Molho de cima de tomates com monofosfato de potássio
Para aumentar a produtividade das safras cultivadas, os agricultores periodicamente alimentam o solo com compostos especiais. Suas características de desempenho contribuem para o enriquecimento do solo com substâncias úteis, tornando-o mais fértil. Como resultado dessa alimentação, o sistema radicular das plantas agrícolas e ornamentais é fortalecido, sua resistência a fatores ambientais desfavoráveis aumenta e a qualidade dos frutos melhora em geral. O monofosfato de potássio é considerado uma das preparações eficazes para a fertilização de plantas.
Peculiaridades
O monofosfato de potássio para alimentação mineral é bastante concentrado em sua composição. É utilizado para aumentar a produtividade e estender o período de floração de frutíferas e ornamentais de diversos tipos. O fertilizante se dissolve bem quando entra na água e é facilmente absorvido pelas plantas. É quimicamente puro. Consiste em 52% de fosfato e 33% de potássio.
O monofosfato de potássio contribui para:
- melhorando a floração e o sabor dos frutos (acumula altas concentrações de açúcar, vitaminas neles);
- aumento da frutificação;
- proteger as plantas de muitas doenças, incluindo o oídio;
- aumento do período de armazenamento de frutas vegetais;
- assimilação total pelas plantas de todas as substâncias da droga;
- enriquecimento de água para umedecer e regar o solo.
As plantas fertilizadas com monofosfato de potássio toleram o inverno mais facilmente. No verão, mesmo uma concentração excedida da dosagem do medicamento não causa queimaduras na parte verde das plantas e rizomas das lavouras.
O fertilizante pode ser combinado com pesticidas. Oferece toda uma gama de vantagens e não causa efeitos colaterais, na verdade não altera a acidez do solo e aumenta a resistência das plantas a fungos e outras doenças. O valor da droga reside no fato de não conter substâncias tóxicas e prejudiciais.
A solução de monofosfato de potássio é adequada para processar não apenas solo aberto, mas também plantas de estufa. O produto nutre perfeitamente, hidrata totalmente o solo e garante uma colheita mais generosa e saudável.
A alimentação com monofosfato de potássio é possível de diferentes maneiras, dependendo da fase de crescimento da hortaliça.
Formas de emissão
O fertilizante mineral com fósforo e potássio é amplamente utilizado em pequenas parcelas e grandes fazendas. O pó ou grânulos de fosfato monopotássico são frequentemente usados na esfera agrícola e hortícola como parte de várias misturas para nutrição de plantas.
O agroquímico é comercializado em diferentes embalagens e formas de liberação. Você pode comprar matéria seca em saco plástico, embalado em 500 g, ou em saco de 25 kg. A um custo relativamente baixo, o monofosfato de potássio pode ser usado em qualquer lugar e de forma bastante ativa. Às vezes é possível comprar o medicamento por peso. Mas uma opção mais conveniente é comprar em embalagens embaladas.
Para preservar todas as propriedades benéficas da mistura nutricional, recomenda-se armazená-la em condições adequadas: ao ar livre em um local seco e com sombra. Caso isso não seja possível, o fertilizante deve ser colocado em local suficientemente ventilado, longe da umidade.
Aplicativo
A solução de monofosfato de potássio é adequada nos seguintes casos.
- Para processamento de mudas. Pulverizando, regando e de outras maneiras. A cobertura geralmente é realizada em um período favorável, quando o plantio da safra não é atrasado devido ao mau tempo.Em condições desfavoráveis, é preferível fertilizar com "Kornevin" para estimular a formação de raízes na fase de engarrafamento ou vaso. Com o plantio tardio das mudas, isso ajuda a aumentar a produtividade.
- Para alimentar flores e plantas de interior sob a raiz. É costume alimentar as culturas ampelous e de vasos de flores com monofosfato de potássio.
- Para alimentação de safras de frutas hortícolas. É importante dissolver o fertilizante completamente na água. As plantas são tratadas de forma a prolongar o período de floração e estimular a frutificação intensiva no futuro.
- Ao processar culturas ornamentais ao ar livre. A solução é fertilizada com flores e outras plantas que não crescem em ambientes fechados, mas em canteiros de jardim ao ar livre ou em canteiros, e são utilizadas para alimentação. A fertilização com potássio é uma medida importante para apoiar a fase de floração ativa dessas culturas.
- Para alimentar tomates. A introdução de monofosfato de potássio no solo durante o cultivo de arbustos com tomate é realizada de acordo com as instruções ao mover as mudas para o solo, ao processar as plantações na primavera e durante a fase de floração. A alimentação foliar de emergência é recomendada após chuvas prolongadas, para repor o suprimento de potássio, que as áreas acima do solo das plantas perderam devido às chuvas fortes.
O uso de fertilizante fosfato de potássio pode ser feito de uma das seguintes maneiras:
- como alimento foliar;
- introdução em terreno aberto ou em estufa.
Por exemplo, ao fertilizar colheitas de tomate, monofosfato de potássio seco é dissolvido em água e administrado como uma alimentação independente. Mas, em alguns casos, está incluído na composição da mistura de minerais. Essas composições são adequadas não apenas para pulverizar tomates, mas também para fertilizar outras colheitas.
As propriedades benéficas dos fertilizantes minerais apresentam bons resultados por si mesmas e são compatíveis com vários tipos de curativos. As únicas exceções são os fertilizantes com componentes de magnésio e cálcio. Junto com compostos nitrogenados, o monofosfato de potássio é muito mais eficaz em estimular o fortalecimento do sistema radicular do tomate. Os fertilizantes potássicos são caracterizados pela alta acidez, portanto, são usados simultaneamente com compostos que contêm cálcio ou cal.
É aconselhável introduzir o medicamento com potássio durante o processo de escavação de outono. Não é permitido usar a droga mais de 2 vezes por temporada.
Dosagem de groundbaits
É importante determinar a dosagem estritamente de acordo com as instruções. Variações de dosagem independentes são consideradas inaceitáveis. Em relação ao tomate, dependendo do tipo de fertilização com fertilizantes minerais, é selecionada a taxa de sua concentração.
Em geral, de acordo com as instruções do fabricante, sugere-se o uso de tais proporções.
- Para pulverizar mudas de hortaliças e flores, é preparada uma solução de 7 a 10 g de pó ou grânulos secos diluídos em 10 litros de água. A cobertura é realizada em duas etapas: a primeira na fase de 2-3 folhas com 3-5 litros de solução por m2 de plantio, a próxima - após 10-15 dias após a colheita ou determinação das mudas no solo preparado ( é permitido aumentar a dosagem de 5-6 folhas, usando uma proporção de 5-10 litros por m2).
- Para o beneficiamento de hortaliças, é elaborada corretamente uma solução de acordo com essa dosagem - de 7,5 a 15 litros por m2. Eles também contam com 2 curativos de topo: o primeiro cai no início da frutificação e o segundo começa 15-20 dias depois. Cada vez que a solução deve ser diluída a uma taxa de 5-10 litros por m2.
- Para alimentar frutas, bagas e arbustos ornamentais com minerais, você precisará de 10-15 g dissolvidos em 10 litros de água. Fertilize em 3 fases: a primeira após a floração, a segunda - 15–20 dias depois, e a terceira - por volta de meados de setembro (10-20 litros por 1 m2).
Cobertura de mudas
Usando o tomate como exemplo, você pode considerar a introdução correta do tempero superior. É introduzido durante a rega na forma de concentrado diluído com 10 litros de água por 10 g de curativo seco. A taxa de consumo para regar mudas de tomate é de 5 litros de uma solução mineral aquosa por 1 sq. m. plot.
Cobertura de arbustos
Ao introduzir minerais sob arbustos plantados em terreno aberto ou em casa de vegetação, as instruções recomendam uma proporção de 15 a 20 g de pó mineral por 10 litros de água. Neste caso, a norma para fertilizar o solo é considerada 3-4 litros da solução preparada por um metro quadrado de área ocupada por rebentos jovens, e até 5-6 litros - para o processamento de plantas maduras. Por exemplo, esta quantidade é suficiente para regar 4 pés de tomate.
O curativo foliar deve ser feito à noite. Entre a fertilização do tomate, é necessário aguardar um intervalo de 2 semanas. As instruções para o cultivo de monofosfato de potássio para groundbait pelo método foliar não são recomendadas para fertilizar vegetais mais de duas vezes durante uma temporada de colheita.
A pulverização é realizada no início da manhã ou à noite para excluir a interação do fertilizante com os raios ultravioleta.
Medidas de precaução
Quais nuances são levadas em consideração ao trabalhar com monofosfato de potássio:
- o fertilizante deve ser usado imediatamente após a abertura da embalagem;
- ao entrar em contato com a umidade, suas propriedades benéficas são parcialmente perdidas;
- a preparação não é adequada para alimentação antes do inverno em campo aberto;
- na véspera do tratamento, é aconselhável remover primeiro as ervas daninhas;
- sementes para mudas futuras não devem ser embebidas nesta solução mineral.
O comentário foi enviado com sucesso.