Os tomates podem ser regados com água fria e porque é perigoso?
Jardineiros e jardineiros devem descobrir se os tomates podem ser regados com água fria. Para responder a essa pergunta, primeiro você precisa descobrir o que acontecerá ao regar tomates com uma mangueira de um poço. Tendo respondido isso, você já pode dizer com certeza qual água é melhor para regar os tomates no local.
Possível temperatura da água
Cuidar das plantas nos canteiros é muito difícil e se caracteriza por um grande número de armadilhas. Muitas pessoas nem mesmo estão cientes deles ou consideram as abordagens bem estabelecidas em jardinagem e horticultura apenas uma tradição. No entanto, na verdade, um significado profundo está oculto por trás disso, e isso diz respeito inteiramente à questão de saber se é possível regar tomates com água fria ou não. Os tomates são famosos por seus caprichos e caprichos, se assim posso dizer, pelas condições de cultivo. Uma violação brusca dessas condições pode causar problemas sérios.
Freqüentemente, para economizar tempo, energia e saúde, os tomates são regados com uma mangueira. Eles direcionam o fluxo especificamente girando essa mangueira ou a esticam ao longo dos leitos. Mas os jardineiros ainda mais responsáveis e organizados tentam usar um regador comum ou baldes. E aqui as opiniões dos especialistas em relação à temperatura da água de irrigação são diferentes.
Alguns dizem que é melhor usar água fria. Outros tendem a acreditar que é mais correto usar um líquido quente. Curiosamente, ambas as abordagens podem estar corretas. O fato é que cada área tem seus próprios padrões de temperatura, e agora não é prático desviar deles. Por exemplo, na zona climática temperada, à qual pertence a maior parte das hortas russas, esse valor varia de 20 a 26 graus.
Obviamente, na primavera (e no frio - mesmo no verão), pode ser difícil manter esse número. A água de um poço, fonte de alimentação ou reservatório aberto geralmente é muito fria. Muito raramente, sua temperatura ultrapassa os 10 graus. Usar esse tipo de líquido não é apenas prejudicial, mas muito prejudicial. É capaz de causar danos quase irreparáveis a um vegetal valioso e também prejudica os frutos silvestres.
A forma mais correta é usar a água da chuva. Caindo do céu de cima, consegue adquirir a temperatura mais adequada. Mas se não chove ou chove muito pouco, ainda assim você tem que sair da situação de outra forma. Por exemplo, mantenha a água em barris escuros ou cisternas, onde irá aquecer naturalmente.
Importante: usar água muito quente também não é recomendado - as consequências podem ser não menos tristes.
Por que é perigoso regar?
Mas é imperativo entender a que todas essas proibições e estruturas estão conectadas. Tendo descoberto o que acontecerá se os tomates forem regados com água fria injustificada, as pessoas definitivamente serão capazes de evitar tal erro mais tarde na vida. Como você sabe, o fluxo do fluido afeta o equilíbrio biológico da planta, as condições do ambiente em que ela existe. E para entender o que isso significa, é útil fazer uma analogia com uma pessoa. Aqui está um dia quente - até abafado. Uma pessoa decide nadar em um rio (lago, piscina) ou beber um líquido frio. Como resultado, o corpo sofre um golpe severo. Mas logo o banho acaba, a bebida também - e o efeito da temperatura anterior recomeça.
No entanto, as pessoas podem controlar seu comportamento de uma forma ou de outra, bem como ir para lugares mais frios ou mais quentes de sua escolha. Os tomates, por serem fáceis de entender, não podem fazer isso.As plantas só podem estar em um lugar e sofrer silenciosamente, frouxamente. Esse forte estresse às vezes leva ao surgimento de doenças graves e à perda das propriedades básicas para as quais a cultura é cultivada. É necessário ajustar a temperatura desejada individualmente, levando em consideração as condições climáticas específicas.
Costuma-se pensar que se você "derramar um pouco" com água fria, então não é assustador. No entanto, tal declaração seria outra ilusão. O líquido ainda chegará às raízes rapidamente e não terá tempo para aquecer de forma significativa.
Se você derramar muito pouca água, a essência do procedimento de irrigação será desvalorizada. Ao mesmo tempo, porém, não devemos esquecer que cada tipo de tomate necessita de cuidados específicos.
No entanto, há uma sutileza que não deve ser esquecida, independentemente da variedade e das condições climáticas. O fato é que regar a própria planta com água fria pode desempenhar a função de endurecimento, adaptando as mudas ao frio. No entanto, não é recomendável aplicar um líquido de temperatura semelhante sob a raiz. Mas tal procedimento é aceitável - relativamente, é claro - nos corredores. As folhas devem permanecer secas em qualquer caso. E isso não se deve tanto às alegadas lentes, mas ao perigo de uma infecção fúngica.
Levamos em consideração a variedade
É bastante lógico que apenas variedades de safras resistentes ao mau tempo podem tolerar a irrigação fria de forma relativamente estável. Por exemplo:
-
"Recordista";
-
"Severyanka";
-
Snegirek;
-
"Flecha Vermelha";
-
Lemon Giant.
O mesmo "Recordista" amadurece muito cedo e é resistente à podridão apical. "Severyanka" apreciado pelo número de ovários formados. As bagas densas em um arbusto padrão não tendem a se rachar. Orientações mais detalhadas sobre variedades específicas podem ser obtidas com agrônomos profissionais. Mas, em qualquer caso, se for possível usar água à mesma temperatura do ar circundante, ou no máximo 1-4 graus mais fria, é precisamente esta água que deve ser usada, apesar das dificuldades desta abordagem - então o colheita vai certamente agradar.
Como regar adequadamente os tomates, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.