Molho de tomate com urtiga

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Receitas de infusão de urtiga
  3. Levedura de urtiga verde groundbait
  4. Como alimentar os tomates adequadamente?

A tintura de urtiga é um fertilizante de jardim vegetal eficaz e acessível. O uso de substâncias verdes para nutrição das plantas e aumentando a fertilidade do solo da horta não só aumenta o nível de rendimento das lavouras cultivadas, mas também reduz os custos financeiros, já que para a fabricação da maioria das infusões, apenas urtiga, água e alguns componentes naturais adicionais (ervas daninhas, fermento) são necessários, aumentando a eficácia da alimentação. No artigo, falaremos em detalhes sobre como os tomates são alimentados com uma decocção de urtiga e descreveremos as melhores receitas de acordo com as quais você pode facilmente fazer o fertilizante perfeito para seus tomates com suas próprias mãos.

Peculiaridades

Por muito tempo, esterco e excrementos de pássaros foram classificados como fertilizantes orgânicos. No entanto, nem todos os jardineiros e jardineiros podem comprá-los. Como um substituto, às vezes são usados ​​fertilizantes verdes feitos de ervas daninhas ou adubo verde. É importante notar que eles não são inferiores a eles em termos de desempenho.

Os orgânicos, ao contrário dos complexos inorgânicos, são perfeitamente absorvidos pelas plantas através do sistema radicular. Os nutrientes na forma quelatada atuam diretamente na estrutura celular. O lixo orgânico é necessário para aumentar o número de microrganismos e obter húmus.

As infusões de urtiga estimulam o crescimento da parte aérea da planta, fortalecem as raízes e ativam a formação de ovários. A urtiga contém muito nitrogênio necessário para o tomate na fase vegetativa inicial. Entre outras coisas, este fertilizante verde contém ferro, cálcio, cobre e magnésio. Esses componentes protegem as mudas da clorose, aceleram a floração e aumentam o número de ovários.

As vantagens da tintura de urtiga incluem:

  • saturação da vegetação com micro e macroelementos importantes;
  • a velocidade de preparação da infusão;
  • inofensivo para a vegetação;
  • a possibilidade de uso em todas as fases da formação e desenvolvimento do tomate.

As desvantagens do fertilizante para urtigas incluem o fato de não afetar a estrutura do solo e também ter um odor repulsivo e desagradável.

Em uma nota! Para se livrar deste último, você pode derramar um punhado de cinzas de madeira ao lado do jardim ou extrato de valeriana.

Receitas de infusão de urtiga

A infusão de urtiga pode não só fertilizar o solo e regar os canteiros com tomates, mas também processar as folhas dos arbustos de tomate. Ao mesmo tempo, são utilizadas várias receitas para fazer o tempero superior. Os principais ingredientes desse fertilizante são folhas jovens e verdes de urtiga. Outras ervas, estrume de galinha (excrementos), cinzas, pão e fermento são misturados com eles. Antes de usar, o curativo de cobertura é infundido por 3-5 dias.

Cozinhar urtigas como cobertura para as necessidades de uma fazenda subsidiária pessoal não requer muito esforço. Existem apenas algumas dicas que lhe darão a oportunidade de obter o resultado máximo quando aplicadas.

  1. Na forma de matéria-prima para a fertilização do tomate, são adequadas as urtigas, coletadas antes da formação das sementes.
  2. Plantas extremamente fortes que não apresentam danos e vestígios de doenças são adequadas para alimentação.
  3. Durante a preparação da infusão, é necessário agitá-la conscienciosamente a cada 2-3 dias.
  4. É preferível armazenar a infusão de urtiga pronta em um local ensolarado.
  5. Para acelerar o processo de fermentação da massa de urtiga, é necessário adicionar fermento comum à tintura.
  6. Deixe a massa fermentada não deve ser descartada. Ele pode ser colocado em um tanque de plástico e mantido em um porão até a próxima temporada.
  7. Depois de tratar os tomates com urtigas, eles devem ser bem derramados com água.

Cobertura de urtiga jovem

Nesta modalidade, a infusão de urtiga é preparada sem componentes auxiliares. A grama cortada é esmagada e colocada em um recipiente fundo (até cinquenta por cento do total). A massa de ervas é levemente comprimida e regada com água aquecida. O recipiente não está completamente cheio, restando 10 centímetros até a borda.

O recipiente é coberto com uma tampa e pode fermentar. Para que a grama renuncie completamente a todos os componentes úteis, o conteúdo do recipiente é constantemente mexido. Quando a cor do fertilizante muda para marrom com um tom escuro e a espuma desaparece, ele pode ser usado.

Em uma nota! Para preparar a infusão, você não deve levar recipientes de ferro, porque os componentes úteis se desintegram devido a uma reação química. É melhor infundir a urtiga em um barril de madeira ou grande balde de plástico.

Infusão de urtiga com pão

Este método difere da infusão de urtiga comum apenas porque, junto com a massa de grama, um pedaço de pão ralado é colocado no recipiente. O recipiente é cheio até três quartos, pois a fermentação é mais ativa. A tintura estará pronta após 5 dias. Ele é filtrado antes do uso.

Infusão de urtiga e dente de leão

Nesta receita, além das folhas de urtiga, usa-se a parte verde do dente-de-leão. Além disso, você pode adicionar outras ervas daninhas crescendo no site. As ervas são esmagadas e enchidas com 2/3 da altura. Despeje um pouco de açúcar e despeje sobre a água aquecida. A alimentação pode fermentar por 10 dias, mexendo sistematicamente.

Na véspera da aplicação, o groundbait preparado é filtrado.

Tecnologia de fermentação de metano

Nesta modalidade, um recipiente com talos e folhas de urtiga, cheio de água, é coberto com uma película de polietileno no topo. Quando a urtiga se decompõe, o metano é liberado. O polietileno não permite que saia. Os elementos benéficos presentes na estrutura da urtiga também permanecem no fertilizante, pois o oxigênio não participa da fermentação. Após 14 dias, o biofertilizante estará pronto.

Infusão de urtiga com excremento de frango

Para aumentar a eficácia da tintura de urtiga, ela é preparada com fezes de frango ou esterco. Encha os pratos com grama picada até 2/3 da altura. Despeje água e adicione 100 g de excremento de frango para cada 10 litros. A composição é deixada fermentar em recipiente fechado por 15 dias. É aconselhável instalar o recipiente de forma que os raios do sol incidam sobre ele. Antes do uso, o fertilizante acabado é filtrado e diluído com água pura na proporção de 1:15.

Em uma nota! O número de componentes não deve ser alterado. Em um desenvolvimento diferente de eventos - como resultado de uma superestimativa da concentração - uma queimadura do sistema radicular do tomate é provável.

Siderata e cobertura morta de urtiga

Para a obtenção do adubo verde, são colocados nos canteiros talos cortados da urtiga, que são preparados para o plantio. Polvilhe por cima com uma mistura de restos de plantas podres.

A cobertura morta da urtiga é preparada da seguinte maneira: uma camada espessa de talos de urtiga recém-cortados é colocada na superfície do solo. Eles vão secar em breve e começar a se decompor. O resultado é uma fina camada de cobertura morta, que retém a umidade do sistema radicular e o alimenta com os elementos necessários. Você pode cobrir os tomates em uma estufa. Este processo traz muitos benefícios.

Você também pode cobrir batatas, flores, frutas vermelhas - eles adoram.

Levedura de urtiga verde groundbait

A infusão de urtiga e fermento pode ser feita por 2 métodos.

  1. Misture 100 gramas de açúcar em um litro de água e adicione 100 gramas de fermento comprimido, mexendo bem até que esteja completamente liquefeito. Em seguida, adicione 2 litros de água. A mistura resultante é removida para aquecer.Após o término da fermentação, a mistura de levedura e urtiga está pronta para uso.
  2. 10 gramas de fermento de padeiro seco e 2 colheres de sopa. eu. o açúcar é mexido em 2 litros de água aquecida e retirado para afinar por 24 horas.

Para fazer uma alimentação com fermento de urtiga, você precisa dissolver um litro da mistura de urtiga e 200 g de solução de fermento em 10 litros de água. As plantações são regadas pelo método da raiz, o solo deve ser umedecido inicialmente.

Como alimentar os tomates adequadamente?

A infusão preparada de urtiga é usada para regar as raízes, e as pontas também são borrifadas com ela. Na primeira versão, a tintura é diluída da seguinte forma: dez partes de água para uma parte do fertilizante. No segundo caso, já são utilizadas 20 partes de água. O fertilizante obtido pela tecnologia de fermentação do metano é diluído com água na proporção de 1: 2 para irrigação radicular. Quando é levado para pulverização, 5 partes de água são usadas para uma parte da tintura.

Antes de aplicar o curativo, os arbustos são generosamente despejados em água limpa. Se a alimentação for realizada imediatamente após o plantio das mudas no solo, então 0,5 litro de infusão é aplicado. Para a vegetação adulta, esse volume é aumentado para um litro. A dosagem indicada não se multiplica, senão a engorda pode começar no tomate.

A rega das plantações é realizada a cada 14 dias com alimentação de raízes. Quando a pulverização é usada, faz sentido processar os arbustos uma vez a cada 30 dias. Esse fertilizante é praticado de forma intensiva durante o período vegetativo, somente às vésperas da formação dos frutos, a frequência de fertilização é reduzida.

Na forma de fertilizante, as infusões de urtiga são extremamente benéficas para os tomates.

Com preparação adequada e dosagem precisa, o molho natural aumenta os níveis de rendimento, melhora as características de sabor do tomate e aumenta a resistência da planta a doenças fúngicas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário