Como regar os tomates durante a floração?

Contente
  1. Regras fundamentais
  2. Freqüência de rega
  3. Regar durante a floração
  4. Quando regar?

Jardineiros experientes sabem que obter boas sementes, cultivar mudas e plantá-las não é suficiente para obter uma excelente colheita. Os tomates também devem ser bem cuidados. Deve-se prestar muita atenção à rega, cuja frequência e abundância dependem dos caprichos do clima. Como regar tomates em uma estufa e em campo aberto em clima quente, em baixas temperaturas e durante a estação das chuvas - falaremos neste artigo.

Regras fundamentais

Os pés de tomate não gostam de umidade atmosférica elevada (com um nível de umidade superior a 80%, o pólen gruda e a polinização não acontece), nesse sentido o melhor é regar pela raiz, ao longo dos sulcos. A água não deve entrar em contato com as folhas e caules da vegetação.

Com base na opção de cultivo do tomate em estufas ou a céu aberto, a peculiaridade de regar as plantações pode variar muito. Em uma estufa, a umidade não pode evaporar rapidamente do solo, pois essa estrutura permite formar seu próprio microclima em seu interior, independente das rajadas de vento e da exposição aos raios solares diretos. Isso torna possível ajustar o teor de umidade da terra de acordo com a temperatura da atmosfera.

Na estufa, os tomates devem ser regados de manhã cedo até o meio-dia. Se em tempo quente for necessária rega adicional, ela deve ser feita até as 17h, para que a estufa tenha tempo de ventilar bem.

Temperatura da água para regar tomates

É aconselhável regar os tomates com água morna decantada, água fria é perigosa para eles, água abaixo de 12 ° C não deve ser regada em nenhuma circunstância.

No calor, os tomates são despejados com água em temperaturas de 18 a 22 ° C, e em dias nublados e frios, principalmente após noites frias, mais quentes, de 25 a 30 ° C.

Profundidade de rega ideal para tomates

Na fase de crescimento intensivo e floração e primeiro ovário dos frutos, recomenda-se embeber o solo a uma profundidade de 20-25 cm, durante o período de frutificação em massa - por 25-30 cm.

Manter o nível de umidade em campo aberto sob controle é muito mais difícil e, portanto, qualquer jardineiro deve antes de tudo confiar em suas próprias observações. Tudo depende principalmente das condições meteorológicas. Ao mesmo tempo, no calor, é necessário regar a vegetação com água não inferior a 18 ° С, e no frio - não inferior a 20-22 ° С.

Freqüência de rega

A frequência da rega depende de muitos fatores - idade, temperatura atmosférica, quantidade de precipitação em uma determinada área, outono passado, primavera e inverno. Às vezes, diferentes variedades de tomates requerem diferentes quantidades de água.

Existem padrões de rega estabelecidos que são mantidos em todas as condições.

  1. Durante o plantio, despeje até um litro de água em cada cova, mesmo quando o solo estiver úmido. Tal estoque será necessário para novas raízes de crescimento rápido nos previsíveis 2-3 dias. Quando o tempo está quente e seco, as mudas jovens precisam ser sombreadas, mas não regue neste momento. Este truque ativa o crescimento de raízes profundas contra as superficiais. No 3º dia após o plantio, umedeça generosamente o solo ao redor do caule novamente. Deve estar saturado de umidade até as raízes.
  2. A rega é inevitável ao fertilizar e fertilizar. Primeiro, a planta assimila mais ativamente a fertilização de um ambiente úmido. Em segundo lugar, com a água, os oligoelementos são distribuídos proporcionalmente no solo, e as raízes jovens, buscando a umidade, começarão a se alimentar de componentes úteis. Terceiro, se a dose permitida de drogas for ligeiramente excedida, o meio líquido protegerá a planta de queimaduras.
  3. Não é necessário regar na véspera da colheita, pois os frutos maduros adquirem um sabor aguado. Ao beliscar e remover as folhas inferiores, a umidade também não é necessária. As feridas devem secar. Além disso, a intensidade do movimento do suco em decorrência da rega causará o recrescimento de processos provenientes dos mesmos seios da face.
  4. Quando a planta armazena os frutos para as sementes, a rega termina. As sementes devem amadurecer em seu suco por pelo menos 10 dias.

Regar durante a floração

A época de floração e frutificação é a mais importante para a colheita. A rega deve ser realizada com água previamente decantada, que não deve diferir com a temperatura ambiente e estar na faixa de 25-26 ° С. Não regar quando os tomates estão florescendo com água de uma mangueira, pode ser muito frio e resfriar o solo. Assim, você pode causar grandes danos às raízes, isso afetará os processos de crescimento e assimilação de componentes úteis da terra.

É impossível regar a planta de cima para que gotas de umidade caiam sobre as folhas ou frutos, pois sob a influência do sol a planta pode se queimar. A rega deve ser feita exclusivamente na raiz da planta ou em ranhuras especiais.

A grande maioria dos jardineiros acredita que a irrigação mais eficaz é o uso da água da chuva, que é macia e contém ácido carbônico em sua estrutura.

Só que muitas vezes é impossível usar essa água, nesse sentido, usando água dura, pode-se fazer uma composição especial:

  • agua;
  • uma pequena quantidade de estrume ou composto;
  • composição para regar tomates.

Esta mistura não só fornecerá água macia, mas também será uma nutrição natural e totalmente segura para as plantas. A frequência da rega depende da temperatura da atmosfera e das condições meteorológicas, a primeira coisa a fazer é observar o solo:

  • a superfície está seca - portanto, você pode regar;
  • em temperaturas elevadas - à noite, em temperaturas baixas - uma vez a cada 3 dias.

Quando regar?

Em dias claros e ensolarados, a rega deve ser realizada de manhã cedo, quando o sol não está muito ativo, ou ao entardecer após o pôr-do-sol. Em tempo nublado, os tomates são regados a qualquer momento, mas é aconselhável desenvolver um sistema e regá-lo em:

  • dias específicos;
  • um certo tempo.

Quando uma planta fica com falta de líquido, suas folhas escurecem rapidamente, praticamente em poucos dias, e tornam-se letárgicas. Devemos estar atentos a essas manifestações e não esquecer que as mudas precisam de um volume de umidade, e no processo de floração e frutificação, o volume de água deve ser aumentado significativamente. Um arbusto requer pelo menos 3-5 litros.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário