Molho de tomate em campo aberto

Contente
  1. Sinais de falta de micro e macronutrientes
  2. Tipos de curativos
  3. Como depositar?
  4. Esquema de fertilização em diferentes estágios de desenvolvimento do tomate
  5. Dicas úteis

Ao cultivar vegetais em campo aberto, você definitivamente deve cuidar de sua alimentação. Em primeiro lugar, isso se aplica ao tomate, porque essa hortaliça é considerada a mais popular entre muitos jardineiros. Como se manifesta a carência de substâncias essenciais nas plantas, medidas de combate a doenças, bem como diversos métodos de alimentação serão discutidos no artigo.

Sinais de falta de micro e macronutrientes

Para obter uma boa colheita, é necessário cuidar regularmente das plantas. Com a falta de certas substâncias, as plantas geralmente começam a doer e podem ser vistos sinais de deterioração.

  • Freqüentemente, as folhas inferiores dos tomates começam a mudar de cor e ficar amarelas, então elas se enrolam, tornam-se letárgicas. Este sinal indica falta de nitrogênio na planta.

  • Com a falta de fósforo, os arbustos param de crescer.

  • Se as folhas completamente novas crescem pequenas e enrugadas, começam a enrolar, isso significa que os arbustos não têm potássio suficiente.

  • A falta de um elemento importante de cálcio pode ser avaliada pelo crescimento interrompido da planta. Neste caso, a parte superior do arbusto freqüentemente morre, as raízes também podem desaparecer.

  • O amarelecimento de todo o arbusto, do caule até a borda das folhas, indica falta de ferro. E também um sinal de falta desse elemento pode ser o atraso no crescimento da planta.

  • O aparecimento de manchas marrom-acinzentadas nas folhas e no caule indica falta de zinco.

Vendo uma tonalidade incomum de folhas ou outras mudanças, você deve alimentar as plantas com medicamentos destinados a esses fins.

Tipos de curativos

Existem diferentes tipos de alimentos para tomates. Alguns escolhem fertilizantes prontos, acreditando que são os melhores, enquanto outros preferem usar remédios populares.

Acredita-se que os tomates precisam especialmente de 3 elementos na forma de nitrogênio, fósforo e potássio (NPK). É necessário saber determinar corretamente a concentração de cada um desses elementos, caso contrário, ao invés de uma colheita, você pode ver as folhas caídas.

Fertilizantes acabados

Ao escolher fertilizantes minerais para os tomates, você deve se concentrar nas opções de maior sucesso.

  • O fertilizante mais eficaz e difundido com muitos elementos úteis na forma de nitrogênio, fósforo, magnésio, cálcio e enxofre é o superfosfato.

  • Nitroammofosk. Ele contém nitrogênio e potássio, além de fósforo, que suprem as necessidades do vegetal.

  • Nitrato de amônio é o fertilizante mais acessível. Geralmente é introduzido junto com outros aditivos, como a uréia.

  • Uréia perfeitamente absorvido pela planta, retirado lentamente do solo, aumenta a produtividade.

  • Salitre. Mais adequado para solos não chernozêmicos ou ácidos.

É melhor aplicar fertilizantes minerais de maneira complexa. Mais frequentemente, eles usam misturas prontas contendo os nutrientes necessários. Ao fazer, tome 30-40 g da mistura por 1 sq. m plot.

Remédios populares

Muitos jardineiros tentam cultivar plantas sem o uso de produtos químicos, portanto, os fertilizantes de nitrogênio naturais são frequentemente usados ​​como fertilizantes.

Verbasco é um dos fertilizantes mais populares para muitos jardineiros. Recomenda-se aplicar estrume somente após a compostagem estar completa.

E também popular é o uso de excrementos de pássaros. Na hora de escolhê-lo, deve-se lembrar que esse fertilizante é bastante forte, e há chance de queimar a raiz. É usado apenas com turfa ou palha a uma taxa de 1 a 2. Também pode ser usado como cobertura líquida, consumindo cerca de 10 gramas de matéria seca por 8-10 litros de água. Visto que estrume fresco de galinha não é recomendado, o composto deve ser preparado como fertilizante.

Uma boa opção para o cultivo do tomate é a fertilização de arbustos com cinzas formadas após a queima de galhos, palha, lenha. A cinza do forno é um fertilizante muito importante e valioso. Ele contém muitos nutrientes essenciais. As cinzas são levadas a uma profundidade de 10 cm. Se deixadas na superfície, pode formar-se uma crosta no solo. Não é recomendável misturar cinzas com esterco ou esterco, bem como com cal, pois isso reduz a eficácia do medicamento.

Outra opção de cobertura é a amônia. Muitos especialistas acreditam que os arbustos percebem a fertilização com amônia melhor do que os fertilizantes minerais nitrogenados.

A introdução de amônia tem um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento das plantas. Este componente ajuda instantaneamente a saturar o solo com nitrogênio, desinfeta-o e combate fungos e pragas. A parte aérea do tomate começa a crescer mais rápido. Ao mesmo tempo, a amônia é absolutamente inofensiva para as próprias plantas.

Ferramentas especializadas

Os tomates precisam de diferentes nutrientes em diferentes estágios de desenvolvimento.

Para mudas, fertilizantes com alto teor de fósforo são usados. Podem ser drogas "Stimul", "Folirus", que promovem a formação de raízes poderosas.

Após o plantio no jardim, as plantas exigirão fertilização com cálcio e nitrogênio.

Na formação dos frutos, é necessária a introdução de “Folirus” com boro, o que garante a qualidade da futura colheita, a sua quantidade.

Como depositar?

Existem raízes e alimentação foliar. Na primeira modalidade, a aplicação é realizada diretamente nas raízes da planta. Isso fornecerá a nutrição necessária para toda a planta.

O tratamento das raízes é feito em solo umedecido para que o produto não queime ao atingir a raiz. A alimentação é feita somente com o enraizamento das plantas, ou seja, 2 a 3 semanas após o plantio.

O curativo foliar é realizado sob a forma de pulverização dos arbustos com soluções nutritivas especiais. A pulverização é recomendada de manhã ou à noite para proteger as folhas de queimaduras.

Rega

Vários preparativos são usados ​​para regar tomates. Um deles é o medicamento "Energen", que é um estimulante para um melhor crescimento das plantas. Seu uso ajudará a aumentar a taxa de sobrevivência das mudas, estimulando o seu desenvolvimento.

Você precisa ter:

  • 5 ml de "Energen" significa;

  • água - 10 litros.

Esta solução é usada para regar 2,5 sq. metros.

Pulverização

"Energen" também é usado para pulverização. Nesse caso, é necessário fazer uma solução na proporção de 3 ml do medicamento para cada 3 litros de água. Com esta composição, você pode pulverizar até 100 sq. metros.

Esquema de fertilização em diferentes estágios de desenvolvimento do tomate

Os fertilizantes de nitrogênio para tomates podem ser usados ​​durante toda a estação de cultivo. Existe uma ordem específica para inseri-los, mostrando como fazer o trabalho corretamente. A introdução de tais curativos deve ser feita com cautela. Os tomates devem ser alimentados em etapas.

  • A primeira alimentação é realizada 1-2 semanas após o plantio. Para isso, é introduzido no solo um fertilizante complexo com nitrogênio na dosagem de 0,5 colher de chá. por litro de água.

  • Após 8 a 10 dias, os leitos devem ser tratados com uma solução fraca de permanganato de potássio.

  • O segundo tratamento é realizado após 14 dias. E também adicionalmente, o solo pode ser fertilizado com uma solução de esterco de galinha misturado com água na proporção de 1 a 15. Para aumentar a resistência dos arbustos às doenças fúngicas, é recomendado borrifar cinzas de madeira ao redor deles.

  • Após 10 dias, você pode adicionar nitrato de amônio fazendo uma solução de 20 g de nitrato e 10 litros de água.

  • Ammophos é recomendado durante a floração.

Em seguida, o curativo superior deve ser realizado no máximo uma vez a cada 2 semanas. É melhor dar preferência aos orgânicos na forma de uma solução.

Depois de pousar no solo

Após o plantio em terreno aberto, as plantas plantadas precisam de alimentação. Deve ser realizado após 7 a 10 dias.

Para isso, você pode usar uma solução nutritiva que consiste em:

  • água - 10 litros;

  • 500 ml verbasco (líquido);

  • 1 Colher de Sopa. colheres de nitroammophoska.

Para cada arbusto, você precisa derramar 0,5 litro da composição.

Você pode substituir a matéria orgânica com fertilizante líquido "Ideal" (1 colher de sopa. L.), Misturando-o com nitrofos (1 colher de sopa. L.), E diluído em 10 litros de água. Uma planta exigirá 0,5 litro de líquido.

Durante a floração e a formação do ovário

Para garantir o rápido crescimento e a aparência ativa dos ovários no tomate, a alimentação foliar é realizada com uma solução de superfosfato a 0,5%.

Para preparar a solução:

  • tome 50 gramas de superfosfato;

  • despeje água quente (10 litros);

  • insista dia.

O líquido é filtrado e, em seguida, os tomates são processados ​​a uma taxa de 0,5 litros por arbusto.

Durante a frutificação

Durante a frutificação, ao despejar os tomates, eles podem apresentar deficiência de alguns componentes. Nesse caso, é aconselhável utilizar a seguinte ferramenta:

  • água - 10 litros;

  • ácido bórico - 10 gramas;

  • iodo - 10 ml;

  • cinza de madeira - 1,5 litros.

Um litro de composição é aplicado no arbusto.

Dicas úteis

Seguindo as recomendações de jardineiros experientes, você pode aumentar o rendimento das plantações de vegetais:

  • usando fertilizantes minerais, é necessário estudar cuidadosamente suas características e o momento da fertilização;

  • é imperativo regar as camas antes e depois da alimentação;

  • é melhor dar preferência aos produtos na forma líquida - eles serão absorvidos mais rápido e mais facilmente pela planta;

  • ao aplicar fertilizantes secos, eles são distribuídos na superfície para que não possam entrar em contato com o sistema radicular.

Certos fertilizantes minerais são necessários para diferentes tipos de solo. Em solos argilosos pesados, deve-se levar recursos em uma dosagem mais alta, pois os minerais nessas áreas são absorvidos mais lentamente.

Para alimentar tomates em campo aberto, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário