Cobertura de tomate em estufa: que fertilizantes e quando usar?

Contente
  1. Visão geral de fertilizantes
  2. Como depositar antes do embarque?
  3. Esquema de cobertura por fase de desenvolvimento

Fertilizar tomates em uma estufa pode ser muito útil para os agricultores. Você só precisa saber qual fertilizante usar para os tomates pela primeira vez após o plantio. Também é necessário saber o que alimentar de acordo com as fases de desenvolvimento.

Visão geral de fertilizantes

Vale a pena começar com quais substâncias específicas são as melhores no cuidado de tomates. Os amantes de roupas naturais estão competindo entre si para oferecer suas opções. Não fique atrás deles e dos profissionais de marketing que promovem novos desenvolvimentos proprietários, e apenas fãs de experimentos em fazendas. Mesmo assim, existe uma lista de aditivos para solo que foram testados por muitas gerações, que se mostram de um lado excepcionalmente bom. A cinza de madeira tem uma excelente reputação. Suas vantagens:

  • a entrada de grande quantidade de nutrientes;
  • mantendo não só o crescimento da massa verde, mas também a formação, amadurecimento dos frutos;
  • proteção bem-sucedida contra muitas patologias e pragas;
  • Disponibilidade Geral.

Atenção: é categoricamente impossível usar cinzas obtidas a partir da queima de textos impressos (incluindo impressora) e manuscritos, fotografias, filmes fotográficos, plásticos e outros materiais sintéticos. Essas substâncias têm um efeito tóxico tanto nas próprias plantas, quanto em humanos e animais, nos insetos polinizadores. Na maioria dos casos, as cinzas são diluídas em água. Não há nenhum sentido especial em enterrá-lo no solo em um estado sólido.

A lista de candidatos ideais para fertilizantes para tomates continua com o esterco de galinha. Este tipo de alimentação também provou ser o melhor ao longo dos anos. O estrume de galinha contém muito nitrogênio e fósforo. Graças a estes ingredientes, promove o desenvolvimento do tomate e fortalece a sua saúde. Você pode aplicar esse fertilizante em um estado seco - o que simplifica muito a questão; ao aplicar a solução, é necessário evitar o contato com o tronco, folhas e frutos para evitar queimaduras.

Você também pode alimentar tomates em uma estufa de policarbonato com fermento. Este remédio natural testado pelo tempo contém muitas vitaminas e minerais. A produtividade biológica do solo aumenta acentuadamente se os suplementos de fermento forem usados ​​corretamente.

Importante: você não deve usar soluções saturadas. Isso geralmente leva a consequências bastante desagradáveis, uma vez que é improvável que a estimulação extra tenha um efeito positivo na cultura.

Mas nem todos os jardineiros e fazendeiros conseguem com remédios populares simples. Muitas pessoas preferem usar preparações complexas pré-fabricadas. As razões são óbvias:

  • as composições minerais modernas são altamente concentradas;
  • eles são gastos em uma quantia muito menor para atingir o mesmo resultado;
  • é possível controlar com precisão a concentração de nutrientes no solo;
  • Taxas de consumo verificadas e calculadas com precisão por especialistas, que podem ser acompanhadas sem qualquer risco.

Fertilizantes complexos como "Kristalon" estão em demanda. Eles contêm absolutamente tudo que os tomates precisam para um desenvolvimento completo, mesmo nas condições mais difíceis. Popular e produzido na Rússia sob a licença finlandesa de "Kemira". A embalagem desse medicamento é bem pensada. Também existe uma variação líquida do Kemira - assim como o sólido, não contém cloro, ou seja, é muito seguro.

É necessário alimentar os tomates com potássio se houver problemas de amadurecimento e desenvolvimento insuficiente do feto. Muitos jardineiros, infelizmente, viram tomates meio-verdes que não amadurecem de forma alguma e não podem mais amadurecer - a questão toda é apenas uma deficiência de potássio. Os benefícios de seu suplemento são:

  • as mudas ficarão mais fortes e criarão raízes melhor;
  • a cultura sofrerá menos com as flutuações de temperatura;
  • a imunidade a vários tipos de infecções e invasões parasitárias aumentará;
  • o metabolismo é ativado.

Um dos primeiros sinais de deficiência de potássio é o amarelecimento da folhagem, seguido de seu escurecimento. Mesmo se os frutos amadurecerem, eles serão pequenos e seu sabor dificilmente agradará até mesmo os comedores despretensiosos.

Outro tópico importante é o uso de fertilizantes de nitrogênio para tomates. Esses aditivos têm um efeito muito positivo, novamente, no crescimento e na formação de frutos. Importante: o nitrogênio deve ser injetado em porções moderadas, caso contrário, se a concentração prescrita for ultrapassada, pode ocorrer o crescimento excessivo dos verdes em detrimento dos bagos. Os fertilizantes de nitrogênio do tipo amônia contêm tanta substância ativa quanto possível. Para solos ácidos, tais misturas não são adequadas. Um exemplo de combinações de amida é principalmente uma amida simples, mais conhecida como uréia.

Nitrophoska também está em demanda. É uma combinação clássica de fósforo com nitrogênio e potássio. A presença de três elementos vitais básicos da nutrição das plantas aumenta simultaneamente a eficiência do trabalho, mas não significa que tal mistura possa ser usada de forma descontrolada. Em vez de elementos puros, a composição de nitrophoska, entretanto, inclui seus sais, e às vezes de uma composição bastante complexa. Vale destacar a inclusão, ainda que em pequenas quantidades, de gesso e uma série de outras substâncias de lastro.

Para cada tipo de planta, este fertilizante é elaborado de acordo com uma receita individual, levando em consideração a necessidade de determinados componentes. As proporções exatas são selecionadas por profissionais, levando em consideração a experiência prática e o conhecimento acumulado ao longo de muitas décadas no campo da química orgânica. Portanto, não é apropriado desviar-se de suas recomendações.

Se falamos de fertilizante natural universal, trata-se, em primeiro lugar, de alimentação com verbasco. Definitivamente, não inclui componentes sintéticos tóxicos. Mas é preciso entender que a alta atividade biológica desses orgânicos torna necessário usá-los com cautela. O aumento da concentração de nitrogênio melhora significativamente a produtividade das plantações de jardim. Verbasco é vendido não apenas na forma seca de costume, mas também na forma granular - e essa variação é ainda mais concentrada.

Como depositar antes do embarque?

A fertilização da terra para o plantio do tomate, tanto com sementes quanto com mudas, é estritamente obrigatória, com raras exceções. Em terras esgotadas, as chances de obter pelo menos alguma colheita decente tendem a zero. Antes de plantar, você precisa fornecer tomates:

  • azoto;
  • fósforo;
  • potássio.

Vale a pena pular qualquer um desses componentes, pois problemas sérios surgem imediatamente. Normalmente, 10 kg de terreno de jardim ou floresta são misturados com 10 kg de estrume ou com 2,5-5 kg ​​de fezes de pássaros, enquanto os dejetos são usados ​​em menor quantidade, por serem mais ativos. Também são adicionados 10 kg de composto e uma pequena quantidade de cinzas. Faz sentido usar fertilizante mineral sintético em uma terra muito emaciada.

Esquema de cobertura por fase de desenvolvimento

Após o desembarque

A primeira porção da fertilização do tomate em uma estufa é geralmente aplicada 14 dias após o transplante para o campo aberto. Não é recomendável alimentar as plantas mais cedo - nessa época elas criam raízes, como se estivessem sintonizadas com o humor ideal, e não há razão para perturbá-las com aditivos especiais. O aditivo é baseado em nitrogênio, potássio e fósforo. Além disso, vale a pena alimentar a cultura com microelementos.

Como é importante minimizar o número de intervenções, elas devem ser somadas aos componentes principais, em conjunto.

Durante a floração

Você pode julgar quais substâncias devem ser usadas para a segunda alimentação de tomates pela cor da folhagem. Portanto, uma folha amarela indica uma necessidade aguda de nitrogênio. Um tom roxo indica a necessidade de suplementos de fósforo. O escurecimento e a drenagem visual sugerem que os componentes de potássio são necessários. Mas mesmo que não haja manifestações visíveis externamente, todos esses aditivos ainda podem ser necessários, embora em quantidades menores.

A fertilização deve ser realizada na fase inicial da floração. Basta chegar um pouco tarde e os problemas serão inevitáveis. A demanda de nitrogênio geralmente é baixa. No entanto, ocorre em plantas fracas e severamente danificadas. Além dos elementos mais importantes, também será correto usar oligoelementos - muitas vezes as violações no desenvolvimento do tomate estão associadas a eles.

Após o aparecimento dos ovários

A terceira alimentação não é menos relevante do que as duas partes anteriores do gráfico. Vale a pena considerar que não é recomendado o cultivo da terra com aditivos minerais concentrados nos últimos 30-40 dias antes da colheita. A saída é simples - você precisa usar agentes biologicamente ativos menos saturados e menos ativos, como:

  • cinza;
  • iodo;
  • Suplementos de levedura;
  • leite de vaca;
  • ácido bórico.

O curativo de raiz à base de levedura é popular. Para 10 litros de água limpa e fria, dilui-se 0,01 kg de fermento - de preferência fresco, porque os secos são piores. Aí eles colocam 60 g de açúcar lá. A mistura irá infundir em um canto quente por 180-240 minutos. Mais tarde:

  • a solução resultante é vertida para um barril de 100 litros;
  • não armazene a mistura preparada por mais de um dia;
  • pegue 2 litros de água desse barril para regar 1 arbusto de tomates.

As cinzas após a formação dos ovários devem ser aplicadas na forma líquida. 1 copo é diluído em 5 litros de água. Com uma quantidade diferente de cinza, uma proporção quantitativa semelhante deve ser observada. Deve-se insistir em tal peça de trabalho por 72 horas até que atinja as condições ideais.

A alimentação de cinzas é usada principalmente para a deficiência de cálcio.

Em processo de maturação

Continuando a descrever a alimentação do tomate, garantindo a sua frutificação plena, não se pode ignorar esta etapa do trabalho. Quando as frutas são servidas e fortalecidas, é preciso regar os tomates com soluções que contenham potássio. Isso aumentará o rendimento geral da colheita. A falta de compostos de potássio leva a:

  • o aparecimento de vazios;
  • perda do sabor doce característico pelo qual esta planta é tão valorizada;
  • amadurecimento desigual (principalmente a superfície da fruta fica para trás no desenvolvimento);
  • deterioração da manutenção da qualidade;
  • queda na concentração de ácido ascórbico;
  • aumento da sensibilidade a patologias e variações bruscas de temperatura.

Também é desejável usar fósforo. Os fertilizantes à base dele contribuem para o amadurecimento das frutas exatamente na hora certa. Por outro lado, se não houver fósforo suficiente, você não pode contar com uma colheita decente a tempo. Esse momento é especialmente importante em lugares com clima instável no final do verão. Não devemos esquecer também a alimentação com substâncias que contêm cálcio. Todo o resto é usado situacionalmente, com foco nas características do solo e no estado de uma planta em particular.

O enfeite superior muitas vezes tem de realizar-se não só em etapas. Em vários casos, eles estão sendo conduzidos "em caráter de emergência". Por exemplo, se as plantas ficam pretas por causa da requeima, elas devem ser pulverizadas com preparações que contenham cobre. O escurecimento causado pela podridão apical é removido por pulverização foliar com solução de nitrato de cálcio. Para evitar a mesma doença, uma mistura de nitrato de cálcio e cinzas é colocada previamente nas covas, junto com as mudas.

Mas às vezes a escuridão é causada por phomaose. Nesse caso, é necessário interromper temporariamente a adição de fertilizantes contendo nitrogênio - isso se aplica igualmente à fertilização orgânica e mineral.

Cuidado: Um equilíbrio cuidadoso deve ser alcançado entre a nutrição orgânica e mineral das plantas. Apenas os jardineiros individuais, por algum motivo, acreditam que uma ou outra opção pode ser preferida isoladamente. Na verdade, você terá que combiná-los harmoniosamente ou tolerar o inevitável surgimento de problemas. A ingestão excessiva de minerais interfere na absorção normal de umidade. A cobertura em qualquer estágio do desenvolvimento do tomate pode ser realizada tanto pelo método radicular quanto pelo foliar - dependendo das características do preparo, variedade e preferências do agricultor.

Como não há muito solo na estufa, a alimentação foliar, além da raiz, deve ser realizada sem falta. Os fertilizantes para raízes são usados ​​no início da manhã ou no final da tarde. Mas o curativo foliar é usado apenas pela manhã. É útil combiná-los com tratamentos preventivos que suprimem várias pragas e microorganismos patológicos. Em condições de estufa, os nutrientes podem ser introduzidos apenas a uma temperatura estável de pelo menos +15 graus.

Aqui estão mais algumas recomendações:

  • use um fertilizante conhecido como chá verde na fase de plantio;
  • no preparo de temperos por fermentação, convém manter os recipientes longe de casa;
  • durante o processo de floração, é útil adicionar doses modestas de ácido bórico e iodo às rações;
  • alimentar os tomates com esterco fresco não é uma boa ideia, você precisa diluir com 50% de água e esperar cerca de 7 dias, e então diluir a mistura 10 vezes novamente;
  • na frutificação, recomenda-se o uso de uma mistura de superfosfato, humato de sódio e sulfato de potássio;
  • com a alimentação foliar, a concentração deve ser reduzida à metade em comparação com os valores padrão.

No próximo vídeo, você encontrará mais informações sobre como alimentar tomates em uma estufa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário