Como regar os tomates?

Contente
  1. Com que freqüência você deve regar?
  2. A que horas do dia é melhor regar?
  3. Raiz ou folha?
  4. Características da água
  5. Métodos básicos
  6. Como regar adequadamente os tomates?
  7. Combinação com curativos

Ter hortaliças frescas em casa, cultivadas por conta própria, é considerado uma grande vantagem, pois há total confiança em sua qualidade e segurança. Para a maioria das saladas e produtos caseiros, os tomates são indispensáveis. Para cultivar uma boa colheita de tomates, você precisa escolher uma variedade estável e de alta qualidade, encontrar um lugar para a futura horta e organizar o cuidado adequado.

Regar os tomates é a chave para o seu crescimento e desenvolvimento bem-sucedidos e, no futuro - e uma colheita abundante, por isso é importante saber o que são os métodos de rega e como realizar este procedimento de forma adequada.

Com que freqüência você deve regar?

Cada cultura agrícola tem suas próprias características de cultivo, portanto, o residente de verão deve conhecer todas as nuances para obter o máximo rendimento com mínimo investimento. Para cultivar tomates na rua, vale a pena preparar um canteiro pré-fertilizando o solo. Os tomates são plantas que amam o sol; para seu crescimento adequado e amadurecimento de alta qualidade, você precisa procurar um local aberto no local. Além do sol, é importante dar rega à planta, sem a qual não haverá arbustos desenvolvidos nem boa colheita.

Existem certas normas para a temperatura da água de irrigação, sua quantidade dependendo da hora do dia, temperatura do ar e umidade. Regar tomates não é uma tarefa difícil, mas para obter o resultado desejado, o jardineiro deve saber o básico para distribuir de forma ideal os recursos hídricos no local. Após o plantio, a planta é regada em intervalos de forma que o solo permaneça úmido. Em climas quentes de verão, quando não chove por muito tempo, a rega pode ser realizada todos os dias, mas muitas vezes os residentes de verão irrigam os canteiros 2 a 3 vezes por semana.

Vale a pena prestar atenção ao período de desenvolvimento da planta.... A rega após o plantio é realizada em uma semana, quando os arbustos se enraízam em um novo local e crescem. Após o plantio e o início do crescimento ativo, a freqüência de rega diminui, mas a quantidade de umidade aumenta: recomenda-se adicionar 2-3 baldes por metro quadrado. É importante prestar atenção aos tomates na época do ovário do botão e no início da floração. Durante o processo de floração, os tomates precisam de menos umidade, então a quantidade ideal será de 1,5 a 2 baldes 2 vezes por semana. Após o término da floração e do beliscão, os frutos começam a se fixar. Nesse ponto, vale a pena aumentar novamente a quantidade de líquido aplicado para 3-5 litros por arbusto.

Você pode interromper a rega ativa na fase de amadurecimento da fruta. Para evitar problemas com o desenvolvimento de doenças fúngicas, é recomendável interromper a rega regular dos canteiros. Você pode manter a umidade do solo tanto quanto possível removendo regularmente as ervas daninhas e enchendo o solo úmido com solo seco. Após o amontoado, a umidade permanece no solo por mais tempo e pode nutrir bem as raízes das plantas.

A que horas do dia é melhor regar?

Existem taxas de irrigação para quase todas as culturas no jardim, que incluem recomendações para o momento da aplicação de umidade ao solo. Recomenda-se que os tomates, como muitas outras plantas do jardim, sejam regados de manhã cedo ou à noite. Essa estrutura é causada pelo grau de atividade dos raios solares. Não é recomendável irrigar o tomate com tempo claro e quente, devido à rápida evaporação da umidade e à possibilidade de queimaduras se a água entrar em contato com a folhagem.

A rega matinal é considerada favorável para o cultivo em canteiro aberto, especialmente em condições em que a temperatura do ar cai significativamente à noite. A umidade introduzida pela manhã fornece nutrição à planta e permite que você acumule tudo o que precisa para o dia todo. Quando cultivada em casa de vegetação, a rega pela manhã pode ser menos eficaz, pois provoca um forte aumento do nível de umidade do ambiente e, gradativamente, a umidade evapora do solo, deixando a planta à noite com deficiência de líquido.

A aplicação noturna de umidade em canteiros abertos será adequada se a temperatura não cair significativamente à noite e as raízes não sentirem desconforto. Em uma estufa, a rega noturna é considerada a mais bem-sucedida, pois permite iniciar todos os processos de crescimento e desenvolvimento da cultura. Um ponto positivo pode ser considerado que a umidade não evapora, já que a temperatura ambiente é moderada, a planta tem tempo suficiente para a fotossíntese e distribuição das matérias-primas orgânicas acumuladas durante o dia nas folhas e frutos.

Em clima quente e condições ideais para o cultivo de tomate, o nível de umidade pode cair significativamente pela manhã, e será necessário regar um pouco mais.

Raiz ou folha?

Qualquer planta pode ser regada de várias maneiras, cada uma com suas vantagens e desvantagens. No caso do tomate, existem duas opções para adicionar umidade.

  • Na raiz. A água é derramada perto do tronco da planta em pequenas porções, mas constantemente, e como resultado as raízes são bem nutridas e a folhagem e outras partes da planta permanecem secas. A melhor opção para este método de irrigação é a irrigação por gotejamento ou um método com garrafas plásticas parcialmente enterradas.
  • De cima para cima. Regar com aspersor, regador, mangueira, quando todo o arbusto do tomate está umedecido. Alguns moradores de verão têm certeza de que essa cultura não gosta quando suas folhas ficam molhadas, mas na verdade, qualquer planta que possa se desenvolver em terreno aberto transfere com calma gotas de água sobre a folhagem e outras partes verdes. Este método é recomendado para uso em canteiros abertos, onde haja vento e sol, permitindo secar os tomates no menor tempo possível. Para uma estufa, esta opção é considerada menos bem-sucedida, pois aumenta significativamente o risco de doenças fúngicas.

Tendo a oportunidade de cultivar uma cultura em diferentes condições, é necessário selecionar corretamente os métodos de introdução de umidade. Qualquer método pode ser usado no canteiro, de manhã e à noite é possível irrigar toda a planta, mas à tarde, se houver necessidade com urgência, pode-se adicionar umidade na raiz.

Em uma estufa, é melhor insistir no método de umedecimento do solo, que irá minimizar os riscos associados a várias doenças.

Características da água

Para que um arbusto de tomate cresça bem e se desenvolva corretamente, ele precisa de água e calor. Ao escolher um local adequado no local, você pode fornecer uma quantidade suficiente de luz solar. A água pode ser utilizada de diferentes formas, preparando-a ou não utilizando quaisquer preparações adicionais. Para obter arbustos fortes e saudáveis, recomenda-se o uso de água, cuja temperatura é de + 20 ... 22 ° C dependendo das condições meteorológicas.

Alguns jardineiros estão confiantes de que o uso de água fria endurece as plantas e permite que sejam mais fortes, mais resistentes e produzam melhores safras. Ambas as abordagens podem ser usadas, mas vale a pena focar na variedade de tomates. Se os tomates forem variedades resistentes, métodos mais rudes podem ser aplicados a eles, não para defender ou aquecer a água. Se uma planta de uma nova seleção ainda está mal adaptada ao local, então é melhor ser mais delicada com ela, defendendo a água e aquecendo-a ao sol até a temperatura desejada.

Métodos básicos

O processo de regar as plantações na horta pode ser realizado por diferentes métodos e dependem em grande parte do tamanho do local, do tamanho dos canteiros, do tempo livre do residente de verão e de suas capacidades financeiras. A maneira mais fácil de regar as camas era e continua sendo uma mangueira, graças ao qual é possível adicionar a quantidade certa de umidade sem usar acessórios caros. Apesar da conveniência, este método também tem desvantagens na forma de erosão do solo, desperdício excessivo de líquido e umedecimento irregular das plantações no jardim. Após umedecer a área com uma mangueira, é necessário soltar o solo e coletá-lo em pequenos montes próximos à base dos arbustos. As plantas com colinas retêm a umidade do solo por mais tempo, o que significa que o número de regas por semana pode ser reduzido.

Existe outra maneira barata, mas eficaz, de regar os tomates em garrafas plásticas. A técnica é muito simples: é preciso preparar vasilhas de plástico em quantidade que combine com os pés de tomate. 2-4 orifícios são perfurados nas tampas e a parte inferior é cortada. A garrafa em si está enterrada cerca de metade do arbusto. Para evitar que os furos do nariz entupam, é necessário envolver essa parte com meia ou meia de náilon. As garrafas são enchidas com água, que gradualmente se infiltra no solo, nutrindo as raízes. Graças a esta opção de irrigação, os tomates recebem uma fonte de umidade estável e podem crescer e se desenvolver ativamente.

A camada superficial do solo não é umedecida, portanto, não há necessidade de amontoar os arbustos após a rega. Além dos métodos acima, existem outras opções para adicionar umidade ao solo com tomates.

Pingar

Uma das melhores opções para regar qualquer plantação de jardim é a irrigação por gotejamento. Graças ao sistema de aplicação constante e uniforme de umidade ao solo, as plantas se desenvolvem melhor e mais rapidamente. Para poder regar os tomates desta forma, é necessário instalar no local tubagens e mecanismos especializados, graças aos quais se pode regular o grau de abastecimento de água, definir o tempo de funcionamento, se necessário, ou desligar totalmente o sistema. Apesar de uma série de vantagens deste método de irrigação, nem todos os veranistas o escolhem, uma vez que requer investimentos financeiros bastante significativos para adquirir e instalar o sistema. O uso posterior dos elementos do sistema de irrigação por gotejamento não será caro, mas a taxa de inscrição faz muitas pessoas pensarem em métodos alternativos.

O sistema de irrigação por gotejamento provou ser especialmente eficaz em condições de estufa, quando a irrigação é realizada sem a presença de uma pessoa., embora não haja risco de encharcar o solo ou afetar muito o nível de umidade do ambiente, mas a planta recebe a umidade desejada e pode se desenvolver plenamente.

No buraco

Os residentes de verão que não desejam gastar tempo e dinheiro na instalação de um sistema de irrigação por gotejamento, na compra de mangueiras e em outras opções de irrigação podem escolher um método simples e confiável em que a água é fornecida aos tomates usando um regador. Para evitar que a umidade se espalhe pelo jardim, um buraco é feito perto de cada arbusto após o plantio - uma depressão, onde a água e fertilizantes são despejados posteriormente.

O método é muito simples e bastante eficaz, já que é possível calcular com precisão a quantidade de água de cada arbusto, use fertilizantes no processo de hidratação. Dos pontos negativos, só se nota a necessidade de carregar muitas vezes um regador pesado até que todos os arbustos sejam regados. Se a cama for pequena, essa opção pode ser muito conveniente.

Arychny

Para encontrar um cruzamento entre irrigação por gotejamento e irrigação no buraco, você pode usar o método de vala de irrigação. Sua peculiaridade é que entre as fileiras de tomates é necessário fazer uma depressão, pela qual será fornecida a água durante a irrigação. A profundidade da vala deve ser de cerca de 10 cm para que a água não escorra e se espalhe sobre o leito.A vantagem desse método é a facilidade e a capacidade de saturar bem o solo do local.

Existem também desvantagens neste método, que incluem erosão do solo, exposição de raízes de arbustos de mudas, desperdício de excesso de água em caso de destruição da vala pela água.

Como regar adequadamente os tomates?

No processo de cultivo do tomate, é importante estar atento aos cuidados com as mudas para se obter uma boa colheita no final. Depois de plantadas as mudas no solo, é necessário regá-las com frequência, estimulando o crescimento do sistema radicular. Regar diariamente em tempo seco ou aplicar umidade 3-4 vezes por semana em condições confortáveis ​​permitirá que os arbustos se acomodem em um novo lugar e cresçam. Após 2 semanas após o plantio dos tomates, a rega é ligeiramente reduzida, mas permanece constante. Recomenda-se adicionar mensalmente substâncias úteis ao solo com água: nitrogênio e cálcio.

O sistema de irrigação muda para o período de floração, quando a frequência dos procedimentos é reduzida para 2-3 vezes por semana, e cada arbusto recebe em média cerca de um litro de umidade. Durante o período de formação dos frutos, é necessário alterar a forma de aplicação da água, utilizando apenas a rega na raiz ou na cova. No momento em que os tomates estão crescendo ativamente, é importante aumentar o número de regas novamente, realizando-as em 1-2 dias, acrescentando 2 litros de água sob o arbusto. Quando frutos maduros aparecem nas plantas, a irrigação é reduzida em 2 vezes, regando os tomates 3 vezes por semana com 1-1,5 litros de água debaixo da planta.

Assim que o tomate entra na fase de frutificação ativa, a introdução de umidade é gradualmente reduzida, e quando os frutos superiores amadurecem, ela pode ser completamente interrompida, uma vez que o arbusto não absorve mais tanta umidade e pode encontrar o líquido necessário para em si. Antes do congelamento, recomenda-se colher todos os frutos e eliminar do jardim para que as pragas e doenças não se desenvolvam nas mudas. Você pode cultivar tomates não só no campo; uma estufa e uma varanda são adequadas para isso.

Na varanda

Para cultivar tomates no peitoril da janela em casa, você precisa comprar um recipiente adequado, terra e sementes boas. Recomenda-se escolher variedades de baixo crescimento, que ocupem pouco espaço e não tenham um sistema radicular muito desenvolvido. Inicialmente, é necessário plantar sementes, germiná-las até o surgimento de várias folhas, e depois transplantá-las para o local principal.

A rega de brotos e mudas jovens é realizada de forma pequena, mas frequente, o solo deve estar sempre úmido. Para que os arbustos cresçam saudáveis, eles são temperados abrindo-se uma janela algumas horas por dia. Após o desembarque na varanda, as janelas são sombreadas e a temperatura ambiente é mantida na faixa de + 18 ... 20 ° C. Assim que as mudas criam raízes em um novo lugar, o sombreamento é removido. A rega é feita conforme a necessidade, assim que o solo começa a secar, após o que é necessário soltar o solo.

Na época da frutificação, a introdução de umidade é reduzida, recomenda-se deixar um pouco de terra ressecada para proteger os arbustos de doenças. Para o pleno crescimento da cultura, é fertilizado e auxiliado na polinização abrindo janelas e atraindo insetos.

Na estufa

O cultivo de tomates em uma estufa é em muitos aspectos semelhante à opção anterior, mas neste caso qualquer variedade pode ser usada, uma vez que plantas grandes também podem ser colocadas aqui. É melhor instalar a irrigação por gotejamento para uma sala fechada, pois irá saturar o solo sem umedecer o ar, podendo ser aumentada ou diminuída dependendo da temperatura.

Para que o tomate cresça bem em uma estufa, é importante manter uma temperatura de + 18 ... 20 ° C, fazer trocas de ar regularmente e manter o solo úmido. Além disso, não se esqueça da alimentação, que permitirá que as plantas sejam mais fortes e resistentes.

Em campo aberto

No jardim existe a oportunidade de alocar qualquer quantidade de terreno para um canteiro, para plantar uma grande variedade de variedades, para realizar qualquer um dos métodos de irrigação possíveis.Dependendo dos fatores disponíveis, cada morador de verão escolhe quanto e como regar o jardim, já que a própria natureza o ajuda de vez em quando. Graças à umidade natural, à presença do vento e do sol, cuidar do tomate no jardim será muito mais fácil, mas ainda é necessário cumprir os requisitos básicos para a rega.

Combinação com curativos

O cultivo de tomates exige que o residente de verão não apenas assegure a rega e a colheita em tempo hábil, mas também a fertilização adicional. Graças aos fertilizantes, as plantas recebem os oligoelementos necessários, que faltam no solo. Para o crescimento total do tomate, você pode usar aditivos diluindo-os em água e despejando-os diretamente sob o arbusto. Os ingredientes úteis mais adequados seriam:

  • permanganato de potássio;
  • Braga;
  • kvass;
  • leite coalhado;
  • solução de cinzas;
  • casca de ovo;
  • composto;
  • excrementos de frango.

A maioria dos residentes de verão tem esses fundos, mas também podem ser usadas opções alternativas. A maneira mais fácil é diluir o superfosfato e tratar todos os arbustos com ele para fornecer todos os elementos necessários. Outra maneira é vermicomposto, que também contém muitos componentes úteis que alimentam os tomates. E você também pode processar tomates com líquido bordalês ou aspirina, o que fortalecerá as plantas e as protegerá de pragas e doenças.

No caso de aparecimento de fungo, um remédio ajudará a escapar dele. "Trichopol", que combate eficazmente a doença, sem prejudicar a própria planta. Se houver necessidade de fortalecer os pés de tomate, para fortalecer sua imunidade, então o fertilizante pode vir em seu socorro. "Zdraven"... É produzido na forma líquida, por isso se mistura facilmente com a água e é aplicado no solo com irrigação.

A aplicação de fertilizantes sob qualquer forma satura o solo com substâncias úteis, que dão às mudas tudo de que precisam para um crescimento e desenvolvimento ativo, maior produtividade e características de bom sabor dos frutos. A utilização de fertilizantes líquidos permite um aproveitamento mais eficaz do tempo no local, humedecendo o solo e ao mesmo tempo saturando-o com substâncias úteis. Cada residente de verão pode escolher independentemente entre fertilizantes comprados e naturais, entendendo as vantagens e desvantagens de cada um deles.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário