O que e como borrifar tomates para o ovário?

Contente
  1. Por que os tomates amarram mal?
  2. Quando fertilizar?
  3. Remédios populares
  4. Fertilizantes minerais
  5. Fertilizantes complexos
  6. Fertilizantes orgânicos

O volume da colheita depende diretamente do número de ovários nos cachos de frutos. Mesmo mudas de tomate saudáveis ​​e de aparência poderosa não podem garantir a formação de um grande número de flores e ovários. Muitos fatores podem afetar negativamente a frutificação, e isso deve ser levado em consideração ao cultivar uma safra de frutas.

Muitos jardineiros apontam para um problema em que as plantas florescem abundantemente, mas quando chega a hora da colheita, praticamente não há tomates nas frutas. Para lidar com este problema, substâncias especiais são usadas. Eles são usados ​​para tratar plantas em certas fases de crescimento.

Por que os tomates amarram mal?

Nas regiões do norte do país e em regiões com clima instável, o tomate é frequentemente cultivado em estufas. Assim, as plantas são protegidas dos caprichos do clima. Para uma colheita rica, você precisa observar as condições de conforto para cada variedade específica.

Se os tomates não florescerem bem e o número de ovários for pequeno, os motivos podem ser diferentes.

  • O não cumprimento do regime de temperatura - temperatura muito alta ou baixa no início da manhã ou à noite.

  • Conteúdo excessivo de nitrogênio no solo.

  • Ajuste engrossado... As plantas plantadas próximas umas das outras não se desenvolverão totalmente e não serão capazes de agradar com um grande número de frutos.

  • Umidade alta ou baixa.

  • Solo empobrecido. A falta de componentes nutricionais afeta não apenas a produção, mas também o sabor dos vegetais.

  • Problemas de polinização. As plantas cultivadas em estufa são freqüentemente polinizadas manualmente.

Essas são as causas mais comuns de diminuição da produção fetal.... E também os arbustos podem sofrer de infecções, insetos nocivos e doenças. Freqüentemente, problemas com a frutificação são observados em plantas que cresceram a partir de material de plantio coletado com as próprias mãos.

O material caseiro é necessariamente processado antes do uso, mas a eficácia desse processamento é baixa em comparação com o profissional. Como resultado, os arbustos não criam raízes bem em um novo lugar.

Em condições de campo aberto, o problema com a formação de ovários também não é incomum. As razões podem ser as mesmas do cultivo de tomates em estufas.

Consideraremos separadamente razões adicionais:

  • processamento com compostos químicos que contenham componentes agressivos;

  • doenças e infecções;

  • condições inadequadas, por exemplo, tempo calmo;

  • o calor prejudica a saúde dos arbustos e as flores começam a cair;

  • falta de potássio e fósforo.

Se não houver maneira de lidar com o problema, jardineiros experientes são aconselhados a se livrar completamente das flores existentes e deixar os tomates formarem novos botões, que podem se transformar em frutas saborosas.

Nota: As geadas de curto prazo também afetam negativamente as hortaliças. Nesse caso, você precisa alimentar os vegetais depois que as geadas diminuírem.

Quando fertilizar?

Para que o curativo de cobertura seja eficaz, é importante aplicá-lo na hora certa. Você precisa fertilizar os tomates quando o primeiro pincel de flores aparecer. Durante este período, os arbustos extraem do solo uma grande quantidade de todos os componentes necessários para o desenvolvimento. Existem três minerais principais de que todas as variedades de tomate precisam: nitrogênio, fósforo e potássio. Esses são elementos essenciais para o crescimento e a frutificação.

Durante a transição das plantas para a fase de floração, a composição dos curativos é alterada.A esta altura, os arbustos já adquiriram todas as características da variedade (altura, largura, esplendor da massa verde, etc.). Agora os arbustos não sentem uma grande necessidade de nitrogênio. Este componente desempenha um papel decisivo na formação de brotos e folhas. Para que a floração corra bem e os botões cresçam e se transformem em ovários, você precisará de muito fósforo e potássio.

Fertilizantes ricos em potássio são usados ​​há muito tempo para formar vegetais. O segundo componente também é necessário para uma colheita de qualidade, mas também está envolvido no fortalecimento do sistema radicular. Raízes fortes e maciças são a chave para mudas saudáveis.

Uma grande quantidade de nitrogênio é necessária apenas em um caso - as mudas são mal adaptadas no jardim, as folhas não crescem até o tamanho necessário e os brotos são fracos e baixos.

Essas características indicam o seguinte:

  • as mudas foram cultivadas em violação das práticas agrícolas;

  • falta de luz solar;

  • solo seco;

  • o solo contém poucos nutrientes.

Recomendações para plantas de processamento.

  • É aconselhável pulverizar arbustos em dias nublados, o tempo deve ser calmo e sem precipitações.

  • Para o trabalho, você precisa de um spray fino, portanto, você precisa cuidar de sua compra com antecedência.

  • As plantas são pulverizadas no início da manhã ou à noite. Qualquer hora quando o sol não estiver ativo servirá. Se você quebrar esta regra, folhas e brotos sofrerão queimaduras.

  • O líquido utilizado deve ser distribuído uniformemente sobre as escovas e inflorescências. A solução não deve atingir o resto da planta.

  • Durante o processamento é preciso evitar que a composição fique no topo do arbusto.

Nota: antes de usar um medicamento comprado, ele deve ser dissolvido apenas em água decantada. Temperatura da água - temperatura ambiente.

Remédios populares

Além de usar preparações prontas, você pode borrifar tomates para o ovário com remédios populares. Eles são adequados para estufas e áreas abertas.

Iodo e leite

Esses componentes são bem conhecidos por jardineiros experientes, que costumam usar remédios populares para melhorar a produtividade.... Para fazer uma solução nutritiva para amarrar, basta dissolver 15 gotas de iodo em um litro de leite. À mistura resultante acrescente mais 4 litros de água pura. A solução final é borrifada com tomates à noite.

O leite forma uma película protetora nas folhas e brotos, que protegerá contra micróbios perigosos. Este ingrediente pode ser substituído por outro produto lácteo, como o soro de leite. Ele é usado na mesma quantidade. O iodo atua como uma alimentação adicional e afeta os processos generativos.

Chaga

Chaga é um fungo inflamável de bétula... Contém estimulantes biogênicos, graças aos quais se difundiu no campo da horticultura. Para preparar uma solução, 250 gramas de pó são diluídos em 5 litros de água (sua temperatura deve ser 70-80 graus Celsius). A composição é deixada em infusão por dois dias. A mesma quantidade de água é usada antes da pulverização.

A droga é freqüentemente usada para prevenir a requeima e como fertilizante durante a floração do primeiro cacho de frutos, demonstra excelente eficiência. As plantas podem ser tratadas novamente após 35-40 dias.

Se sobrar uma solução, você pode regar as camas com ela. A alimentação adicional não será supérflua.

Ácido bórico

Outro remédio popular na luta por uma colheita farta e de alta qualidade. Este curativo foliar é freqüentemente aplicado durante a floração. Este componente desempenha um papel importante no metabolismo do tomate. O ácido bórico só pode ser dissolvido em água quente. Proporções - 5 gramas por 10 litros de água. Durante a estação de crescimento, a pulverização é realizada 1-3 vezes.

A quantidade de ácido bórico na solução é reduzida para dois gramas se o trabalho for realizado em clima quente e a temperatura fora da janela tiver subido para 30 graus ou mais.Os arbustos são processados ​​durante o período de floração.

Urtiga

A urtiga contém um grande número de nutrientes benéficos para a planta. A urtiga é perfeita para preparar uma solução à base de ervas. Os alimentos orgânicos fortalecem o sistema imunológico dos tomates e os tornam mais resistentes a condições climáticas extremas e doenças. E também há uma melhora na frutificação e estímulo adicional ao desenvolvimento dos arbustos.

Prepare o molho de cobertura da seguinte forma (proporções para um recipiente com um volume de 200 litros):

  • 100 gramas de fermento seco;

  • 5 baldes de urtiga picada;

  • verbasco (balde) ou excrementos de pássaros (meio balde);

  • o recipiente é enchido com água e coberto com uma tampa.

O fermento e a matéria orgânica podem ser substituídos por pão seco, compotas velhas ou açúcar, cinzas de madeira, soro de leite. A mistura deve ser infundida por 10 a 12 dias. Antes de irrigar arbustos, um litro de solução é dissolvido em um balde de água. A rega é realizada na fase de floração.

O enfeite de cobertura é adequado não só para tomates, mas também para outras frutas.

Amônia

O tratamento com amônia (amônia) durante a floração deve ser feito com cuidado.

É importante atender às seguintes condições:

  • 2 gramas da substância são diluídos em 10 litros de água decantada;

  • durante o primeiro tratamento, o volume de amônia pode ser reduzido; para pulverizações repetidas, a quantidade de álcool é aumentada gradualmente;

  • para a formação de um número suficiente de ovários, é suficiente processá-lo uma vez a cada 7 a 10 dias, levando em consideração o estado das plantas.

A amônia é misturada ao permanganato de potássio e boro, e a composição resultante é usada para devolver a cor à massa verde e melhorar a formação dos ovários dos frutos.

Obs: para ter mais frutas nas brotações, não é preciso gastar dinheiro com remédios caros. Os remédios populares também são altamente eficazes. Ao utilizá-los, também é importante observar a dosagem, caso contrário as plantas serão prejudicadas. Os residentes de verão costumam combinar ingredientes naturais para obter uma rica colheita.

Fertilizantes minerais

Para aumentar o número de ovários, fertilizantes minerais são usados. Eles são essenciais para o bom desenvolvimento das plantas. Eles também são adequados para a alimentação direcionada de plantações de vegetais, especialmente quando o cultivo de plantas em solo empobrecido.

Durante a floração, os vegetais são nutridos com os seguintes componentes.

  • Substâncias como o superfosfato e o superfosfato duplo se dissolvem lentamente, por isso são colocados apenas em água quente. A porção necessária da droga é dissolvida no líquido e deixada por 24 horas até ser cozida. Antes de processar os arbustos, a composição de nutrientes é diluída.

  • Ao escolher cloreto de potássio ou sal de potássio, você deve seguir estritamente as instruções. Se você exceder a taxa permitida, a planta começará a absorver cloro.

  • Outro componente eficaz é o nitrato de potássio.... Não só se dissolve rapidamente, mas também mostra excelentes resultados.

  • O sulfato de potássio é considerado um curativo universal.... Em vez dessa substância, você pode usar potássio com cloro.

Formulações minerais complexas, que podem ser encontradas em qualquer loja de jardinagem, também são amplamente utilizadas. As preparações prontas são geralmente escolhidas por iniciantes para não prepararem a solução por conta própria.

Na utilização de fertilizantes minerais, é importante observar a dosagem, que depende diretamente da fase de crescimento e desenvolvimento do arbusto.

  • Quando a floração apenas começou, os seguintes componentes são dissolvidos em um balde de água: 10 gramas de cloreto de potássio, 40 gramas de superfosfato e 20 gramas de nitrato de amônio.

  • Em um recipiente no qual 25 gramas de superfosfato foram dissolvidos, 20 gramas de sulfato de potássio e apenas 2 gramas de manganês são adicionados.

  • Composição de 30 gramas de nitrato de amônio, 20 gramas de potássio e 70 gramas de superfosfato usado durante o período de floração da terceira e quarta escovas de frutas.

  • A próxima alimentação é realizada em 14 dias.... Agora, para preparar a solução, são combinados 45 gramas de superfosfato, 30 gramas de potássio e a mesma quantidade de nitrato de amônio.

  • Esta composição nutricional acelera significativamente o processo de frutificação do tomate.... Para prepará-lo, basta misturar 5 gramas de uréia, um preparado à base de potássio, e adicionar 20 gramas de superfosfato duplo à mistura. Se você precisar processar mudas fracas, a quantidade de fertilizantes de nitrogênio é dobrada.

A fertilização foliar também é comum.

Uma receita popular para um balde de água limpa e sedimentada:

  • 2 gramas de zinco;

  • 2 gramas de sulfatos;

  • 2 gramas de ácido bórico;

  • 4 gramas de sulfato de manganês.

A quantidade de cobertura é indicada por 100 metros quadrados de terreno. Para que os arbustos formem o maior número possível de ovários, os jardineiros usam boro. Este componente pode ser encontrado em drogas como borofosk, borosuperfosfato e outros análogos. Cada embalagem contém instruções de uso do medicamento, que devem ser seguidas à risca.

Antes de alimentar a hortaliça e após o procedimento, é imprescindível regar a área. Ao processar plantas, muitos jardineiros optam por preparações líquidas. Eles são convenientes de usar e absorvem mais rápido do que outras opções.

As substâncias secas e a alimentação na forma de grânulos são distribuídas uniformemente na superfície do solo. É importante que eles não entrem em contato com as raízes.

Ao cultivar vegetais, é importante considerar o tipo de solo. Com base nisso, é calculada a dosagem adequada das formulações minerais. Quantias maiores de fundos são usadas para solos pesados ​​e argilosos, pois nessas áreas os minerais são absorvidos muito lentamente. Se os arbustos crescem em solo leve, os nutrientes são absorvidos mais rapidamente pelo sistema radicular.

Nota: ao pulverizar e alimentar os tomates, também devem ser tidas em consideração as características de cada variedade. Algumas plantas possuem um forte sistema imunológico, enquanto outras toleram bem as condições climáticas extremas. Todas essas características afetam a escolha de fertilizantes e substâncias necessárias para o processamento.

Fertilizantes complexos

Os arbustos também podem ser tratados com fertilizantes complexos para uma colheita estável e saborosa.

As preparações minerais complexas mais comuns são consideradas ammofosk, nitrophoska e nitroammofosk, "Mag-bor", monofosfato de potássio e outros semelhantes, que são encontrados no sortimento moderno. E também os compradores recebem uma ampla seleção de análogos. Estas e outras preparações semelhantes também contêm oligoelementos, embora em pequenas quantidades.

As formulações especializadas são consideradas tão equilibradas quanto possível. Eles são projetados especificamente para o cultivo de tomates. Muitos deles foram especialmente projetados para uso durante a floração. A composição de tais preparações contém ferro, cálcio, boro e outros componentes necessários.

Estamos a falar das seguintes composições: "Sudarushka-tomate", "Universal", "Master", "Signor Tomato" e outras preparações prontas. Apesar da ampla seleção de produtos da loja, formulações complexas podem ser preparadas manualmente. Isso não é difícil de fazer, você só precisa saber a receita adequada.

Receitas para a preparação de uma preparação complexa (proporções por 10 litros):

  • ácido bórico - 5 gramas, cinza de madeira - 0,5 litros;

  • solução de verbasco - 500 mililitros, nitrophoska - 50 gramas;

  • solução de verbasco - 500 mililitros; azofoska - 25 gramas;

  • solução de verbasco ou excrementos de pássaros - 500 mililitros, sulfato de potássio - 20 gramas.

Fertilizantes orgânicos

Para melhorar a formação dos ovários, a matéria orgânica também é ótima.... Cada componente tem um certo efeito na planta, mas para que o resultado seja positivo é necessário utilizar corretamente cada um dos componentes.

Humates

Este grupo inclui molho de diferentes extratos combinados com minerais... Devido à ativação de microrganismos, a estrutura do solo é melhorada.Isso torna mais fácil para as plantas absorverem os nutrientes do solo.

Muitas formulações podem ser encontradas no campo industrial, e várias são consideradas as mais famosas delas.

  • A droga "Hera"... 25 mililitros da substância são consumidos por litro de água. E você também pode aplicar 5 gramas de fertilizante para cada planta.

  • Humato de potássio - 50 mililitros são suficientes para 10 litros de água. A solução é usada como alimentação foliar e para rega padrão.

  • Humato de sódio. Em 10 litros de água decantada, 20 mililitros de humato são dissolvidos. A composição resultante é regada após o transplante de mudas a uma taxa de 0,5 litros por planta. Na próxima vez, o procedimento é realizado na fase de floração para aumentar o número de ovários de frutos. Pela terceira vez, os arbustos são pulverizados a uma taxa de 500 mililitros de líquido por planta, mas desta vez o volume do componente nutriente é reduzido para 3 mililitros.

Fermento

Você pode aumentar a frutificação com fermento. Este componente é usado assim que as primeiras flores aparecem. Nesse período, é aconselhável fazer a alimentação com fermento nas áreas do solo que ficaram saturadas de matéria orgânica no outono.

Esquema para preparar uma solução e cuidar dos tomates.

  • Em um balde de três litros, 100 gramas de açúcar e a mesma quantidade de fermento fresco são necessários. Para iniciar o processo de fermentação, é necessário colocar o recipiente em um local aquecido. É impossível usar uma composição concentrada, pois é diluída em água - 200 mililitros em 10 litros de água morna. Consumo - cerca de um litro de solução de fermento por planta. A cobertura é introduzida na raiz.

  • Segunda receita comum: 10-11 gramas do produto são dissolvidos em um balde de água morna e deixados ao sol por várias horas (cerca de 5 horas). Após a fermentação, a mistura é diluída em 50 litros de água. O consumo é igual ao da composição acima.

Cinza

Este componente contém minerais que são necessários durante a floração. Os jardineiros usam cinzas de várias origens. Pode ser um produto de combustão de palha ou madeira. É muito fácil preparar uma composição para o processamento de tomates na rua ou em uma estufa. Um balde de água é usado de 50 a 150 gramas de cinzas. A composição resultante são plantas regadas na raiz a uma taxa de 500 mililitros por planta.

Ao processar plantações em solos ácidos, a quantidade de cinzas é aumentada, e para solos alcalinos, ao contrário, ela é reduzida. É indesejável combinar este componente com verbasco, uma vez que a amônia é perdida neste composto.

Nota: para que os ovários se formem em quantidade suficiente, não é necessário realizar medidas agrotécnicas complexas. Basta comprar ou preparar uma composição especial e aplicá-la a tempo de acordo com as instruções.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário