Descrição e aplicação de fertilizantes potássicos para tomates
O cultivo de tomates é uma tarefa complicada. Isso exigirá o cuidado integral da planta e a introdução obrigatória de vários curativos e fertilizantes nas diferentes fases da formação do arbusto e sua frutificação. Um dos principais ingredientes do tomate é o potássio. É graças a ele que a planta se enraíza com facilidade, cresce bem e dá uma excelente colheita. A seguir, considere a descrição e aplicação de fertilizantes à base de potássio para tomates.
Quando eles são usados?
É por causa do efeito benéfico desse microelemento que os fertilizantes à base de potássio para tomates são usados em diferentes estágios de crescimento. Portanto, eles devem ser aplicados em determinados pontos. Para tanto, o tempo de transplante para campo aberto é adequado para que o arbusto se enraíze bem. Também pode fertilizar na fase de endurecimento dos frutos para lhes dar tudo o que necessitam para o seu crescimento e maturação completa. Além disso, os fertilizantes à base de potássio garantem características de sabor mais harmoniosas ao tomate.
Essa alimentação ajudará as plantas a resistir às mudanças de temperatura e condições climáticas. Isso é especialmente importante para regiões com clima instável no verão.
Visão geral da espécie
Existem muitas formas diferentes desse fertilizante que podem ser usadas como cobertura para tomates. Esses incluem:
- monofosfato e fosfato;
- Cloreto de Potássio;
- variedades de potássio e magnésio;
- sulfato de potássio.
Além de diferentes composições, existem diferentes formas de liberação - pó seco, fertilizantes líquidos. Alguns podem ser aplicados diretamente no solo, enquanto outros requerem uma solução. Isso requer diluir o pó ou líquido em água limpa. Mas antes de usar um fertilizante específico, vale a pena examinar as características dos vários tipos.
Monofosfato de potássio
É o tipo de fertilizante mais equilibrado, graças ao qual pode obter as seguintes características:
- reduzir o nível de acidez do solo;
- o solo não vai secar muito intensamente;
- torná-lo seco ou diluído;
- você pode aplicar fertilizante na raiz ou tipo de curativo foliar.
Sulfato de potássio
Ao introduzir regularmente sulfato de potássio, você pode saturar o solo com este elemento. Graças a essa alimentação, as plantas crescerão mais rápido e formarão um poderoso arbusto. Na primavera e no verão, quando se observa o murchamento dos pés de tomate, é adicionado sulfato de potássio.
Nitrato de potássio
Ao adicionar nitrato de potássio, você pode acelerar o crescimento do arbusto, o que permitirá que ele acumule rapidamente a massa verde. além do mais fertilizantes à base de nitrato de potássio aumentam as propriedades imunológicas e a resistência das plantas a infecções fúngicas e bacterianas.
Humato de potássio
Graças ao humato de potássio, que contém adicionalmente fósforo e ácidos húmicos, é possível acelerar o crescimento, fortalecer o rizoma e aumentar a produtividade. Além disso, o uso de tal fertilizante pode melhorar as características de sabor das frutas e aumentar seu apelo comercial.
Kalimagnesia
Outro fertilizante semelhante é chamado de kalimag. Ao introduzi-lo no solo, você pode saturá-lo com potássio e contribuir para o ímpeto de crescimento. Muitas vezes, é introduzido no momento em que as flores estão quase murchando e os ovários dos futuros tomates estão começando a se formar. Kalimagnesia pode ser usada em diferentes tipos de solo, excluindo apenas solos arenosos.
Se você adicionar groundbait aos arenitos, aumentará a taxa de lixiviação dos minerais.
Cloreto de Potássio
Além disso, o cloreto de potássio contém fósforo e nitrogênio. Em solos não esgotados em minerais, o cloreto de potássio pode ser aplicado como fertilizante independente. Por fora tem a aparência de um pó branco, que deverá ser dissolvido em água de acordo com as instruções da embalagem. Na maioria das vezes, o cloreto de potássio é usado no outono. Isso é necessário para que o cloro não tenha tempo de afundar nas camadas inferiores do solo.
Alimentação complexa
Às vezes, quando o jardineiro tem dificuldade para determinar a qualidade da composição do solo em seu local, os especialistas recomendam o uso de fertilizantes complexos para tomates. Graças a eles, é possível obter um efeito benéfico geral nas plantas, que vai desde o apoio ao sistema imunológico e a minimização dos efeitos negativos das doenças, terminando com a formação de uma colheita farta e de qualidade.
Recomenda-se o uso de fertilizantes com os nomes "Universal", "Solução" e "Kemira" como um tempero complexo para tomates. Vamos analisar cada um deles com mais detalhes.
"Kemira"
O fertilizante mineral "Kemira" é bastante popular devido à sua versatilidade. Ao introduzi-lo no solo, é possível evitar o esgotamento do solo e ao mesmo tempo aumentar a resistência da planta a várias doenças fúngicas e bacterianas.
Considerando que existem diversas variedades de "Kemira", para tomates e um aumento da quantidade de potássio no solo, vale a pena escolher uma variedade - "Kemira Plus". Um fertilizante semelhante é introduzido durante a frutificação do tomate.
"Universal"
O fertilizante "Universal" da "Fertik" é uma excelente opção para a manutenção de um arbusto de tomate durante todo o ciclo vegetativo. O fertilizante "Universal" contém elementos minerais como:
- azoto;
- fósforo;
- potássio;
- magnésio;
- manganês;
- enxofre;
- zinco.
"Solução"
Para este fertilizante, a composição pode diferir ligeiramente dependendo da variedade. Mas as principais substâncias aqui são fósforo, nitrogênio e potássio. Além disso, existem outros micro e macroelementos que são exigidos pela planta para seu pleno crescimento e frutificação. Entre as principais vantagens de usar "Solução" estão as seguintes:
- é fácil de dissolver na água;
- todos os oligoelementos são apresentados na forma de sulfato, o que os torna mais fáceis de serem assimilados pelas plantas;
- ajuda a manter a força da planta, resistindo ativamente a várias pragas e doenças;
- adequado para enriquecimento de solo empobrecido.
Remédios populares
Além dos curativos minerais prontos, ricos em todos os micro e macroelementos, em casa você pode preparar infusões de acordo com as receitas populares, que também ajudam a fazer uma excelente colheita de tomates.
- Cascas de ovo esfareladas podem ser adicionadas ao solo para reduzir a acidez.
- Batatas frescas descascadas podem ser colocadas sob o arbusto do tomate durante o plantio. Este vegetal de raiz contém uma grande quantidade de potássio, que será gradualmente liberado à medida que o tubérculo apodrece.
- As cascas de banana também são ricas nesses micronutrientes, fazendo com que as sobras de frutas sejam utilizadas de forma eficiente, simplesmente secando e moendo antes de adicionar.
- Além disso, para fertilizar tomates, você pode usar cinzas de madeira, fezes de frango, iodo, tintura de urtiga recém-cortada (que apodreceu), soro de leite, amônia e fermento fermentado.
Características da introdução
Além de escolher o fertilizante certo, é preciso saber exatamente como aplicar as composições, sejam elas adquiridas em loja ou feitas de forma independente de acordo com receitas populares. Aqui estão algumas dicas para ouvir.
- É necessário alimentar os pés de tomate durante o transplante para garantir o melhor processo de enraizamento. Neste caso, o fertilizante é aplicado diretamente na cova cavada ou regando na raiz.
- Será necessário fertilizar na hora da formação do ovário, para que as flores não se desintegrem e as flores estéreis não se formem.Nesse caso, é melhor escolher uma opção de pulverização. Assim, a quantidade máxima de micro e macroelementos cairá diretamente na lâmina foliar e chegará rapidamente ao pedúnculo.
- No momento em que chegar a hora da formação do ovário, será necessário manter a força da planta. Ele precisará dele em um volume maior durante o período de frutificação para formar uma safra de alta qualidade. Você pode escolher qualquer opção de aplicativo conveniente.
Adequado como cobertura foliar nas folhas, e pulverizando o arbusto com compostos minerais.
Essas são diretrizes básicas, mas você não deve se limitar a elas. Se considerarmos a frequência de introdução, então existe um certo esquema.
- A primeira alimentação é realizada em maio, no plantio em campo aberto.
- O segundo é trazido 2 semanas após o primeiro.
- Então, por volta de maio ou junho, eles são alimentados com fósforo e nitrogênio para que a planta cresça ativamente e ganhe massa verde. Nesse caso, deve-se evitar a abundância de potássio - esse ponto não é levado em consideração por muitos jardineiros, impedindo assim o rápido crescimento do arbusto.
- Mas quando a floração começa, isso acontece de maio a julho, dependendo de quando a planta foi plantada e a que grupo (de maturação precoce ou tardia) de tomates ela pertence - é realizada alimentação com potássio.
- Você também pode repetir a aplicação desses fertilizantes no momento em que os frutos começam a se firmar.
- Quando já se formaram e começam a ganhar apenas tamanho e vermelhidão, além do potássio, pode-se adicionar mais boro, fósforo, iodo e manganês.
Esta é uma lista de fertilizações planejadas, mas deve-se ter em mente que também há uma fertilização extraordinária. É realizado caso a planta perca o seu aspecto são e, de acordo com alguns parâmetros, verifica-se que sofre de falta de quaisquer elementos ou de perda de resistência.
Deve-se ter em mente que o esquema acima descrito para a introdução de curativos obrigatórios é apenas consultivo e depende de uma série de fatores.
- Quão rico é o solo e quanto ainda não teve tempo de esgotar com as numerosas plantações de frutas e vegetais.
- Dependência da força individual da variedade, variedade da planta.
- É preciso também levar em consideração as peculiaridades das condições climáticas da região. Se for observado clima desfavorável, o que afeta mais negativamente a capacidade da planta de crescer ativamente e frutificar, é necessário apoiá-la com a introdução de fertilizantes adicionais.
Portanto, cada jardineiro deve certificar-se do que é melhor para seus tomates em um determinado período. Você precisa saber qual fertilizante é adequado para um determinado momento. Também é muito importante considerar se as plantas são cultivadas ao ar livre ou em uma estufa. Se os tomates crescem sob o filme, então eles precisam prestar um maior nível de cuidado, fazendo toda a fertilização de acordo com o esquema. Isso se deve ao fato de que a planta, neste caso, não recebe tudo o que precisa, inclusive muita luz solar, ao ar livre.
Além disso, várias doenças se propagam com mais intensidade no ambiente fechado da estufa. Portanto, vale a pena apoiar a imunidade dos pés de tomate. Considerando todas as recomendações acima, é fácil o suficiente para cultivar plantas saudáveis e colher uma grande colheita delas.
O comentário foi enviado com sucesso.