Molho de tomate com verbasco

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como criar diferentes espécies?
  3. Aplicação de fertilizante

Para que os tomates cresçam saudáveis ​​e saborosos e também tenham boa resistência a várias doenças, eles devem ser alimentados. Isso requer fertilizantes complexos e matéria orgânica. Este último é um verbasco, usado há décadas por residentes de verão em todo o mundo. É importante estudar as características dessa alimentação para aqueles que estão apenas experimentando o negócio da dacha.

Peculiaridades

Verbasco é um fertilizante ao qual os tomates respondem particularmente bem. Este produto residual do gado contém muitas substâncias úteis para os tomates:

  • azoto - este elemento é responsável pela rápida acumulação de massa verde;
  • potássio promove a formação de lindos frutos redondos de excelente sabor;
  • cálcio forma um forte sistema de raízes;
  • magnésio melhora a fotossíntese, torna as frutas mais suculentas, carnudas e saborosas, aumenta seus benefícios para o ser humano.

Existem duas vantagens importantes em usar verbasco.

  • É um fertilizante totalmente natural, natural, em que não há aditivos químicos e substâncias artificiais. Se preparadas corretamente, as plantas só serão beneficiadas.
  • O verbasco é excelentemente absorvido pelo solo, começa a agir instantaneamente, decompondo-se em seus componentes. Além disso, o solo saturado com esse revestimento aquece muito mais rápido nos primeiros meses da primavera.

Importante: certifique-se de monitorar a composição do solo no local. Se já estiver muito cheio de elementos úteis, não é necessário complementá-lo com verbasco. Um excesso de nutrientes é tão prejudicial para as colheitas quanto sua falta.

Como criar diferentes espécies?

Antes de colocar o dejeto de vaca em prática, deve ser diluído corretamente. O verbasco líquido concentrado fresco não é usado em nenhum caso, uma vez que tem uma alta temperatura de decomposição e pode causar queimaduras nas raízes e a consequente morte dos tomates. Existem dois tipos principais de estrume: estrume de cama e estrume sem cama. Vamos considerá-los com mais detalhes.

Lixo

Este tipo de esterco não precisa ser diluído, pois é uma substância sólida que não pode ser usada para processamento. Esse esterco nada mais é produto residual de uma vaca, misturado com turfa e elementos de cama animal: palha, feno... Use-o no outono, cavando o solo, ou na primavera antes de plantar tomates. Serão necessários cerca de 5 quilos da substância por metro quadrado do local. Ele é colocado no solo em uma camada uniforme e, em seguida, o local é desenterrado. Além disso, um verbasco semelhante pode ser usado como cobertura morta. Isso manterá a umidade no solo.

Até o fertilizante seco se tornará a base para outros componentes que podem beneficiar os tomates: cascas de ovo, giz, cinzas de madeira.

Sem lixo

E este já é um fertilizante líquido, e atua muito mais rápido, iniciando o processo de sua decomposição instantaneamente. É ele quem precisa ser criado para que as plantas não queimem. O procedimento é realizado de uma determinada maneira.

  • Pegue um balde de verbasco fresco, misture com 5 baldes de água. O contêiner está bem fechado, então deixado por 14 dias. Após este tempo, o fertilizante estará pronto. Você precisará abrir a tampa e pegar a peça que for necessária no momento. Além disso, é diluído em duas partes de água - e aplicado imediatamente.
  • Existe outra opção para preparar esterco de vaca. Aqui, também, você precisará de um balde de verbasco e 5 baldes de água.A mistura é deixada por 14 dias, retirando a tampa a cada dois dias para misturar. Ao final do processo de fermentação, a massa na superfície do balde ficará mais leve. Esta parte deverá ser ingerida na quantidade de meio litro. A mistura selecionada é derramada com um balde de água e complementada com três gramas de permanganato de potássio.
  • A terceira opção assume as seguintes proporções: um balde de verbasco, 6 litros de água, 20 gramas de superfosfato e o dobro de cinzas de madeira. Essa solução deve ser infundida por 7 dias.

Nota: para preparar um verbasco em infusão, é necessário levar um recipiente de esmalte ou plástico. Outro ponto que os moradores do verão notaram é que o fertilizante pode ficar pronto mais cedo se for infundido ao sol.

O fato de o processo de fermentação ter começado pode ser avaliado pelas pequenas bolhas na superfície da composição. Quando clarear e a massa sólida estiver no fundo do recipiente, deve-se esperar mais 3 dias. Então você pode usar o curativo superior.

Concentrado

Em muitas lojas de jardinagem, você pode encontrar esterco de vaca pronto. Um suplemento comprado é cómodo porque não precisa de o ir buscar, procurar algures, cozinhá-lo, aguardar o período de tempo requerido. Além disso, esse fertilizante será quase 5 vezes mais forte do que um produto preparado em casa. É produzido em diferentes marcas, portanto não há uma maneira única de diluir esse aditivo. No entanto, as instruções estão anexadas a cada um desses produtos, após estudar qual você pode facilmente diluir o fertilizante sem prejudicar suas plantações.

Aplicação de fertilizante

Na alimentação do tomate, na maioria dos casos, usa-se verbasco diluído em líquido - foi ele quem apresentou maior eficiência. A cobertura deve ser feita corretamente.

O fertilizante é usado no máximo três vezes por temporada.

  • Primeira vez é servido 10 dias após o plantio dos tomates. Mas isso é apenas se você inicialmente não adicionou o verbasco ao plantar. Freqüentemente, não é recomendável usar esse fertilizante.
  • Segundo - pouco antes da floração. Em termos de tempo, isso será cerca de duas semanas após a primeira mamada. Neste ponto, os tomates estão usando os nutrientes da primeira alimentação.
  • Terceira vez o verbasco é introduzido quando os ovários começam a se formar.

É importante lembrar que em julho começa a formação dos frutos, e a planta deve dar toda a sua força para isso. Portanto, regar com verbasco durante este período é altamente desencorajado, caso contrário a fertilização causará um crescimento acelerado da massa verde, que não é mais necessária no momento. Como resultado, o residente de verão não receberá o valor da colheita que esperava.

Vamos dar uma olhada em mais algumas dicas úteis para usar esterco de vaca.

  • Regar tomates, você precisa usar 10 litros de composição por metro quadrado de parcela. Via de regra, 0,5 litro de solução é suficiente para um arbusto de tomate.
  • Os tomates em si não podem ser regados diretamente, e mais ainda, você não deve derramar fertilizante nas folhas. A rega é feita assim: eles cavam pequenos sulcos nas laterais das plantas ou entre os canteiros, e aí despeja fertilizante. Assim que a rega é feita, os sulcos ficam cobertos de terra.
  • Como observado, não é recomendado o uso de verbasco mais de 3 vezes em uma temporadaporque o fertilizante já é muito nutritivo.
  • Todas as manipulações de esterco produzem somente após a irrigação preliminar com água decantada comum.

Importante: se você decidiu usar verbasco, não deve dar às mesmas plantas esterco de galinha ou de cavalo, bem como qualquer outro nitrogênio ou fertilizante orgânico. O excesso desses molhos terá um efeito muito ruim sobre os tomates: as plantas começarão a murchar, sua imunidade diminuirá e os frutos podem acabar sendo pequenos.

Para alguns jardineiros, o verbasco não ajudou. E há motivos para isso: os erros dos próprios veranistas. Aqui estão alguns dos mais comuns.

  • Uso de esterco de baixa qualidade... Isso se aplica a curativos que foram superexpostos e não foram usados ​​por muito tempo.
  • Pobre concentração. Se você tomar verbasco em baixa concentração, o fertilizante ajudará mal ou não ajudará em nada.
  • Usando comida muito cedo... Se você alimentar as plantas com esterco imediatamente após o transplante, isso terá um efeito negativo no crescimento delas, porque o transplante em si é estresse, e não há necessidade de adicioná-lo à cultura.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário