Como usar bicarbonato de sódio para tomates?
Os tomates, como outras plantas, sofrem de doenças e pragas. Para protegê-los e aumentar a produção, muitos residentes de verão usam bicarbonato de sódio.
Quando é usado?
O bicarbonato de sódio é utilizado em diversos ramos de atividade. Os jardineiros usam em seus terrenos porque o refrigerante é uma excelente fonte de sódio, tão importante para o desenvolvimento das plantas. Existem muitos benefícios nas soluções de refrigerantes.
Este produto ajuda:
- para aumentar a germinação de mudas;
- aumentar o número de ovários do tomate;
- melhorar o estado dos arbustos e torná-los mais resistentes;
- melhorar o sabor do tomate;
- proteger a planta de várias doenças e pragas;
- abaixe a acidez do solo.
Ao cultivar tomates em seu local, você pode usar uma solução de refrigerante como fertilizante durante toda a temporada.
- Ao embeber as sementes. Muitos jardineiros usam este produto para tratamento de sementes antes do plantio. Eles são embebidos por 24 horas em solução de refrigerante a 1%. É muito importante não expor demais as sementes, pois isso pode reduzir suas características de qualidade.
- Após o plantio de mudas. Da próxima vez, você pode usar esse fertilizante após o plantio de mudas em uma estufa ou em terreno aberto. Isso ajudará a proteger os tomates de fungos e pragas. Nesta fase, recomenda-se pulverizar as plantas com uma solução de soda mais concentrada. Recomenda-se a aplicação de quaisquer fertilizantes duas semanas após o plantio dos tomates.
- Antes da floração. Pulverizar as plantas que estão apenas começando a florescer as ajuda a se tornarem mais fortes e mais protegidas de pragas e várias doenças.
- Após o ovário. Usar uma solução de bicarbonato de sódio a 3% neste estágio tornará os vegetais mais saborosos, suculentos e maiores. Não é necessário regar as plantas com este produto com muita frequência.
No futuro, as soluções de refrigerante podem ser usadas conforme necessário. Isso deve ser feito no máximo uma vez por semana. Nesse caso, é imprescindível observar como as plantas reagem a essa alimentação.
Como diluir?
Para que as plantas aproveitem ao máximo a solução de refrigerante, você precisa seguir regras simples durante o processo de preparação. Em primeiro lugar, você precisa dissolver o refrigerante em um recipiente de vidro. Os recipientes nos quais as soluções são preparadas devem estar sempre limpos. A água usada para diluir o pó deve ser morna. É impossível aquecê-lo a uma temperatura acima de 50 graus. Caso contrário, a solução só prejudicará as plantas.
Para diluir o refrigerante, você pode usar tanto a água da chuva quanto a retirada da torneira ou coletada em um poço. É aconselhável defendê-lo antes do uso.
Como usar?
Tomates com uma solução de refrigerante podem ser regados e borrifados. Existem muitas receitas boas que são adequadas para jardineiros novatos e experientes.
Molho de raiz
Regar os arbustos com soluções de bicarbonato de sódio ajuda a melhorar o sabor dos tomates. Você pode usar uma mistura de 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 5 litros de água potável para isso. Você pode regar os tomates com esta solução várias vezes por temporada. É melhor fazer isso de manhã, antes do nascer do sol. O intervalo entre os procedimentos deve ser de no mínimo 10 dias. A mistura deve ser aplicada diretamente na raiz da planta. Depois de processar os arbustos, é preciso soltar bem o solo.
Vale lembrar também que para não prejudicar as plantas, elas não devem ser regadas com soda cáustica nos dias quentes.Principalmente se os tomates estiverem em fase de crescimento intensivo.
Pulverização
Para o tratamento foliar de plantas, você também pode usar diferentes versões da solução de refrigerante. Muitos deles são ótimos para ajudar a se livrar dos insetos que atacam os tomates.
- Do gorgulho. Para se livrar dessa praga perigosa e irritante, você precisa colocar 30 gramas de refrigerante em um balde de água quente limpa, adicionar uma colher de sopa de iodo e um terço de uma barra de sabão em pó. A solução preparada deve ser filtrada e, em seguida, despejada em um pulverizador de jardim. O processamento deve ser realizado não apenas em locais onde os insetos se acumulam, mas também onde eles ainda não estão disponíveis. A solução ajudará a destruir a colônia do gorgulho e a tornar as plantas mais saudáveis e fortes.
- De pulgões. Para borrifar plantas infectadas com pulgões, a solução deve ser preparada com 30 gramas de refrigerante, a mesma quantidade de cinza de madeira, um copo de raspas de sabão e 10 litros de água limpa. Despeje água fervente sobre o refrigerante. Quando se dissolver, acrescente sabão e cinzas à solução e misture bem. A mistura finalizada deve ser despejada em um borrifador e usada para borrifar plantas. Essa solução ajuda a se livrar não apenas de pulgões, mas também de lagartas.
Você pode usar refrigerante para combater várias pragas na forma seca. É ótimo para se livrar de lesmas. Para afastá-los dos canteiros, deve-se misturar cinza de madeira com refrigerante na proporção de 1 para 2. Esse pó deve ser borrifado no solo próximo aos arbustos. Após este tratamento do solo, as lesmas não rastejarão para os arbustos.
Além disso, o refrigerante pode ser usado para controlar formigas, que geralmente transmitem várias doenças e pragas. Existem várias maneiras de espantar esses insetos.
- Para atrair formigas, refrigerante deve ser misturado com gema de ovo fervida, açúcar em pó, biscoitos ou migalhas de pão. Comer qualquer um desses alimentos, os insetos morrerão imediatamente.
- Para se livrar de uma grande colônia de formigas, é necessário borrifar os locais próximos ao formigueiro com pó e regar com uma solução de vinagre. É preparado de forma muito simples. Em 1 litro de água, são diluídas 3 colheres de sopa de essência de vinagre. Após esse tratamento, alguns dos insetos morrerão e a outra parte sairá do local.
- Para destruir rapidamente o formigueiro, você pode usar outra solução de refrigerante. Para prepará-lo em 2 litros de água, basta diluir 3 colheres de sopa de refrigerante. Você deve usá-lo imediatamente, antes que tenha tempo de esfriar. A solução é vertida no formigueiro, após o que é imediatamente coberta com película aderente. Para destruir toda a colônia, este procedimento deve ser repetido várias vezes.
Os tratamentos com refrigerantes também ajudam a proteger as plantas de doenças comuns.
- Morte tardia. Para combater essa doença, é necessário preparar uma solução composta por 2 colheres de sopa de refrigerante em pó, 1 colher de sopa de óleo vegetal e um copo de raspas de sabão em pó. Todos esses ingredientes são diluídos em um litro de água morna. As plantas podem ser tratadas com essa solução no início da manhã ou à noite. O intervalo entre as abordagens deve ser de pelo menos uma semana.
- Oídio. Para preparar uma solução eficaz, você precisa despejar 2,5 colheres de sopa. eu. refrigerante com um balde de água. Em seguida, você precisa colocar metade da barra de sabão ralada nessa mistura e misturar tudo bem. A mistura preparada pode ser imediatamente pulverizada com tomates afetados por oídio.
- Podridão cinzenta. O refrigerante pode ser usado como alternativa aos produtos químicos fortes. Para processar plantas em 10 litros de água, é necessário diluir 10 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e sabão líquido. Depois disso, adicione 150 gramas de qualquer óleo vegetal ao recipiente. O produto deve ser bem misturado e imediatamente despejado em um pulverizador. Você precisa usar esta solução em climas calmos.
- Amarelecimento das folhas. Uma solução concentrada de bicarbonato de sódio também pode ajudar a salvar a planta do amarelecimento prematuro das folhas. Para se preparar para 10 litros de água, adicione uma colher de sopa de pó.Você precisa usar o produto para pulverizar folhagens. Se os tomates estiverem fracos, você precisa processá-los com esta solução três vezes por temporada: no início e no final de julho, bem como em meados de agosto. Se você tratar os arbustos com tal planta, eles ficarão mais fortes.
O uso de uma solução de bicarbonato de sódio também é bom para o controle de ervas daninhas. Para tanto, deve ser utilizado um produto concentrado. Em um litro de água, é necessário diluir 3-4 colheres de sopa de refrigerante. A solução deve ser usada para regar ervas daninhas. Ele funciona com eficiência e rapidez.
Medidas de precaução
O refrigerante não faz mal às plantas ou às pessoas. Mas você ainda precisa usá-lo com cuidado.
- É indesejável preparar soluções em recipientes de alumínio, plástico ou metal.
- A solução deve ser usada imediatamente após a preparação. Após 3 horas, a eficácia desta mistura diminui e perde todas as suas propriedades benéficas.
- Não permita que refrigerante puro entre em contato com folhas de tomate. O pó pode queimá-los.
- Não use soluções de refrigerante para tratar plantas com muita frequência. O excesso de sódio danifica o solo e retarda o processo de amadurecimento.
Resumindo, podemos dizer que o refrigerante é um produto seguro, cuja eficácia foi testada ao longo do tempo. Portanto, você pode usá-lo com segurança para alimentar as plantas em sua área.
O comentário foi enviado com sucesso.