Molho de cima de tomates com sulfato de potássio

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como diluir?
  3. Regras de aplicação

A alimentação foliar e da raiz do tomate com sulfato de potássio fornece à planta os nutrientes necessários. O uso de fertilizantes é possível em casa de vegetação e em campo aberto, se a dosagem for observada corretamente, pode aumentar significativamente a proteção imunológica das mudas. Uma revisão detalhada das características do uso do sulfato de potássio permitirá que você entenda como diluir o produto, alimentando-os com tomates de acordo com as instruções.

Peculiaridades

A falta de minerais pode afetar negativamente o crescimento e o desenvolvimento das plantas. A fertilização do tomate com sulfato de potássio, utilizado por muitos jardineiros, evita o esgotamento da composição do solo, constitui um meio nutriente favorável ao seu crescimento e desenvolvimento. A falta desta substância pode afetar os seguintes indicadores:

  • a aparência da planta;

  • enraizamento de mudas;

  • a formação de ovários;

  • velocidade de amadurecimento e uniformidade;

  • gosto de frutas.

Os sinais de que os tomates requerem suplementação de potássio incluem uma desaceleração no crescimento dos rebentos. Os arbustos murcham, parecem murchar. Com a constante falta de matéria mineral na planta, as folhas começam a secar nas bordas, formando-se uma borda marrom. Na fase de amadurecimento do fruto, observa-se preservação da cor verde a longo prazo, maturação insuficiente da polpa no pedúnculo.

Mais frequentemente usado para alimentar tomates monofosfato de potássio - um fertilizante mineral de composição complexa, incluindo o fósforo. É produzido na forma de pó ou granulado, possui tonalidade bege ou ocre. E também útil para o sulfato de potássio do tomate em sua forma pura, na forma de pó cristalino. Vários fatores podem ser atribuídos às características desse tipo de fertilizante.

  1. Degradabilidade rápida... O potássio não tem capacidade de se acumular no solo. É por isso que se recomenda aplicá-lo regularmente, no outono e na primavera.

  2. Assimilação fácil... O fertilizante mineral é rapidamente absorvido pelas partes individuais da planta. É adequado para alimentação foliar de tomates.

  3. Solubilidade em água... O medicamento deve ser diluído em água morna. Então ele se dissolve melhor, é absorvido pelas plantas.

  4. Compatível com compostos organofosforados. Essa combinação permite garantir a saturação das mudas com os nutrientes necessários. Após a alimentação, os tomates toleram melhor o frio, tornam-se mais resistentes ao ataque de fungos e infecções.

  5. Sem efeitos colaterais. O sulfato de potássio não possui substâncias de lastro que possam afetar adversamente as lavouras cultivadas.

  6. Efeito positivo na microflora... Ao mesmo tempo, a acidez do solo não muda drasticamente.

A fertilização com potássio adequada aumentará a floração e a formação dos ovários. Porém, não é recomendável usá-lo no cultivo de variedades indeterminadas, pois com alimentação abundante começam a se matar com força, aumentando intensamente a massa dos brotos laterais.

Como diluir?

Alimentar tomates com potássio deve ser feito estritamente de acordo com as instruções. Ao usar essa substância na forma de sulfato, a dosagem é tomada:

  • 2 g / l de água para aplicação foliar;

  • 2,5 g / l com curativo de raiz;

  • Aplicação a seco de 20 g / m2.

O cumprimento cuidadoso da dosagem evitará a supersaturação dos frutos e brotos da planta com potássio. A solução é preparada pela mistura de pó seco com água morna (não superior a +35 graus).É melhor levar a umidade da chuva ou estoques previamente assentados. Não use água da torneira com cloro ou água de poço duro.

Fertilizante complexo (monofosfato) à base de sulfato de potássio é usado em outras proporções:

  • para mudas 1 g / l de água;

  • 1,4-2 g / l para aplicação em estufas;

  • 0,7-1 g / l com alimentação foliar.

O consumo médio de uma substância em uma solução é de 4 a 6 l / m2. Ao preparar uma solução em água fria, a solubilidade dos grânulos e do pó diminui. Melhor usar líquido aquecido.

Regras de aplicação

Você pode alimentar os tomates com potássio tanto no estágio de crescimento das mudas quanto durante a formação dos ovários. Também é possível preparar o solo para o plantio de plantas com fertilização. Ao usar sulfato de potássio, os seguintes métodos de aplicação podem ser usados.

  1. Para dentro do Chao. É comum realizar o revestimento de cobertura desta forma ao cavar o solo. O fertilizante deve ser aplicado na forma de grânulos, na dosagem recomendada pelo fabricante, mas não superior a 20 g / 1 m2. A matéria seca é colocada no solo antes do plantio de plantas jovens em uma estufa ou em canteiros abertos.

  2. Curativo foliar. A necessidade de pulverizar os brotos superficialmente geralmente surge durante o período de frutificação do tomate. As plantas podem ser tratadas com uma solução de um borrifador. Para a pulverização, prepara-se uma composição menos concentrada, uma vez que a lâmina foliar é mais sensível às queimaduras químicas.

  3. Sob a raiz... A introdução de fertilizantes solúveis em água durante a irrigação permite o fornecimento mais eficaz de minerais aos órgãos e tecidos da planta. O sistema radicular, ao regar com cobertura para tomate, rapidamente acumula o potássio resultante, contribui para a sua distribuição. Este método de aplicação utiliza um pó previamente dissolvido em água.

O tempo de fertilização também deve ser levado em consideração. Normalmente, a alimentação principal é feita durante o período de forçamento das mudas, mesmo em vasilhames. O segundo estágio ocorre quando eles são movidos para um terreno aberto ou uma estufa.

Mas aqui também existem algumas nuances. Por exemplo, ao cultivar plantas em estufas, não é recomendável usar o método foliar. Em campo aberto, durante os períodos de chuva, o potássio é rapidamente lavado, é aplicado com mais frequência.

O sulfato de potássio tem suas peculiaridades de entrar no solo durante o cultivo de tomates. Ao processar mudas, fertilizante na forma cristalina é adicionado de acordo com o esquema abaixo.

  1. O primeiro tratamento da raiz é realizado após o aparecimento da 2ª ou 3ª folha verdadeira. É necessário realizá-lo apenas com a preparação independente do substrato nutriente. A concentração da substância deve ser de 7 a 10 g por balde de água.

  2. Após a coleta, a realimentação é feita. Isso é feito 10-15 dias mais tarde, após a conclusão do desbaste. Você pode aplicar fertilizantes de nitrogênio ao mesmo tempo.

  3. Com uma extensão significativa das mudas em altura, pode-se fazer fertilização com potássio não programada. Nesse caso, a taxa na qual os brotos ganham altura diminuirá um pouco. É necessário aplicar o produto pela raiz ou pelo método foliar.

Com um crescimento excessivamente rápido da massa verde pelas plantas, os fertilizantes potássicos também ajudam a transferi-los do estágio generativo para o vegetativo. Eles estimulam a formação de botões e cachos de flores.

Durante a frutificação

Durante este período, as plantas adultas não precisam menos de fertilizantes à base de potássio. O top curativo é recomendado após a formação dos ovários, com três repetições após 15 dias. A dosagem é tomada na quantidade de 1,5 g / l, para 1 bush leva de 2 a 5 litros. Recomenda-se alternar a aplicação do produto sob a raiz com a pulverização da parte aérea para evitar efeitos negativos.

Alimentação adicional fora do plano deve ser realizada durante períodos de deterioração significativa das condições climáticas. Em caso de forte onda de frio ou calor, os tomates são pulverizados com sulfato de potássio, reduzindo o impacto negativo de fatores externos no rendimento.O curativo foliar é recomendado apenas em tempo nublado ou à noite para evitar queimar a massa caducifólia.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário