Cobertura de tomate na estufa com cinzas
A cinza é um fertilizante orgânico valioso. A sua utilização criteriosa, respeitando todas as subtilezas, ajudará a obter uma boa colheita de tomates. Depois de estudar o artigo, você aprenderá como fazer a solução corretamente e como aplicá-la.
Peculiaridades
Embora as prateleiras das lojas para jardineiros e jardineiros estejam cheias de vários compostos destinados a culturas vegetais e hortícolas, muitos escolhem fertilizantes orgânicos feitos por eles próprios.
A escolha não é acidental. Essas formulações são mais baratas, ao mesmo tempo que são completamente naturais, o que não se pode dizer de muitas opções de loja.
A cinza é considerada uma das opções populares usadas para fertilização. É usado para alimentar flores, vegetais, tomates. Os tomates são considerados uma cultura de jardim que responde à introdução de componentes adicionais. A alimentação das cinzas acabou ao cultivá-los em terreno aberto ou em estufas de policarbonato.
Para melhorar as condições de amadurecimento dos frutos e aumentar a produtividade, a cobertura é realizada 2 vezes durante o verão. Os arbustos plantados em terreno aberto e os tomates que crescem em casa de vegetação respondem bem à fertilização. Em cada chalé de verão sempre há galhos, folhas, agulhas ou cascas secas. Quando queimados, eles produzem cinzas, que atuam como fertilizantes orgânicos.
A composição de tal fertilizante pode incluir vários macro e microelementos.
- Cálcio, que é um dos elementos mais importantes para aumentar o rendimento do tomate. Na falta deste elemento, formam-se no interior do tomate veias brancas, o que leva à sua rigidez. Ao mesmo tempo, os próprios tomates são menos saborosos, não tão suculentos.
- Potássio... A presença deste elemento permite que os arbustos se desenvolvam corretamente. Este elemento é capaz de melhorar a qualidade dos próprios frutos, favorecendo o amadurecimento precoce. É usado para aumentar a imunidade, ajuda a combater fungos, requeima. Com a falta de potássio, as folhas da cultura começam a secar nas bordas, os frutos crescem de forma feia e podem ter um porte irregular.
- Magnésio... Com uma deficiência de magnésio, as plantações de jardim começam a piorar. O seu crescimento pára e a floração pode ser atrasada até um período crítico, como resultado do qual os tomates em terreno aberto simplesmente não amadurecem.
- Fósforo... A presença deste elemento é necessária para uma melhor assimilação do potássio com o nitrogênio, bem como para a correta formação do sistema radicular, a formação do ovário. A aquisição da cor roxa do fruto pode indicar falta de fósforo.
Além desses elementos, a cinza contém manganês, enxofre, ferro, além de silício e boro.
A introdução de cinzas como cobertura ajuda:
- tornar o solo menos ácido;
- proteger contra pragas na forma de pulgas, pulgões, caracóis e lesmas;
- para aumentar a imunidade das plantas, sua resistência à geada;
- prevenir a ocorrência de doenças fúngicas, o desenvolvimento de bactérias.
Quando a cinza entra no corte da planta, o corte ou quebra cicatriza rapidamente. Também é usado para reabilitação de solo.
Que cinza usar
No momento em que as plantas entram nas fases de floração e brotação, elas precisam de uma alimentação especial que possa ativar a função de frutificação. Recomenda-se fertilizar o tomate pela primeira vez em julho.Na segunda vez, a alimentação com cinzas é realizada no processo de frutificação, momento em que os frutos amadurecem ativamente nos arbustos.
A cinza de madeira para as culturas de erva-moura é usada na forma líquida e seca. A cinza seca geralmente é aplicada imediatamente antes do plantio das mudas no solo. Para isso, polvilhe um pouco de pó no fundo do buraco e misture com a terra.
Para preparar uma solução líquida, é necessário pegar 1 copo de cinzas e despejar 10 litros de água sobre ele.
Para fazer isso, é melhor levar água aquecida, as cinzas se dissolvem muito mais rápido nela.
Ao fazer essa mistura líquida, é necessário derramar 500 ml por arbusto.
Preparação da solução
Normalmente, a cobertura é feita pelo método de raiz, pois este sistema possui grande capacidade de sucção. Para insetos nocivos e microorganismos patogênicos, os jardineiros usam uma certa solução.
Para prepará-lo, você precisa:
- peneire bem as cinzas por uma peneira fina;
- encha-o com água;
- ferver;
- reserve a solução por 1 hora e, em seguida, coe;
- antes de pulverizar, adicione sabão em pó (30 g) à solução.
A alimentação foliar de tomates é realizada à noite. Neste caso, é utilizada a pulverização gota a gota da solução. Após a realização desse procedimento, o ovário começa a se formar mais rapidamente, os arbustos se tornam mais produtivos, o armazenamento de frutos aumenta.
Receita de iodo
Muitos jardineiros experientes recomendam preparar uma mistura com iodo e usá-lo para alimentação foliar. Para aumentar o rendimento e melhorar o sabor do tomate, é preparada uma solução, observando certas proporções.
Para preparar essa receita, você deve:
- levar cinzas - 2 copos;
- água quente - 2 litros;
- despeje e deixe por 2 dias.
Em seguida, você deve coar o líquido e adicionar 10 gramas de ácido bórico e a mesma quantidade de iodo.
Você pode alimentar os tomates com uma infusão de cinzas e ervas que crescem no local. Para este propósito, banana, dente-de-leão ou urtiga são adequados. Os próprios verdes agem como fertilizantes e, em combinação com as cinzas, o efeito da droga é potencializado. Para obter um resultado positivo, é necessário usar o produto corretamente. Isto exige:
- pegue um recipiente e encha-o com ervas por ¾;
- encher com água;
- cobrir com uma tampa.
Após uma semana, adicione 300 g de cinzas ao chá de ervas e misture bem. A rega é feita com uma solução diluída. Para prepará-lo, dissolva 1 litro de chá de ervas em um balde de água.
Como aplicar
Escolher um pó de cinza seca ou uma solução com ele permite obter rendimentos mais elevados.
Normalmente, uma alimentação semelhante é realizada antes do plantio de arbustos ou durante a estação de crescimento.
O método de aplicação das cinzas em pó e sua dosagem independem do local, se se trata de uma estufa ou de um terreno no jardim. Depois de feitos esses temperos, as plantas se transformam rapidamente, tornam-se poderosas e seus frutos adquirem uma cor uniforme, tornam-se carnudos.
Antes do desembarque
Jardineiros experientes recomendam alimentar ao cavar os canteiros. Este procedimento é realizado na primavera ou no outono. Em áreas com solo muito ácido e pesado, é melhor realizar esse procedimento duas vezes, perfazendo 1 sq. medir até 200 g de cinzas, distribuindo o pó sobre o local e cavando o solo. O uso deste método permitirá que o solo se torne menos ácido e também dará tempo para o desenvolvimento dos microorganismos desejados.
Embeber as sementes na solução de cinzas dá bons resultados. Isso aumentará a germinação e o crescimento das plantas. Para fazer uma solução de imersão, você deve:
- diluir 1 colher de sopa em dois litros de água aquecida. uma colher de cinzas trituradas peneiradas;
- insista na solução por um dia;
- cepa;
- molhe as sementes por várias horas.
O produto resultante é recomendado para regar as mudas quando aparecerem 2 folhas, o que permitirá que as plantas ganhem força para plantá-las em um lugar permanente.
Peneirar o pó é um procedimento importante, caso contrário, se entrarem pequenas partículas de cinza nas sementes, podem ocorrer queimaduras.
Durante a estação de crescimento
No processo de formação dos frutos, assim como durante a floração dos arbustos, recomenda-se alimentá-los. Durante este período, você pode usar a introdução de pó de cinza seca ou tratar as plantas com uma solução por rega, pulverização. O curativo a seco é feito aplicando pó sob os arbustos, a uma taxa de 200 g de cinzas para 4-5 arbustos. É melhor realizar o procedimento em um solo pré-umedecido. Tratamentos semelhantes são realizados após 14 dias.
A solução de cinzas também é boa para a alimentação. Para fazer isso, você precisa de:
- misture ½ copos de cinzas e 10 litros de água;
- insista 5 horas;
- adicione 0,5 litros de solução por arbusto.
Freqüentemente, os arbustos são atacados por pulgões, besouros da batata do Colorado ou lesmas. Tirar o pó dos arbustos vai acabar com eles. Para fazer isso, é necessário regar as plantas e, em seguida, polvilhar as folhas com pó de cinza peneirado.
Em áreas abertas, é aconselhável processá-lo em tempo seco, para que a chuva não lave o pó.
Dicas úteis
A cobertura requer o cumprimento de certos requisitos. Para garantir que seus esforços para cultivar tomates não sejam em vão, você deve seguir as recomendações a seguir.
- Não é recomendado adicionar cinzas ao solo com um nível de pH alto.caso contrário, isso levará a consequências indesejáveis. Os frutos resultantes, quando maduros, podem assumir uma forma feia.
- Além disso, não adicione o remédio combinado com limão.
- O nitrato de amônio e o estrume também não se misturam bem com as cinzas. Misturá-los reduzirá o nitrogênio na mistura.
- Não é recomendado fertilizar tomates com cinzas até que 2 folhas apareçam nas plantas. Durante este período, o nitrogênio é considerado o componente mais importante para as plantas.
- Não misture pó de cinza com composto vegetalde modo a não interferir com o acúmulo de nitrogênio nele.
- Recomenda-se aplicar separadamente fertilizantes de nitrogênio e fertilizantes de potássio-fósforo. Para alguns, a época ideal será a primavera, enquanto outros são melhores no outono.
Na hora de plantar certifique-se de misturar bem as cinzas com o solo, e só depois colocar a mistura nas covas. Se isso não for feito, as plantas podem ser queimadas e as raízes simplesmente "queimarão". Como fertilizante útil, apenas cinzas de fornos ou pó obtido após a queima de restos de plantas, galhos e folhas devem ser usados. Esse fertilizante não contém substâncias tóxicas nocivas, metais pesados que podem envenenar frutas e prejudicar os seres humanos.
Você aprenderá a preparar o molho de cobertura com cinzas para tomates em uma estufa no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.