Usando leite com iodo para tomates
Quaisquer plantas durante o plantio e no processo de crescimento precisam ser alimentadas e tratadas com vários fertilizantes, cuja composição inclui certos componentes. Você pode comprar fertilizantes em lojas industriais, mas, infelizmente, nem todo fabricante pode atestar a qualidade e a ausência de propriedades nocivas em seus produtos.
Portanto, você sempre pode recorrer aos métodos populares, cujas receitas consistem exclusivamente em meios que são simples e compreensíveis para qualquer pessoa.
Portanto, para processar tomates, uma combinação de leite e iodo é freqüentemente usada, e muitos consideram o efeito dessa mistura muito eficaz.... Vejamos mais detalhadamente quais são as propriedades dessa combinação, como usá-la corretamente para não prejudicar a planta e quais doenças do tomate podem ser evitadas com um tratamento preventivo com este agente.
Peculiaridades
Leite com iodo é um remédio muito famoso e popular entre os jardineiros.... Esta combinação é usada para alimentar tomates e produz resultados muito bons, uma vez que ambos os componentes têm muitas propriedades benéficas.
Vamos dar uma olhada mais de perto nos benefícios que esse remédio pode trazer para os tomates:
- leite contém aminoácidos saudáveis, que são ativadores de crescimento, bem como componentes como ferro, cálcio e potássio, que têm efeito benéfico na planta;
- lactose, que está contida no leite e nem sempre beneficia o corpo humano, acaba sendo tem um efeito benéfico sobre o tomate, ajudando a livrar-se deste último dos insetos nocivos;
- também o leite atua função protetora, formando uma fina película sobre os brotos e contribuindo para a normalização dos processos metabólicos da planta;
- o iodo também beneficia os tomates, principalmente durante a germinação dos primeiros brotos (devido à mistura com o leite, o crescimento é estimulado, fazendo com que as mudas surjam muito mais rápido);
- iodo aumenta a resistência natural plantas aos efeitos de pragas, e também tem um efeito desinfetante;
- devido às propriedades especiais do iodo as mudas são menos afetadas por fatores patogênicos e se enraízam melhor;
- uma mistura de leite e iodo muito eficaz na cura de arbustos ressequidos, bem como na melhoria da qualidade da colheita.
Além dos benefícios, não se deve excluir os danos que esse remédio pode causar. Em quase todos os casos, está associado à dosagem incorreta do produto e violações das regras de uso.
Também deve-se ter em mente que existem algumas restrições na escolha do leite para o preparo deste produto. Por exemplo, você deve prestar atenção a um produto de produção natural com baixo teor de gordura, que não contém açúcar e nenhum componente químico. O leite feito de matérias-primas secas é categoricamente inadequado para o processamento de tomates.
Top curativo
Como mencionado anteriormente, o leite com iodo é perfeito para uso como cobertura para tomates, o principal é escolher as proporções corretas e a forma como você vai introduzir o fertilizante resultante. Para isso, recomendamos que você estude as receitas e as características de seu uso com mais detalhes.
Receita para solução para alimentação foliar:
- leite - 1 litro;
- água limpa e fria - 12 litros;
- iodo - 10-15 gotas.
Mesmo os rebentos jovens da planta podem ser fertilizados com a solução resultante na fase de crescimento das mudas. Mas essa alimentação requer certas medidas de segurança.Por exemplo, a irrigação deve ser realizada no máximo três vezes a partir do momento do transplante, uma vez que o excesso de oligoelementos contidos na solução pode afetar adversamente os pés de tomate.
Vários componentes adicionais também podem ser adicionados a este revestimento superior:
- brotos de alho jovens;
- sabão em pó granulado;
- solução de permanganato de potássio;
- sal;
- fungo isca de cogumelo em forma esmagada.
Além disso, os jardineiros estão usando ativamente a seguinte solução para irrigar tomates:
- soro de leite - 1 litro;
- água - 10 litros;
- qualquer detergente - 1 colher de sopa;
- iodo - 10 gotas.
Esta ferramenta não é apenas um revestimento de cobertura eficaz para arbustos, mas também tem propriedades desinfetantes, graças às quais você pode prevenir o desenvolvimento de bactérias e prevenir o seu aparecimento.
Fertilizante eficaz para arbustos de ovário:
- leite - 1 litro;
- iodo - 15 gotas;
- ácido bórico - 1 colher de chá;
- água - 10 litros.
Para preparar a solução, é necessário aquecer a água a 55 graus e depois diluir todos os demais componentes. A cobertura ajuda a manter e proteger os ovários de pragas potenciais.
Aqui está outra opção de fertilização que pode ser usada não apenas para irrigação, mas também como cobertura de raiz:
- leite - 1 litro;
- iodo - 10 gotas;
- ácido bórico - 0,5 colher de chá;
- solução de permanganato de potássio - 0,5 litros.
Para manter a solução não muito concentrada, você pode adicionar um pouco de água. Esta composição é excelente para melhorar as propriedades imunológicas da planta, para estimular a fertilidade e a produtividade. Também pode ser usado durante o período de presa para apoiar e nutrir os tomates.
Pulverizando tomates de doenças
Pulverizar com uma mistura de leite e iodo é um método muito eficaz de combater doenças fúngicas e pragas.
O fato é que o meio ácido da solução não apresenta condições favoráveis que contribuam para a reprodução de parasitas, portanto, o tratamento de arbustos leva à morte precoce de microrganismos nocivos.
Para pulverização, geralmente são usados pulverizadores domésticos ou profissionais, dependendo da quantidade de vegetação que precisa ser tratada. Deve-se também ter em mente que a composição da solução e a dosagem dependem da praga ou doença específica que afeta os tomates. Vamos examinar mais de perto quais opções serão mais eficazes para resolver um problema específico.
Requeima
Phytophthora é uma doença bastante perigosa do tomate, que pode levar à morte de toda a colheita. As plantas em estufas são freqüentemente afetadas pela doença devido à circulação insuficiente de ar fresco, bem como devido ao arranjo muito denso de arbustos. O aparecimento da requeima pode ser determinado pelos seguintes sintomas:
- o aparecimento de manchas cinzentas e marrons nas folhas, que com o tempo tornam-se semelhantes a queimaduras solares;
- listras marrons no tronco e galhos;
- enegrecimento nos caules, seguido de secagem;
- o aparecimento de manchas marrons nos frutos;
- em estágios avançados da doença, manchas mofadas podem aparecer nos tomates.
Normalmente, nos estágios iniciais, os agentes químicos ajudam no enfrentamento dessa doença, mas quando se trata de danos às frutas, é melhor usar remédios naturais, e uma solução de leite e iodo, neste caso, será a melhor opção. Além disso, essa solução é excelente para prevenção.
Para preparar a solução, você precisará dos seguintes ingredientes:
- leite - 1 litro;
- água - 10 litros;
- iodo - 10-15 gotas.
Esta solução é universal, pelo que pode ser utilizada tanto para tratamento foliar como para rega. Ao tratar uma planta, é necessário aplicar a solução várias vezes, mas com um intervalo de 1,5-2 semanas.
Quanto à prevenção, o uso do medicamento pode ser feito a cada 3 semanas, mas é necessário iniciar o curso antes que os ovários apareçam.
Mancha marrom
A mancha marrom, também conhecida como cladosporium, afeta as folhas do tomate, mas também afeta a produção do arbusto. Se não for tratada, todas as folhas gradualmente começam a secar e cair, o processo de fotossíntese é interrompido e a planta pode morrer.
Sinais de infecção:
- mudança no estado da folhagem da planta durante o período de floração;
- o aparecimento de manchas verdes claras nas folhas;
- o aparecimento de amarelecimento, bem como manchas secas marrons na área afetada.
Para prevenir a propagação da doença e prevenir seu aparecimento, recomendamos tratar os tomates com a seguinte solução:
- água - 10 litros;
- leite - 1 litro;
- cloreto de potássio - 30 gramas;
- iodo - 40 gotas.
A solução é adequada para plantas de estufa e de campo aberto. Eles precisam pulverizar os arbustos no máximo uma vez a cada 2 semanas.
Podridão cinzenta
Fungus b. a cinerea, também conhecida como podridão cinzenta, pode ocorrer no tomate em climas quentes e com muita umidade, e o início do frio só vai agravar a situação, proporcionando à doença um ambiente confortável para se espalhar.
As plantas durante o período de pinçamento estão especialmente sob risco de infecção, portanto, recomendamos que a profilaxia seja realizada muito antes de você notar os sinais característicos. Entre os sintomas mais comuns, os seguintes são observados:
- manchas de tonalidade cinza aparecem nos frutos, junto com isso, inicia-se o processo de decomposição;
- junto com podridão e manchas cinzentas, você pode observar uma floração leve e fofa nos frutos;
- o fungo também atinge as folhas e o tronco da planta: aparecem manchas e podridões.
Assim que você notar os primeiros sintomas desta doença, você deve iniciar o tratamento imediatamente. Ao preparar uma solução contra o fungo do bolor cinzento, é necessário misturar os seguintes componentes;
- leite - 200 mililitros;
- água - 300 mililitros;
- iodo - 12 gotas.
É necessário processar as plantas afetadas de baixo para cima, não perdendo a menor área. Você também deve aplicar a solução em arbustos saudáveis para prevenir sua infecção.
Vírus do mosaico do tabaco
Com o aparecimento do vírus do mosaico do tabaco, ocorre um murchamento bastante rápido dos tomates. O vírus retarda o processo de fotossíntese, o que afeta visivelmente o crescimento das plantas e o desenvolvimento dos frutos. Além disso, o principal perigo da doença é que durante vários anos o vírus pode não se manifestar de forma alguma, mas ao mesmo tempo se espalhar para todos os pés de tomate.
Você pode facilmente reconhecer esta doença pelos seguintes sinais:
- manchas de tom bege aparecem na folhagem, semelhantes a manchas;
- manchas marrom-escuras também podem aparecer.
Deve-se notar que muitas vezes, as áreas afetadas têm de ser removidas, pois o tratamento da doença pode demorar algum tempo, durante o qual o vírus pode propagar-se ainda mais. Para a prevenção deste vírus, utiliza-se a mesma composição do combate à podridão cinzenta, mas deve-se ter em mente que não funcionará sozinho: também é necessário o uso de uma solução de permanganato de potássio, que deve ser pulverizado com as plantas durante o plantio.
Fusarium murchando
A infecção por esta enfermidade ocorre através do sistema radicular durante o período de formação do fruto: é então que a planta fica mais debilitada e pode morrer na ausência de tratamento oportuno e dos cuidados necessários. Além disso, a planta pode infeccionar durante a pinçada, uma vez que o fungo consegue penetrar através de pequenas lesões no caule.
Felizmente, o murchamento do fusarium é muito rápido, então você tem muito tempo para agir.
Para reconhecer uma doença, você deve prestar atenção aos seguintes sintomas:
- ressecamento excessivo das folhas e ressecamento do sistema radicular;
- o aparecimento de manchas amarelas;
- com o início do resfriamento, as plantas começam a murchar rapidamente, pois esta é a condição mais favorável para o rápido desenvolvimento do fungo.
Para salvar a colheita da morte, recomendamos usar a seguinte receita:
- água quente - 5 litros;
- leite - 500 mililitros;
- iodo - 10 gotas.
Esta solução pode ser usada para processar não apenas arbustos de tomate jovens e adultos, mas também material de plantio. Assim, você pode prevenir o surgimento de uma infecção prejudicial e salvar a safra.
Dicas úteis
Uma solução com leite e iodo é, de fato, um remédio eficaz universal, mas ao usá-lo é necessário seguir algumas recomendações. Vamos dar uma olhada em algumas dicas úteis para ajudá-lo a usar a solução de tomate.
- O leite iodado pode ser usado durante a estação de cultivo do tomate. O efeito benéfico deste remédio será relevante tanto durante o plantio, vegetação e floração, quanto durante o amadurecimento dos frutos.
- Independentemente do método de aplicação da solução, você não deve processar a planta com muita frequência, pois você corre o risco de danificá-la.
- Se apenas o leite é adequado para pulverização, então para regar, você pode usar vários produtos lácteos fermentados, cujos benefícios podem ser muito maiores.
- É melhor tratar todas as doenças em tempo hábil, já que em estágios avançados, a eficácia do leite e do iodo será reduzida ao mínimo.
- Uma vez que a solução com leite e iodo é totalmente segura, você não precisa ter medo por sua saúde, bem como por seus animais de estimação... Mas antes de comer a fruta, ainda é preciso lavá-la em água corrente.
Com essas informações, você pode cultivar uma safra saudável enquanto mantém todas as frutas intactas.
O comentário foi enviado com sucesso.