conveniente.
Vizinhos e predecessores
Para o cultivo eficaz de tomates, é muito importante o que exatamente cresceu no mesmo lugar antes deles. Pepinos são considerados antecessores neutros. Por pertencerem a uma família diferente, não contraem as mesmas doenças. É por isso é possível alternar essas duas culturas pelo menos continuamente ao longo dos anos - o resultado certamente agradará. O mesmo se aplica à abóbora, abóbora.
Outro bom predecessor é o arco. Suas doenças também não são transmitidas ao tomate. Além disso, o plantio da cebola melhora as condições do solo. Mas a pimenta amarga, como sua contraparte doce, não é adequada, uma vez que pertencem ao mesmo grupo de culturas. O plantio de tomates onde eles costumavam crescer também é proibido:
- eles são;
- Morango;
- batatas (geralmente é a pior opção que você pode imaginar).
No entanto, raramente alguém planta tomates sozinho no jardim ou no jardim. Portanto, é importante saber sobre culturas comuns também.
Basílio há muito é considerado um bom candidato. Ele é capaz de espantar as pragas. Os espargos também são úteis, suprimindo lesmas em plantações vizinhas.
Brócolis, erva-doce e couve-flor dificilmente são vizinhos agradáveis para os tomates. Mas eles podem ser colocados ao lado de malmequeres, bem como com:
- cebolas;
- rabanete;
- alazão;
- salsão;
- salsa;
- cenouras.
Esquemas de plantio para mudas de diferentes tipos de tomate
Alto e médio
Muitas vezes, acredita-se que, ao ar livre, você pode escolher a distância desejada. No entanto, não é assim - na verdade, tanto lá quanto em estufas, você deve escolher o esquema de distribuição correto. Grandes variedades e híbridos devem ser plantados a uma distância de 0,7 m. Um espaçamento de linha típico será de 1 m. Em alguns casos, as distâncias são reduzidas - até 0,6 m de furo a furo, para 0,7 - 0,9 m no espaçamento de linha; para tipos de tamanho médio, a lacuna é de 0,5 - 0,55 e 0, 7 - 0,8 m.
Subdimensionado
Tomates baixos permitem uma colheita precoce. O espaçamento entre linhas, neste caso, é normalmente de 0,5 m. A distância entre as buchas individuais pode ser reduzida para 0,3 m. Alguns jardineiros usam um padrão xadrez.
Isso permite que você coloque mais plantas na mesma área, o que significa que você pode potencialmente colher uma safra maior.
Os caminhos
Em uma cama quentinha
Plantar tomates em canteiros quentes é uma solução atraente para muitos jardineiros. Para aquecer, resíduos orgânicos são depositados no solo. Se tudo for feito de forma eficiente, você pode garantir isolamento suficiente por 7 a 8 anos. A largura da trincheira é geralmente de 1 m. A profundidade varia de 0,5 a 0,6 m.
O comprimento é teoricamente ilimitado. Na prática, ele é limitado apenas pelo tamanho do próprio site. Sob a matéria orgânica, recortes de árvores e arbustos devem ser colocados como substrato. O estrume também é colocado no topo - a camada deve ter pelo menos 60 mm. A camada superior é o estrume podre do ano passado.
2 arbustos em 1 buraco
A necessidade de plantar duas plantas ao mesmo tempo em um furo, assim como o uso de um padrão xadrez, está associada à economia de espaço. Os tomates raramente são plantados em um terreno aberto como este. Basicamente, essa abordagem é típica para cultivo em estufas. Mas, junto com o efeito positivo, há uma série de nuances negativas. A interferência entre as plantas costuma ser um problema sério.
É mais eficaz colocar arbustos altos e curtos lado a lado. Se você usar duas variedades grandes ou duas variedades baixas, os problemas serão quase inevitáveis.
As dificuldades também surgem com o desenvolvimento complexo das mãos. Você terá que levar em consideração a ramificação muito ativa dos tomates em um buraco. Eles estão sendo formados de forma muito mais ativa e persistente do que o normal.
Nas trincheiras
A pretensão de fazer uma vala justifica-se pelo facto de permitir obter uma excelente colheita nas zonas da via intermédia. Você precisa começar a trabalhar assim que a neve estiver limpa. As regras básicas exigem que você escolha um plano ou paralelo ao declive. As parcelas são implantadas com um degrau de 1,5 m e devem ser orientadas de norte a sul. A largura das faixas deve ser de 0,6 m, e o comprimento é determinado a seu critério.
As raízes das ervas daninhas devem ser removidas. Você também deve se livrar de outros resíduos de plantas. No meio da cama, não são derramadas cristas muito altas. No meio, com o auxílio de uma enxada arredondada, são feitos sulcos com os lados baixos. O fundo da sarjeta é bem coberto com um filme, cujas bordas são marcadas com estacas ou grampos de arame, no momento certo o filme é cortado em pontos transversais e as mudas previamente regadas são colocadas ali.
Quando as plantas são plantadas, o solo ao redor delas deve ser compactado. Em seguida, é regado com uma solução combinada de uréia e sulfato de potássio (em baixa concentração). Depois de absorver esses líquidos, a cobertura morta é colocada na zona da raiz - composto ou húmus. Amarrar o centro do caule a uma grade presa a um suporte de aproximadamente 2 m de altura ajuda a manter os tomates no lugar.
Pelas raízes
Essa maneira incomum de plantar tomates ao ar livre quase não requer trabalho de escavação. Mas, apesar de sua falta de familiaridade, pode dar resultados muito bons. Ao mesmo tempo, essa abordagem começou a ser praticada para economizar espaço. Aos poucos, alguns jardineiros tiveram a ideia de que era ainda melhor do que as soluções tradicionais. No entanto, tem suas próprias regras, cujo descumprimento ameaça severa decepção. Deve ser entendido que o tomate invertido não será extremamente fértil ou especialmente decorativo em comparação com as plantações convencionais.
A sequência é a seguinte:
- cultivar mudas de tomate até certo tempo em um recipiente comum;
- transplante-o em grandes tanques, puxando a haste pelo orifício no fundo;
- eles adormecem ali solo nutritivo e regado;
- colocar o recipiente de lado, aguardando o início do crescimento;
- fixar o recipiente no suporte, conseguindo a orientação das raízes para cima e livre suspensão do caule;
- regar e alimentar a planta através do buraco.
Com este tipo de cultivo, realmente economiza-se espaço. Sair é um tanto simplificado.
Você não precisa amarrar os tomates. Para cultivar várias plantas, você pode fazer com o inventário improvisado de costume. Mas se você precisar cultivar um grande número de tomates, precisará de um equipamento especial.
No entanto, os traços negativos seriam:
- a possibilidade de cultivar nem todas as variedades;
- complicação de pouso;
- o desejo do tomate de crescer para compensar a falta de iluminação;
- a necessidade de equipar estruturas especiais que garantam a resistência do suporte e iluminação intensa ao mesmo tempo.
Sob o oleado
Este método também é freqüentemente chamado de ajuste de filme. Deve ser entendido que mesmo o uso de um material de cobertura não significa que não haja necessidade de plantar adequadamente uma cultura. Esta é uma espécie de compensação pela falta de uma estufa completa. Na maioria das vezes, os abrigos simplificados temporários são camas de até 1 m de largura, localizadas uma em frente à outra ou em um padrão xadrez. A distância entre as covas de plantio é de 25 a 40 cm, mais precisamente, pode-se dizer apenas com referência a uma variedade específica.
Também é possível plantar sob um oleado ou sob um filme em vários canteiros ao mesmo tempo. Então, a distância entre eles deve ser de cerca de 0,5 m. O aprofundamento permite que você obtenha raízes mais poderosas, mas então você terá que coletar os frutos mais tarde. Em um clima relativamente normal, o filme comum pode ser esticado sobre os arcos inseridos no solo. Se o calor vier, o filme é alterado para spunbond e, com uma queda brusca de temperatura, um material branco não tecido de grande espessura é puxado para baixo do filme.
Na garrafa
O uso de garrafas plásticas permite cultivar tomates até mesmo em uma varanda ou em outra sala separada. Pequenos recipientes são usados para mudas. Quando as mudas crescem, são transplantadas para garrafas de 5 litros. É muito importante que as janelas estejam viradas para sudeste ou sudoeste; quartos com uma orientação diferente dos pontos cardeais não são adequados. Na varanda sul, o sombreamento será necessário, no norte e oeste - iluminação reforçada.
Devido ao espaço limitado, é necessário escolher variedades subdimensionadas com frutos cereja. A compactação dos arbustos também é muito importante.
Os especialistas aconselham dar preferência aos frascos cilíndricos, os mais convenientes para o sistema radicular.
O fundo do recipiente deve ser coberto com drenagem (na maioria das vezes argila expandida). Os frascos com mudas devem ser cobertos com tampas opacas e mantidos aquecidos, e quando os primeiros brotos são formados - reorganizados mais perto da luz, é muito importante que não seja mais frio do que +15 graus à noite, e deve estar 22-25 graus durante o dia.
Em caixas
Este método permite a mobilidade dos pousos. Em caso de mau tempo, eles podem ser facilmente reorganizados em um local protegido. Outra vantagem é que será mais fácil conseguir ordem no jardim. O cultivo de tomates no solo acima do nível do jardim permite que você obtenha todos os nutrientes e água necessários. Um bom enraizamento também é uma vantagem.
Em uma das opções, eles começam cavando e elevando o nível do solo acima do nível geral do jardim. Em seguida, equipam a área escavada com uma cerca. Em outra versão, a caixa é montada primeiro e, em seguida, o solo e os fertilizantes são colocados lá. Como placas, você pode usar placas, papelão ondulado, ardósia. Independentemente do material, é fundamental eliminar as lacunas nas juntas e cantos.
É uma boa ideia usar pranchas que são conectadas de acordo com o princípio de "espinho e ranhura". As paredes das caixas ficarão firmemente presas umas às outras. As cristas não devem ser mais largas do que 0,7 m. Essa largura já é suficiente para um plantio de tomate em duas fileiras com todo o cuidado em ambos os lados. A altura dos lados varia a seu critério, mas devemos lembrar que é inconveniente trabalhar em uma crista muito alta, e os tomates baixos podem ter acesso limitado à luz.
A localização das camas altas ou dos camarotes no jardim é escolhida ao seu gosto. É melhor colocá-los onde não haja correntes de ar, mas haverá muito calor e sol. Mas a colocação próxima a edifícios e vários arbustos, árvores não é recomendada.
O solo é geralmente retirado do jardim. Ali são adicionados fertilizantes, levando em consideração o estágio de desenvolvimento da planta.
Em sacos de terra
Há cada vez mais adeptos a esta técnica. Um saco é suficiente para 1-3 arbustos. Mais precisamente, isso só pode ser dito levando em consideração o tipo específico e o volume do tanque. Na maioria das vezes, são usados sacos ou sacos de polietileno com um volume de 30-75 litros. É muito importante escolher recipientes feitos de tecido o mais denso possível, por exemplo, sacos para açúcar.
Os sacos brancos são os mais preferidos. A preparação do solo "faça você mesmo" ou a compra de uma mistura pronta fica ao critério dos próprios agricultores. Pequenos orifícios são feitos nas laterais e no fundo dos tanques - eles serão usados para drenagem. É necessário encher os sacos com terra até 2/3, e a parte superior do recipiente deve estar dobrada para cima. Os tomates terão de ser amarrados a suportes.
As principais nuances a considerar:
- os sacos podem ser entregues em qualquer local conveniente;
- o solo esquentará mais rápido e a colheita aparecerá mais cedo;
- é mais fácil cuidar dos arbustos;
- infecção fúngica é improvável;
- a coleta de frutas é bastante grande;
- os próprios sacos são pesados e não é muito conveniente transportá-los;
- o fundo dos recipientes pode facilmente romper.
De acordo com o método Kizima
Essa abordagem permite preparar um grande volume de mudas, economizando espaço. Você não terá que semear em potes ou xícaras, mas em tecido não tecido. O polietileno denso é o melhor. Lá é despejada uma pequena quantidade de solo, o suficiente para se obter mudas de alta qualidade. O recipiente do filme permite reter a umidade com mais eficiência do que outras opções.
Com esse método, você pode colocar tantas mudas em uma varanda ou peitoril de janela quanto não houver outra maneira de colocá-las. A colheita das mudas será o mais fácil e simples possível. O invólucro é desdobrado e os brotos são removidos sequencialmente. Para 100 brotos, 5 kg de solo são necessários.
Outra vantagem é a proteção eficaz contra doenças.
A transparência da casca facilita o acompanhamento do surgimento das mudas. Todas as deficiências, é claro, também serão visíveis imediatamente. Mas também é preciso levar em consideração os pontos fracos dessa abordagem. Em particular, as mudas não terão muito espaço para germinar. Devido à densa colocação dos recipientes, a iluminação será baixa e, portanto, o desenvolvimento das mudas será bastante lento.
Aterrar em torno de um balde de água enterrado também é muito bom. Você terá que fazer pequenos furos no balde. A segunda fila de buracos está ao nível do solo. Você pode plantar 4 arbustos em 1 balde. O método de nidificação quadrada é um verdadeiro clássico. Em vez de um balde, uma fossa de irrigação é usada, na qual as cinzas e a grama são colocadas.
As mudas são plantadas em incrementos de 50 ou 60 cm. Um buraco é suficiente para 4 arbustos. A capacidade do buraco deve ser de 20 litros e a profundidade de 0,2 m. 1 litro de cinza é colocado no fundo. O poço está obstruído com grama cortada tanto quanto possível, seu apodrecimento após a irrigação emite calor.
Cuidados de acompanhamento
Regar tomates com muita frequência não vale a pena. Isso pode bloquear o crescimento normal do sistema radicular. A pinça e a liga oportuna são muito importantes. A aparência dos enteados deve ser monitorada constantemente. A folhagem inferior é removida após a aplicação da primeira escova, de preferência pela manhã, para que as feridas cicatrizem à noite.
Não é necessário pinçar variedades abaixo de 0,5 m. A cobertura é realizada 14 dias após o plantio. Quando as frutas crescem e são derramadas, os fertilizantes à base de potássio são necessários. O curativo foliar é feito até o amanhecer. No outono, adubos verdes são semeados - e essas medidas simples são suficientes para o sucesso total.
Existem mais algumas dicas:
- evitar o transbordamento e a seca;
- organizar a irrigação por gotejamento;
- enteados não se arrancam, mas se soltam;
- usar microorganismos benéficos.
O comentário foi enviado com sucesso.