Aplicação de soro de leite para tomate

Contente
  1. Como funciona o soro?
  2. Como preparar a solução?
  3. Como usar?

O soro de leite tem sido usado para muitos fins domésticos. Uma das opções eficazes de utilização do produto é a pulverização de frutas e hortaliças contra pragas e doenças.

Como funciona o soro?

Nas roças, os proprietários querem cultivar produtos orgânicos, mas nem todos sabem como combater as doenças das plantas e alimentá-las sem a ajuda de agrotóxicos. Existem práticas agronômicas seguras baseadas em produtos orgânicos simples e acessíveis, como leite cru integral e soro de leite.

Das muitas culturas de jardim, os tomates respondem particularmente bem ao uso de produtos lácteos fermentados no processo de cultivo. Como resultado do uso dessa substância protéica nutritiva, a qualidade dos frutos e o rendimento das plantas aumentam sensivelmente.

A pulverização de tomates com soro pode ser realizada não mais do que 1 vez em 2 semanas.

Soro de leite diluído em água, que geralmente é obtido em fazendas rurais a partir da produção de queijo cottage, não deve ser pasteurizado. Os alimentos crus e naturais contêm muito mais nutrientes e vitaminas. A pulverização e a alimentação com soro são realizadas na forma de irrigação radicular e foliar. A utilidade de tais procedimentos para os tomates pode ser avaliada pela diminuição do número de flores vazias e pelo aparecimento de numerosos ovários nos arbustos.

Tratar arbustos de tomate com soro de leite fortalece muito a planta e fornece muitos nutrientes para aumentar sua imunidade natural.... O leite e seus derivados contêm lactose, que ajuda a resistir a pragas, e vários aminoácidos são um meio nutriente insubstituível para o crescimento e a frutificação de uma plantação de jardim. O leite diluído em água, ao ser borrifado nas folhas, cria uma camada em sua superfície que protege a planta de muitos insetos e doenças fúngicas.

A singularidade da composição do soro de leite em sua saturação com microelementos. Entre eles:

  • ferro;
  • magnésio;
  • cálcio;
  • cobre;
  • potássio.

Junto com os aminoácidos, eles afetam o crescimento de um poderoso sistema radicular, regulam o fluxo de seiva, aumentam a resistência do tomate às condições climáticas adversas e estimulam o desenvolvimento hormonal durante a floração.

Ao entrar no solo, as bactérias lácticas aceleram a decomposição dos fragmentos orgânicos nele contidos, contribuindo para a formação de uma camada fértil.

Como preparar a solução?

Absolutamente inofensivo para as plantas e humanos, a alimentação do tomate é preparada à base de soro de leite.... Para isso, o leite de vaca natural deve azedar, para o qual é colocado em local aquecido, coberto com gaze. Para acelerar o processo de acidificação, você pode adicionar algumas colheres de sopa de creme de leite ou kefir ao leite. A massa fermentada deve ser aquecida em fogo baixo para separar em queijo cottage e soro de leite.

Para processar tomates, você não pode usar produtos lácteos fermentados completos, o leite e o soro devem ser diluídos com água purificada da água sanitária, em uma proporção de 1 para 10. Soluções muito concentradas podem perturbar o equilíbrio ácido-básico do solo. Para melhor retenção da solução na folhagem, você pode adicionar um pouco de sabão em pó, amassado e dissolvido em água morna.Muitos amantes da agricultura experimental e ecológica não param de usar soro puro com água para o cultivo de vegetais, mas aprimoram as soluções com outros aditivos úteis.

Com iodo

O ácido láctico, cujo conteúdo no soro de leite é abundante, é uma proteção confiável para as plantas contra várias doenças fúngicas, tais como:

  • mancha foliar;
  • oídio em forma de manchas brancas;
  • ferrugem tardia de tomates;
  • ferrugem e crosta.

Entre as pragas que uma solução de soro de leite ajuda a combater na proporção de 1 litro de produto para 3 litros de água estão insetos como a pulga crucífera e o midge da cebola. A pulverização é realizada pela manhã, uma vez por mês. Nos casos em que a propagação da requeima torna-se crítica, pode-se usar uma solução de 1 litro de soro, 8 litros de água e 20 gotas de iodo.

O líquido com iodo ajuda a planta não só a enfrentar com sucesso as doenças fúngicas, mas também fortalece a imunidade do tomate, desempenhando a tarefa de fertilizar, rica em microelementos.

Com mel

Os produtos apícolas têm uma ampla gama de efeitos úteis, como os laticínios. Soluções com adição de mel são um bom nutriente para os pés de tomate, além de atrair insetos polinizadores durante a floração. Para preparar uma mistura spray, dilua 10 litros de água com 1 litro de soro de leite e dilua 5 colheres de sopa de mel.

Com fermento

Levedura e soro de leite são produtos nutricionais valiosos para estimular o crescimento de safras de jardim por si só, mas quando combinados, suas qualidades benéficas são aumentadas. O líquido adicionado de soro enriquece as enzimas nas quais a levedura é rica, resultando em um poderoso estimulante orgânico para plantas atrofiadas. Para preparar esta solução, você deve primeiro mergulhar 100 gramas de fermento em 1 litro de água morna e, em seguida, combinar o líquido resultante com 1 litro de soro de leite e 10 litros de água.

Com ácido bórico

A eficácia do uso de soro contra doenças fúngicas em tomateiros pode ser aumentada pela adição de ácido bórico. Para isso, meia colher de chá de ácido bórico deve ser mexida em água quente (cerca de 100 ml), pois não se dissolve em água fria. Em seguida, adicione a 1 litro de kefir ou soro de leite e dilua com 4 litros de água pura. Tal composição é adequada para pulverização e rega, na quantidade de 0,5 litros por arbusto, após chuva ou aplicação preliminar de umidade.

Como resultado de vários testes de campo, verificou-se que o uso de boro no cultivo de hortas aumenta seu rendimento em 30% em média.

Outras opções de receita

A cobertura de tomates será muito eficaz se você usar soro de leite fermentado, iodo, ácido bórico, permanganato de potássio e cinzas de madeira em várias versões e proporções. O permanganato de potássio, diluído em um rosa profundo, tem um forte efeito anti-séptico e destrói os esporos de doenças fúngicas. Para toda a temporada, você pode realizar até 3 tratamentos.

Excelentes resultados são obtidos por residentes de verão que usam um coquetel para alimentação foliar de tomate. Consiste em 100 gramas de uma solução quente de ácido bórico, 10 gotas de iodo e uma lata de cinzas de 2 litros que sobra após a queima da lenha - para 1 balde de água limpa e morna.

Como usar?

Soluções de soro de leite preparadas de acordo com diferentes receitas podem ser usadas para cultivar mudas de tomate saudáveis ​​em estufa e em campo aberto. Você não deve abusar dele de uma forma tão forte e eficaz - você pode processar e fertilizar os tomates apenas 3-4 vezes durante toda a temporada. Você deve usar produtos de ácido lático para o jardim:

  • durante o período de crescimento da massa verde;
  • durante a floração;
  • para dar frutos e reduzir a porcentagem de flores estéreis.

O tratamento das plantas com preparações químicas e folclóricas deve ser realizado de forma correta, de acordo com esquema definido e recomendado pelos técnicos agrícolas. Somente a aplicação do procedimento, feito no prazo e em quantidade suficiente, pode beneficiar os organismos vivos, que são as culturas de jardim.

Para mudas

Mudas jovens plantadas em campo aberto podem ser alimentadas com solução de soro com adição de permanganato de potássio e ácido bórico, que são especialmente benéficos para o crescimento. Os tratamentos em um estágio inicial de desenvolvimento ajudam a fertilizar e proteger as plantas da requeima. A próxima aplicação de fertilizante à base de laticínios é feita na fase de formação do mato, no início de julho.

Se necessário, as folhas são tratadas com a adição de iodo à solução.

Para plantas adultas

Os arbustos cultivados são tratados durante a floração, pulverizando-os com uma solução de soro com mel. Em meio à frutificação, é possível regar os arbustos com várias opções de soluções preparadas à base de soro de leite, utilizando curativos tanto foliares quanto radiculares.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário