Iodo para tomate na estufa
Muitos jardineiros usam preparações contendo iodo para fertilizar as plantações de vegetais - este elemento químico protege os arbustos dos fungos e contribui para seu rápido crescimento e desenvolvimento. Porém, a composição da tintura de iodo é bastante agressiva, portanto, requer aderência extremamente precisa às taxas de aplicação. Hoje vamos contar a você com mais detalhes sobre receitas eficazes para alimentar tomates à base de iodo e as características de sua apresentação.
Propriedades de iodo
Os tomates são grandes amantes da comida, por isso muitas vezes não têm molhos tradicionais suficientes. Essa cultura responde com gratidão ao uso de receitas populares de iodo. Pode ser usado tanto na fase de muda quanto na fertilização de uma planta adulta.
Os curativos contendo iodo são comuns nos estágios finais da estação de cultivo para a prevenção de infecções fúngicas. Em condições de deficiência de iodo, os tomates sofrem de requeima, a droga previne o aparecimento de uma perna preta, podridão cinzenta e crosta.
Além disso, um oligoelemento:
- proporciona rápido crescimento e desenvolvimento de mudas;
- otimiza os processos metabólicos nas células;
- promove o aparecimento de ovários;
- melhora o sabor das frutas;
- acelera o processo de amadurecimento.
Quando é necessário o curativo superior?
A falta de iodo tem o efeito mais desfavorável no desenvolvimento do tomate. Os sinais externos de deficiências de micronutrientes são:
- caules fracos e finos, folhas claras, brotos preguiçosos;
- imunidade fraca, suscetibilidade a doenças e parasitas;
- infecção frequente com podridão apical e radicular, requeima;
- os rendimentos são baixos ou ausentes;
- fraca resistência ao calor, tempo seco, flutuações de temperatura e geadas recorrentes.
Soluções à base de iodo como fertilizantes devem ser usadas de acordo com um cronograma específico. No entanto, com uma deficiência aguda de um oligoelemento, os arbustos requerem alimentação não programada. Para determinar a necessidade de iodo, deve-se avaliar a condição dos arbustos de tomate como um todo, monitorar a condição das mudas e o crescimento dos frutos.
A fertilização é produzida de duas maneiras: pulverizando as folhas ou introduzindo compostos nutritivos no solo, sob a raiz. A alimentação das raízes é especialmente importante durante o estágio de muda. O foliar é usado como primeiros socorros em patologias de plantas ou em seu estado depressivo.
Normalmente, os dois métodos se alternam e, nesse caso, os tomates absorvem o iodo muito mais rápido.
Como procriar?
Existem muitas receitas de fertilizantes à base de preparações farmacêuticas de iodo. Vamos nos concentrar nos mais populares deles. Essas composições, segundo as avaliações dos jardineiros, trazem o máximo benefício aos vegetais quando cultivados.
Iodo e leite
Os produtos lácteos contêm muitos aminoácidos úteis para os vegetais - ajudam a otimizar o metabolismo nos tecidos verdes, aceleram a absorção de micronutrientes e macroelementos. Os curativos para raízes à base de leite e iodo enriquecem o solo, enquanto os curativos foliares têm um efeito benéfico nos arbustos de tomate e na formação de frutos.
O conjunto de leite e iodo cobre as folhas verdes com uma película. Impede a penetração de esporos de fungos e picadas de insetos, protegendo assim a planta. Não é difícil preparar o fertilizante - para isso é necessário misturar 1 litro de leite, meio balde de água e 25 gotas de iodo.A solução é bem misturada, despejada em um borrifador e os arbustos são tratados por todos os lados.
Dica: O maior efeito é obtido usando um spray fino. Ele cria uma nuvem leve de pequenas gotas - neste caso, o medicamento é distribuído sobre as folhas de forma mais uniforme.
Iodo e permanganato de potássio
Esses componentes têm propriedades fungicidas pronunciadas, portanto, a alimentação tem uma função protetora e medicinal. A composição é especialmente eficaz no momento da ameaça de requeima. Para preparar uma solução de trabalho para fertilizante, 25-30 gotas de iodo farmacêutico são diluídas em 10 litros de água e uma pitada de cristais de permanganato de potássio é derramada. A composição deve ser clara, pois soluções concentradas podem queimar o sistema radicular.
Antes do processamento, você deve arrancar todas as ervas daninhas, remover as folhas inferiores dos arbustos de tomate e soltar o substrato. Uma composição à base de permanganato e iodo é usada para irrigar arbustos a cada 7 a 10 dias. A cobertura é feita de manhã cedo para que à noite o arbusto possa secar completamente.
Antes de regar, o solo ao redor das mudas pode ser pulverizado com cinza de madeira - esta substância tem um efeito prejudicial na requeima, o efeito complexo cria proteção máxima para os arbustos.
Iodo e cinzas
Uma mistura de iodo e cinza de madeira é usada após a formação dos ovários, já que nesta fase o tomate precisa de potássio. As principais vantagens dessa alimentação são sua composição natural, baixo custo e disponibilidade. Além do potássio, as cinzas contêm cálcio, fósforo, bem como selênio e muitos outros componentes úteis.
Para preparar uma solução de trabalho, 1 copo de cinza de madeira é diluído em 10 litros de água, insistida por um dia e 30-35 gotas de iodo farmacêutico são misturadas. Se você planeja fazer a pulverização foliar, o volume de iodo deve ser reduzido à metade. Antes da fertilização, o solo é umedecido, a taxa de alimentação é de 1 copo por arbusto de tomate. Este tratamento deve ser repetido a cada 10-14 dias.
Iodo e soro
Para fortalecer o sistema imunológico, os vegetais costumam ser misturados com soro de leite. Ele contém microorganismos que inibem o crescimento da microflora patogênica. Ao chegar às folhas, cria uma película protetora, e já a partir dela as células absorvem todos os oligoelementos necessários. A lactose presente em produtos lácteos fermentados repele as pragas de insetos. A mistura de iodo e soro de leite oferece proteção confiável contra oídio, ferrugem, manchas nas folhas, crostas e fusarium.
Para a fabricação de suplementos nutricionais, 3 a 4 litros de água são misturados a 1 litro de soro de leite e injetadas 10 gotas de iodo. Todos os ingredientes são misturados e derramados sobre a raiz.
Iodo e verduras
A composição à base de verde brilhante e iodo tem um poderoso efeito antimicrobiano, portanto é usada quando há ameaça de requeima e outras patologias fúngicas. Ambos os medicamentos são anti-sépticos, portanto, em conjunto, funcionam da forma mais eficiente possível. Além do mais, essa alimentação permite compensar a deficiência de potássio, flúor e cobre. Normalmente, a falta desses microelementos é indicada pelo branqueamento das folhas, manchas nas lâminas foliares e desbaste dos brotos. Para o tratamento de infecções fúngicas, uma solução é feita de 30 gotas de uma tintura de farmácia de iodo e 50 ml de verdura dissolvida em um balde de água fria. Para pulverização preventiva, a concentração deve ser 5 vezes menor.
Como se alimentar corretamente?
As regras para a aplicação de curativos à base de preparações de iodo variam de acordo com a época de cultivo do arbusto e seu estado. Se o tomate apresentar sintomas da doença, é melhor borrifar, se achar que a cultura precisa de nutrição, acrescenta-se fertilizante na raiz.
Plantinha
O primeiro tratamento com iodo é melhor feito antes do plantio, tratando as mudas em uma solução fraca.
Na segunda vez, o iodo é necessário após o aparecimento de 2-3 folhas verdadeiras. Neste momento, a rega dá um efeito maior.
Após o desembarque
Qualquer cobertura de cobertura com adição de iodo é realizada em algumas semanas e após o transplante das mudas para o terreno aberto. Não é necessário fazer isso antes: a planta precisa de tempo para as mudas ficarem mais fortes e o sistema radicular se enraizar no solo. Nesta fase, é importante criar uma proteção eficaz para as plantas contra doenças fúngicas, carraças, lesmas, besouro da batata do Colorado e lagartas, bem como fornecer-lhes todos os micro e macroelementos necessários.
Durante a floração, para o ovário
Na fase de floração e formação do ovário, o tomate torna-se vulnerável, pois dedica todas as suas forças para dar frutos. No início da floração, as plantas precisam ser fertilizadas com curativos de raiz. No final da floração, é melhor pulverizar as plantas com uma composição de iodo e produtos lácteos.
Na suspeita de aparecimento de doenças, processamentos adicionais podem ser realizados com formulações de iodo com adição de folhas verdes ou permanganato de potássio.
Durante a frutificação
Durante a frutificação, os tomates são alimentados com formulações à base de iodo para amadurecer rapidamente. Os arbustos são alimentados 2 a 3 vezes em intervalos de 7 a 10 dias. Em alta umidade, as formulações de iodo e soro de leite proporcionam o maior efeito.
Rega
O método de fertilização mais simples é o tratamento de raízes. É possível irrigar plantas com compostos contendo iodo tanto em áreas abertas como em estufas. No entanto, o efeito pode ser alcançado apenas se as seguintes condições forem atendidas:
- falta de raios ultravioleta diretos;
- regar à noite ou no início da manhã;
- tempo calmo e seco, caso contrário, a mistura simplesmente escorrerá das folhas;
- a temperatura ideal de fundo é de + 18-20 graus.
Usando o curativo de cobertura com iodo, é muito fácil errar nas dosagens e assim prejudicar o sistema radicular.
A preparação farmacêutica iodeto de potássio é um produto concentrado e pode facilmente queimar as raízes durante a rega e destruir as plantações.
Pulverização
A pulverização com solução à base de iodo ainda está ganhando popularidade. Envolve a criação de uma névoa artificial saturada com íons de iodo e outros nutrientes. Para a pulverização, é preparado um licor mãe, distribuído sobre os arbustos com um borrifador ou vassoura comum. Sujeito a todas as dosagens, este método é absolutamente seguro para mudas jovens e plantas maduras.
Como usá-lo para combater doenças?
O uso de preparações de iodo proporciona um alto efeito na prevenção do aparecimento de raízes e outros tipos de podridão, vírus do mosaico do tabaco, murcha de fusarium e manchas marrons. O iodo se estabeleceu como um dos remédios mais eficazes para proteger os tomates da requeima. - esta é uma das doenças mais perigosas da cultura. Se não for tratada, a doença se espalha rapidamente e no menor tempo destrói até 80% da safra. O primeiro a indicar a doença é o aparecimento de manchas cinza-escuras no dorso das placas foliares, logo as folhas ficam marrons e os frutos começam a escurecer.
Normalmente, essa doença se desenvolve em condições de alta umidade e com excesso de calagem do solo. Na maioria das vezes, as plantas fracas e sem micronutrientes são afetadas.
É impossível tratar o arbusto afetado, mas é possível prevenir a infecção dos tomates vizinhos - para isso, eles são borrifados com uma solução de iodo. Seus vapores matam os esporos do fungo e os impedem de crescer.
Por que o iodo é pendurado na estufa e como fazê-lo corretamente?
Para melhorar o crescimento e a formação da cultura em estufas, você pode pendurar recipientes com iodo. Por evaporação, este agente combate fungos perigosos que muitas vezes se desenvolvem em condições úmidas. Além disso, sua evaporação aumenta o número de ovários e, como resultado, o rendimento. Existem várias regras a seguir ao usar este método:
- você deve amarrar o iodo na estufa logo no início do verão;
- para uma estufa com área de 8 m2. m. 6 bolhas de iodo são suspensas;
- os recipientes são colocados em todo o perímetro, a distância para o jardim deve ser de pelo menos 1 m;
- o medicamento deve ser despejado no frasco de vez em quando, pois evapora constantemente.
Lembre-se de que as pessoas não podem ficar muito tempo em uma estufa onde estão penduradas bolhas de iodo, pois grandes volumes de fumaça podem ser perigosos para o corpo humano. Não use iodo em estufas de policarbonato. O plástico entra em uma reação química com ele, como resultado, ele envelhece rapidamente e se torna extremamente frágil. Isso leva ao fato de que, após 5 anos, as estufas de policarbonato podem perder completamente suas características.
Medidas de precaução
Ao trabalhar com preparações contendo iodo, as precauções de segurança devem ser seguidas.
- Uso de equipamento de proteção pessoal - luvas de borracha, óculos e um respirador.
- A solução de trabalho é preparada ao ar livre ou em uma área bem ventilada.
- Uma única entrada de vapores de iodo no trato respiratório de uma pessoa pode causar um leve desconforto, mas não representa um perigo para a saúde. Mas um segundo golpe já representa um risco de vida.
Para o uso de iodo na alimentação de tomates, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.