Como alimentar tomates com excrementos de frango?
O esterco de aves é um dos fertilizantes orgânicos mais concentrados, adequado para a alimentação de tomates e outras plantas da família Solanaceae. Fornece às plantas cultivadas os oligoelementos necessários, é vendido a um preço acessível e, para quem tem galinhas em casa, o fertilizante é criado gratuitamente. No entanto, é necessário usar o frango com muito cuidado - se você exceder a dose permitida, simplesmente queimará a cultura. Com este artigo, você pode aprender como calcular corretamente a quantidade necessária de cama, como fazer um frango de alta qualidade e como alimentar corretamente.
Visão geral da espécie
O estrume das aves é um fertilizante muito valioso, rico em oligoelementos e nutrientes. Sob as condições adequadas de armazenamento, pode reter suas qualidades por vários anos. No entanto, durante o armazenamento de longo prazo, o estrume doméstico não retém totalmente suas propriedades úteis e o fertilizante processado da fábrica pode ser armazenado inalterado por mais tempo. Cada tipo de frango torna o solo fértil e nutritivo por vários anos. No primeiro ano após a fertilização, as propriedades do solo são as mesmas que após a adição da fertilização mineral e, no segundo e terceiro anos, as fezes funcionam da mesma forma que o esterco de vaca funcionaria.
Existem vários tipos de esterco de galinha, cada um com suas características de uso. Para cultivar uma boa safra de tomates, é aconselhável familiarizar-se com cada tipo e aprender a aplicá-lo corretamente. No total, existem 4 tipos de fertilizantes: estrume fresco, seco, estrume de cama e estrume granulado. Vamos dar uma olhada em cada um deles.
Fresco
Esses excrementos são caracterizados por um odor forte e desagradável; em termos de consistência, parece uma pasta heterogênea pegajosa. Essa substância é obtida sob condições específicas - os frangos são mantidos em gaiolas especiais, sob as quais são instalados recipientes para a coleta de esterco.
Os resíduos frescos das aves contêm uma alta concentração de nutrientes que são facilmente absorvidos pelas plantas. Mas, ao mesmo tempo, eles também têm muitas desvantagens - a pasta pode conter ovos e larvas de insetos nocivos, vermes, micróbios patogênicos e ervas daninhas. Todos esses elementos indesejados são perigosos não só para as plantas, mas também para os humanos.
A presença de microelementos nocivos nos excrementos pode ser evitada se as aves forem mantidas em boas condições, mas mesmo assim os excrementos perdem rapidamente as suas propriedades. Se o líquido for armazenado incorretamente, após 6 meses, metade dos nutrientes irá evaporar. Para prolongar a vida útil dos resíduos e reduzir a perda de micronutrientes, é necessário misturar as fezes com terra ou húmus. Nas pilhas de composto resultantes, a fração de massa do frango é de apenas 5-8%.
Nessas condições, a porcentagem de micronutrientes será a seguinte: potássio - 0,10-0,12%, fósforo - 0,20-0,22%, nitrogênio - 0,23-0,25%.
Seco
Os excrementos secos de pássaros parecem pedaços soltos de fertilizante natural. O frango seco não exala um odor desagradável, por isso é conveniente embalá-lo e transportá-lo em longas distâncias. Além disso, os produtos da atividade vital das aves em uma embalagem lacrada retêm suas propriedades por muito mais tempo - a umidade do ambiente não remove os vestígios de nitrogênio.A perda de nitratos no fertilizante seco é menor do que a da lama misturada com turfa - apenas 5-10% em seis meses.
Com armazenamento adequado e umidade não superior a 20%, a concentração de nutrientes será alta: potássio - 1,5-2%, nitrogênio - 3,5-6%, fósforo - 2,5-5%.
Lixo
Este fertilizante é obtido a partir de camas colocadas em casa. Os resíduos de frango da cama não são muito soltos e moderadamente úmidos. O teor de nutrientes depende diretamente do teor de umidade da cama - por exemplo, com 56% de umidade, o fertilizante contém 1,6% de nitrogênio, 1,5% de superfosfato e 0,9% de potássio. No entanto, A fim de equilibrar a concentração de nutrientes, o teor de umidade deve estar na faixa de 30-50% da massa total, para este propósito materiais especiais são colocados na casa.
Boas matérias-primas para o lixo são turfa, palha pequena ou serragem obtida de madeira nobre. O material selecionado é colocado no chão da casa em uma camada de cerca de 25-45 cm de espessura. Quando a camada superior fica muito suja, ela é misturada com a parte inferior limpa do piso.
É necessário trocar a cama 1-2 vezes a cada seis meses - no momento da substituição dos frangos por um novo rebanho.
O teor de umidade do piso de turfa geralmente não excede 50%, de serragem ou palha – 30%. A cama do galinheiro preserva microelementos úteis, aumentando significativamente sua vida útil. Os indicadores de qualidade mais elevados distinguem-se pelo estrume da cama à base de palha pequena e turfa esfagno. Há uma maneira de reduzir ainda mais a perda de nutrientes adicionando superfosfato ao convés que foi recentemente removido do galinheiro.
Para que o superfosfato atue corretamente no fertilizante, sua quantidade deve estar dentro de 6-10% da massa total das fezes frescas.
Granulado
Estrume de galinha em grânulos - um produto criado na produção em massa... Com um processamento cuidadoso, todos os elementos desnecessários são removidos das fezes de frango: microorganismos nocivos, sementes de ervas daninhas, ovos de vermes e larvas de pragas.
O fertilizante purificado possui uma concentração muito elevada de nutrientes, portanto é necessário utilizá-lo para a alimentação do tomate estritamente de acordo com as instruções.
Tempo e frequência de fertilização
Os tomates não gostam do solo, que contém muitos fertilizantes orgânicos, por isso não é recomendado alimentá-los com muita frequência - no máximo 2-3 vezes... Se você planeja plantar vegetais em terreno aberto, é melhor adicionar frango ao solo na primavera - então, o teor de nutrientes será suficiente. No caso em que as fezes foram plantadas no jardim antes do inverno, o potássio e o fósforo se tornarão facilmente digeríveis, mas a maioria dos nitratos será destruída pelas águas subterrâneas.
Para obter uma boa colheita de tomates, Recomenda-se usar o esterco processado na fábrica, pois com a concentração do fertilizante é muito fácil exagerar. Além disso, bactérias nocivas podem estar presentes na lama não tratada, o que simplesmente destruirá as mudas. Antes de começar a alimentar os tomates, o frango deve ser preparado e diluído.
A época ideal para a fertilização é a primeira metade do tempo de crescimento ativo, neste momento a concentração de nutrientes definitivamente não será capaz de prejudicar a planta.
Quando os tomates começam a cair nos arbustos, você deve limitar ou abandonar completamente a fertilização do solo. Se a planta estiver supersaturada com nitratos, os frutos serão pequenos e as folhas grandes. O prazo para alimentação do tomate é de 3 dias antes da colheita, caso contrário, o teor de nitrato será muito alto no tomate.
A melhor opção é adicionar fertilizante uma semana antes da colheita.
Metodos de cozinhar
Existem vários métodos de preparação de fertilizantes, mas todos eles estão unidos por uma regra importante - em nenhum caso aumente a concentração de nutrientes, porque o solo supersaturado tornará a parte verde da planta grande e os frutos pequenos. Se você acha que seu conteúdo de nutrientes é muito alto, você pode reduzir a quantidade por imersão.Vamos considerar com mais detalhes os métodos de preparação de fertilizantes a partir de resíduos de frango.
Cobertura com grânulos secos
O esterco tratado na fábrica está pronto para ser aplicado ao solo - ele só precisa ser distribuído sobre as camas e orifícios... E você também pode usar uma substância a granel como cobertura - dilua 500 g de fertilizante com 10 litros de líquido e misture bem, despeje imediatamente a solução resultante sob a raiz dos pés de tomate.
Se você coar os grânulos dissolvidos, também pode processar as folhas do arbusto com o líquido.
Fermentação
Este método envolve a adição de água morna ao frango, o que fará com que um cheiro forte e desagradável se espalhe, por isso é recomendável insistir no lixo fora de casa... Os excrementos das aves devem ser colocados em um recipiente conveniente e o líquido quente adicionado na proporção de 1: 1, o futuro fertilizante deve ser bem fechado com uma tampa e mantido em um local aquecido por uma semana. Durante 7 dias, a solução fermenta, por isso deve ser bem misturada todos os dias. Quando os resíduos de aves são infundidos, devem ser diluídos com água limpa na proporção de 1: 9, respectivamente, antes de serem aplicados no solo.
Solução
Para preparar a solução, o frango deve ser diluído em água na proporção de 1:20. Regue os arbustos de tomate com o molho de cobertura resultante, misturando periodicamente o sedimento com o líquido. Quando restar muito pouca água e muito sedimento no fundo, é recomendável interromper a rega - os excrementos concentrados restantes ficarão muito saturados para os tomates.
A lama úmida pode ser usada para fertilizar o solo sob arbustos de framboesa ou groselha.
Compostagem
Estrume de galinha compostável é ótimo para alimentar tomates, pois contém uma grande quantidade de cálcio. Para fazer esse fertilizante, é necessário garantir que a pilha contenha 25-30% de resíduos de aves e 70-75% de outras substâncias, como palha cortada, folhas de árvores ou grama cortada.
Para que todos os microrganismos nocivos morram na cama, é necessário que a temperatura do composto seja mantida por 3 dias em um nível de 60-70 graus Celsius. Depois disso vem o período de fermentação, e a pilha precisa de uma boa ventilação, então o composto deve ser revirado 1 a 2 vezes ao dia. Em seguida, os excrementos, misturados com outros materiais, devem ser tapados e deixados por pelo menos 80 dias - esse período garante a destruição das bactérias nocivas.
Encharcado
Basicamente, embeber é uma forma de reduzir a concentração de nitrato no frango. O método é usado quando o fertilizante está muito saturado para alimentar os tomates. De molho, encha o frango com água, deixe repousar alguns dias e escorra o líquido.
Para obter os melhores resultados, repita o procedimento pelo menos 3 vezes.
Opções de alimentação
Os tomates podem ser alimentados com fezes tanto ao ar livre quanto em uma estufa, mas em cada situação é necessário calcular com precisão a dose para não exagerar na concentração de oligoelementos... Os tomates não respondem bem ao solo saturado com micronutrientes, portanto, aprender como fertilizá-lo é importante. E também deve ser lembrado que uma solução de frango devidamente preparada não garante a prevenção da supersaturação da terra - não é necessário regar os arbustos com cobertura de cobertura em abundância.
Se você não conseguir verificar a concentração de nutrientes e calcular corretamente a proporção de fertilizante para cada arbusto, recomendamos o uso de excrementos de pássaros encharcados. Na substância processada, a dose de nitratos será menor e será muito mais difícil ultrapassar a concentração de oligoelementos.
Aplicação principal
O primeiro enriquecimento da horta para o plantio de tomates é recomendado para ser feito no início da primavera - 2-3 semanas antes do plantio de mudas. A principal introdução de frango puro no solo é de cerca de 2 kg por 1 metro quadrado.No caso de obtenção de dejetos de aves pelo método de cama, deve-se utilizar 1,5 vez mais matéria-prima para a mesma área. As fezes devem ser distribuídas uniformemente pelo jardim arado e bem umedecidas com água - isso é necessário para que os torrões de fertilizante não sejam levados por rajadas de vento. E também durante a fertilização principal, as cinzas podem ser adicionadas ao solo, então os tomates não sofrerão muito estresse com o transplante e receberão fósforo e potássio suficientes para a vegetação.
Sob a raiz
A cobertura de arbustos em crescimento é recomendada em maio-junho - durante a floração e o início da frutificação dos tomates. É muito importante lembrar que os tomates são sensíveis a queimaduras e devem ser regados com muito cuidado. Um dia antes da alimentação, cada arbusto deve ser regado com uma quantidade suficiente de água limpa. Após 24 horas, você pode começar a fertilizar as plantações - use uma solução de 1:20 litros ou frango fermentado, diluído 1:10 com um líquido. Para cada arbusto de tomate, a quantidade de cobertura de raiz não deve exceder 500 ml, e fertilizantes excessivamente concentrados devem permanecer no fundo do balde em que a solução foi criada.
Por folha
Você pode se alimentar não apenas regando pela raiz, mas também diretamente pelo próprio arbusto verde. Para isso, apenas grânulos processados em fábrica são adequados, pois não contêm bactérias patogênicas que podem afetar negativamente o crescimento de folhas e frutos. Para alimentar os tomates em uma folha, misture excrementos secos a granel com água limpa em uma proporção de 1:10, em seguida, coe a solução resultante. Com o líquido coado, use um pano macio ou esponja para limpar suavemente as folhas verdes de cada arbusto. Um fertilizante excessivamente concentrado que permanece após a filtração pode então ser diluído pelo método de imersão e usado para alimentar outras culturas.
Na maioria das vezes, os tomates são enriquecidos pelo método foliar. no caso em que a horta está localizada em solo ácido. Esse tipo de solo impede que os nutrientes cheguem às folhas do tomate ao longo do caule da planta. E também o método de alimentação pelas folhas é usado quando as folhas estão enroladas por falta de oligoelementos ou quando aparecem manchas de putrefação nos frutos. Para evitar uma possível falta de nutrientes, pode-se fazer um tratamento planejado da planta com uma solução de frango no momento em que os arbustos soltam os botões para a floração.
Você pode aprender como preparar adequadamente o esterco de galinha para alimentação no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.