Como usar amônia para tomates?

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Como preparar a solução?
  3. Como usar corretamente?
  4. Dicas úteis

Na horta e na horta, muitas vezes é necessário utilizar todo o tipo de meios que ajudem a combater as pragas, melhorar a qualidade das plantas e aumentar os rendimentos. O tomate é uma cultura que requer atenção especial. Os meios usados ​​são muito diferentes. Incluindo amônia. Portanto, é importante saber como usar a amônia para o tomate.

Vantagens e desvantagens

Os tomates costumam ser muito temperamentais. Eles sempre requerem uma manutenção cuidadosa e um certo tempo. Portanto, apenas um residente de verão atento e trabalhador pode obter uma colheita realmente boa de frutas saborosas e bonitas. Na verdade, não é tão difícil se você seguir todas as recomendações de cuidados e usar várias ferramentas úteis.

A amônia para tomate é um dos produtos de cuidado mais importantes, que tem muitas vantagens:

  • tal solução pode ser atribuída a fertilizantes contendo nitrogênio, que são bem absorvidos pelas plantas;
  • ao contrário de muitos outros fertilizantes (por exemplo, do mesmo nitrato de amônio ou ureia), a amônia tem um efeito positivo no arbusto imediatamente, não requer um efeito cumulativo;
  • devido ao nitrogênio contido na amônia, as plantas melhoram a floração, o que no futuro contribui para a coleta de uma boa colheita;
  • além disso, a amônia também é usada no combate a pragas, doenças fúngicas;
  • o produto está sempre disponível e barato, pode ser adquirido em qualquer farmácia;
  • você pode preparar a solução muito rapidamente, isso levará alguns minutos;
  • a solução não precisa ser insistida, imediatamente após a preparação é usada para o fim a que se destina.

Também existem desvantagens, mas não são tão significativas a ponto de recusar o uso de amônia. Isso inclui as seguintes nuances:

  • as proporções devem ser rigorosamente observadas, pois uma dosagem incorreta de amônia pode prejudicar a planta, com excesso de nitrogênio podem ocorrer doenças fúngicas, o tomate aumentará a massa verde e haverá poucos frutos;
  • além disso, é necessário processar os arbustos com equipamentos de proteção - máscara e luvas.

Com soluções preparadas à base de amônia, você pode pulverizar os arbustos ou água tanto na estufa quanto no campo, dependendo do efeito que deseja obter.

Como preparar a solução?

É melhor preparar água com amônia ao ar livre. A amônia tem um odor bastante pungente, portanto, deve-se ter cuidado para manter crianças e animais de estimação afastados. E você mesmo deve inalar esse cheiro com cautela.

Para diluir a amônia para o tomate corretamente, é preciso observar certas proporções, que dependerão da finalidade para a qual a solução está sendo preparada.

  • Se precisar nutrir as raízes durante o período de crescimento ativo, dilua 40 ml de amônia em 10 litros de água. Antes que esta entrada deve ser defendida por um dia. Regue uma vez por semana, não com mais frequência. Tais curativos para a temporada serão suficientes para a planta na quantidade de 5 peças.
  • Desde que a planta tenha todos os sinais de falta de nitrogênio (as folhas ficam amarelas, o arbusto se desenvolve muito devagar, há poucas flores), vale a pena diluir 80 ml de amônia por 10 litros.
  • Se você precisa pulverizar plantas no combate às pragas, 20 mililitros são suficientes para um balde de dez litros de água.

Como usar corretamente?

Existem duas maneiras de processar tomates no jardim com solução de amônia - polvilhe nas partes superiores das plantas ou despeje o líquido sob a raiz. O tratamento pode envolver dois métodos ao mesmo tempo, mas também é possível pulverizar e regar em momentos diferentes.

Na primavera, costuma-se fertilizar as plantas para seu rápido crescimento. E o uso de fertilizantes à base de amônia será muito útil, pois é o nitrogênio no início do período vegetativo que ajuda as plantas a se desenvolverem corretamente. Nesse caso, tanto a alimentação foliar quanto a rega das plantas serão úteis.

A dosagem, neste caso, pode ser de 40-50 ml por balde de dez litros de água. Muitos jardineiros preferem aplicar este curativo adicionando roupa ou sabonete líquido à água. Com sua ajuda, a solução permanece por mais tempo nas folhas. Além de nutrientes, essa solução oferece proteção contra pragas. A solução é preparada de forma muito simples: a amônia de uma garrafa é despejada em água decantada e uma barra de sabão é esfregada em um ralador, então tudo é bem misturado até que esteja completamente dissolvido.

Os tomates devem ser pulverizados apenas em climas secos e calmos. Ao mesmo tempo, o processamento não é realizado nem mesmo no calor. Você deve escolher as primeiras horas da manhã ou à noite, quando o sol se põe. Ao pulverizar, você pode usar um frasco de spray. Mas também ajudará a irrigar as folhas e o regador.

A amônia tende a evaporar rapidamente. Portanto, a solução deve ser aplicada imediatamente após a preparação.

O amônio é usado em diferentes casos e outros componentes são adicionados para potencializar a ação da solução.

Para alimentação

A cobertura dos tomates é realizada em momentos diferentes - desde as mudas até o amadurecimento completo da safra. Os arbustos externos precisam de nitrogênio, mas é importante não exagerar. Do contrário, começarão a aumentar a massa verde, e o objetivo de qualquer jardineiro é obter o máximo de flores possível e, depois, frutas.

Quando as flores e os ovários se formam, não é necessário borrifar os arbustos com amônia, pois há o risco de espantar os insetos polinizadores benéficos. Neste momento, é melhor alimentar a planta despejando o líquido sob a raiz. Se os arbustos parecerem viçosos, fortes e saudáveis, você não deve se deixar levar pelo nitrogênio. Mas se houver falta dele, você precisa agir. E isso é expresso da seguinte forma:

  • arbustos crescem muito lentamente;
  • muito poucas cores são formadas;
  • os caules são finos e frágeis;
  • as folhas ficam amarelas e secam.

No início, a solução se torna mais fraca. Com o crescimento dos arbustos e o amadurecimento das flores, a concentração da solução é aumentada. Se no início, por exemplo, uma colher de sopa de amônia por balde for suficiente, então você pode adicionar 2-3 colheres de sopa. Muitos residentes de verão também misturam solução de amônia com iodo. Deve-se ter em mente que, além do nitrogênio, também são introduzidos outros fertilizantes. Eles precisam ser alternados e não trazidos ao mesmo tempo. Por exemplo, se fertilizantes de nitrogênio foram aplicados, o potássio deve ser aplicado somente depois de duas semanas.

Antes de adicionar a solução com amônia, os tomates devem ser regados para evitar escaldar as raízes.

Para proteger contra doenças e pragas

A amônia será muito útil não só como fertilizante, mas também como meio de combate a várias doenças, por exemplo, phytophthora, oídio. Também ajudará a livrar a planta de mosquitos, pulgões, formigas, ursos, vermes e outras pragas. Se as plantas são incomodadas por pulgões, é necessário preparar uma solução de amônia, água e sabão em pó.

Ao mesmo tempo, não basta molhar os arbustos com um regador em cima ou borrifar com um borrifador. É preciso processar com cuidado cada folha por dentro, é lá que os pulgões se escondem. Isso, claro, vai demorar, mas será possível lidar com pulgões da primeira vez, o principal é lavá-lo bem dos arbustos. Se um grande número de formigas for encontrado, regue cada arbusto e borrife a folhagem. Este procedimento deverá ser repetido após 2 semanas.

Para regar mudas

O amônio é usado mesmo no plantio de sementes. Apenas 1 ml de amônia é adicionado por litro de água. No momento do plantio, um pouco desse líquido é adicionado a cada poço. Em seguida, as mudas são regadas com a mesma solução ao longo de todo o cultivo, enquanto os tomates ficam nas caixas. Mas, claro, não todos os dias, uma vez a cada 2 semanas é o suficiente. Quando as mudas são movidas para fora, também podem ser apoiadas com uma solução nutritiva. E então você precisa monitorar o desenvolvimento dos arbustos e controlar sua aparência.

Mesmo que externamente os tomates pareçam saudáveis, verdes e alegres, muitos residentes de verão ainda preferem alimentá-los com o propósito de prevenção. Além da amônia, adicione algumas colheres de sopa a um balde de vinagre de cidra de maçã. Quando aparecem as primeiras folhas, as mudas são regadas com muito cuidado, na maioria das vezes são simplesmente irrigadas de um borrifador, como o solo, quando aguardam os brotos das sementes.

Para o amadurecimento da colheita

A amônia pode ser usada não apenas durante o crescimento e formação dos ovários, mas também quando os frutos já estão presentes, mas amadurecem lentamente. Talvez o tempo nublado ou os tomates fiquem na sombra a maior parte do dia. De uma forma ou de outra, os arbustos podem ser borrifados com solução de amônia. Não vai prejudicar a fruta. Mas você precisa organizar esse procedimento pela última vez pelo menos uma semana antes da colheita.

Para fazer os tomates amadurecerem mais rápido e até aumentarem de tamanho, você pode preparar a seguinte solução:

  • uma colher de sopa de amônia é suficiente para 10 litros de água;
  • um copo de vinagre de maçã é adicionado ao mesmo recipiente;
  • no final, complemente a solução com sabonete líquido, bastam 10 mililitros;
  • tudo isso é bem misturado, o líquido é derramado em um borrifador.

Com esta solução, é necessário pulverizar bem os frutos e aguardar o início do seu amadurecimento.

O principal é não esquecer os frutos retirados do mato, depois enxaguar bem em água corrente.

Dicas úteis

Cada jardineiro tem seus próprios segredos para fazer uma boa colheita, mas a amônia é um remédio universal que muitos usam. Você só precisa tomar precauções e diluir a solução corretamente. Algumas dicas simples irão ajudá-lo a fazer o processamento de forma eficiente e não prejudicar a si mesmo.

  • Em primeiro lugar, é preciso lembrar que é fundamental proteger o sistema respiratório e os olhos da amônia. Se de repente a solução entrar em contato com o nariz ou os olhos, lave-os com água corrente. Luvas também são necessárias. Especialmente se você tiver que lavar cada folha e remover cuidadosamente as pragas do arbusto.
  • A solução é usada imediatamente, caso contrário a amônia vai desaparecer e não terá sentido. Depois que as plantas são processadas, os restos da solução não utilizada são despejados e os pratos são lavados.
  • Ao preparar a solução, você não deve se distrair com nada e não deixar todos os ingredientes sem vigilância. Especialmente se houver crianças pequenas ou animais em casa que precisam definitivamente verificar e experimentar de tudo.
  • Para fazer a solução ficar mais tempo nas folhas, é adicionado sabão em pó. Mas muitos também o substituem por sabonete líquido, detergente para louça, gel de banho ou xampu.
  • É muito importante observar a dosagem ao preparar a solução. Por todas as suas propriedades úteis, a amônia também pode prejudicar as plantas. Se você exceder a dosagem ao processar mudas ou plantas adultas, elas podem simplesmente morrer, pois os arbustos podem queimar. Isso é especialmente verdadeiro para mudas tenras. Portanto, é melhor deixar a solução menos intensa e observar as plantas do que exagerar quando não dá para consertar nada.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário